A amizade de Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho surgiu através da amizade entre seus pais. Entretanto, morando em diferentes cidades, os jovens só se veem uma vez por ano, nas férias de julho, quando vão todos para a pequena e misteriosa Morro do Ferro, apesar de trocarem e-mails ao longo do resto do ano. Logo que chegam a cidade, os garotos são envolvidos pelos muitos mistérios do lugar, que dizem ter sido amaldiçoado por um padre há muito tempo atrás. Corre em Morro do Ferro muitos “causos” e lendas, são poucos os moradores que nunca viram luzes estranhas no céu e há até mesmo aqueles que afirmam ter sido abduzidos.
Todo esse ar quase que místico de Morro do Ferro, assim como as curiosas e assustadoras histórias sobre ET’s, desperta medo e receio nas crianças, mas também a curiosidade. Jonas é quem mais fica interessado, pois logo que chega à cidade começa a ter problemas para dormir e ouvir uma voz misteriosa, vinda do nada, sussurrando que ele é o escolhido. Os outros amigos também não têm noites tranquilas e começam a ser afligidos por pesadelos. Mesmo com grande receio, a turma é incentivada pelos pais e acaba indo acampar no Morro dos Anjos, lugar onde passaram por grandes emoções, descobertas e temores. Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho não estavam muitos animados por passarem três dias sozinhos na mata, entretanto, pode ser que eles não estejam realmente sozinhos.
O Enigma das Estrelas é o primeiro volume da série Clube dos Mistérios. Apesar de ser uma obra para o público infantojuvenil, o livro também pode agradar adultos. Comecei Enigma das Estrelas com boas expectativas, sem esperar que, por causa da faixa etária a qual está destinada, essa fosse uma história muito complexa ou aprofundada. O enredo foi bem desenvolvido, com boas pitadas de mistério e aventura. Entretanto, achei o desfecho da obra muito abruto e um pouco sem graça, cheio de pontas soltas, o suficiente para me deixar curiosa pelo próximo volume, mas um pouco demais a ponto de me deixar levemente frustrada.
Apesar de não ter gostado muito do final, gostei do livro como um todo. A temática é muito interessante e todo o ar de mistério da obra é cativante. Fica evidente, durante a leitura, que Farah pesquisou bastante sobre o assunto que desenvolveu, o que deixou a história bem mais rica e interessante, principalmente em determinados capítulos onde nos deparamos com quadrinhos explicativos com mais informações sobre ET’s, além de lendas, listas de filmes, dicas do que é essencial em um acampamento, etc. Outro detalhe enriquecedor são as referências musicas, principalmente ao Raul Seixas. O autor também me conquistou com sua narrativa em terceira pessoa objetiva e fluída, mas madura.
Entretanto, senti falta de descrições mais aprofundadas, especialmente quanto aos personagens. E falando neles, gostei dos protagonistas, apesar de certas atitudes deles me desagradaram. Outra coisa que me incomodou foi a atitude dos pais dos garotos, afinal, que pai em sã consciência deixa filhos de 11, 12 anos acamparem completamente sozinhos? Entretanto, apesar de irreal, essa é a situação mais importante do livro, pois é partir daí que a história fica mais emocionante.
O Enigma das Estrelas não é uma leitura complexa ou difícil e sim uma história rápida e emocionante, que pode agradar todas as faixas etárias - especialmente quem gosta de tramas de mistério e aventura, e de histórias envolvendo alienígenas -, apesar de quem ficaria mais bem servido com a obra é mesmo o público infantojuvenil. Gostei do livro e fiquei curiosa pelos próximos volumes da série.
A edição de O Enigma das Estrelas é uma delícia. A diagramação está perfeita, cheia de detalhes legais e com ilustrações no início de cada capítulo. Por ser um livro curtinho, as páginas brancas não chegaram a me incomodar e o tamanho e tipo da fonte também estavam bons. Eu adoro essa capa, que além de combinar perfeitamente com a história, é uma gracinha! Eu amei o traço das ilustrações do Samuel Casal!
Título: O Enigma das EstrelasSérie: Clube dos MistériosVolume: 1Autor: F.T. FarahIlustrador: Samuel CasalEditora: Geração JovemISBN: 9788581301747Ano: 2014Páginas: 160Classificação: 3/5 [bom]
Olá, Ana. Tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li a obra, mas pretendo ler em breve. A Naty já leu e adorou.
Realmente é meio irreal os pais deixarem filhos tão novos acamparem sozinhos. Porém, como o mistério promete e eu adoro livros desse estilo, certamente leria.
Excelente resenha.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!
Sim, é irreal, mas como é uma obra meio fantástica por conta dos ET's, acabamos deixando passar esse detalhe.
Excluiroie Ana
ResponderExcluirtem um tempão que estou para ler esse livro, pois eu amo infantojuvenil. Apesar de ser um pouco irreal a situação das crianças acamparem sozinhas muito novinhos, acho que eu gostaria pelo mistério bem desenvolvido.
bjos
www.mybooklit.com
Sim, meio irreal essa situação, mas como é livro e a história é boa, a gente perdoa o autor! rs
ExcluirOi Ana!
ResponderExcluirO livro parece uma boa pedida quando queremos ler algo mais rápido e leve. Apesar dos pontos negativos, parece ser uma boa leitura.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oi, Ana.
ResponderExcluirAchei a capa realmente muito bonita e os detalhes também me chamaram atenção. Gostei da premissa da história, apesar de realmente concordar que pais deixarem filhos tão novos acamparem sozinhos é algo completamente irreal na minha cabeça, mas como é necessário para a história é algo que se pode até relevar para focar nos detalhes. Não gostei muito de saber que o final deixa partes soltas a mais do que o necessário e suficiente para deixar frustada, no entanto, irei dar uma chance e me aventurar nesse clube dos mistérios.
Beijos
A capa e os detalhes são lindos mesmo! É meio irreal mesmo, mas toda a história se desenrola a partir daí. Mas vale a pena ler a obra, mesmo com esse detalhe do final, o livro é bem fininho e cativa!
Excluir