5.3.15

Dia da Música Clássica

Olá amores! Como estão?

Sabiam que hoje, dia 05 de Março, é Dia Nacional da Música Clássica? De acordo com o site Radios EBC, "o Dia Nacional da Música Clássica foi criado em 2006 a partir de uma campanha da revista VivaMúsica! que perguntou ao público que dia deveria ser escolhido para celebrar a música clássica no Brasil. E o aniversário de Villa-Lobos foi o grande campeão, atrás de Carlos Gomes e do Padre José Maurício Nunes Garcia."

Legal, não? Eu sou bem chatinha quanto a música, mas a Clássica é um dos meus estilos favoritos! Por isso, em homenagem a esse dia especial, vim falar rapidinho de três artistas clássicos que adoro! Confiram:

Me perdoem caso eu erre o nome de alguma música, não sou nenhuma expert na área! rs

Vivaldi
Antonio Lucio Vivaldi, italiano, nascido em Veneza no ano de 1678 e falecido 63 anos depois, em Viena, em 1741, foi um grande compositor e músico do estilo barroco tardio. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos (há divergências quanto ao número exato) e 46 óperas. Sua obra mais conhecida é As Quatro Estações, um conjunto de quatro concertos para violino e orquestra.

Os sons do violino é um dos meus favoritos! Admiro profundamente quem consegue tocar esse belíssimo instrumento! E as obras de Vivaldi são simplesmente divinas! Eu amo As Quatro Estações, as músicas são impactantes e, o melhor de tudo, super alegres! Dá vontade de sair dançando! 

O Concerto No. 1 em Mi maior, op. 8, RV 269, "La primavera" (Primavera), é muito alegre e dançante, o som do violino é bem marcante e costumamos ouvi-lo bastante em filmes de época:


Já o Concerto No. 4 in F minor, Op. 8, RV 297, "L'inverno" (Inverno), é bem mais sombrio, parece ter saído de um filme de terror e por isso a adoro! Essa sempre me deixa sem palavras, com uma vontade de apenas sentar em um canto quieto e contemplar a vida! rs Esse concerto é o meu favorito dele e mexe fundo com a minha alma:




Beethoven

Ludwig van Beethoven, compositor alemão nascido em 1770 e falecido em Viena em 1827, com apenas 57 anos. É considerado um dos pilares da música ocidental e tem uma lista longa de obras.

Minhas obras preferidas suas são as Sonatas de piano, outro instrumento que me deixa de queixo caído e que ainda quero aprender a tocar um dia! A minha favorita é Piano Sonata No. 8 in C minor ('Pathétique') Op. 13 - 3º movimento - Rondo: Allegro, que acho super alegre e divertida (sim, música clássica pode soar divertida)!


Mas a minha favorita de Beethoven, que é uma das, se não a, mais famosa obra dele é a Nona Sinfonia! A Nona é simplesmente maravilhosa, é hora triste, hora alegre, hora agitada, e me deixa sempre sem palavras e com lágrimas nos olhos! A Sinfonia toda tem quase uma hora, mas a minha parte favorita é o Segundo Movimento, chamado de Molto Vivace. Essa parte é a mais intensa, bem agitada e sombria, e mexe com o fundo do fundo da minha alma! Ela sempre me recorda do Alex de Laranja Mecânica (resenha aqui), pois a Nona é a música favorita do personagem e é essa parte que toca no filme:


David Garrett

Eu não sei se o David Garrett compõe, mas que ele é um violinista fenomenal e um gato ele é! rs Nascido na Alemanha, o violinista de 34 anos já lançou 16 álbuns e faz turnês pelo mundo inteiro (inclusive, ele estará aqui no Brasil em Julho desse ano).

Para quem acha que música clássica é coisa ultrapassada e que não pode se misturar com estilos mais atuais, é preciso escutar as versões incríveis de músicas contemporâneas que o David faz com seu violino (acompanhado de outros instrumentos, claro). Em seus álbuns Rock Symphonies e Music, o artista dá vida nova a músicas conhecida como Smells Like Teen Spirit, Kashmir, Master Of Puppets,Viva La Vida, We Will Rock You, Cry Me A River e Tico Tico de maneira que você nunca viu! E que você vai adorar!

Minhas favoritas são Smells Like Teen Spirit e Tico Tico:




Então, o que acharam do post e das músicas? Espero que tenham gostado! Não deixem de comentar e de ouvir muita música clássica nesse dia! Beijinhos!

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Adoro música clássica, mas não ouço tanto quanto deveria e nem conheço muito. Mas o pouco que conheço de Beethoven e Vivaldi, ouço com frequência.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo, mas não escuto com tanta frequência quanto deveria! rs

      Excluir
  2. Olá Ana!!
    Ameiii o post!! Sou muito fã de música clássica, parece que elas te levam para uma Paz tão grande!!
    Não conhecia David Garrett!! Mas acabei de ouvir e ameiiiiii! Hahahahaha mais uma fã para ele!

    Sucesso!
    Beijos!
    http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! Também adoro música clássica, elas mexem comigo de muitas maneiras diferentes: algumas me deixam calma, outras agitada, mas todas me emocionam!

      Excluir
  3. Oi Ana, definitivamente música clássica não fas meu estilo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Música clássica é tudo de bom, mas eu só escuto quando me dá na telha. Tem dia que do nada eu caço um Beethoven pra ouvir e ouço quase o dia todo. Adorei as sugestões.

    Beijo | Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)