19.12.14

Resenha: Outlander, A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon


Após o final da Segunda Guerra Mundial, o casal Claire e Frank Randall viaja para a Inverness, na Escócia, para se reconectarem depois de tantos anos praticamente separados. Mas, além da segunda lua de mel, o casal está ali também para pesquisar sobre Jonathan “Black Jack” Randall, um antepassado de Frank. Apesar de ainda terem muito carinho um pelo outro e estarem felizes, é inegável que há certa estranheza entre o casal, causada, provavelmente, pelas terríveis experiências da Guerra, onde Frank serviu como soldado e Claire como enfermeira. 

Apesar da tradição católica, a Escócia também é marcada de tradições pagãs e certo ar místico, algo que Claire e Frank logo percebem. Movidos pela curiosidade, o casal presencia um ritual druida na montanha de Craigh Na Dun, que abriga um círculo de pedras, um monumento megalítico. Uma entusiasta por botânica, Claire volta ao círculo em outro momento, para colher uma planta que chamou muito a sua atenção, mas que ela não conseguira identificar. Mas, quando toca em uma das pedras do lugar, Claire acaba sendo jogada no passado, fato que ela demora um pouco a perceber.


Vendo homens com roupas antigas, Claire pensa ter esbarrado em uma gravação de algum filme, mas, a surpresa maior é quando ela esbarra em um homem muito parecido com seu marido Frank, mas que ela descobre ser o antepassado do mesmo, o Black Jack Randall. Randall não é um dos homens mais cavalheiros do mundo e, encontrando uma inglesa estranha, no meio do nada e em roupas inapropriadas, ele supõe que Claire é uma prostituta e está prestes a violentá-la quando um escocês a salva, mas apenas para torná-la prisioneira dele. 

O homem que salvou Claire a leva para junto de seu grupo: escocês típicos, vestidos com kilts e armados até os dentes. Apesar de assustada, Claire não consegue segurar seus impulsos de enfermeira ao ver um dos homens do bando machucado e sendo tratado de forma errada. Ela assume os cuidados do homem ferido, chamado Jamie, o que desperta o respeito, mas ainda mais desconfiança do resto do bando. Incertos da identidade da moça – seria ela uma prostituta, uma espiã, uma bruxa? -, o grupo leva Claire consigo para o castelo do clã Mackenzie, clã ao qual o bando pertence.

Claire rapidamente se adapta ao ambiente, para ela, estranho e começa a buscar maneiras de voltar até Craigh Na Dun e voltar para seu próprio tempo. Entretanto, a tarefa não será fácil. Presa na violenta Escócia de 1743, com sua complicada política de Clãs, onde as mulheres têm pouquíssimo, quase nenhum, poder e voz, e os ingleses são odiados, será que Claire conseguirá, sozinha, completar sua missão? Quanto mais tempo se passa, mais a mulher vai compreendendo a dinâmica da sociedade escocesa da época, mas também atraindo suspeitas e inimigos. Entretanto, Claire também faz amizades e aliados, especialmente com um certo jovem escocês. Como ela, Jamie guarda muitos segredos, mas a amizade entre eles surge naturalmente, assim como uma atração inegável. Entretanto, seria Claire capaz de trair Frank e Jamie de se envolver com uma inglesa? Claire ainda quer voltar para casa, para seu tempo, mas será possível que ela possa encontrar mais motivos para ficar do que para voltar? 


Desejei Outlander: A Viajante do Tempo, primeiro volume da série Outlander, desde o seu lançamento e, apesar de já ter grandes expectativas para o livro, acabei sendo em muito surpreendida ao longo de suas 800 páginas. Apesar de muito extensa, a minha leitura foi extremamente rápida e devorei esse gigante em apenas três dias! E como consegui isso? Bom, eu simplesmente não conseguia parar de ler! 

A Viajante do Tempo me conquistou logo nos primeiros parágrafos, especialmente por causa da narração em primeira pessoa da Claire. Meio cínica e muito irônica, a protagonista passa longe de ser aquele tipo de personagem feminina bobinha e dependente. Claire é uma mulher forte, decidida, corajosa e muito benevolente, do tipo que fala palavrão mesmo e enfrenta qualquer pessoa, até mesmos escoceses altos, bravos e armados. Entretanto, felizmente, a autora não deixa também de mostrar as fraquezas, os defeitos, os medos e anseios da protagonista. Apesar de ser forte, Claire não é inabalável, e o leitor se cativa muito com essa personalidade tão humana.

De fato, todos os personagens de Gabaldon são humanos e complexos. Todos têm personalidades fortes e papel na história. Claire, claro, foi minha favorita. Mas é impossível não amar e suspirar por Jamie. Um exímio guerreiro, um homem inteligente e bonito, Jamie é um bruto e um fofo ao mesmo tempo. Ele é leal, corajoso, divertido e marcado por um passado de muitas alegrias, mas também muitas dores. Jamie não é o príncipe perfeitinho do cavalo branco, ele tem defeitos e comete erros, e isso apenas o torna mais incrível – e o sonho de qualquer mulher. Por ser tão extenso, o livro ainda tem muitos outros personagens, todos marcantes, e gostei de absolutamente todos.


Além de personagens incríveis, Gabaldon ainda me cativou com a excelente e fluída narrativa, assim como a trama extremamente bem bolada e bem desenvolvida. A Viajante do Tempo nos surpreende a cada momento e conquista com sua história recheada de ação, emoção e romance. Outro ponto a favor da autora foi a extensão de seu conhecimento histórico, Gabaldon conseguiu explorar com perfeição os costumes, assim como os conflitos, da época. Algo que amei é que a autora não nos mostra só o lado “bonitinho”, ela também explora a brutalidade do período, a violência, os jogos políticos, as batalhas, a falta de higiene, etc. Outlander é uma aula de história sobre a Escócia do século XVIII, mas também uma viagem ao lugar. O belíssimo cenário é explorado com perfeição e, além de sentir-se na época, o leitor sente-se também no local.

Estou até agora maravilhada com Outlander: A Viajante do Tempo, que entrou para a lista dos favoritos e me deixou louca não só pelos outros livros da série, mas também pela adaptação para a TV que a história ganhou. Também fiquei morrendo de vontade de visitar a Escócia e conhecer as belas paisagens e os lugares históricos citados no livro.


Outlander: A Viajante do Tempo pode ser uma leitura extensa, mas não é cansativa e vale muito a pena. Depois que se começa, é impossível parar de ler essa fantástica e emocionante história. O leitor viaja junto com a protagonista, mas, diferente dela, não deseja voltar. Outlander agrada fãs de diferentes gêneros, desde romance romântico, romance de época, até aventura, fantasia, e muito mais! Indico esse livro para todos!

A edição também não decepcionou. A tradução está perfeita, não encontrei nenhum erro, e a diagramação também – adorei o detalhe no início das diferentes partes do livro. Eu amo essa capa, que combina perfeitamente com a história. 


Título: Outlander: A Viajante do Tempo
Título original: Outlander
Série: Outlander
Volume: 1
Autora: Diana Gabaldon
Edição: 2
Editora: Saída de Emergência Brasil
ISBN: 9788567296227
Ano: 2014
Páginas: 800
Classificação: 5/5 [ótimo] - favorito
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Saída de Emergência Brasil

Leia também:
A Libélula no Âmbar - Série Outlander - Vol. 2
O Resgate no Mar, PARTE 1 - Série Outlander - Vol. 3
O Resgate no Mar, PARTE 2 - Série Outlander - Vol. 3


Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Oi Ana. Vi este livro na livraria e achei ele enormeeee. Grande façanha você ter lido ele em 3 dias, eu não conseguiria provavelmente... kkkk Adoro história de viagens ao tempo, e também tenho curiosidade com a Escócia, acho que vou amar este livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro é gigante! Mas a leitura tava tão boa que nem me dei conta disso enquanto lia! Acho que você iria gostar da obra...

      Excluir
  2. Olá, Ana.
    Fiquei encantado com a resenha e, claro, com muita vontade de ler o livro.
    Achei muito original o processo como ela foi "jogada" para o passado, principalmente porque tenho um carinho literário enorme pelos druidas. Já li muitos livros sobre eles e me isso me chamou a atenção nesse livro.
    Como gosto um pouco de romance de época, acho que uns beijinhos não vão atrapalhar a fantasia e a aventura da obra. rs
    Excelente dica, Ana. Só espero ter coragem para encarar esse livrão. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas gente, sério que você está com medo das 800 páginas?! rs O livro é mesmo um gigante, mas, pelo menos para mim, a leitura vale muito a pena! Não conheço muitos sobre os druidas, mas qualquer coisa mítica me chama muita atenção, então adorei Outlander nesse sentido! kkk E ah, a história tem mais que "uns beijinhos", mas não atrapalha a aventura e a fantasia. Na verdade, eu até fiquei um pouco perdida com a quantidade de informações a cerca da política da época kkk

      Excluir
    2. Livro de 800 páginas não me assusta, desde que eu tenha certeza que eu vá gostar do livro. Eu, por exemplo, leio tranquilamente As Crônicas de Gelo e Fogo. Mas até romance de 400 páginas me deixa com um pé meio atrás. rs
      Os druidas são/eram um povo incrível. Se quiser conhecer mas sobre eles, recomendo a série As Brumas de Avalon. São quatro livros incríveis.
      Mais do que uns beijinhos? kkkkk Vou confiar em você já que você diz que não atrapalha o resto do livro rs
      Ah, isso eu vou gostar. Eu adoro política. <3

      Excluir
  3. Oii!
    Eu tinha visto essa capa em algum lugar, mas nunca lido a resenha.
    Adorei toda essa história de voltar no tempo, é interessante tentar imaginar como alguém de um século tão moderno se comportaria em algum anterior e fiquei muito curiosa para saber como termina a história *-*
    Adorei a resenha :)
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, deve ser mesmo tão legal, ao mesmo tempo em que assustador, viajar no tempo! E como isso - ainda - não é possível na vida real, o melhor é aproveitar quando encontramos isso na ficção! Mas eu não sei como eu me viraria no passado sem todas as nossas tecnologias! rs

      Excluir
  4. Estou doida pra ler esse livro, curto muito história sobre viagem no tempo, estou amando a série de TV e por isso fiquei ainda mais interessada em conferi o livro, 800 páginas não me assusta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é ótima, mas o livro melhor ainda e, como o grande número de páginas não te assusta, leia mesmo Outlander!

      Excluir
  5. Outlander tem mesmo este poder, não conseguimos parar a leitura. Quando terminei este volume corri para o laptop para ver a adaptação para a tv e aprovei. Agora estou lendo o volume 2 e também gostando muito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu também vi a adaptação e gostei, mas nem tanto quando o livro. Já pedi o segundo volume para a editora e estou contando os dias para lê-lo! rs Espero gostar também!

      Excluir
  6. Oie,
    Soube desse livro atráves de um blog, só que por incrivel que pareça não me atrai pelo livro. Mais depois de um tempo comecei a me sentir curiosa para desfrutar das histórias da Gabaldon.
    Fiquei bastante surpresa quando citou que o livro tem 800 PÁGINAS, PUTS GRILO.. Quase tive um um ataque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Sim, também fiquei surpresa quando vi o tamanho do livro! Dê uma chance a obra, quem sabe você não acaba gostando!

      Excluir
  7. Muiito legal!! Já tinha ouvido falar desse livro muitas vezes, mas nunca tinha lido uma resenha.. Ameii a história, mal posso esperar pela leitura do livro!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!
    Eu não consegui gostar desse livro.. No começo estava bom mas acabei detestando todos os personagens e a história simplesmente parou de fluir!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que o livrou não funcionou para você Sora... Mas é assim mesmo, cada um tem sua opinião.

      Excluir
  9. A capa me chamou muita atenção, mas também um dos banners da série. Sendo que prefiro não ler, já que não consigo simplesmente apreciar um romance que está acontecendo por meio de uma traição - isso se ele ocorrer, mas deve ter alguma coisa.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não deixe isso te impedir a ler um livro tão bom! Traição é mesmo imperdoável, mas isso aqui é ficção e, mesmo assim, a personagem se questiona e se culpa bastante quanto a essa questão. E, na verdade, o relacionamento dele com o Jamie começa mesmo mais por necessidade primeiro do que por qualquer outra coisa. Era coisa de vida ou morte mesmo kkkk

      Excluir
  10. Oii Ana,
    a trama deste livro me deixa super curiosa, e eu até estava super empolgada para ler o livro, mas depois descobri que ele teria continuação e me decepcionei um pouco =/
    essa coisa de romance e traição me deixa um pouco em dúvida também, pois é um tipo de coisa que não me agrada muito... :S
    mas eu sinto que vou gostar da trama, e estou curiosa para ler, mas tenho certeza que esses dois probleminhas que eu citei vão me incomodar bastante ;x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser uma série - enorme, por sinal - também me incomodou, mas o livro é tão bom que não consegui resistir e não me arrependo de ter iniciado mais uma série, coisa que tenho tentado evitar... A coisa da traição também me incomoda, mas não é algo que atrapalha em nada a leitura do livro, afinal, isso aqui é ficção. Dê uma chance a obra, quem sabe você não acaba amando tanto quanto eu?

      Excluir
  11. Oi Ana!
    Ja vi muitas resenha de Outlander e a cada fico com mais vontade de ler a historia me pareceu muito legal so me falta tempo pra começar mas também quero assistir a serie para saber se e fiel ao livro adorei a sua resenha e a capa de Outlander esta incrível !!!

    ResponderExcluir
  12. Ana, sua linda!!!

    Agora, com certeza, eu leio esse livro <3
    Estou acompanhando a série e já estou completamente viciada. Apaixonadíssima!!! Ai, pesquisando um pouco mais descobri que é um serie de livros. Só que quando vi 800 paginas, quase chorei!!! Um livro enorme. Mas como você pontuou que o leu rapidamente, creio que será assim pra mim tbm. Vou comprar e colocar na lista.

    Bjos,
    Bee.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)