8.11.14

Resenha: Princesa Adormecida - Paula Pimenta


Vivendo um conto de fadas

Anna Rosa foi criada pelos três tios. Quando criança, eles sempre lhe contavam uma história onde Anna era da família real de um pequeno país europeu e que seus pais haviam fingido sua morte e a enviado em segredo para o Brasil a fim de protegê-la de uma ex-namorada do pai que a sequestrara quando a garota era ainda bebê e que, ao ser pega, prometera se vingar. Mas, hoje Anna sabe que essa história era apenas um conto de fadas que os tios criaram para entreter a sobrinha da terrível verdade onde seus pais e avós morreram em um acidente. Mas Anna não pode reclamar. Os tios a criaram com muito carinhos e mimos, mas demasiada proteção. 

Aos onze anos Anna começou a estudar em um colégio interno e, hoje, aos dezesseis, ela passa seus dias na escola e os finais de semana em casa. Mas o que Anna queria mesmo era sair com as amigas, ir a festas, conhecer garotos, tudo aquilo a qual seus tios não a permitem ter acesso. Mas, um dia, tudo muda. Anna começa a receber mensagens de um estranho, um garoto que afirma querer apenas conhecê-la. Anna sabe o risco de conversar com estranhos, mas o garoto, Phil, é um amor de pessoa, e logo surge não só uma grande amizade entre eles, mas uma paixão. Anna acredita que esse pode ser o começo do conto de fadas da sua vida, mas algo real, não como as histórias que os seus tios contavam. Entretanto, Anna se esquece que todo conto de fadas tem um vilão. 


Eu tinha excelentes expectativas para Princesa Adormecida, afinal, o livro é de autoria de ninguém menos que Paula Pimenta, uma das escritoras nacionais mais prestigiadas da atualidade. Entretanto, mesmo ciente de que os livros da Pimenta são para o público jovem, honestamente, não esperava que a obra fosse tão juvenil. Talvez eu esteja um pouco velha para esse tipo de leitura, mas o livro é tão bobinho, a protagonista tão inocente e a história tão surreal que a obra não conseguiu me convencer completamente. Eu adoro releituras de clássicos, mas apenas quando eles trazem algo novo (sem tirar a essência da história original, claro), mas Princesa Adormecida apenas conta a fábula da Bela Adormecida em tempos atuais e sem toda a parte mágica. 

A narrativa em primeira pessoa da autora é simples e boa, condizente com o público alvo do livro e com a protagonista. A trama é rápida e flui com facilidade, mas não conseguiu me surpreender. A história é um pouco maçante já que não há surpresas, o que transforma os acontecimentos rápidos e a pequena extensão do livro coisas boas. 


O que mais me decepcionou foi os personagens, todos clichês e surreais. Anna Rosa é a típica menininha inocente e fútil. Seus tios falaram milhões de vezes que ela não confiassem em estranhos e o que a garota faz? Justamente isso. A personagem é extremamente carente e de baixa autoestima, super sem sal. Phil é o típico príncipe do cavalo branco, fofo, atencioso e lindo, apesar de que por alguns momentos a autora nos faz duvidar se ele é realmente tão bonzinho quanto aparenta ser, o que foi muito bom. Os tios de Anna Rosa tinham tudo para ser o toque de humor do livro, mas acabaram soando forçados e, como grande parte dos outros personagens secundários, sem muita personalidade.

Princesa Adormecida foi uma leitura muito mediana, do tipo que distrai, mas não conquista, o livro deixou muito a desejar. A história é muito bobinha e previsível, um conto de fadas moderno com final feliz, e os personagens não conquistam. É ruim quando um livro atende apenas a um público alvo específico, o que acontece com Princesa Adormecida, que dificilmente agradará pessoas além de garotas entre os onze e quinze anos, no máximo, faixa etária a qual recomendo o livro. 


Já quanto a edição, não tenho nenhuma reclamação. A diagramação é super caprichada e muito fofa, cheia de detalhes. O tamanho e tipo da fonte ajudam a deixar a leitura do livro ainda mais rápida. Eu adorei as páginas cor de creme de material mais grosso e resistente. Também gostei muito da capa, fofa e colorida, que combina perfeitamente com o ar juvenil e sonhador do livro. Confiram mais fotos da edição do livro, que ficou divina:



Título: Princesa Adormecida
Autora: Paula Pimenta
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501034205
Ano: 2014
Páginas: 192
Classificação: 2/5 [regular]
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Galera Record


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Concordo com você! Eu pelo menos não sou muito fã desse tipo de livro, da história dele. Contudo, o que deixou a desejar na história, passou na diagramação. A capa é perfeita. E o miolo também. Para nós, já grandinhos, o livro não agradou, mas deve ser um livro e tanto pra quem é fã desse tipo de história.

    Rodolfo Ramos

    ResponderExcluir
  2. Essa capa é tão <3 <3
    Bom, eu sou bem nova ainda, então eu ainda tenho um pouco de expectativa de ler e gostar haha!
    Quem sabe?

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana. Tenho a mesma sensação que você: já passei da idade de ler esse tipo de livro. Esse estilo de enredo não consegue me prender há muito tempo, infelizmente.
    Sinceramente, já esperava um enredo meio clichê e personagens da forma que você falou, então sua resenha apenas confirmou minhas suspeitas.
    Certamente não leria, mas talvez comprasse para alguém que está começando no mundo das letras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, eu gosto de ler contos de fadas com uma pegada mais moderna, mas no momento nao estou muito interessada neste,
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. apesar de a autora ser uma das autoras brasileiras mais prestigiadas do momento, ainda não consegui ler nada dela. que vergonha, pois na verdade tenho quase todos os livros dela na minha lista de desejados ;~~
    a trama deste parece ser bem mais infantilzinho mesmo, mas confesso que gosto de histórias assim de vez em quando. é bom para distrair e quando estamos de saco cheio né hahaha
    e outra, adoro essas autoras que recriam os clássicos. preciso ler este logo! *-*

    ResponderExcluir
  6. Que pena que o livro não te conquistou Ana, eu sempre tive vontade de ler mas agora to meio com o pé atrás. Gosto quando os autores recriam os contos de fadas, mas fazer tudo igualzinho só que nos tempos atuais não é a mudança que eu espero, muito menos uma personagem tão sem sal.

    ResponderExcluir
  7. Ah! Ana!
    Adoro as releituras dos contos de fadas e uma pena que não tenha apreciado tanto a leitura.
    Ouvi outros comentários de que tem conto bom, porém ainda não li, não posso opinar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Estou doida pra ler esse livro, curto muito releituras dos contos de fadas, pena que você não gostou, esse livro esta na minha lista de leituras desde a primeira vez que bati o olho nessa capa linda.

    ResponderExcluir
  9. Adoro os livros da Paula Pimenta ja vi diversas vezes esse livro mas não tinha dado muita bola so que adorei a resenha me parece um livro onde tudo e possível com certeza vou ler!!!

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Estava doida para ler esse livro, mais agora fiquei meio insegura em relação ao mesmo.
    Mais mesmo que a personagem seja sem sal ou se faltou alguma coisa para dar uma agitada/levantada no enredo, eu ainda iria lê-lo com certeza.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)