ATENÇÃO: ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DO VOLUME ANTERIOR
Valentim e seu exército de demônios foram derrotados, tudo graças ao símbolo “inventado” por Clary, que ajudou Caçadores de Sombras e membros do Submundo a lutar lado a lado. A união de forças deu tão certo que, agora, novos Acordos estão sendo escritos e membros do Submundo ganharam voz na Clave. Entretanto, ainda há muitos Caçadores relutantes com a mudança, sentimento que é agravado quando Nephilims começam a aparecer mortos na cidade de Nova York.
Enquanto isso, Clary, que abandonou a escola para se dedicar ao treinamento de Caçadora de Sombras, deveria estar completamente a feliz, afinal, há uma relativa paz no ar e sua mãe e Luke estão prestes a se casar. Entretanto, seu relacionamento com Jace passa por dificuldades, o garoto anda estranho e cada vez mais distante. Simon também não está tão tranquilo quanto gostaria. Ele está namorando Isabelle e Maia ao mesmo tempo, o que por si só já é promessa de muita confusão, mas seus maiores problemas não são com Nephilims ou lobisomens, e sim com vampiros. Desde que Clary deu a ele a marca de Caim, Simon não pode ser morto, e o único vampiro Diurno é alvo que curiosidade e ódio. Ele está tentando levar uma vida normal, apesar de não ser mais humano, mas há muitos de sua raça bem insatisfeitos por Simon ainda não ter se aliado a nenhum Clã.
Mais uma vez, a tensão emerge no Mundo das Sombras e ela promete não ser a única coisa a ascender. Um novo e ainda mais perigoso inimigo parece se mover nas sombras e executar seus planos de destruição e morte. Clary, seus amigos e família mais uma vez terão que enfrentar o caos e tentar não se perder no meio dele, tudo isso enquanto travam também batalhas internas. Mas será que eles são fortes o suficiente?
Depois de reler os três primeiros volumes da série Os Instrumentos Mortais, estava muito ansiosa e curiosa por esse quarto livro. Cidade dos Anjos Caídos tem surpresas, ação e romance na medida certa. Continua me irritando as descrições longas da autora, mas ainda continuo amando seus personagens e o modo como ela constrói sua trama. Nesse livro, é perceptível certo amadurecimento da Clare como autora, mas ela ainda não está com a mesma qualidade apresentada na série Peças Infernais, minha favorita dela.
Eu gostei de como a autora trouxe o caos de volta a Clary e seus amigos, trazendo elementos e inimigos novos aos mesmo tempo em que dando continuidade a conflitos inacabados. Adorei como, em Cidade dos Anjos Caídos, o Simon tenha ganhado muito mais destaque e que todos os personagens, sem exceção, tenham demonstrado fragilidades e batalhas internas. Enquanto o Simon precisa começar a aceitar sua nova vida e entender que ele não pode viver ao mesmo tempo no mundo mundano e no Mundo das Sombras, Clary também batalha para ter um lugar entre definitivo entre os Caçadores de Sombras, ao mesmo tempo em que percebe que ela precisa entender seu poder e não fugir dele.
Enquanto os conflitos pessoais de outros personagens são convincentes e interessantes, os de Jace soaram forçados e não entendi porque a autora insistiu em continuar “torturando” o personagem. Sério, achei um saco todo o drama de Jace, principalmente seu comportamento para com a Clary, utilizando-se dos famosos clichês “não posso ficar com você porque te amo” e “preciso protegê-la de mim”. Também me irritou a resposta da Clary, com seu draminha de “será que ele me ama?”. Acho que o casal já passou por tudo o que tinha que passar e não me convenci pelos pretextos que a autora criou para desequilibrar o relacionamento dos dois. Também me desagradou que o Magnus e o Alec só apareçam mais para o final do livro, apesar de que continuo amando o casal.
Eu amo a saga Instrumentos Mortais, mas não aguento mais todo o ar adolescente fútil da série. Felizmente, nesse volume, Clare dá menos espaço para esse mimimi infantil, o que espero que se repita nos próximos livros. Cidade dos Anjos Caídos foi uma ótima leitura, com muita ação e surpresa, e me deixou ansiosa pela continuação. A Clare, apesar de tudo, sempre me encanta cada vez mais com o universo rico que ela criou e com os personagens impossíveis de não se apegar!
Título: Cidade dos Anjos Caídos
Título original: City of Fallen Angels
Série: Os Instrumentos Mortais
Volume: 4
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501092717
Ano: 2013
Páginas: 364
Leia também:
- Cidade das Cinzas - Os Instrumentos Mortais - Vol. 2
- Cidade de Vidro - Os Instrumentos Mortais - Vol. 3
- Anjo Mecânico - Série As Peças Infernais - Vol. 1
- Príncipe Mecânico - Série As Peças Infernais - Vol. 2
- Princesa Mecânica - Série As Peças Infernais - Vol. 3
- O Códex dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare & Joshua Lewis
- As Crônicas de Bane - Cassandra Clare, Maureen Johnson e Sarah Rees Brennan
- (Releitura) Cidade dos Ossos - Os Instrumentos Mortais - Vol. 1
- (Releitura) Cidade das Cinzas - Os Instrumentos Mortais - Vol. 2
- (Releitura) Cidade de Vidro - Os Instrumentos Mortais - Vol. 3
Não li o livro, o título me chamou muito a atenção e sua resenha me deixou uma dúvida; a parte sobre os anjos caídos é explorada na obra como seres celestiais que caíram em desgraça ou seria mais um termo ou referência a outra coisa? Estou construindo um material que envolve muito esta parte e procuro me inspirar, mas antes de investir meu tempo lendo a obra, gostaria de saber se ela atenderia à minha demanda. Obrigado.
ResponderExcluir