Eu tenho certa resistência com livros de autoajuda, a abordagem da maioria dos autores é pretensiosa (afinal, eles não só acham como afirmam que irão mudar sua vida) e os conselhos que eles dão sempre me soam extremamente genéricos, como, por exemplo, “Você precisa mudar” ou “Seja mais tranquilo/relaxado/organizado/feliz”, como se fosse extremamente fácil realizar ambos.
Entretanto, fiquei extremamente curiosa por Se Joga! assim que soube do lançamento da obra. A capa simples, mas de cores lindas e chamativas logo me conquistou e, como esse ano prometi a mim mesma me tornar mais organizada e realmente conquistar as coisas que desejo há muito tempo, eu senti que estava na “vibe” certa para o livro e sabia que precisava lê-lo. E acabei gostando muito de Se Joga!.
Imediatamente me encantei com a autora, que tem uma escrita cativante e uma abordagem deliciosa. A primeira coisa que Levin deixa claro é que as mudanças só acontecerão se realmente estivermos dispostas a nos esforçar e fazer acontecer e que, mesmo assim, não será uma evolução do dia para noite. Sem pretensão alguma, a autora divide seu livro em 10 passos, além da Introdução, que é justamente onde ela explica mais sobre o que está propondo ao leitor.
A autora não tenta forçar nenhuma reflexão ou mudança, ela apenas as propõe, deixando a cargo do leitor fazer tudo acontecer. Entretanto, Levin não nos larga a própria sorte. Ela explica cada passo detalhadamente, usando como exemplo a sua própria história. A autora inspira o leitor ao contar sobre o difícil processo do divórcio pelo qual passou e como lentamente foi mudando seu comportamento e, consequentemente, a sua vida. Levin também deixa espaço em sua obra para que outras pessoas contem suas experiências e me identifiquei com muitas delas, assim com a própria autora.
Algo que amei é que cada passo é recheado de exercícios práticos que levam o leitor a reflexão e a mudança. Ao nos dar tarefas reais, como, por exemplo, pedir ajuda a alguém que confiamos ou mudar determinado comportamento, Levin nos conduz a uma verdadeira e concreta jornada de mudança. E, o melhor, a autora não vem e diz “Você precisa mudar isso”, ela primeiro nos faz pensar no que queremos e precisamos e mudar, para, em seguida, realmente nos propor a mudar tão coisa.
Uma obra para ser lida devagar, Se Joga! é, na verdade, um livro que propõe uma jornada não só de mudança, mas de auto aceitação, autoconhecimento e perdão. Se Joga! é uma ajuda na busca por mudanças e não o instrumento em si que mudará as coisas, pois, como o livro nos faz perceber, nós é que somos esse instrumento!
Mudou a minha vida? Não. Mas Se Joga! me fez perceber e admitir muitas coisas e sentimentos que estavam “escondidos”, me fez refletir bastante, entender que eu não tenho a vida perfeita e que, na verdade, não existe tal coisa. A obra me ajudou perceber que quero sim mudar e fazer muitas coisas e que já estou no caminho certo, mesmo estando me movendo lentamente. O livro me ensinou que a mudança será um processo contínuo e que não devo temê-lo.
Se Joga! foi uma excelente e proveitosa leitura, da qual levarei bastante ensinamentos e também carinho. O livro foi mais do que eu esperava e me fez bem: terminei a obra inspirada e confiante. Adorei a abordagem da autora e estou curiosa por mais obras dela. Esse é um livro honesto e com poder de ajudar bastante, mas apenas se o leitor estiver aberto a isso.
Título: Se joga!
Título original: Jump
Autora: Nancy Levin
Editora: Gente
ISBN: 9788545200192
Ano: 2015
Páginas: 192
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Gente
Amiga primeiramente quero te dar os parabéns pela sua resenha porque ficou maravilhosamente muito bem escrita. Segundo dizer que estou no momento terminando de ler esse livro e sinceramente tenho que concordar com você que a escrita da autora é bastante envolvente. Solicitei o livro em um momento que eu estava realmente precisando e ele de certa forma tem me ajudado a pensar em algumas coisas. Sério, estou adorando, mas quero reler novamente, porque como estou viajando, a gente lê meio que na correria, por isso eu prefiro ter mais atenção. Mas pelo menos até agora onde eu li, estou bastante satisfeita, o problema é ter coragem para abrir mão de algumas coisas em nossas vidas. No caso eu estou focando mais para o meu relacionamento sabe? Espero que de alguma forma isso vem me ajudar, porque já refleti muito em algumas coisas que o livro conta. E adorei também do livro ser interativo. Quero responder as perguntas, porque são ótimas.
ResponderExcluirParabéns pela sua resenha. Adorei =]
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-negro-amor.html
Obrigada!! ;DD Fico muito feliz que tenha gostado da resenha! Sim, a escrita da autora é ótima e a interatividade do livro também, mas demanda mesmo coragem para abrir mão de certas coisas! Eu mesma não consegui seguir todos os passos dos livros, mas os que fiz me mostraram resultados bem legais! Dá medo de saltar, como a autora nos instruiu a fazer, mas vale a pena depois!
ExcluirOiii, vô ser sincero com você, eu sou muito fã dos livro da GENTE kkk
ResponderExcluiracho a diagramações dos livros quase sempre fofas, e essa não estar de fora, adorei ler
Geek Love, foi muito mara,
Bjks
Passa No Meu Blog : http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
A diagramação deles é sempre caprichada! Já ouvi falar bastante de Geek Love, todo mundo que leu adorou!
ExcluirOi Ana!
ResponderExcluirTenho uma certa rixa com livros de autoajuda, e apesar desse parecer mesmo bem interessante, não me chamou atenção e, portanto, acho que não lerei...
Mas adorei sua sua resenha! Ficou ótima! ^^
Bjs!
Jhonatan | Leitura Silenciosa
PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!
Que bom que gostou da resenha e uma pena que o livro não chamou sua atenção! Mas depois dê chance a alguma obra do gênero, também batia o pé dizendo que odiava autoajuda, mas estou começando a gostar do gênero!
ExcluirEu gostei da sua resenha sobre esse livro e mesmo não curtindo livros nesse estilo eu ficaria feliz em ler sim.
ResponderExcluirMil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
;D Fico feliz que tenha gostado da resenha! Leia Se Joga!, acho que vai gostar!
ExcluirOi Ana!
ResponderExcluirConfesso que também tenho um certo preconceito com esse gênero, mas é tão bom quando nos surpreendemos.
Esse livro parece ser bastante estimulante mesmo!
Que bom que ele consegui te motivar!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Bom saber que não sou a única que resiste a auto-ajuda, mas é mesmo maravilhoso quando os livros nos surpreendem! Se Joga! é mesmo bastante motivador, acho que mesmo para quem não gosta do gênero, vale a pena dar uma lida!
ExcluirOi Ana!
ResponderExcluirHouve uma época em que eu tinha um certo preconceito com auto-ajuda, mas agora até curto a leitura! Mesmo que a gente não concorde com tudo que está escrito, o livro sempre ajuda a pensar e refletir. Eu acho que só o fato de você ter feito isso e ter terminado a leitura se sentindo inspirada, já valeu o livro!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Sim, mesmo que não mude nossa vida, os livros de auto-ajuda nos dão boas reflexões! Estou começando a mudar minha opinião sobre o gênero! Se Joga! me inspirou muito!
ExcluirOie Ana! :D
ResponderExcluirPrimeira vez que visito o teu Blog e estou apaixonada pelo seu espaço! <3 Muito lindo! Parabéns! *-*
Agora referente a resenha: Não sou muito fã do gênero auto ajuda pelos mesmos motivos que Você, mas fiquei muito curiosa para entender como é escrito Se Joga, e isso ocorreu quando eu vi a capa do Livro que é tão alegre! :D
Sabe darei uma oportunidade, deixarei meu preconceito de lado e vou ler!
Beijinhos e até logo! Voltarei mais vezes! ;)
https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/
;DDD Seja muito bem vinda! Fico feliz que gostou do MLB, espero te ver sempre por aqui a partir de hoje! rs Mesmo não sendo fã de auto ajuda, acho que vai gostar de Se Joga! A capa é bem alegre e a autora consegue nos cativar e motivar! Vale a pena a leitura! Beijinhos!
Excluir