10.2.15

Resenha: Belleville - Felipe Colbert


Um sonho – e um amor - que ultrapassa as barreiras do tempo

Lucius se muda para Campos do Jordão para realizar seu grande sonho: formar-se em matemática, mesmo que para isso ele tenha que viver longe do pai e sozinho em uma velha casa. Tímido, o jovem não faz amigos na Universidade e é alvo das provocações de um valentão. Mas a solidão de Lucius logo é transformada em obsessão quando ele encontra uma foto de uma antiga e bela moradora da sua casa, assim como uma carta da mesma. Em sua mensagem, escrita em 1964, Anabelle se apresenta e pede que, a quem quer que seja que ocupe aquela casa depois dela, que termine o projeto inacabado de seu pai, um fotógrafo, que começara a construir uma montanha-russa, chamada Belleville, no terreno.

Lucius sabe que aquele é um projeto impossível, ainda mais para um estudante como ele, por isso escreve uma carta, como a de Anabelle, pedindo ao morador que vier depois dele que se dedique aquele projeto. O jovem enterra sua carta junto com a da garota, mas, sem conseguir esquecer essa história, se surpreende quando desenterra as cartas e encontra uma nova, escrita por Anabelle. Em 1964, Anabelle também foi surpreendida pela carta de Lucius, achando que aquilo tudo não passava de uma brincadeira de mau gosto ou de algum lunático que acredita viver no futuro. Lucius também achava que se tratava de uma pegadinha, mas conforme os dois jovens começam a se corresponder através do tempo, ambos vão, aos poucos, sendo convencidos de que o outro realmente existe e de que fala a verdade.

Tanto Anabelle quanto Lucius acabam se entregando a situação inesperada e quase que mágica da amizade que surge entre eles e que, logo, começa a se transformar em mais que carinho. Unidos por um sonho, Anabelle encontra em Lucius forças para enfrentar as adversidades que tomam sua vida agora que os dois pais morreram e o jovem encontra em Anabelle motivos para desistir da vida em que escolheu. Mesmo sabendo ser loucura, Lucius resolve dedicar todo o seu tempo e forças para construir Belleville. Mas separados por cinquenta anos, será que esse casal encontrará um final feliz e verá seu sonho em comum realizado?


Comecei Belleville com boas expectativas, mas não esperava encontrar algo que me tocasse e emocionasse tanto. O início do livro me lembrou bastante a trama de A Casa do Lago, mas logo as semelhanças entre o filme e o livro se mostraram mínimas. Primeiramente, o nosso casal está separado por cinquenta anos e são unidos, primeiramente, não por amor, mas por um sonho: terminar Belleville. A montanha-russa é praticamente um personagem dentro da trama, tanto que sem ela, provavelmente, toda a história jamais acontecesse.

Simpatizei com Lucius logo de início: ele é tímido, fofo e dedicado a seus sonhos. Anabelle já não me conquistou tanto do começo, não entendia porque, após a morte do pai, ela preferiu quase que passar fome a ir logo procurar um emprego. Entretanto, a fragilidade e sensibilidade da jovem acabaram me conquistando, especialmente depois dos maus bocados que ela enfrentou, sempre com muita força e a cabeça erguida. 


A narrativa de Belleville é em primeira pessoa e alternada entre a perspectiva de Anabelle e Lucius, o que deixa a leitura muito mais fluída e que permite ao leitor conhecer e se conectar melhor os protagonistas. Apesar de algumas previsibilidades, o autor consegue nos surpreender em alguns momentos. Colbert criou uma trama muito envolvente e cativante, é impossível não se apegar aos personagens e torcer fervorosamente pelo final feliz, apesar deste parecer impossível. Apesar de ter achado o desfecho meio corrido, o final de Belleville é lindo e deixa o leitor com o peito aquecido e um sorriso no rosto, além de um gostinho de “quero mais”!

Belleville é um livro fofo e emocionante, uma história de amor incomum, mas lindíssima! É impossível não se apaixonar por Anabelle e Lucius e se cativar com sua história. Para os românticos de plantão, esse é uma obra que super recomendo. Fui surpreendida ao gostar da obra muito mais do que imaginava e fiquei ansiosa por outros livros do autor.


A edição é tão fofa quanto o livro. A diagramação estava perfeita e adorei o detalhe no início de cada capítulo, que combina perfeitamente com a história. A capa também está de acordo com a trama, ela é muito bonita, além de fofa! Amei os tons de verde e amarelo da capa, assim como a fonte do título, além de ter achado a modelo é bem parecida com a Anabelle que imaginei. Também fiquei super feliz de Belleville estar representada no fundo, afinal a montanha-russa é muito importante dentro da história.

Título: Belleville
Autor: Felipe Colbert
Editora: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
ISBN: 9788581634111
Ano: 2014
Páginas: 304
Classificação: 5/5 [ótimo]
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Oi Ana,
    parece ser um livro lindo, e estou bem curiosa para ler ele.
    a trama dele parece ser bem diferente... nunca li nenhuma assim.
    um romance lindo mesmo! *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Estou louca para ler esse livro!
    Adorei a sinceridade na resenha e as imagens =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse livro aqui, fiquei com muita vontade de lê-lo!!! Adorei a resenha
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  4. O Livro parece ser ótimo, história linda, fofa e bem diferente, estou doida pra ler, já está na lista de leituras.

    ResponderExcluir
  5. Ana!
    Quando li Belleville também fiquei encantada por vários aspectos do enredo e pelo casal Anabelle e Lucius.
    E o sonho que os impulsiona é ainda mais belo...
    Gostei também porque o tema viagem no tempo sempre me fascinou, acho até que citei isso em minha resenha lá no blog.
    Um dos melhores livros que já li e é nacional, oh! glória!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é lindo ver duas pessoas se apaixonarem a partir de um sonho em comum! Sim, histórias com viagem do tempo são sempre legais!

      Excluir
  6. Mas que livro Ana *u*

    Achei sensacional a premissa e o modo com eles se comunicam através do tempo. A resenha foi maravilhosa, o livro é maravilhoso, a capa é divina e tudo nele me atrai. Eu definitivamente preciso lê-lo, mesmo, mesmo.

    Rodolfo
    Atributos de Verão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico muito feliz que tenha gostado da resenha! A capa é linda e a história super fofa! Leia mesmo!

      Excluir
  7. Já li muitas resenhas positivas sobre este livro nacional... Espero o ler em breve. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Ao ver a capa, não imaginava que a premissa do livro envolvesse algo como um romance que viaja no tempo e menos ainda que fosse tocante. Fui enganado pela capa, mas fico feliz que sua resenha tenha me salvado. rs
    Parece um bom romance para apostar a leitura. Gostei da dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs As capas as vezes nos enganam mesmo! Belleville é mesmo um bom romance, não deixe de lê-lo!

      Excluir
  9. eu gostei demais desse livro. Tbm me surpreendi bastante pois achava que não seria lá essas coisas... Gosto do gatinho dela, tadinho :(
    Fiquei com vontade de conhecer outra obra do autor, pois a narrativa dele não cansa, é bem instigante.
    Bjs, flor. ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também adorei o gatinho dela e fiquei de coração partido com o destino que ele teve! A narrativa do Felipe é mesmo ótima e também estou curiosa por outras obras dele!

      Excluir
  10. Oi Ana,
    Esse foi um dos livros que quando eu bati o olho nele logo me apaixonei, essa história parece ser muito parecida com o filme "A Casa do Lago", mais ok né! Estou super curiosa para saber o rumo que Lucius e Anabelle irão tomar e se eles irão realmente ficar juntos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,
    Esse foi um dos livros que quando eu bati o olho nele logo me apaixonei, essa história parece ser muito parecida com o filme "A Casa do Lago", mais ok né! Estou super curiosa para saber o rumo que Lucius e Anabelle irão tomar e se eles irão realmente ficar juntos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ana.
    Eu me encantei pelo livro pela capa, mas nunca tinha lido sobre a história e lendo agora me encantei, que história incrível e linda! Fiquei apaixonada, adoro histórias que envolvam casais separados pelo tempo, estou louca para poder conferir e saber se eles irão conseguir ficar juntos ou não! Ah que curiosidade, amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)