18.1.15

Resenha: Tocada pelas Sombras - Richelle Mead

ATENÇÃO: ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DO VOLUME ANTERIOR

As últimas semanas não têm sido as melhores para Rose Hathaway. Apesar de todos seus esforços, Rose não foi capaz de salvar seu amigo e quase namorado Mason da fúria de um sanguinário Strigoi. Apesar de ter conseguido matar dois Strigoi e saber que a morte de Mason não foi sua culpa, Rose obviamente se sente mal e questiona sua capacidade. Se ela não conseguiu proteger Mason, como conseguirá proteger Lissa quando for Guardiã da amiga? 

Determinada a provar para todos e para si mesma de que é capaz, Rose se dedica mais do que nunca ao seu treinamento, especialmente agora que todos os Dampiros do último ano estão passando por uma experiência de campo, uma simulação de como é a rotina de um Guardião. Rose esperava uma experiência de campo tranquila ao lado de Lissa, mas ela e todos são surpreendidos quando a Dampira é designada para outro Moroi, Christian, o namorado de Lissa, o que não seria tão ruim se eles não se odiassem. 


Rose não está muito animada para passar as próximas seis semanas colada em Christian, mas poderia ser pior e por isso ela acaba aceitando e até mesmo se aproximando mais do Moroi. Mas, como nada é fácil na vida de Rose, ela precisa aturar também Adrian, que se mudou para escola para estudar com Lissa sobre a estranha habilidade mágica dos dois: o espírito. O misterioso, sedutor e até mesmo perigoso Moroi não desistiu de conquistar Rose, que definitivamente não está em clima para romance depois da morte de Mason. 

Vivendo no meio de vampiros e tendo metade do seu DNA originado de um deles, era de se esperar que Rose acreditasse em fantasmas, mas ela não acredita, por isso começa a questionar sua sanidade quando começa a ver o espectro de Mason por aí. Rose esconde as aparições de Mason de todos, até mesmo de Lissa, mas logo fica claro que a garota não está bem. Como se já não estivesse sobre todo o tipo de pressão, Rose ainda fica sabendo de que Victor Dashkov – um vampiro doente que sequestrara Lissa - ainda irá ser julgado e que há uma chance, mesmo que pequena, de que ele não seja condenado. 

Rose tentará lidar com todas essas coisas ao mesmo tempo e ainda se manter longe do seu amor proibido, Dimitri, mas será que ela conseguirá ou tudo isso é demais até mesmo para a forte e inabalável Rose Hathaway? Será que a Dampira conseguirá manter sua sanidade, fazer o que é certo e ainda proteger aqueles que ama? 


Tocada pelas Sombras é o terceiro dos seis volumes da série Academia de Vampiros, uma das minhas queridinhas! Superando O Beijo da Sombras (resenha aqui) e Aura Negra (resenha aqui), Tocada pelas Sombras é recheado de tensão e surpresas do início ao fim, o que deixa o leitor completamente sem fôlego e sem palavras ao terminar essa leitura eletrizante. Devorei a obra em um dia e, obviamente, fiquei sedenta por mais. 

Tocada pelas Sombras é, até agora, o melhor volume da série. Com muita ação e emoção, esse livro me conquistou especialmente por mostrar um lado de Rose ao qual ninguém está acostumado. A protagonista sempre sarcástica, inabalável e pronta para agir está em seu estado mais sombrio e frágil em Tocada pelas Sombras. Achei genial a autora explorar as fraquezas, instabilidades e fragilidades da Rose, afinal, depois de ter passado por tudo o que ela passou, era natural que ela terminasse em um lugar sombrio. Outro detalhe brilhante é que, nesse livro, acompanhamos os passos finais da Rose na trilha do amadurecimento. Muito mais adulta e responsável do que a Rose do primeiro livro, aqui a protagonista começa a questionar aspectos da sua vida que ela acreditava antes ser considerados inquestionáveis e, com isso, acaba fortalecendo ainda mais a sua já forte personalidade e amadurecendo. 

A autora desenvolveu não só a trama, mas os personagens também, com perfeição. Adorei e me surpreendi bastante com os caminhos escolhidos por Mead e, pela primeira vez na série, não me peguei dizendo “ah, eu já sabia que isso ia acontecer”. A morte de Mason no final de Aura Negra partiu o meu coração, mas nem se compara ao final de Tocada pelas Sombras, que me deixou com o pulso acelerado e lágrimas nos olhos. A autora realmente se superou nesse livro. 


Tocada pelas Sombras é uma chocante reviravolta na série Academia de Vampiros e faz com que essa história maravilhosa perca seu ar adolescente bobinho para transformar-se em uma excelente, tocante e emocionante história de vampiros - com direito a bastante sangue, mortes, batalhas, até mesmo fantasmas - que, acredito, até Drácula aprovaria. Tocada pelas Sombras é um livro sombrio e emocionante, uma leitura rápida e surpreendente, mas um pouco densa, que me deixou simplesmente maluca pelos próximos volumes. 

A edição segue como as dos outros livros da série, sem qualquer erro ou detalhe que me desagrade muito. A capa de Tocada pelas Sombras é uma das melhorzinhas da série, mas gostaria que ela fosse um pouco mais escura, já que esse é o volume mais sombrio da série até agora. Me incomoda muito o título. Apesar de “Tocada pelas Sombras” ser muito impactante e fazer sentido na trama, preferia uma tradução do título original, “Shadow Kiss”, algo como o “O Beijo das Sombras”. Mas isso não seria possível, já que esse é o título do primeiro livro aqui no Brasil. Não entendo porque o primeiro volume ganhou esse título e também não entendo também porque a capa original do terceiro, aqui no Brasil, virou a capa do primeiro livro e a capa original do primeiro, aqui, virou a capa do terceiro.

Título: Tocada pelas Sombras
Título original: Shadow Kiss
Série: Academia de Vampiros
Volume: 3
Autora: Richelle Mead
Editora: Agir
ISBN: 9788522012053
Ano: 2010
Páginas: 384
Classificação: 5/5 [ótimo]

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Olá, Ana. Tudo bem?
    Apesar de gostar bastante de vampiros, confesso que não tenho grandes intenções de ler essa série. Sempre tive um pé meio atrás. rs
    Bom saber que a série ainda está melhorando mais ainda e te agradando. Se continuar nesse ritmo, talvez eu dê uma chance a série.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu amei a série, a indico para todos que gostam de vampiros. Apesar de que talvez o lado mais adolescente da drama acabasse te desagradando... Mas acho que valeria a pena ler pelo menos o primeiro volume!

      Excluir
  2. Olá Ana! :D

    Sou apaixonada por essa série também <3 O único problema é que li pelo computador, e devorei a série inteira em apenas uma semana (sim, muito amor para uma pessoa só!). Com isso, não lembro muita coisa da série... Lembro do Dimitri - é claro - e de como ele me fez sofrer! KKKKKKKKK Quero muito ter a série inteira na minha estante... Quem sabe um dia <3

    Amei a resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, não sei como conseguiu ler todos os livros pelo computador! Eu nunca conseguiria! rs Ah, eu acho que se gostou tanto da série como eu, vale muito a pena ter os livros na sua estante!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)