11.4.15

Resenha: Sangue Mágico - Ilona Andrews


Houve um tempo em que a vida era tranquila e que a tecnologia supria todas as necessidades e protegia-nos de todos os males. Pelo menos até o dia em que um apocalipse mágico varreu a tranquilidade da Terra. A magia vem em “ondas” incontroláveis, imprevisíveis e poderosas, que fazem aviões caírem, carros pararem e a energia elétrica faltar. E quando a magia se vai, as armas de fogo voltam a funcionar, mas os feitiços de proteção falham, então não há como se manter 100% seguro de maneira alguma.

Kate Daniels vive nesse mundo caótico, tentando ao máximo passar despercebida, já que a poderosa magia que corre no seu sangue a faz um alvo e objeto de interesse. Ninguém sabe que Kate é especial e ela quer manter as coisas assim. Na verdade, havia uma pessoa que conhecia Kate profundamente, Greg, um cavaleiro-místico da Ordem e seu guardião, mas agora ele está morto e a garota sabe que precisa descobrir quem o matou.


Assim, Kate deixa sua vida segura e anônima para se ariscar e se expor em busca de respostas. Mesmo desprezando a Ordem dos Cavaleiros da Ajuda Misericordiosa, instituição que lida e oferece ajuda para tudo relacionado à magia, a garota aceita trabalhar para eles no caso de Greg. Seu falecido guardião era um homem poderoso e tudo indica que vampiros e, logo, os Mestres dos Mortos, necromantes que os controlam, estão envolvidos. Entretanto, Kate não quer se envolver com a Nação, a poderosa Facção de necromantes e vampiros, tão cedo e muito menos com a Matilha, a Facção dos metamorfos, mas os problemas simplesmente parecem vir em direção a ela. 

O misterioso e poderoso Senhor das Feras, líder da Matilha, parece bastante interessado na investigação de Kate, tanto que resolve a conhecer pessoalmente, honra que nem muitos de seus próprios têm. Curran é um homem intimidador, além do metamorfo mais poderoso que Atlanta já viu, entretanto, Kate é esperta demais para confiar nele ou em qualquer outra pessoa. E não é só o Senhor das Feras que está de olho nos passos da garota. Conforme mergulha de cabeça nessa história, Kate se vê sugada para uma trama de intrigas e disputas de poder. Algo ou alguém com grande poder mágico está a solta em Atlanta e prestes a iniciar uma guerra entre as Facções e caberá a Kate impedir quem quer que seja seu novo inimigo.


Sangue Mágico é o primeiro dos dez (oito já publicados no exterior) volumes da série Kate Daniels, escrita por Ilona Andrews, que na verdade é um pseudônimo usado por Ilona e Gordon Andrews, marido e mulher. Surpreendi-me em muito ao saber que a história é escrita por duas pessoas, mas o casal deve ter uma sintonia tão grande que jamais diria que a “autora” não é uma pessoa só: a escrita é uniforme e não denuncia a autoria dupla. 

A narrativa em primeira pessoa é tão divertida e cativante quanto a nossa narradora Kate, além de muito fluída. A leitura de Sangue Mágico é rápida e viciante, devorei a obra completa em poucas horas! A trama é intrigante, inteligente, surpreendente e muito bem desenvolvida. Entretanto, o mais encantador do livro é o mundo criado pelos autores! Ilona e Gordon bolaram um universo fantástico e único, além de bastante complexo, recheado de seres e poderes mágicos que simplesmente amei! Algo que me incomodou um pouco é que os autores tratam a “mitologia” que criaram com tanta naturalidade, que fiquei meio perdida e senti falta de explicações mais concretas, tipo “a Ordem é isso e faz aquilo”. Mas conforme a leitura se desenvolvia, mergulhei profundamente na história e percebi que essa falta de explicações mais definidas para o universo de Sangue Mágico apenas reforça o ar místico e super intrigante da obra.


Os personagens também são um ponto muito forte do livro. Da protagonista aos secundários, todos são complexos e únicos, cheios de personalidade e papel na trama, e acabam por se tornar quase que reais e muito cativantes. Gostei da Kate desde os primeiros parágrafos. Ela é inteligente, destemida, sarcástica e arrogante, além de muito poderosa e impulsiva. É o tipo de garota que bate antes de perguntar e que se mete em todos os tipos de problema. Kate sabe o que quer e vai atrás disso, não importando com quem ela precisará pisar, enfrentar ou mesmo matar para alcançar seus objetivos. Algo que amei é que ela não se deixa seduzir por rostinhos bonitos e não confia facilmente, mas é extremamente protetora com seus amigos e, em vez de ficar reclamando toda vez que comete um erro, ela corre atrás para se redimir, mesmo que, para isso, tenha que arriscar sua própria vida.


Mas, em Sangue Mágico, todo mundo guarda segredos e lados tão bons quanto ruins. Ainda há muitos mistérios sobre Kate a serem revelados, como, por exemplo, quem é seu verdadeiro pai e que tipo exatamente de poder que ela carrega em seu sangue, e estou ansiosa por saber ainda mais sobre ela. Tenho certeza que a protagonista terá um futuro recheado de maiores confusões, revelações e muito poder e magia e, também, espero, de romance. Curran, o poderoso, intimidador e muito, muito sexy Senhor das Feras, foi meu segundo personagem favorito e estou ansiosa por vê-lo novamente nos próximos livros. A tensão sexual, mas também a amizade entre Kate e Curran são deliciosas e nem preciso dizer que estou torcendo para eles ficarem juntos, não é mesmo? Também estou curiosa para ler os e-books, de autoria do Gordon, que trazem cenas dos livros da série narrados pelo ponto de vista do Curran.


A série Kate Daniels tem um potencial imenso e grandes chances de acabar sendo a melhor saga de fantasia urbana que já li. Sangue Mágico foi um excelente primeiro volume, nos introduziu de maravilhosamente bem no universo criado por Ilona e Gordon e, claro, me deixou absolutamente maluca pelos próximos livros! Eu amei o livro, que com certeza agradará quem está procurando uma história surpreendente, cativante e deliciosa, recheada de muita ação e magia, assim como de pitadas de sarcasmo e divertimento
“A vida inteira fui ensinada a ficar longe do caminho dos poderosos. Não chame atenção para si mesma. Não se mostre. Proteja seu sangue, pois ele a trairá. Se você sangrar, limpe-se e queime o pano. Queime as bandagens. Se alguém obtiver um pouco do seu sangue, mate-o e destrua a amostra. No início, era uma questão de sobrevivência. Mais tarde tornou-se uma questão de vingança.” Pág. 58

Título: Sangue Mágico
Título original: Magic Bites
Série: Kate Daniels
Volume: 1
Autora: Ilona Andrews
Editora: Saída de Emergência Brasil
ISBN: 9788567296326
Ano: 2015
Páginas: 256
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Saída de Emergência Brasil

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Saudações Lady Ana
    Que resenha perfeita! Impossível não ficar presa por tudo que vós disseste.
    A única coisa que me deprime um pouco é saber que são 10 volumes, mas pelo jeito deve haver conteúdo para tudo não é?

    Venha visitar o Castelo
    Att
    Ana P. Maia ♛
    The Queens Castle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Fico feliz que tenha gostado da resenha! Sim, pensar em tantos volumes desanima, mas o livro é tão bom e a leitura tão gostosa, que acho que poderia ler mais vinte ou trinta volumes da série que ia gostar de todos! rs

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)