Muito amor e arte
Carmela é uma jovem italiana que ocupa seus dias apenas com afazeres domésticos. A mais nova de três filhas, Carmela perdeu a mãe na infância e agora que suas duas irmãs se casaram, ela ficará só em casa com o pai, um sapateiro rude e que não lhe dá o mínimo de atenção e amor. O pai de Carmela já estava começando a procurar um noivo para a caçula, afinal, para ele, os casamentos das filhas não passam de negócios, quando Marcello, um velho pintor, descobre a menina. Vendo Carmela moer ervas, o artista percebe que ela seria muito útil no preparo de suas tintas, uma mistura de pedras coloridas trituradas e água.
Marcello faz então um acordo com o pai de Carmela e o paga para que assim a garota possa acompanhá-lo até Pisa, como sua ajudante. Ao lado de Marcello e sua esposa Ludovica, assim como os aprendizes Carmo e Giovane, Carmela parte para a primeira e maior aventura de sua vida. Assim, ela acompanha de perto e auxilia o pintor mestre e seus aprendizes na produção de belíssimos afrescos na capela de uma rica viúva.
Carmela está feliz como nunca fora, todos são muitos gentis com ela, Marcello e Ludovica a tratam como uma filha e Giovane parece muito interessado nela, apesar de que a inocente menina não percebe as intenções dele. Entretanto, quem chama a atenção mesmo de Carmela é Lorenzo, o filho de Marcello e Ludovica, que é mais talentoso que o pai. Lorenzo é enigmático, excêntrico e guarda muitos segredos. Ele trabalha unicamente de noite, o que atrai ainda mais a curiosidade de Carmela. Os dois começam a se aproximar e Carmela fica cada vez mais fascinada com Lorenzo, sentimento que ele começa a corresponder, o que parece preocupar os pais do garoto. A curiosidade começa a se transformar em algo a mais e, assim, o jovem casal inicia um romance intenso e conturbado entre tintas, obras de arte e sangue.
Faz bastante tempo que Carmela e Lorenzo está “descansando” na minha estante e é uma pena que eu não tenha lido o livro antes. Este é um romance rápido, leve e envolvente. O autor também dá a trama pitadas de suspense e ação que o deixaram ainda melhor. Apesar de ter previsto muito do que viria a seguir (inclusive o grande mistério por trás do modo de agir de Lorenzo), gostei do desenvolvimento da trama. Os personagens foram bem aproveitados, mas senti que faltou um pouco mais de aprofundamento em cada um deles. O romance entre Carmela e Lorenzo é muito fofo, especialmente por ser um pouco inocente e não muito físico. O envolvimento deles não foi precipitado, como imaginei que seria, o que foi muito bom.
Entretanto, os destaques de Carmela e Lorenzo são a narração, os cenários e a ambientação. A obra é dividida em cinco “livros”, de acordo com quem está narrando. Na primeira parte acompanhamos a trama pela perspectiva de Carmela, em seguida, pela de Lorenzo e, no terceiro livro, pela de ambos. No quarto livro veio uma surpresa: a história é narrada através de fragmentos do diário de Marcello e, no quinto e último livro, voltamos a perspectiva do jovem casal, Carmela e Lorenzo. Essa troca de narradores deixou a leitura muito mais dinâmica e rápida, além de nos permitir uma visão mais ampla de toda a trama e dos personagens.
Outro importante destaque, como disse, são os belíssimos cenários italianos. O autor nos faz viajar a cidades como Florença, Pisa, Roma, mas também pelo interior do país e pelo interior das maravilhosas igrejas italianas, onde os personagens passam grande parte do seu tempo. Gostaria que o autor tivesse gastado mais alguns parágrafos descrevendo os lindos cenários, mas mesmo sem se estender muito, ele já conseguiu fazer com que o leitor se sentisse dentro do livro. Conedera também encanta na ambientação, na representação da sociedade e no modo de vida da época. Mas o mais legal é acompanhar a intensa produção artística dos personagens. O autor consegue passar com perfeição o modo como os afrescos, as pinturas nas paredes e teto das igrejas, eram produzidos.
Carmela e Lorenzo é uma leitura rápida, envolvente e fofa. Um bom livro para descansar a cabeça e se apaixonar junto com os personagens. Recomendo-o para os fãs de romance de época, que gostam de uma história de amor mais inocente, mas intensa e bonita.
A edição do livro está belíssima. Apesar de ter achado o tamanho das letras um pouco pequeno, o resto da diagramação está perfeita e uma graça, cheia de detalhes fofos. Eu absolutamente amo essa capa, que é uma das minhas favoritas da minha estante! Além de divina, ela combina perfeitamente com a trama.
Título: Carmela e Lorenzo
Autor: Rubens Conedera
Editora: MODO Editora Tradicional
ISBN: 9788565588096
Ano: 2011
Páginas: 214
Classificação: 3/5 [bom]
Oii Ana!
ResponderExcluirAdorei o enredo do livro. Nunca tinha ouvido falar sobre ele mas adorei mesmo a resenha e fiquei louca para ler essa lindeza *-*
Ele está na lista para 2015 já, espero conseguir lê-lo :)
beijoss
Sublimar-me
A capa é realmente belíssima e o livro parece realmente muiito bom!! Já está na lista de leitura para 2015.. rsrsrs
ResponderExcluirAbs
Eu particularmente gosto muito do trabalho gráfico da Modo, costumam ser belíssimos. Este eu não conhecia e o enredo parece ser bom.
ResponderExcluirBjs, Rose
Oi Ana. Achei legal qur o livro tem livros que são narrados por personagens diferentes. Eu gosto muito deste tipo de escrita, acho que enriquece muito a obra. Eu também gosto quando há descrições de cidades e cenários, dá pra dar aquela viajada. E estas cidades italianas parecem ser encantadoras;.
ResponderExcluirBeijos
Oi Ana. Achei legal qur o livro tem livros que são narrados por personagens diferentes. Eu gosto muito deste tipo de escrita, acho que enriquece muito a obra. Eu também gosto quando há descrições de cidades e cenários, dá pra dar aquela viajada. E estas cidades italianas parecem ser encantadoras;.
ResponderExcluirBeijos
Olá, Ana. Você sabe bem que romance não é meu tipo favorito, mas já que não há um amor instantâneo e os personagens são bons, daria uma chance sim. O que não gosto é de romance fast food. rs Apesar de ser necessário em certos gêneros (não romances românticos, é claro).
ResponderExcluirExcelente resenha. Não conhecia essa obra e gostei da dica.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro
Amo um romance de época e gosto muito quando a história é narrada pelos dois protagonistas, fiquei doida pra ler esse livro já foi pra lista de leituras pra 2015.
ResponderExcluirO livro de primeira não chamou minha atenção mas quando li a resenha adorei o livro quero muito ler vou procurar, também achei muito interessante o livro se passar na Itália pois os cenários devem ser lidos e bem românticos !!!
ResponderExcluirO livro me chamou atenção pela capa enquanto eu estava observando as resenhas presentes no blog e me encantou, resolvi então dar uma chance e conferir mais sobre a obra que eu nunca havia visto antes. Gostei bastante da história e do romance existente no livro, adorei também as mudanças de narrativa, é algo que me conquista e realmente torna mais dinâmica. Amei, irei procurar mais sobre o livro.
ResponderExcluirBeijos