7.12.14

Resenha: Homero - Luiz Antonio Aguiar


Homero tornou-se tão legendário – mitológico até - quanto os poemas épicos a que ele são atribuídos: a Odisseia e a Ilíada, obras consideradas “fundadoras” da literatura ocidental. A questão homérica intriga e desperta controvérsias até hoje: teria o poeta realmente existido ou as obras milenares surgiram da tradição popular de se contar histórias oralmente? 
“Personagens que jamais caminharam sob o sol. Diálogos que jamais foram travados. Sentimentos que jamais foram vivenciados. Falsidades. Mas ditas como se deve... Nunca, antes de Homero, alguém se atrevera a tanto. É como se ele concedesse a si mesmo o poder de criação. Poder, aliás, que os deuses jamais pretenderam compartilhar com os mortais.” Pág. 75
Nesse livro, Homero: aventura mitológica, o poeta é bem real e sua história é contada por ninguém menos que Calíope, a Musa da Poesia Épica. Filho de uma ninfa, Creteia, e do Rio Meles, muito antes de ser o grandioso Homero, a Musa nos conta que o poeta foi Melesigenes, um órfão que sempre foi ridicularizado por causa das circunstâncias de seu nascimento. 


Melesigenes sobrevivia como podia e, apesar de ter encontrado muitas pessoas para destratá-lo, ele também encontrou diversas pessoas boas, que o ajudaram quando ele mais precisou e que, muito tempo depois, acabaram sendo homenageadas nos épicos do poeta, que nomeou vários personagens com os nomes daqueles que o auxiliaram em seu caminho. 
“- (...) apenas lhes anunciarei que adoto de hoje em diante um novo nome. É preciso que o saibam para, se o escutarem no futuro, lembrarem que foram vocês que o deram a mim. Porque o nome que usaram aqui para me humilhar será o meu, a partir desse dia. Eu sou aquele que não vê. Eu sou Homero!” Pág. 25
Entretanto, antes de assumir o nome Homero e o destino para qual acreditava estar destinado, Melesigenes passou por provações dignas de seus heróis, inclusive a perda da visão, um castigo dos Deuses pela audácia do garoto em desejar criar algo novo, não histórias em homenagem aos Senhores do Olimpo, mas o que poeta nomeia de “épicos”, histórias novas, onde até os próprios Deuses são reinventados. Odiado por muitos Deuses, mas também por homens, Homero traça uma vida errante, onde se entrega completamente a sua arte e a seus épicos, que tratariam de encantar a muitos e imortalizá-lo na história. 


Estava louca por Homero: aventura mitológica desde o seu lançamento. Sou simplesmente fascinada pela mitologia grega e claro que não poderia deixar de ler uma obra sobre aquele que alguns julgam ter até mesmo inventado os deuses gregos. Apesar de, particularmente, acreditar que Homero não tenha realmente existido, eu amei ler sobre a trajetória dele, apesar de que esperava um pouco mais.

Infelizmente, o autor, pela voz de Calíope, em uma excelente e envolvente narração em primeira pessoa, não foca apenas na história de Homero, mas também em muitos mitos da mitologia grega e nas histórias de a Odisseia e a Ilíada. Eu entendo que fazer essa conexão entre os mitos e a Odisseia e a Ilíada eram necessárias, mas acredito que Aguiar perdeu muito tempo nessas interlocuções e a história principal foi prejudicada. 


Por se tratar de uma “aventura mitológica”, esperava um livro com muita ação e, apesar da obra ter bastante disso, pouco dessa ação é da história de Homero. Aqui o protagonista nem parece ser o personagem principal e sua história, sua vida, por si só, é mais monótona do que qualquer outra coisa. Homero não viveu nenhuma aventura, apenas as desventuras mesmo, e isso me decepcionou, pois não sei por que, antes de ler o livro, achei que ia encontrar um poeta misturado com herói, que realmente tivesse vivido aventuras, que tivesse lutado com monstros e sido seduzido por feiticeiras. 

Apesar disso, Homero: aventura mitológica é um livro extremamente envolvente e gostoso de ler. Apesar dos desapontamentos, eu gostei bastante da obra. Para amantes de literatura e de mitologia grega, Homero é um mergulho maravilhoso em ambos os universos. 


Um dos melhores atributos do livro é, sem dúvida, a belíssima edição. Adorei que o formato da obra, maior e quadrado, fuja do tradicional. Também me perdi nas belíssimas ilustrações que recheiam o livro, elas até mesmo me distraíram das páginas brancas que eu não gosto, mas que aqui foram um detalhe completamente irrelevante. Além do interior belíssimo, temos essa capa maravilhosa e que combina perfeitamente com a obra. A edição de Homero: aventura mitológica é um luxo completo!
“Em grego, a palavra das musas por vezes é nomeada por uma expressão que significa mito. E o mito é nossa verdade.” Pág. 237

Confira mais fotos do livro:


Título: Homero
Autor: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501102072
Ano: 2014
Páginas: 248
Classificação: 4/5 [muito bom]
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Galera Record

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Olá, Ana. O que dizer desse livro? Acho que posso dizer apenas que apesar do autor perder tempo por não focar apenas em Homero, estou apaixonado pela obra. Parece ser um livro maravilhoso e que certamente vai me agradar.
    E essa diagramação? Estou pirando, de verdade. Amo livros bem feitos.


    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa diagramação é mesmo divina! Eu compraria o livro só por ela! rs Mas apesar do autor ter se perdido um pouco, o livro é muito bom e, com essa diagramação, vale muito a pena!

      Excluir
  2. Ana!
    Como boa apaixonada da Mitologia Grega quero muito poder ler esse livro, principalmente porque as fotos e diagramação parecem excepcionais.
    Interessante achar que Homero não existiu...poderia dizer por que?
    Na verdade Homero era mais um escritor, que transformou suas desventuras em palavras e os grande feitos de outréns em histórias para posteridade, talvez por isso sua própria vida não tenha tanta ação quanto você esperava...
    Uma semaninha cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você iria amar esse livro, já que gosta de mitologia! A teoria de que Homero não é existiu é bem aceita pela maioria dos historiadores, pois não há nenhum registro escrito feito por ele ou nenhum relato concreto confiável sobre a vida que levou, onde nasceu, quanto tempo viveu, etc. Como não há documentos sobre ele, fica aberta a questão: teria ele existido ou não? Eu, particularmente, acredito que não. Mas nunca se sabe né. rs

      Excluir
  3. Oi Ana, tudo bem?
    Que diagramação mais linda! E essas ilustrações?
    Uma pena que o livro não tenha atendido a todas as suas expectativas. Não sei se leria, por não ser particularmente fã de mitologia grega, mas sem dúvidas é um belíssimo livro!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana. Eu gosto muito de mitologia grega e fiquei fascinada com este livro. Realmente a edição parece estar lindíssima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana. Eu gosto muito de mitologia grega e fiquei fascinada com este livro. Realmente a edição parece estar lindíssima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, gosto de mitologia, apesar de não ser tão fascinada, e Homero, para mim, é um porre. Tive que ler Odisséia quando estava no ensino médio e, sinceramente, foi frustrante e cansativo. Então, mesmo com essa diagramação incrível e sem igual, acho que não teria coragem de chegar perto do livro ;x rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, confesso que a mitologia grega não é uma literatura que chame minha atenção, então não sei se leria o livro, mas quem sabe né? . Mas essa capa, a diagramação, as ilustrações estão DIVINAS!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Parece bem legal o livro, até porque gosto de mitologia grega.Entretanto não colocaria o livro a frente de outros também desejados...

    ResponderExcluir
  9. O livro é lindo! Uma pena o autor não ter focado mais em Homero. Mas mitologia grega é sempre bom de ler *-*

    ResponderExcluir
  10. A edição está linda mesmo Ana, fiquei encantada com as fotos. Eu que adoro este tema de mitologia, vou querer ler este livro com certeza!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana !
    Gosto muito da mitologia grega e me interessei pelo livro ja li os livros de Homero na escola e sempre me intrigou se ele realmente existiu, amei as ilustrações são lindas !!!

    ResponderExcluir
  12. Ola ana tudo bem? vc achou a linguagem do livro um pouco dificil de entender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo! Achei a linguagem do livro bem tranquila, pelo o que me lembro da leitura...

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)