4.1.15

Melhores e piores livros de 2014


Oi amores! Como estão? Esse post está um pouquinho atrasado, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo? 

Em 2014 me superei no número de leituras, terminando o ano com um total de 94 livros lidos, 29 a mais que 2013 e 39 a mais que 2012! É bom ver que estou conseguindo ler cada vez mais! Mas, em literatura, o que vale não é quantidade e sim qualidade, por isso, mesmo não tendo conseguido chegar aos 100 livros lidos, que era minha meta, fiquei bastante feliz com as minhas leituras do ano passado. Eu li muita, mas muita coisa boa em 2014 e, ainda melhor, livros bastante variados, desde clássicos até sucessos contemporâneos. Também tive alguns desapontamentos e leituras ruins, mas isso faz parte, não é mesmo?! 

Então,  post de hoje é uma retrospectiva com ares de premiação, com os 10 melhores (nacionais e internacionais) e piores livros de 2014! Foi muito difícil Confiram:

Melhores livros nacionais:

Sim, vamos começar pelos de casa! Li muitos nacionais bons esse anos, mas os melhores foram:

10º lugar: Azul da Cor do Mar - Marina Carvalho (leia a resenha)


Leve, fofo e divertido. Um ótimo chick-lit.

9º lugar: O Senhor da Luz - Graciele Ruiz (leia a resenha)


Cativante, surpreendente e emocionante, uma excelente obra fantástica. 

8º lugar: Coração de Vidro - Marcos de Sousa (leia a resenha)


O único livro de poesia que li esse ano (shame on me) e um excelente livro de poesia. Fofas, românticas, divertidas, reflexivas, é impossível não se deliciar e se apaixonar com os versos do Marcos.

7º lugar: A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde (leia a resenha)


Comovente e singelo, o livro diverte, emociona e surpreende!

6º lugar: Máscara: A vida não é um jogo - Luiz Henrique Mazzaron (leia a resenha)


Emocionante, viciante e surpreendente! Uma história forte e macabra, mas deliciosa, bom, pelo menos para quem gosta do estilo! rs

5º lugar: A garota que tinha medo - Breno Melo


Uma das minhas últimas leituras de 2014, essa é uma obra singela e comovente, cativante e edificante. O autor aborda um tema não convencional, a síndrome do pânico, com muita maestria e delicadeza. 

4º lugar: O Julgamento de Lúcifer - Adriano Moura (leia a resenha)


Divertido, controverso e intrinsecamente filosófico.

3º lugar: Deixe a Inglaterra Tremer - Sávio Lopes (leia a resenha)


Ah, que saudades e vontade louca de visitar Londres! Essa é uma obra perfeita para quem gosta de viajar e que sonha em fazer intercâmbio.

2º lugar: Eu Vejo Kate: A História de um Serial Killer - Cláudia Lemes (leia a resenha)


Um mergulho profundo e brutal ao mundo dos assassinos em série. Essa é uma obra violenta e sangrenta, uma leitura pesada, mas deliciosa para quem gosta de suspense policial e de tramas envolvendo assassinatos e psicopatas. 

1º lugar: Quarto de Despejo - Carolina Maria de Jesus (leia a resenha)


Passa longe de ser uma leitura agradável ou boa, mas é uma excelente obra para nos fazer perceber a realidade do outro. Esse é um retrato brutal e honesto da vida miserável das favelas e deveria ser lido por todos os brasileiros.


Melhores livros internacionais:

10º lugar: Olympe de Gouges - José-Louis Bocquet & Catel Muller (leia a resenha)


O primeiro HQ que li e uma excelente escolha para conhecer esse tipo de obra. Uma leitura fácil e rápida, mas divertida e emocionante. Foi através do livro que conheci a Olympe de Gouges, uma mulher forte e muito inteligente, que se tornou uma das minhas heroínas!

9º lugar: A Menina Mais Fria de Coldtown - Holly Black
(leia a resenha)


Uma das melhores e mais divertidas histórias de vampiros que já li. Além de emocionante, sexy, obscura e sangrenta, o livro tem pitadas de crítica social.

8º lugar: As Crônicas de Bane - Cassandra Clare, Maureen Johnson e Sarah Rees Brennan (leia a resenha)

Magunus seu lindo! Ele é o melhor personagem da Cassandra Clare e como fãnzona do mundo dos Caçadores de Sombras, obviamente amei a obra!

7º lugar: Outlander: A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon (leia a resenha)


Uma das tramas mais ricas que li nos últimos tempos, que ainda conta com belos e exóticos cenários além de divertidos e apaixonantes personagens. Um livro fantástico, recheado de ação, emoção e romance. 

6º lugar: Garota, Interrompida - Susanna Kaysen (leia a resenha)


Honesto, intenso, questionador e emocionante, essa é uma leitura incrível e inesquecível.

5º lugar: Nosferatu - Joe Hill (leia a resenha)


Um dos meus autores preferidos, Joe não brinca em serviço e mais uma vez nos delicia uma genuína obra de horror, um livro perturbador, cruel e estranhamente divertido, recheado de violência, insanidade e muitas surpresas.

4º lugar: Battle Royale - Koushun Takami (leia a resenha)


Uma leitura cansativa sim, mas complexa e emocionante, Battle Royale consegue juntar diversão e crítica nesse épico sangrento e deliciosamente divertido.

3º lugar: O Senhor das Moscas - William Golding (leia a resenha)


Como o livro acima, O Senhor das Moscas também questiona nossas noções de civilidade e humanidade. O autor explora, de forma genial, a fragilidade da índole humana e do nosso senso de civilização. Uma leitura incrível e deliciosa. 

2º lugar: O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger (leia a resenha)


Se alguém agarra alguém atravessando o campo de centeio... Ah, como não amar e se identificar com Holden Caulfield e sua história? Essa é uma obra livro intensa denso, surpreendentemente divertida e atemporal.

1º lugar: Laranja Mecânica - Anthony Burgess (leia a resenha)


Ah, Alex! Como não amar esse controverso personagem e sua Laranja Mecânica?! Impactante, um verdadeiro show de horrores, o livro é uma obra complexa, mas divertida e reflexiva, que além de entreter e provocar o leitor, o faz pensar bastante. Um retrato da maldade, um apelo pelo livre arbítrio, uma trama carregada de simbolismos e significados, uma história sobre amadurecimento, Laranja Mecânica é um livro para os de estômago forte! Está entre os meus favoritos de todos os tempos!

Piores livros:

Ah, nem tudo são flores nessa vida! Apesar de ter tido leituras mais ou menos e algumas decepções, só consegui eleger três livros os "piores do ano":

3º lugar: Quando Tudo Volta - John Corey Whaley (leia a resenha)


Se tivesse uma categoria de livro "sem noção" do ano, Quanto Tudo Volta seria o vencedor. A obra não me conquistou, não me agradou e nem ao menos fez sentido. 

2º lugar: Os Três - Sarah Lotz (leia a resenha)


Também conhecido como "a decepção do ano" e "pior final de 2014". Os Três estava uma ótima leitura, até chegarmos em um final completamente sem noção e que me fez odiar o resto da obra. 

1º lugar: Revelações - André Vianco (leia a "resenha")


Realmente o pior do ano, considerando que nem cheguei a terminá-lo. Revelações me desagradou tanto que abandonei a leitura, coisa que praticamente nunca faço. A leitura estava impossível de arrastada e o autor se perdeu completamente nas tramas secundárias. 


E já que estamos fazendo um apanhando das leituras de 2014, eis meu feedback geral do ano, que fui convidada a responder pela Ni do blog Cia do Leitor e que postei na página do blog mais cedo:

1) O melhor livro que li este ano: São dois: Laranja Mecânica (Anthony Burgess) e Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus)
2) Surpreendeu positivamente: Contos de Machado de Assis (Machado de Assis)
3) Surpreendeu negativamente: Os Três (Sarah Lotz)
4) Abandonei, mas vou dar uma chance: Abandonei apenas Revelações (André Vianco) esse ano, mas não vou dar outra chance ao livro. 
5) Leitura boa, mas difícil: Battle Royale (Koushun Takami), demorei 18 dias para ler, mas valeu muito a pena!
6) Chorei de soluçar: Não me lembro de nada que li esse ano que me fez chorar rs
7) Divertido: Condenada (Chuck Palahniuk), um dos melhores do ano. Impossível não gargalhar com o humor negro do autor.
8) Próxima leitura: Cidade dos Ossos, Cassandra Clare
9) Quero ler, mas ainda não tenho: Laços de Sangue (Richelle Mead)


Bom amores, é isso! Esses foram os melhores e piores livros que li em 2014! O que acharam? E quanto a vocês? Quais foram suas melhores e piores leituras? Não deixem de comentar! Beijos!

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. adorei suas escolhas. Tem alguns de sua lista que pretendo ler, Como Deixe a Inglaterra tremer, Coração de Vidro e Máscara. Eu li A máquina de contar histórias e me apaixonei pela escrita de Gomyde ♥
    Dos demais, eu quero mt ler A menina mais fria, Nosferatu e BR. Li Garota, interrompida e O senhor das moscas. São ótimos :D
    Ah, O apanhador e Laranja tbm são ótimas leituras...
    se bem que não me identifiquei com Caulfield hahaha
    Tava tão empolgada com Os três, mas nao sei se lerei... xD
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/


    p.s: obrigada por me indicar e vou responder ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Sério que não se identificou com o Caulfield? Sei lá, como estou mais ou menos na faixa etária dele, me identifiquei bastante. Laranja Mecânica é meu queridinho! <3 A escrita de Gomyde é mesmo muito boa, ele é um dos grandes talentos da literatura nacional! Eu também estava mega empolgada com Os três, mas você viu no que deu! rs

      Excluir
  2. Olá!
    O céus, não li nenhum destes, adorei sua lista e ficarei longe destes ruins ai, rs.

    Beijos
    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que não leu, mas espero que em 2015 consiga conhecer essas e outras obras!

      Excluir
  3. Estou aguardando o meu A garota que tinha medo, espero gostar muito do livro.
    Li também Garota, Interrompida e gostei, não é um dos meus preferidos mas é bacana. Quero ler O Apanhador no Campo de Centeio, Laranja Mecânica - que ainda não li mais desejo muito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste de A garota que tinha medo, é uma boa e edificante leitura. Leia mesmo O Apanhador no Campo de Centeio e Laranja Mecânica, os dois são perfeitos!

      Excluir
  4. todas as histórias marcam, mas como não se apaixonar por Mauricio e Marina? dois astros da literatura nacional, simplesmente feras da escrita
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Mauricio e Marina estão dando um show quanto a boa literatura! Os dois são muito talentosos e vamos torcer para que o sucesso deles incentivem outros, para que assim a literatura nacional possa crescer ainda mais!

      Excluir
  5. Oi Ana! Ao contrário de você, ando diminuindo a quantidade de leituras, na época da escola lia bem mais rs. Mas esse ano consegui recuperar um pouco a quantidade de lidos, por mais que, como você disse, é bem mais importante qualidade do que quantidade.
    Sobre os seus preferidos nacionais tenho que dizer que não li nenhum desses, mas estou com A Máquina de Contar Histórias aqui para ler em breve, e é bom saber que é tão bom assim. Sobre os internacionais, desses só li As Crônicas de Bane, e me decepcionei um pouquinho, apesar de ter gostado. Estou a tempo tentando conseguir Outlander para ler, mas ainda não encontrei uma promoção para compra-lo. Esse ano consigo! rs Sobre suas decepções, realmente, Quanto Tudo Volta também foi uma decepção para mim, até agora não entendi o sentido do livro.
    Não consegui decidir qual foi meu livro favorito esse ano, foram tantos ótimos, mas fico entre Coração Ardente, O Segredo de Ella e Micha, A Rosa da Meia-Noite e Princesa Mecânica, acho. Sobre as decepções não foram muitas, além de Quando Tudo Volta me decepcionei bastante com Fogo Cruzado e com As Brumas de Avalon. Acho que esses foram os principais rs.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, uma pena que não você não leu tanto, mas se leu coisas boas já tá valendo! A Máquina de Contar Histórias é bem legal, acho que vai gostar! Eu gostei muito de As Crônicas de Bane e, para mim, o livro estava perfeito. Uma pena que ele não foi tudo o que você esperava. Bom saber que não foi a única a não gostar de Quanto Tudo Volta! rs Também não "peguei a vibe" daquele livro até hoje! kkk Princesa Mecânica também está entre as melhores leituras do meu ano, apesar de não ter entrado no post. Sou louca para ler As Brumas de Avalon!

      Excluir
  6. Olá, Ana.
    Em primeiro lugar fiquei imensamente feliz por ver o Coração de Vidro nessa lista. Na verdade, eu nem imaginava que isso iria acontecer. Comecei a semana com o pé direito, sem dúvidas.
    Quantos aos demais livros:
    O Senhor da Luz eu já li e é realmente um bom livro. Eu estou aguardando a continuação, porque li o primeiro e gostei bastante.
    Deixe a Inglaterra Tremer eu também li. Achei O Senhor da Luz melhor do que ele, mas isso não tira os méritos de Deixe a Inglaterra Tremer. Ele é realmente um ótimo livro.
    Dos internacionais, eu já li O Apanhador no Campo de Centeio e Laranja Mecânica. Esse segundo livro é o meu favorito e duvido muito que um dia deixe de ser. Quanto ao primeiro, está entre os favoritos. Eu gosto imensamente dele.
    Da lista negativa, eu não li nenhum. Mas quero muito ler Os Três.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Coração de Vidro merece estar na lista! Também estou curiosa pela sequência de O Senhor da Luz! O Apanhador no Campo de Centeio e Laranja Mecânica são mesmo muito bons! Os dois são uns dos meus queridinhos! Eu evito dizer a alguém "não leia isso", afinal as opiniões podem divergir. Mas eu não gostei de Os Três, espero que tenha mais sorte com o livro do que eu!

      Excluir
  7. Hahahahaha eu gostei bastante de Quando tudo volta :) Livros são tão particulares não é? Alguns amam outros detestam rs adorei a ideia do post e em breve quero ler o seu primeiro lugar de uma das listas de melhores, "Laranja mecânica" sempre me chamou bastante atenção.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tudo volta não funcionou para mim, mas que legal que você gostou! Eu amo a literatura por isso, ela agrada aos diferentes gostos! Ah, Laranja mecânica é meu queridinho, então digo para quem quer ouvir: leia mesmo!

      Excluir
  8. Oi Ana.
    Os Três foi realmente minha decepção do ano.
    Laranja mecânica é um livro que preciso conhecer, vi que ele esteve entre as melhores leituras em várias retrospectivas.
    A garota mais fria de coldtown está na estante, gostei de saber que traz uma história diferente envolvendo vampiros.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, finalmente uma pessoa que também não gostou de Os Três! Todo mundo fala tão bem do livro, mas eu também não gostei, o livro não funcionou pra mim. Laranja mecânica é muito, muito bom, e a A garota mais fria de coldtown também é legal! Leia ambos se tiver oportunidade!

      Excluir
  9. Fiquei até triste de comentar, porque eu não li nenhum desses. Nenhum, nenhum... :~

    Mas tudo bem porque alguns deles estão na minha lista de rpetensões.
    E que venha 2015!

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena, mas estou torcendo para que, em 2015, você leia esses e muito mais!

      Excluir
  10. Dos nacionais citados como melhores, li apenas o da Marina que também adorei. Já na parte internacional, só li Outlander (gostei) e Garota, Interrompida (que não gostei muito).
    Também li Os Três, mas não o colocaria entre os piores, apesar de não ter achado aquela maravilha toda.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que não gostou de Garota, Interrompida? É um dos meus favoritos de todos os tempos. Ah sei lá, vi muita gente falando bem de Os Três, mas para mim a leitura não funcionou mesmo.

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)