11.12.14

Resenha: Amaldiçoadas - Jessica Spotswood


ATENÇÃO: ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DE ENFEITIÇADAS!

A Nova Inglaterra é controlada pela Fraternidade, uma instituição masculina machista e obcecada por destruir todas as bruxas. Uma profecia diz que, antes da virada do século XX, três irmãs bruxas (as irmãs Cahill) atingirão a maioridade: uma delas é a bruxa mais poderosa nascida em muito tempo e a libertadora ou a destruidora das outras bruxas de uma vez por todas. Entretanto, a profecia também diz que uma das irmãs matará a outra. 
“- Três irmãs – reflete Brenna. – Uma traz cura e morte. Uma traz destruição. A mais forte vai trazer paz, mas isso vai exigir sacrifício. É isso que a profecia diz.” Pág. 262 
Para proteger suas irmãs e seu grande amor (e ex-noivo) Finn, Cate aceitara se juntar a Irmandade, uma organização religiosa que, na verdade, é um disfarce para uma instituição de bruxas, e partir para Nova Londres. Há alguns meses longe de casa e de todos que ama, Cate vive infeliz, solitária e ansiosa. Com as esperanças de todos sobre os seus ombros, Cate não sabe o que fazer, já que, diferente do que todo mundo acredita, ela sabe que uma das suas outras irmãs pode ser a bruxa mais poderosa da profecia. 


Mas não só a vida de Cate está carregada de tensão. Toda a Nova Inglaterra vive sobre os punhos de ferro dos Irmãos e a insatisfação geral aumenta a cada dia, mas são poucos os que se arriscam a ir contra eles e, os que o fazem, não tem bom destino. Um decreto que proíbe as mulheres de trabalhar e estudar deixa todos mais descontentes e os Irmãos mais alertas. Mais uma profecia é revelada, dessa vez, afirmando que a grande bruxa da profecia também é um oráculo. 

Cate nunca teve visões e até onde saiba, suas irmãs também não, mas muito mudou desde que ela deixou sua cidade natal, algo que ela logo percebe quando Maura e Tess, por segurança, vão para Nova Londres viver com ela na Irmandade. Tess cresceu não só fisicamente, apesar de ainda curiosa, inteligente e benevolente, ela não é mais uma criança e parece carregar algum segredo. O que cresceu em Maura foi seu desprezo por Cate. Ansiosa por atenção, Maura está disposta a tudo para provar-se como a grande bruxa da profecia e superar Cate em tudo. Preocupada com Tess e cansada do comportamento competitivo de Maura, Cate tem que lidar com a volta de mais alguém em sua vida: Finn. Ele está na cidade para um encontro dos Irmãos, mas será que ele ainda corresponde os sentimentos dela? 
“Países são forjados pela guerra, talvez garotas também sejam. A Nova Inglaterra e eu vamos renascer juntas, nesta guerra entre as bruxas e os Irmãos. Entre Maura e eu. Estou recém-forjada, uma garota de aço, de neve e de despedidas dolorosas.” Pág. 275 
Quando uma amiga de Cate é condenada ao hospício por bruxaria, a garota finalmente admite que as coisas precisam mudar. O sentimento de responsabilidade toma Cate, não são só suas irmãs que precisam de ajuda, mas todas as bruxas e mulheres da Nova Inglaterra. Entretanto, divergências e disputas de poder dentro da própria Irmandade deixam tudo mais difícil. Será que Cate, sendo a bruxa da profecia ou não, será capaz de lidar com tudo isso e fazer a coisa certa? 


Amaldiçoadas é o segundo volume da série As Crônicas das Irmãs Bruxas. Eu amei o primeiro livro, Enfeitiçadas (resenha aqui), e estava ansiosa por Amaldiçoadas, que não deixou a desejar e cumpriu todas as minhas expectativas. 

Novamente, Spotswood nos presenteia com mais do que um romance sobrenatural de primeira, mas também com uma história política sobre a opressão contra as mulheres e a luta destas para conquistar espaço e respeito. Algo que gostei nesse livro, que não fica tão evidente no outro, é que a autora mostra que nem todos os homens concordavam com a postura machista da época e que muitos apoiaram e ajudaram as mulheres em sua luta. Mais do que isso, a série As Crônicas das Irmãs Bruxas também fala sobre descobrir sua força interior, já que esse é o maior conflito da protagonista Cate. 

Cate, mais uma vez, me entediou em sua relutância em aceitar quem realmente é. Sua passividade diante muitas situações, mania de controle e de pensar só em si, e nas irmãs, e tendência em sempre ir pelo caminho mais seguro novamente me irritou, algo que, felizmente, vemos mudar no finalzinho do livro, o que, lógico, adorei. Mas durante a maior parte da obra Cate é basicamente só reclamações. Sua insistência em controlar as irmãs voltou com tudo nesse livro, mas, para minha felicidade, dessa vez Maura e Tess não se deixaram ser domadas com tanta facilidade. 


Maura, que adorei no outro livro, apenas me desagradou nesse. A personagem está extremamente chata, mimada, inconsequente e narcisista. A competição que ela cria com Cate é irritante e honestamente, espero que ela mude durante o próximo volume, ou irei ficar contente caso ela seja a irmã da profecia que é assassinada. Tess, como sempre, é um amor. Benevolente como Cate, mas impetuosa como Maura, ela é sem dúvida a melhor das irmãs, pois sabe a hora de agir e a hora de ser prudente e faz absolutamente tudo pensando nas outras pessoas. Os outros personagens são igualmente bem construídos e aproveitados e adorei o desenvolvimento que a autora deu para todos. 

Spotswood também me agradou no desenvolvimento da trama, que está mais recheada de ação e tensão do que no primeiro volume. Gostei os caminhos que autora deu para a história, ela conseguiu me surpreender bastante e me prender do início ao fim do livro. Novamente, sua narração em primeira pessoa, sobre a perspectiva de Cate, está perfeita e envolvente, mas gostaria que tivéssemos pelo menos dois ou três capítulos sobre a visão da Maura ou da Tess, seria legal. 

Amaldiçoadas foi uma leitura rápida e cativante, uma continuação que superou seu volume anterior e me deixou absolutamente louca pelos próximos. O final de Amaldiçoadas é de cair o queixo e me deixou completamente sem palavras e muito, muito ansiosa pelo desfecho da série As Crônicas das Irmãs Bruxas, saga simplesmente deliciosa e irresistível, que recomendo a todos que adoram histórias de bruxas ou um bom romance sobrenatural. Estou curiosa também por mais obras da autora, fora da saga das irmãs Cahill. 


A edição está novamente excelente. A tradução está perfeita, assim como a diagramação, que novamente trouxe os detalhes no início de cada capítulo que adoro. O tamanho, tipo e espaçamento da fonte estavam bons e adorei as páginas creme, que deixam a leitura sempre mais leve. Gosto muito dessa capa, que é lindíssima, mas que não consegue superar a primeira, ainda minha favorita da série.

Título: Amaldiçoadas
Título original: Star Cursed
Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas
Volume: 2
Autora: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413373
Ano: 2014
Páginas: 288
Classificação: 5/5 [ótimo]
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Arqueiro

Leia também:

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Ainda não tinha ouvido falar desta série, mas estou ansiosa por poder lê-la futuramente. Sua resenha ficou ótima, com detalhes muito interessantes e que prendem a atenção.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana.
    A parte das bruxas me agrada, pois li pouco sobre esse ser sobrenatural e gostaria de ler novos livros sobre o tema. Também me interessei por causa da crítica social quanto ao machismo. Gosto de livro que, mesmo fantásticos, refletem e criticam a realidade. O romance sobrenatural me desanima um pouco, mas se não for cheio de mimimi, consigo ler o livro tranquilamente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, deixa primeiro eu falar que adorei as imagens que você colocou na resenha, ficaram lindas, parabéns!
    Em relação a série, eu não li o volume anterior, mas gostei muito de saber que este volume é ainda melhor que seu anterior.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Eu li o primeiro livro da série e simplismente me apaixonei. Apesar de ter alguns pontos que não me agradaram.
    Desde o inicio não fui com a cara da Maura. Quando você ler o primeiro volume já dá para perceber um pouco o egoismo da mesma. Tess por outro lado me cativou e me fisgou no primeiro estante. Já Cate não me atraíu muito no livro. Porém achei tão fofo o romance dela e do Finn 8)
    O Finn é um dos meu personagens masculinos preferidos. Cara me apaixonei por ele <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana. Sempre é difícil um segundo volume superar o primeiro de uma série, que bom que você gostou tanto quanto do primeiro. Adoro romances sobrenaturais e histórias de bruxas, e achei interessante que esta série parece trazer um pouco de crítica á sociedade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li o primeiro livro, curto muito histórias com bruxas e cada resenha que leio me deixa ainda mais ansiosa pra conferi essa série, os dois livros já estão na lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana !
    Ja li o primeiro livro e achei muito e tinha gostado muito então estou doida pra ler "Amaldiçoados" ainda não tive tempo de ler mas fiquei preocupada com a Maura também tinha gostado muito dela no primeiro livro !!!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)