ATENÇÃO: ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DO VOLUME ANTERIOR
Enquanto a caçada por Valentim, que já possui dois Instrumentos Mortais – o Cálice e a Espada -, continua, Clary só tem em mente uma coisa: encontrar o feiticeiro Ragnor Fell, para assim conseguir a poção que acordará sua mãe. Entretanto, para tal, ela precisa ir até o país dos Caçadores de Sombras, Idris, algo que Jace está determinado a evitar. A Clave está ansiosa para falar com os dois filhos de Valentim e o garoto sabe que, assim que eles descobrirem sobre os poderes de Clary, eles irão a usar como arma.
Mas Clary não se importa, ela fará o possível e o impossível para salvar sua mãe, mesmo que para isso tenha que ir clandestinamente até Idris, colocando não só a sua vida, mas a de Luke também, em risco. Mas a garota não é a única que corre perigo. Em sua ida para Idris, os Lightwood e Jace são atacados por Renegados e, para salvar a vida de Simon, que estava no local a pedido de Jace, o garoto leva o vampiro para Alicante. Por tudo o que aconteceu até agora e pelo passado relacionado a Valentim, a desconfiança cai sobre os Lightwood e, quando Simon é preso pela Clave para ser utilizado como prova de incriminação a família de Caçadores de Sombras, fica claro que dentro do governo dos Caçadores há aliados a Valentim.
Quando Jace a maltrata, Clary acaba aceitando ajuda de um desconhecido para ajudá-la na busca por Fell. Sebastian é lindo e gentil, mas obviamente guarda segredos e um lado não tão bom que, na sua caçada pelo feiticeiro, Clary acaba ignorando. O caos está para dominar o Mundo das Sombras conforme Valentim continua seus planos e fica cada vez mais perto de conseguir o terceiro Instrumento Mortal. Assim, os Caçadores de Sombras precisam decidir entre ver o seu mundo ruir ou superar o ódio e aceitar lutar ao lado dos membros do Submundo. Mas mesmo com todos os esforços, será possível destruir Valentim e seu exército de demônios? Em meio a tudo isso, Clary e Jace continuam travando suas batalhas internas contra os sentimentos que possuem. Enquanto tentam resistir ao romance proibido, os dois descobrem coisas inimagináveis sobre si e que mudarão para sempre suas vidas.
Cidade de Vidro é o terceiro e melhor livro da série Instrumentos Mortais até agora. Como na primeira vez que o li, amei a obra, que me conquistou nas primeiras páginas. Cidade de Vidro é viciante, bem mais emocionante e maduro que os outros dois livros. Aqui, o romance e os dramas adolescente ficam em segundo plano (felizmente) e o leitor é encantado não só pelo belo país dos Caçadores de Sombras, Idris, mas também pelo modo como a sua sociedade se constrói e se organiza, por sua política e costumes.
Algo que me agradou muito em Cidade de Vidro foi ver os personagens amadurecer e perceber que o mundo não gira ao redor deles e que só ficar naquele lenga-lenga de “ele/ela não me ama” ou “não podemos ficar juntos” é muito chato. Adoro como a autora traz o romance nesse livro nas entrelinhas, de forma sutil, mas fofa, o que soa muito mais agradável e convincente. Também adorei que a autora parou de focar apenas na Clary e no Jace, apesar de eles ainda serem os principais, e deu espaço para os conflitos dos outros personagens, especialmente do meu casal favorito de todos: Alec e Magnus!
Jace está muito menos chato que nos outros livros (#todoscomemoram) e a Clary muito mais audaciosa, o que me fez amar ainda mais a personagem. Algo que não percebi em minha primeira leitura da obra, mas que ficou óbvio nessa e que me agradou bastante, é que a autora conseguiu desenvolver a Clary muito bem, fazer a personagem desenvolver seu “lado Caçadoras de Sombras” sem deixar de ser a mesma Clary do primeiro livro. Simon também foi só amadurecimento nesse livro, continuando sempre divertido e fiel a quem ama, mas finalmente aceitando que é um vampiro e que faz parte para sempre do Mundo das Sombras.
Apesar de lembrar quase tudo e não ter sido surpreendida, a trama de Cidade de Vidro conseguiu me envolver e fazer meu coração acelerar durante quase toda a leitura. Esse volume da série é sem sombra de dúvida muito mais emocionante e com muito mais ação - eu não conseguia largar o livro e o li em um dia! Clare novamente provou que é uma escritora incrível, ao nos presentear com uma trama inteligente e deliciosa. É perceptível que a autora cresceu muito como escritora desde de Cidade dos Ossos, o que me faz ansiar ainda mais pelos próximos volumes, que eu espero ser tão bons e maduros quanto os da minha série queridinha As Peças Infernais. Apesar de amar a Clare e o maravilhoso universo que ela criou, ainda me desagrada muito suas descrições extensas, especialmente nas cenas de batalha. Mas essa é minha única reclamação sobre a autora e que acaba não sendo um problema, já que é compensada pela trama e personagens maravilhosos.
Eu amei Cidade de Vidro e estou absolutamente louca pelos próximos volumes. Me revolta agora não ter os lido antes, mas estou lutando para lê-los bem devagar, afinal, já estou sofrendo por ter que me despedir da Clary, do Simon, do Jace, do Alec e da Isabelle. Essa segunda leitura de Cidade de Vidro foi ainda mais deliciosa que a primeira e apenas me fez amar ainda mais a série Instrumentos Mortais, que recomendo para absolutamente todos! Esse terceiro volume vem para mostrar que a autora consegue ir além do romance sobrenatural adolescente e presentar os leitores com um livro inteligente, cativante, irresistível e muito emocionante!
Título: Cidade de Vidro
Título original: City of Glass
Série: Os Instrumentos Mortais
Volume: 3
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501087164
Ano: 2011
Páginas: 474
Leia também:
- Cidade das Cinzas - Os Instrumentos Mortais - Vol. 2
- Cidade de Vidro - Os Instrumentos Mortais - Vol. 3
- Anjo Mecânico - Série As Peças Infernais - Vol. 1
- Príncipe Mecânico - Série As Peças Infernais - Vol. 2
- Princesa Mecânica - Série As Peças Infernais - Vol. 3
- O Códex dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare & Joshua Lewis
- As Crônicas de Bane - Cassandra Clare, Maureen Johnson e Sarah Rees Brennan
- (Releitura) Cidade dos Ossos - Os Instrumentos Mortais - Vol. 1
- (Releitura) Cidade das Cinzas - Os Instrumentos Mortais - Vol. 2
- Cidade dos Anjos Caídos - Os Instrumentos Mortais - Vol. 4
Não gostei desse livro ao contrário de você, parei de ler a série justamente porque a leitura não fluiu nele... Pretendo dar a chance para essa série novamente mais para frente, mas por enquanto não foi uma obra que conseguiu me agradar, infelizmente ): Mesmo assim gostei bastante do jeito que falou do livro e até me despertou novamente o interesse!
ResponderExcluirBeijos
Ah, uma pena que a leitura não te agradou! Mas dê outra chance a série, ela é maravilhosa!
ExcluirSou suspeita, mas amoooooooooo esse livro! Amo essa série - desculpe o pequeno ataque :/ - sua resenha foi ótima, e espero que goste dos próximos livros!!!
ResponderExcluirBeijos.
http://www.garotadolivro.com/
rs Ataque desculpado, até porque também fico maluca quando falo das séries que amo, essa incluída! kkkk
ExcluirFiquei com medo de ler a resenha porque sei que tem spoiler dos livros hahaha
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler essa série, espero conseguir comprar os livros em breve.
Beijos | Zona de Conspiração
Tem spoilers mesmo! Ainda bem que você não pegou nenhum! kkk Eu amo OIM, então sou suspeita para falar! Mas acho que você vai gostar da série!
Excluir