No dia de seu quinto aniversário de casamento, Amy Dunne desaparece de sua casa em uma pequena cidade no Missouri. Quem chama a polícia é seu marido Nick (Ben Affleck), um professor e dono de bar, que, após encontrar a sala da casa revirada, suspeita que algo tenha acontecido a mulher. Quando questionado sobre os hábitos e amizades de Amy, Nick demonstra nenhum conhecimento sobre a mulher, o que levanta suspeitas não só da detetive Rhonda Boney (Kim Dickens), mas também da mídia. A reação fria e distante do homem diante o desaparecimento da esposa é alvo de críticas e logo Nick é o homem mais odiado da América e o suspeito número 1. Amy foi a inspiração de seus pais para uma série de livros infantis, Amazing Amy (Incrível Amy), que fizeram sucesso em todo o mundo, o que atrai mais atenção ao caso.
Boney começa a cavar a vida do casal e encontra um casamento em crise, problemas financeiros e disputas domésticas, além de evidências de que Nick seria um homem violento e que Amy estava presa em uma rotina solitária marcada pelo medo. Enquanto a polícia e a mídia continuam com uma verdadeira caçada para provar que Nick matou Amy, o marido embarca em sua própria busca. Em todo aniversário de casamento, Amy planejava uma caça ao tesouro e, dessa vez, não foi diferente. Através de cartões com pistas, Nick tenta decifrar o que Amy estava pensando e onde diabos ela se meteu. Conforme a polícia e a mídia encontram cada vez mais provas de que Nick era um homem desprezível, um mentiroso e violento sociopata, o marido, com ajuda da irmã gêmea Margo (Carrie Coon) e de seu advogado, continua tentando desvendar a mulher, que não era a Amy bonita, gentil e perfeita, a garota exemplar, que todos pensam.
Eu já esperava muito de Garota Exemplar, afinal não só o livro ganhou muitos elogios, mas também sua adaptação cinematográfica. Eu adoro suspenses policias, então já esperava ser conquistada pelo longa, apesar de também esperar algo clichê. Entretanto, Garota Exemplar acabou me surpreendendo bastante. A trama extremamente é inteligente e inovadora e o suspense da história muito bem construído. O filme consegue mexer com a cabeça do expectador, plantar dúvidas e certezas na nossa mente, apenas para desconstruí-las depois. Nada é o que parece e quando você pensa que desvendou tudo, um pequeno detalhe te faz duvidar da própria lógica.
Primeira "pista" da Amy, do aniversário de 5 anos.
Para conseguir mexer tanto com o expectador assim, Garota Exemplar só podia contar com um elenco de primeira e que fez um trabalho brilhante. Um dos motivos que me fez querer ver a obra foi Ben Affleck, ator que adoro. Como Nick, Ben Affleck se encaixou perfeitamente no papel de marido que esconde algo e realmente conseguiu despertar as diversas emoções que seu personagem causa ao longo da história: confusão, raiva, pena, desapontamento e muito mais. Entretanto, quem brilha em Garota Exemplar é a Amazing Amy, Rosamund Pike, que já tinha visto em um filme ou outro, mas que realmente me fez sua fã nesse longa. A personagem de Pike é a mais complexa do filme e a atriz conseguiu interpretá-la com perfeição. Mais que uma dona de casa, mais que a Amazing Amy dos livros de seus pais, Amy é uma mulher inteligente e que tira o nosso fôlego ao se revelar por completo. Pike conseguiu captar e transmitir perfeitamente todas as nuances da Amy, tanto as verdadeiras quanto as falsas. Os outros atores também fizeram um excelente trabalho. Outra boa surpresa foi Neil Patrick Harris como um ex-namorado de Amy que jamais superou a garota.
Diário da Amy, uma das provas que mais incrimina Nick.
O diretor David Fincher fez um excelente trabalho em Garota Exemplar e talvez seu forte realmente seja mesmo adaptações de livros, pois ele já havia me conquistado e mostrado ser bom de serviço em Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres e também dirigiu O Curioso Caso de Benjamin Button e o bem aclamado e que morro de vontade de assistir Clube da Luta. A fotografia de Garota Exemplar não é das mais impressionantes, mas é muito boa. Eu amei a trilha sonora, apesar de que, durante o filme, ela não ganha tanto destaque. Mas, pelo menos para os apaixonados por trilhas sonoras que nem eu, vale a pena baixar a de Garota Exemplar.
Surpreendente, inteligente e impactante, Garota Exemplar é um dos melhores filmes que assisti nos últimos tempos. Um suspense policial muito bem construído, essa é uma trama sobre aparências, relacionamentos desgastados e o impacto e o poder de persuasão da mídia. Cheio de reviravoltas, mentiras e sangue, Garota Exemplar é uma obra instigante, cativante e deliciosa, que desperta diversos e contraditórios sentimentos no expectador. O final é frustrante de uma maneira boa, carregado de certa ironia que provoca a quem esperava o “felizes para sempre”. Nem preciso falar que fiquei absolutamente maluca para ler o livro!
Confiram o trailer do filme:
Oi Ana, tenho muita vontade de ler o livro Garota Exemplar, mas já que acho que não vou conseguir fazer isso em breve, irei assistir ao filme primeiro. Já que você disse que gostou muito, tenho certeza que também irei adorar, pois adoro um suspense policial!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com
Também vi o filme primeiro porque sei que não vou ler o livro em breve, apesar de que ainda quero muito ler a obra. Espero que curta o filme também.
ExcluirOi Ana, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que me decepcionei muito com o filme e o livro. Bem, a história tem em si uma premissa muito boa, a trama é excelente, tudo do jeito que a Amy fez parecer, é realmente genial, mas que final péssimo, eu sinceramente preferia que ela tivesse um final diferente, ou um pouco mais convincente. Por mais inteligente e instigante que fosse as ações da personagem principal ficou algo muito falso e bem cara de "só acontece em filmes" o final.
Na verdade creio que não gostei da história, eu ainda prefiro os suspenses policiais a lá Hercule Pairot da Agatha Christie. Mas pra quem gostou, vai adorar o filme, porque o roteiro está bem sincronizado com o livro, nesta parte ficou muito bom mesmo, pena que não acontece com todas as adaptações.
Bjkas
Marina :)
afinsdaleitura.blogspot.com/
Ah, uma pena que tanto livro quanto filme te decepcionaram. O final é realmente frustrante e a trama um pouco improvável, mas como sei que é ficção, isso não me incomodou. Bom saber que o roteiro é fiel ao livro. E é mesmo uma pena que a maioria das adaptações não ficam tão boas.
Excluirqueria ter visto esse filme, mas não entrou em cartaz por aqui :/
ResponderExcluirnão gosto de mistérios, mas pelo Ben Affleck tudão de bom eu encarava, ta o Ben tem uma parcela de culpa nessa minha vontade de ver o filme, mas o bom enredo também chama a atenção
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Ah, uma pena que não passou no cinema daí. Sérios que não gosta de mistérios? Eu amo! E esse filme vale a pena assistir, mesmo que seja apenas pelo Ben Affleck! rs
ExcluirOlá,
ResponderExcluirO filme parece mesmo ser ótimo, a verdade é que perdi o interesse no livro depois que li um spoiler imenso dele sobre a protagonista, rsrs. Mas ainda quero ver o filme e sua opinião positiva sobre ele só me incentivou mais.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
rs Ninguém merece spoiler! Mas assista o filme, acho que você vai gostar.
ExcluirDavid Fincher quase nunca me decepciona \o/ Sei que posso ir assistir sem medo. O livro provavelmente não irei ler (Eu não tenho planos de comprar e tenho muitos livros encalhados na estante então eu vou dar prioridade para os que já tenho mesmo.) Em breve irei assistir ele, Ana :)
ResponderExcluirBeijos
Passaporte Literário
Virei fã do David com esse filme! Também não tenho planos de comprar o livro, mas estou torcendo para que alguma boa alma me dê ou que compre e me empreste! rs
ExcluirConfesso que sou meio medrosa para ler esse tipo de livro e assistir esse tipo de filme. Porém, diante de tantos elogios, estou roendo as unhas de ansiedade para conhecer a história, verdadeira, de Amy e Nick. Espero conseguir ler o livro ainda esse ano para tirar a minha prova e então assistir ao filme com o divo Ben Affleck!
ResponderExcluirbeijos
Nica