18.4.15

Resenha: Supernova: O Encantador de Flechas - Renan Carvalho


 Leran é um jovem da isolada cidade de Acigam, que vive sobre uma cruel ditadura que persegue os magos — nome vulgar dado aos praticantes da Ciência das Energias. Apesar de ter uma vida tranquila, não escapa ao garoto as limitações de sua rotina e Leran sonha em poder conhecer diferentes lugares e pessoas. É com seu avô que o jovem aprende a controlar as energias. Em treinos secretos, Leran aprende a não só perceber melhor como manipular o mundo ao seu redor.

É após um dos treinos, quando está indo para casa, que Leran presencia o assassinato de um “mago”. Assim, ele acaba também descobrindo a Guilda, uma facção rebelde de Controladores que querem libertar Acigam do governo tirano. Entretanto, a tarefa não é fácil, já que o exército da cidade conta com soldados especiais, os perigosos Silenciadores, cruéis assassinos treinados para matar Controladores. Por muito tempo o Governo e a Guilda se enfrentaram silenciosamente, mas, agora, Acigam trilha um caminho sem volta para uma sangrenta guerra civil.


Ciente dos riscos de ir contra o Governo, Leran tenta não se envolver com a batalha iminente para proteger sua família, a mãe e a irmã Luana. Assim, o jovem segue sua rotina na medida do possível e tenta aproveitar ao máximo, especialmente quando está ao lado de Judra, uma garota delicada e divertida com a qual ele se envolve. Entretanto, com a crescente tensão que toma a cidade, fica impossível para Leran esconder seu poder e, assim, ele acaba se juntando a Guilda e sendo sugado para a rebelião. Mas, seu futuro ainda guarda muitas surpresas e Leran se deparará com segredos antigos e traições inesperadas. A verdadeira batalha está só começando.


Supernova: O Encantador de Flechas é o primeiro volume da série Supernova. Eu estava bastante curiosa para ler o livro e com ótimas expectativas para obra, que, infelizmente, não foi tudo o que eu esperava. 

A trama de O Encantador de Flechas é intrigante e bem bolada e o autor soube desenvolvê-la bem, apesar de que algumas coisas poderiam ter suprimidas e o livro poderia ter sido mais curto sem alterar a essência da história. O universo criado por Carvalho é muito interessante e bem pensado, fiquei muito curiosa para saber ainda mais sobre a Ciência das Energias e ver o mundo fora de Acigam, onde o Controle não é proibido. A narrativa em primeira pessoa (pela perspectiva de Leran, depois de Judra e depois de volta ao garoto) é boa, mas não fluí com muita rapidez. O autor foi extremamente detalhista e isso me irritou um pouco, apesar de que me agradou muito ele ter conseguido agregar diferenças perceptíveis entre a narração do Leran e a da Judra.


O Encantador de Flechas é uma obra com bastante ação e, se por um lado isso foi bom, pois me deixou empolgada durante toda a leitura, por outro, as cenas de luta, uma após a outra praticamente, que são minuciosamente descritas, acabaram se tornando repetitivas e deixando a leitura arrastada. Demorei 11 dias para terminar O Encantador de Flechas e acredito que a minha leitura teria sido um pouco mais rápida se tivéssemos um pouco menos de batalha durante a obra. Entretanto, quando finalmente terminei O Encantador de Flechas, fiquei ansiosa por mais e muito curiosa pelos próximos volumes. O desfecho foi muito emocionante e bem bolado e acabou compensando pelo início e meio um pouco lentos. 

Os personagens são um ponto forte de Supernova: todos eles têm papel na trama e personalidades fortes. Algo que amei é que vemos os protagonistas amadurecerem durante a leitura. Leran, que no início era nada mais que um garoto curioso e meio desatento, acabou se tornando um homem forte e um poderoso controlador. Acabei me apegando bastante a ele, foi legal vê-lo crescer e amei sua dedicação constante a família. Entretanto, minhas personagens favoritas foram Judra e Luana.


Judra não me chamou atenção em nada no principio, ela parecia ser apenas uma garota comum e meio bobinha. Entretanto, em O Encantador de Flechas, os personagens podem nos enganar bastante e Judra foi uma delas. Quando descobri quem ela é realmente, acabei amando a personagem, que é uma mulher forte e decidida, o tipo de personalidade que inspira! Já Luana me chamou atenção desde o início. Me identifiquei logo de cara com a excêntrica irmã de Leran e suas roupas pretas e atitude meio gótica. Entretanto, apesar da aparência agressiva, Luana é uma garota muito fofa e inteligente, mas que também não deixa de ser forte e muito poderosa. Infelizmente, senti que a personagem não teve toda a atenção que merecia, mas estou confiante que o autor nos presenteará com muito mais dela nos próximos volumes! 

Supernova: O Encantador de Flechas não foi tudo o que eu esperava, contudo, foi uma boa leitura que, acima de tudo, me deixou muito curiosa pelo resto da série. Carvalho têm bastante potencial e criatividade de sobra, o autor promete agradar fãs de obra de aventura e mistério, com direito a muita ação, batalha, mistério e até mesmo magia.


A edição do livro é um presente para o leitor! A diagramação está perfeita, com desenhos bem legais espalhados ao longo do livro! Adorei o traço dos desenhos, que enriqueceram bastante a obra. Também adorei a capa, que traz muitos elementos da história e é misteriosa e sombria como a trama. E tem mais, no final, encontramos três apêndices sobre o universo criado pelo autor e os personagens, além de um capítulo extra! Nem preciso dizer que adorei essas “extras”, não é mesmo?



Título: Supernova: O Encantador de Flechas
Série: Supernova
Volume: 1
Autor: Renan Carvalho
Editora: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
ISBN: 9788581636795
Ano: 2015
Páginas: 440
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Amiga olha eu ainda não tive a chance de começar a fazer a leitura desse livro, porque estava na verdade com um pouco de receio, mas depois de ter visto várias resenhas e também a sua eu acabei me convencendo a pega-lo para ler logo, mas a única coisa que não me agradou é que em algumas partes se tornam repetitivas e realmente isso acaba cansando qualquer um né? EU gosto de livros que tem uma narrativa fluida e que tenha descrição, mas que não seja assim demasiadamente exagerado. Mas eu tenho certeza que o autor é bastante talentoso por conta da história que criou e com certeza estarei conferindo. Ele só está aqui na minha estante aguardando para ser lido =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-se-joga.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, O Encantador de Flechas é um pouco cansativo, mas vale a pena. O universo que o autor criou é muito legal, além de que é impossível não se cativar com os personagens!

      Excluir
  2. Sobre essa coisa de bastante ação: já quero! ♥ Apesar das 3 estrelas e você ter explicado o motivo, ainda assim a obra me chama atenção *-*

    Não vou descansar até ler, haha! :3

    Abs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Se você gosta de ação, então vai gostar muito de O Encantador de Flechas!

      Excluir
  3. A personagem que eu mais me identifiquei foi a Luana, apesar de achar que o Leran protegia ela demais o que a impediu de amadurecer bem dizer, mas compreendo o porquê dele agir assim. ;)
    Estou animada para ler o próximo, o final me deixou bem curiosa !

    Beijos e até Ana! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)