Velha história, novo olhar
Alguns diriam que ser uma rica e belíssima rainha, que detêm total poder e controle sobre seu marido e rei, é o suficiente para fazer uma mulher feliz. Lilith não poderia discordar mais. A rainha de beleza estonteante é provavelmente a pessoa mais descontente de seu Reino. Casada com um homem que lhe causa nada além de repulsa, Lilith passa a maior parte do tempo despercebida, tanto pelos súditos tanto pelo próprio marido: todos os olhos – e corações - do Reino pertencem à princesa que a rainha apelidara anos antes de Branca de Neve.
“As pessoas enlouqueceram. Branca de Neve, a rainha de seus corações. A garota que podia conquistá-los com algo tão simples quanto uma maçã. Tudo era tão fácil para a bela, adorável e perfeita Branca de Neve.” Pág. 13
Branca de Neve passa longe de comportar-se como uma princesa. Tudo nela, desde o modo como se veste e se comporta como um menino até sua personalidade amável, aventureira e simplória, mas, principalmente, uma beleza única que supera a sua, irrita Lilith profundamente. A rainha teve uma infância e adolescência sofrida, foi criada a mão de ferro por causa de seu posto de princesa e obrigada a se casar apenas para não acabar sendo queimada na fogueira quando seu pai descobrira que a filha e a mulher eram bruxas.
Quando o rei parte para a guerra, Lilith vê sua oportunidade de sair do segundo plano. A rainha sabe que nunca poderia ter o amor de seus súditos, então, resolve ter o seu medo. E seus planos de governo também se referem à Branca de Neve, que ela pretende transformar em uma dama para que se case logo e a deixe em paz. Mas suas investidas brutas acabam despertando a ira de Branca de Neve contra a rainha, a garota começa a acreditar que a madrasta está tentando assassiná-la.
Entretanto, por mais que Lilith odiasse a enteada por tê-la humilhado publicamente e por ser inocente e feliz enquanto ela nunca fora, a rainha não estava realmente desejando matar a princesa. Pelo menos não até o momento em que ela se percebe que, se tudo o que ela fez chegar aos ouvidos do rei, nada poderia salvá-la. Assim, a rainha toma o controle da cidade e pede a um caçador que fora capturado pelos seus guardas que traga o coração de Branca de Neve.
Todos sabem como a história caminha a partir daí, mas posso afirmar com certeza de que o final desse conto de fadas passa longe de ser bonitinho e feliz.
“- Traga-me o coração dela – disse com suavidade a rainha antes de fechar rapidamente o medalhão. – Ou você vai trazê-lo para mim, ou eu mesma vou arrancá-lo.” Pág. 93
Veneno é o primeiro livro da Saga Encantadas, que até agora conta com três volumes que podem ser lidos de forma independente.
Veneno traz o conhecido conto da Branca de Neve sobre um novo olhar. Diferente do que eu esperava, o livro não traz muitas mudanças ou novidades na história em si, apenas a conta com mais aprofundamento - exceto pelo final completamente inesperado e muito longe do conhecido “felizes para sempre”. Veneno consegue surpreender e me agradou bastante.
A narrativa em primeira pessoa da autora é excelente e flui com rapidez. O narrador onisciente entra na cabeça dos personagens e não só nos mostra o que eles estão pensando e sentindo, mas sua verdadeira natureza. Eu gosto de releituras que tragam algo novo e, apesar de não ter feito grandes alterações na história, a autora se aprofundou mais nos personagens. Tanto a Rainha Má, a Branca de Neve, o Caçador e até mesmo o Príncipe Encantado nos surpreendem com uma personalidade completa e complexa. Pinborough compensa a trama sem surpresas com personagens quase que novos e que soaram muito reais e humanos, e que mudam ao longo da história. Aqui os papéis de mocinho e vilões se misturam já que ninguém é completamente bom ou inocente.
Na verdade, a inocência passa longe desse livro. A conhecida história da Branca de Neve perdeu todo o seu caráter de “conto de fadas” e se tornou uma trama de fantasia envolvente e impactante, perfeita para amantes dos contos da carochinha, que, como eu, cresceram e não se convencem mais com as inocentes histórias que ouviam na infância.
A Lilith, claro, foi minha personagem favorita. Amei o modo como a autora a construiu, mostrando que a não só vida difícil a deixara dura e infeliz, mas também suas escolhas egoístas e vaidade exacerbada. Também adorei a Branca de Neve que, diferente do conto original, é uma garota selvagem e inconsequente. Branca de Neve não é totalmente inocente e grande parte do seu destino nada feliz é causado por suas ações. O Caçador foi meu segundo personagem favorito e gostaria que tivesse aparecido mais. Também adorei a avó de Lilith, que na verdade é a velinha bruxa da história de João e Maria. Amei que a autora tenha entrelaçado os diferentes contos de fadas!
Veneno é um conto de fadas para adultos, recheado de ironia e realismo, que traz cenas fortes, personagens de índole e ações questionáveis e final surpreendente. Estou louca para ler os próximos volumes da série, assim como outros livros da autora.
Quanto a edição, só tenho elogios. A tradução estava perfeita e a diagramação divina! Amei os detalhes no início e no final do capítulo, assim como as páginas amareladas de material mais grosso, o que passa a impressão de que se está lendo um livro antigo de conto de fadas. Essa capa é absolutamente divina, uma das minhas preferidas da minha estante! Apesar da posição e do corpo da modelo estarem meio estranhos, ela é simplesmente lindíssima, entretanto, apesar dos lábios vermelhos, pele alva e cabelos negros como a noite, não a imaginei como a Branca de Neve e sim como a Lilith.
Título: VenenoTítulo original: PoisonSérie: Saga EncantadasVolume: 1Autora: Sarah PinboroughEditora: ÚnicaISBN: 9788567028002Ano: 2013Páginas: 224Classificação: 4/5 [muito bom]
Oi Ana,
ResponderExcluirjá pedi os 3 livros lançados desta série de presente para o meu namorado! hahaha
a trama deles parece ser ótima. adoro a história da Branca de Neve e com certeza este reconto está incrível! *-*
estou bem empolgada hahaha
rs, que invejinha! Estou louca pelos próximos volumes, mas não vou comprá-los tão cedo... Acho que você vai gostar da história.
ExcluirOlá, Ana. Gosto bastante de releituras de clássicos e contos de fadas, mas tenho muitas dúvidas sobre esse livro e também sobre a série. Já li alguns comentários sobre as características da obra que não me agradaram muito. Talvez a leitura não flua muito bem para mim. Mas quem sabe, né?
ResponderExcluirO que mais me chamou a atenção, de cara, foi o nome da rainha. Achei original, principalmente por remeter à primeira mulher de Adão.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro
Hum... Também acho que essas releituras não vão te agradar muito. Apesar de aprofundar nos personagens, a autora deixa um pouco a desejar quanto a trama... Mas se tiver oportunidade, leia o livro, quem sabe você não gosta? rs Sim, o nome da rainha é o melhor! Adoro a figura misteriosa de Lilith, que já vi em outros livros como primeira mulher de Adão, primeira vampira, um demônio poderoso, mas até mesmo filha de Judas! hahaha
ExcluirJá tinha ouvido falar da série, mas não havia lido nada sobre ela. Gosto muito desse tipo de livro e mal posso esperar para ler..
ResponderExcluirOi Ana, achei muito bonito o trabalho gráfico da editora, e não vejo a hora de ler este conto de fadas moderno. Que bom que você gostou.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Estou doida pra começa a ler essa saga, curto muito releitura de contos de fadas e cada resenha que lei dos livros me deixa ainda mais ansiosa pra conferi esse conto de fadas moderno.
ResponderExcluirAdoro esses livros! Mesmo não tendo mudado a fundo a história, a autora trouxe coisas novas, aprofundou outras e eu realmente gostei disso, acho que pra mim isso funcionou melhor do que se ela tivesse mudado tudo. Adorei a Rainha e o Caçador e tenho certeza que você vai gostar dos outros dois livros Ana. Sou apaixonada pelas capas dos livros <3
ResponderExcluirQuando li algumas resenhas não fiquei interessada nos volumes da série, pois quando li uma releitura de um conto achei um "porre", devido a isto fiquei meia desacreditada nos exemplares.
ResponderExcluirMas acho que irei dar uma chance a este livro.. tomare que eu goste.
Oi Ana. eu adoro contos de fadas, e estou interessada nesta série desde o lançamento deste livro. Achei legal saber que o final da história é diferente e que a autora mexeu um pouco com a personalidade de cada personagem. Espero poder ler em breve.
ResponderExcluirBeijos
Não gosto de releitura de clássicos, mas já fiquei mais animada ao saber que o final surpreende. Adorei a arte da capa e os detalhes nas páginas.
ResponderExcluirNOSSA, parece ser muito bom, estou muito louca mesmo para ler os três livros! Como por enquanto to sem graninha pra comprar ele esperará um pouquinho, mas já está na lista de desejados... Eu estou super curiosa para ler, dever super ultra mega bom hahhaha Obbrigada pela resenha, estava muito boa mesmo, e parabéns pelo blog.
ResponderExcluirGostei da arte da capa me deixou o livro me deixou interessada pra saber mais principalmente do caçador que e meu personagem favorito espero que o príncipe seja algo diferente e que fuja do esperado !!!
ResponderExcluir