4.2.15

Resenha: Laços do Espírito - Richelle Mead

ATENÇÃO: ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DO VOLUME ANTERIOR

Depois das incontáveis aventuras dos últimos tempos, a única coisa que Rose Hathaway quer agora é cumprir suas promessas. A primeira delas, feita a mãe, é de permanecer na escola até se formar, algo do qual a garota está muito perto. A segunda promessa, feita a Adrian, era de dar uma chance a ele, o que ela cumpriu muito bem, já que agora os dois estão namorando. A terceira, feita a Lissa, envolve a quarta, que Rose fez a si mesma. A garota garantiu a amiga que, em sua próxima aventura, não a deixaria para trás e a levaria consigo, algo que Rose pretende fazer, já que sua busca por uma forma de curar Dimitri jamais poderia ser realizada sozinha. Rose não conseguiu matar seu amor, por isso tentará salvá-lo, mesmo que isso envolva tirar Victor Dashkov, um de seus maiores inimigos, da prisão. 

Se matar um Strigoi é difícil, transformá-lo no que ele era antes é impossível. Ou pelo era isso que Rose acreditava antes da sua viagem a Rússia. Mas, há algum tempo atrás, a garota também diria ser impossível que seu amor, o nobre Dimitri, iria se transformar em um monstro e gostar do resultado. De fato, Dimitri gostou tanto que pretende transformá-la em Strigoi para que eles possam passa a eternidade lado a lado, cometendo atrocidades. Rose sabe que não pode se esconder para sempre e que é só uma questão de tempo até que Dimitri a encontre, o que apenas faz com que ela dedique-se ainda mais a sua nova e perigosa missão. 

Após a formatura, Lissa e Rose vão para a Corte Moroi, o que acaba facilitando a determinada Rose a descobrir uma maneira de chegar a Victor. Mas mesmo que ela e Lissa consigam o impossível que é tirar esse perigoso homem da prisão, nada garante que ele dará a elas as respostas que procuram. Entretanto, as garotas estão decididas e levam seu arriscado plano para frente. Mas será que Lissa é forte o suficiente para o que está por vir? Quando os planos de Rose não seguem como ela planejara, a garota, em nome da segurança de Lissa, desiste da coisa toda. Entretanto, a princesa Moroi está cansada de sempre ser o elo fraco e determinada a provar para Rose e para si mesma de que ela não é a velha e frágil Lissa que sempre precisa ser salva. 


Laços do Espírito é o quinto dos seis volumes da série Academia de Vampiros. Como os livros anteriores, Laços do Espírito é recheado de tensão do início ao fim, assim como muita emoção e ação, mas também romance. Estava ansiosa por esse livro especialmente para ver o envolvimento de Adrian e Rose, algo que venho esperando desde o segundo livro. 

Depois da própria Rose, Adrian é meu personagem favorito da série, e foi muito bom vê-lo feliz ao lado da garota que ele tanto queria. Adrian tem lá seus defeitos, mas ele é um fofo apaixonado e muito dedicado na hora de ajudar os amigos. Eu sempre adoro a Rose, mas confesso que ela me frustrou bastante em Laços do Espírito. A garota estava bem ao lado de Adrian, então por que insistir em ir buscar a salvação para Dimitri? Eu adoro o russo, mas já estava conformada com a morte dele e achei um pouco forçado o modo como a autora conduziu a trama de forma que Dimitri continuasse na história. Eu tenho uma relação de amor e ódio com a Lissa e, apesar de achá-la uma bestinha inocente e inútil na maior parte do tempo, gostei bastante que a personagem começou a tomar partido nesse livro e tenha realmente buscado ser mais independente e forte. 


Apesar de certos aspectos da trama não terem me agradado, Laços do Espírito é um ótimo livro, apesar de não ter conseguido superar os anteriores. A narração continua boa, recheada de sarcasmo assim como a Rose, apesar de que nesse volume temos muito mais doses de drama do que nos outros. Algo que me agradou bastante foi os personagens finalmente terem se formado e saído do ambiente escolar. Eu simplesmente adoro a Corte Moroi e, como grande parte da história se passa lá, acabamos por nos aprofundar ainda mais na sociedade e, especialmente, na política Moroi. 

Apesar de não ter me surpreendido tanto assim, Laços do Espírito traz grandes revelações e o final me deixou simplesmente sem palavras e louca pelo último volume da série.

Título: Laços do Espírito
Título original: Spirit Bound
Série: Academia de Vampiros
Volume: 5
Autora: Richelle Mead
Editora: Agir
ISBN: 9788522012077
Ano: 2012
Páginas: 426
Classificação: 5/5 [ótimo]
Leia também:

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Ai, em pensar que eu ainda não li nem o primeiro volume. Conheci a história pelo filme (que não é lá grande coisa) mesmo assim fiquei muito interessada em ler a série.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu gostei do filme! O primeiro livro não é tãaaaao bom assim, mas a série, no geral, é ótima! leia sim!

      Excluir
  2. Olá, Ana.
    Chegar aos últimos livros da série é tudo de bom né? O ruim é que já começa aquela sensação de nostalgia, que ficará ainda mais forte no último livro.
    Uma pena que esse livro não superou os anteriores, mas isso sempre acontece em séries mais extensas. Pelo menos a narrativa continuou boa e conseguiu arrematar 5 estrelas.
    Vou ficar aguardando a última resenha da série.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, chegar nos últimos volumes é muito bom, mas é difícil dizer adeus aos personagens! rs

      Excluir
  3. Eu amo esta série e a continuação Bloodlines. Se você ama o Adrian, vai amar Bloodlines. Eu lembro de ter ficado triste durante a leitura de Laços de Sangue, pois eu torcia para Dimitri e Rose. A política Moroi é realmente interessante. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, estou louca para ler Bloodlines! E sei que vou amar, porque amo o Adrian mesmo! rs Eu estava torcendo pelo Adrian e a Rose, mas também adoro o Dimitri!

      Excluir
  4. Ana!
    O mais angustiante em uma série com vários livros é justamente o fato de a continuidade ir perdendo o entusiasmo, parece que já não se tem mais muito o que incrementar ao livro e a série vai perdendo a graça.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como li um volume depois do outro, não perdi o entusiasmo, mas série grande desanima mesmo.

      Excluir
  5. Oi Ana,

    É uma pena mais não senti nenhum interesse pela serie, acho que é porque a protagonista parece ser bem chatinha ou é por que não gosto muito de livros de vampiros. Mas acho que leria sim o livro, mais se eu fosse ler iria demorar "abeça" para compra-lo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana. Dessa vez não concordamos ): Amo a série,amo a Rose, amo o Dimitri e não gosto do Adrian. Não gostei em nenhuma parte que ele ficou com ela, não shippo ): E gostei também da Rose ir atrás do Dimitri, até porque ele não morreu e foi transformado em algo que ele mesmo afirmou que preferia morrer a viver daquela forma, por isso a Rose tinha mesmo que ir.. E amei como a série foi encerrada, porque eu nunca shippei ela com o Adrian. Gostei da resenha e também concordo que não superou os anteriores, mesmo assim sou apaixonada pela série!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    Confesso que acompanho a série a algum tempo e mesmo ainda não tendo lido o último livro já estou com uma certa ressaca literária!
    Mesmo com a tristeza que acompanha todo final de livro, não vejo a hora de ler, ainda mais depois das revelações do penúltimo livro!
    Bjs,

    Phoenix - nightphoenixbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)