26.4.15

Resenha: Garota Online - Zoe Sugg


Penny é uma garota inglesa comum com muito a dizer. Uma talentosa fotógrafa meio desastrada e sem jeito com os garotos, é em um blog anônimo, que assina como Garota Online, que ela encontra um modo de expressar todas as ideias e sentimentos que fervilham em sua cabeça. A única pessoa que sabe de seu blog é seu vizinho e melhor amigo fabuloso, o bem vestido e inteligente Elliot, que também enfrenta seus próprios problemas, principalmente a dificuldade dos pais em não aceitar que ele é gay.

Elliot também é o único que sabe sobre os ataques de pânico que a garota vem tendo desde que sofrera um acidente de carro. Penny não entende o que está acontecendo com ela, em um momento ela está bem e no outro já não está mais. Mas os pais da garota só descobrem sobre os ataques de pânico depois que um vídeo nada legal sobre a garota vai parar na internet.


Como se não bastasse ter se envergonhado na frente da escola toda, Penny ainda tem que aguentar mais humilhações online. Assim, para levantar o ânimo da filha, os pais dela acabam a convencendo de ir com eles para Nova Iorque, onde organizarão um casamento temático para um casal americano. Elliot também embarca nessa viagem, assim, ao lado dos pais e do amigo, Penny cruza o Atlântico para o que será a melhor viagem da sua vida. 

Enquanto ajuda a mãe na organização da festa, Penny conhece Noah, um doce e jovem músico nova-iorquino. Mesmo há poucos dias juntos, Penny e Noah se conectam de forma incrível e a garota acha que está começando a se apaixonar. Como a Garota Online, Penny escreve sobre todos os seus momentos com Noah, sem saber que o garoto também guarda um segredo. Será que essa história terá um final feliz?


Peguei Garota Online com boas expectativas, esperando encontrar uma obra fofa e leve e não fui decepcionada. A trama, apesar de ser extremamente previsível e bobinha, é muito cativante e é impossível não gostar. A escrita de Sugg é deliciosa, além de bastante divertida. A autora tem talento, sabe escrever e cativar o leitor e gostaria de ler outra obra dela, na qual ela ousasse mais e não acabasse indo pelo caminho seguro e desenvolvendo uma história sem nada de novo. 

Se por um lado a Penny me conquistou no início, principalmente pelo fato de também ser uma blogueira, rs, a personagem acabou por me irritar durante o resto do livro. Eu odeio personagens inseguras e sem autoestima e a Penny é dessas, a típica garota desastrada que acha que não merece nada. Tudo bem, ninguém precisa ser a destreza em pessoa (eu inclusive sou mega desastrada), mas já estou cansada dessas personagens femininas fracas, que não inspiram em nada o leitor e que, indiretamente, acaba passando uma mensagem errada para as leitoras. Também me desagradou o modo como a Penny tratou o Elliot em determinados momentos, deixando de lado o melhor amigo da vida inteira por causa de um garoto que acabara de conhecer.


Elliot foi, sem sombra de dúvida, o meu personagem favorito. Ele é divertido, inteligente e um excelente amigo, adoraria ler um livro só dele, ele merece encontrar um amor até mais que a Penny. Noah é tão clichê que não tem como não gostar dele. Ele é o típico príncipe do cavalo branco do século XXI: um cara que, apesar do estilo de bad boy, é no fundo muito sensível e romântico. Apesar do casal clichê e, logo, super sem graça, que já vivos em muitas, muitas outras histórias, o envolvimento de Penny e Noah convence e acabamos por nos apegar aos personagens e torcer pelo final feliz deles

Garota Online não traz nada de novo, mas apesar dos clichês, a história consegue conquistar e emocionar. Não é o tipo de obra que muda sua vida, mas é uma leitura gostosa, leve e despretensiosa, ótima para descansar a cabeça. Quem gosta de romances fofinhos e meio fúteis, Garota Online é uma boa pedida. 


A edição estava perfeita. A tradução e a diagramação, apesar de simples, estavam boas. O livro tem páginas cor de creme, que adoro e deixam a leitura mais confortável que páginas brancas. Eu amo a capa de Garota Online! Adoro esse tom fofo de azul, que contrasta com o vermelho forte das orelhas. A capa é simples, mas fofa e traz combina perfeitamente com a história.


Título: Garota Online
Título original: Girl Online
Autora: Zoe Sugg
Editora: Verus
ISBN: 9788576864158
Ano: 2015
Páginas: 308
*Esse livro foi uma cortesia da Verus Editora

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi Ana!
    Esse parece ser um daqueles livros que gosto de ler quando preciso descansar a cabeça... Levinho e sem pretensões.
    Também me irrito com personagens bobas, realmente elas não passam uma boa imagem. Acho que isso também me incomodaria durante a leitura.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!

      Exatamente, é uma ótima obra para descansar a mente! Sim, as personagens bobas são bem chatinhas, mas tirando isso, acho que Garota Online vale a pena!

      Beijos!

      Excluir
  2. Seu blog está lindo!!
    Personagens bobas? hsuahsuahsua
    O livro parece ser legal, suave!!

    http://exploradoradelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)