13.3.15

Resenha: Boa noite, estranho - Jennifer Weiner


Assassinato e mistério no subúrbio

Kate Klein não sabe exatamente como, por fim, acabou se tornando uma dona de casa de subúrbio, com três filhos pequenos e um marido ausente. Tudo bem que sua vida nunca fora um filme hollywoodiano, mas a infância ao lado dos pais artistas (apesar de sua mãe nunca estar realmente presente) e juventude cheia de energia graças a melhor amiga, a rica e espalhafatosa Janie, definitivamente foram mais animadas que sua atual rotina. Kate está sempre cansada, sendo atormentada pelas crianças ou rejeitada pelas outras mães da cidade. 

Kate está solitária e entediada, então não se pode culpá-la por ficar quase em estado de êxtase quando sua vizinha, Kitty, é assassinada. Foi Kate quem encontrara o corpo, o que alimenta ainda mais sua necessidade de desvendar esse mistério. Outro fator definitivo é o fato de Kitty ter tido contato com alguém do passado de Kate, um antigo vizinho e paixonite, que partira o coração da garota. Ao mesmo tempo em que tenta fazer justiça por Kitty, Kate vai relembrando sua vida antes dela ter trocado Nova York por Upchurch, Connecticut. 


Enquanto o leitor desvenda o passado de Kate, a personagem desvenda a falecida. Todos são surpreendidos ao descobrir que Kitty, além de uma mãe super dedicada, era ghost-writer de uma polêmica e conservadora jornalista. Kate começa a cavar a vida da vizinha, que não era tão perfeita quanto todos pensavam. Kitty guardava muitos segredos, mas será que Kate conseguirá revelá-los? Quando começa a fazer as perguntas certas e incomodar as pessoas erradas, fica claro que muita gente não quer que Kate continue suas investigações. Mas a dona de casa já foi fundo demais para deixar tudo de lado e ela sente que precisa fazer isso, não só por Kitty, mas por si mesma. Mas mal sabia Kate que ela estava colocando não só a sua vida, mas também a da sua família, em risco. 


Boa noite, estranho é uma mistura equilibrada e perfeita de chick-lit e suspense policial. Fiquei curiosa pela obra desde a primeira vez que li a sinopse, afinal, quantas tramas de mistérios temos como detetive uma mãe suburbana? E as surpresas na trama não param por aí, Weiner desenvolveu a história com maestria, dando continuidade e desfecho emocionantes e surpreendentes para o grande mistério do livro. 


Outro ponto forte da obra é a cômica narrativa em primeira pessoa da autora. Além de provocar boas risadas, a narração é cativante e recheada de crítica. Weiner também acertou em cheio nos personagens, que são ao mesmo tempo únicos, mas também “gente como a gente”. É impossível não simpatizar com a Kate logo de cara. Se por um lado nos compadecemos com a rotina solitária e entediante que ela leva, também nos tocamos com sua dedicação a família e também ao caso de Kitty. Depois de Kate, minha segunda personagem favorita foi Janie, a amiga meio maluquinha, mas fiel, que sempre coloca a Kate para cima, incentivando-a e estando sempre ao lado dela. Kitty também é uma personagem complexa e intrigante. A desvendemos ao lado de Kate e é impossível não se cativar a ela, principalmente depois que descobrimos todos os seus mistérios. Os outros personagens de Weiner também esbanjam personalidade e provocam uma dualidade de sentimentos: ora os odiamos, ora os amamos. Todos são bem construídos e tem papel na trama. 


Boa noite, estranho tem um suspense bem construído, que prende o leitor do início ao fim, além de doses ácidas de uma crítica irônica e divertida. A obra me surpreendeu e cativou, esta foi uma leitura deliciosa e recomendo-a a todos que gostam de policias, mas que fogem um pouco do comum. Fiquei extremamente curiosa por outros livros da autora. 


Quanto a edição, não tenho do que reclamar. A tradução e diagramação estavam perfeitas. O tipo e tamanho da fonte também. Eu adoro essa capa, ela tem um quê de mistério e é bem bonita, até mais que as outras capas que o livro ganhou mundo afora.

Título: Boa noite, estranho
Título original: Goodnight Nobody
Autora: Jennifer Weiner
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635750
Ano: 2015
Páginas: 432
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Ai meu Deus, eu já tinha visto esse livro, mas nunca parei para ler porque achei que esse livro não era dessa temática, grande erro meu em julgar o livro sem pesquisar mais sobre ele e agora vendo a resenha eu estou louca para ler!!! Quero descobrir tudo sobre o assassinato e acompanhar cada parte dessa história, parece ser um livro incrível e me arrependo de não ter pesquisado sobre ele antes! A resenha está perfeita!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Imagina, isso acontece com todo mundo! Muitos títulos e capas enganam bastante! Fico feliz que tenha gostado da resenha! ;D

      Excluir
  2. Eu não curto muito livros com essa temática: assassinato, suspense e mistério. Mas eu gostei tanto da capa desse livro e da sua resenha que eu daria uma chance pra ele sim. Me convenceu. *--*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que não gosta de um suspense policial? Eu adoro!! Que bom que tenha gostado da resenha! Dê uma chance ao livro, quem sabe você não acaba gostando?

      Excluir
  3. Oi Ana, também gostei desta capa, e foi bom saber um pouco mais do enredo que eu já tinha interesse. Já te falei que este é um dos gêneros que mais gosto? Então já sabe né, está na minha lista.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é mesmo linda! Também adoro suspenses policias! Acho que você vai gostar desse!

      Excluir
  4. Oi Ana!
    Eu já li esse livro e também gostei! Realmente dá para simpatizar com a Kate, pois me irritei bastante com as outras mães, todas perfeitas!
    Adorei as fotos e o desenho, combinaram muito com o livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me irritei muito com as outras mães, mas um dos pontos que achei legal no livro é que ele mostrou que elas não eram tão perfeitinhas assim! rs Oww, fico feliz que tenha gostado das fotos e do desenho! Eu soltei minha criança interior na hora de fazê-lo! kkk

      Excluir
  5. Nossa, nunca vi nem ouvi falar desse livro, mas não é que me interessei? Deve que vou morrer de medo haha adorei o blog! Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Boa noite, estranho não dá medo não, mas o suspense da obra é bem intrigante e cativa muito!

      Excluir
  6. Saudações Lady Ana Luiza,
    Sempre que venho ao blog me deparo com alguma resenha incrível! Até agora não tinha ainda me interessado pelo livro. Não é um dos temas que de cara me chamaria atenção, mas vós sempre me surpreende... Estou aqui, querendo o livro e curiosa com todo o mistério dele.

    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo e achando a protagonista uma chata!! Uma hora inundada nos afazeres de mãe e criticando as mães que largaram a carreira pra cuidar dos filhos, outra hora ela critica quem " abandonou" os filhos e não abriu mão da carreira. Não dá pra entender do que se trata o livro, de um suspense? da vida de mães suburbanas? Texto ruim e confuso. Já tinha lido muitas críticas em relação a esse livro, mas resolvi tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)