Melina tem um longo histórico de relacionamentos ruins. E términos piores ainda. Ao terminar com seu último namorado, que também era o seu chefe, Melina acabou perdendo os limites, o emprego, sua casa e seu dinheiro. De toda a sua lista de namorados terríveis, apenas um não traiu Melina, mas o relacionamento dos dois terminara de forma igualmente trágica. Bernardo era um nerd tímido e não fazia o tipo de Melina, mas ela não conseguia resistir ao amor de pessoa que ele era. Os dois foram ficantes sérios na adolescência, até que Melina pisou feio na bola, estragou tudo e trocou Paraty por São Paulo sem ao menos dizer adeus.
Agora, falida, desabrigada e de coração partido, Melina retorna a Paraty para tentar colocar as ideias de volta no lugar. Melina imaginara que regressar para sua cidade natal e ajudar os avós na pousada da família a ajudaria a se recuperar, mas, antes mesmo de chegar, Melina já se vê bombardeada por lembranças, tanto boas quanto ruins: a infância, o primeiro beijo desastroso, o abandono da mãe e quando a garota fez o mesmo e deixou aquele lugar e as pessoas que amava para trás.
De volta a sua antiga casa, Melina encontra um papel, um pedido ao universo que fizera muitos anos antes onde escrevera todas as coisas que desejava encontrar no homem da sua vida. Pedido que, obviamente, ainda não fora atendido. A única coisa que Melina queria era ser amada, encontrar o seu homem perfeito, sua alma gêmea. E, na verdade, Melina já o encontrara, só que estragara tudo. Entretanto, o destino resolve dar outro empurrãozinho e os coloca novamente frente a frente.
“Bernardo é o homem perfeito. É o cara que descrevi naquele papel amarelado e amassado. E tenho vontade de me matar por ter perdido a chance de ser feliz. Será que está tudo perdido mesmo? Quer saber? Não vou ficar com essa dúvida?” Pág. 122
Aquele nerd tímido virou um médico bonitão, mas sem perder o seu jeito amoroso e fofo de ser. Bernardo também está de volta a Paraty e mais irresistível do que nunca. Mas a história dele com Melina é apenas isso mesmo: história. Bernardo está noivo, justamente de uma garota insuportável que Melina odeia desde a infância. Está claro que Bernardo seguiu em frente e Melina achava que também o havia feito, mas reencontrá-lo muda tudo. Será que Melina conseguirá seu homem perfeito de volta?
O Homem Perfeito é um chick-lit nacional que já começa divertidíssimo. Apesar de trazer os clichês do gênero, o livro consegue surpreender bastante com suas situações improváveis e personagens meio malucos. Já na página dezenove me vi plenamente conquistada pela obra, que provoca gargalhadas com muita facilidade e tem uma leitura que flui com muita rapidez: comecei e terminei a obra no mesmo dia.
A narrativa em primeira pessoa da Bosso é excelente, marcada por um sarcasmo delicioso e prende o leitor do início ao fim. A autora também demonstra conhecer muito bem a cidade de Paraty, ela descreve o lugar com perfeição e carinho e o leitor se sente como se estivesse mesmo lá, andando pelas ruas ao lado dos personagens. A trama se desenvolve rapidamente e gostei muito dos caminhos que a autora deu a história. Bosso nos surpreende a todo momento com acontecimentos sempre divertidos.
Os personagens são todos bem construídos, com muita personalidade e também papel na trama. Amei a Melina imediatamente, principalmente quando ela conta o apelido que deu a seu carro: Lúcifer. Dramática, cínica, espalhafatosa e impulsiva, as aventuras e desventuras diárias de Melina são irresistíveis e hilárias. A protagonista se mete em todo tipo de confusão e situações delicadas graças a seu jeito impetuoso de ser, mas, felizmente, após se dar mal incontáveis vezes, Melina começa a aprender algumas coisas e acompanhamos o amadurecimento dela ao longo do livro. Mel me lembrou bastante Evie Dexter (protagonista de Aconteceu em Paris e Aconteceu em Veneza), outra maluquinha, e Bridget Jones, mais uma desafortunada no amor. Caso se conhecessem, as três seriam grandes amigas. Bernardo é realmente o “homem perfeito”: lindo, inteligente e educado, um amor em pessoa e o tipo de cara que todas as mulheres sonham em ter. Também gostei bastante de Nauane, a amiga de Mel que é igualmente maluca, mas dona de uma sinceridade revigorante; e os avós da protagonista, um casal de velhinhos fofo e amoroso, que me lembrou muito meus próprios avós.
Algo que me incomodou foi a Samantha, noiva de Bernardo e inimiga de Mel, ter sido o tempo todo descrita como uma insuportável e maluca, a grande vilã do livro. Tudo bem o que a história é contada pela visão de Mel, mas foi muito injusto o modo como a Samantha foi representada, afinal, de todos, ela foi a que mais sofreu com a volta da Mel a Paraty. Gostaria que a autora tivesse dado outro caminho para a personagem e feito a Melina perceber o quanto ela fora injusta com Samantha e que a prejudicara sem qualquer razão. Outra coisa que me desagradou foi as insinuações e tentativas dos amigos de Mel e da própria protagonista de “melar” o relacionamento de Bernardo e Samantha. O comportamento deles foi terrivelmente errado, mas aqui retratado como algo aceitável. Particularmente, não vejo nenhuma situação onde é certo interferir no relacionamento e felicidade dos outros.
Quanto a edição, também só tenho elogios. A diagramação estava super caprichada e amei os detalhes no início de cada capítulo. O tamanho e tipo da fonte estavam bons e gostei das páginas cor de creme e de material mais resiste. Eu amei essa capa! Ela é divertida e bem mulherzinha, assim como o livro. Amei o tom de rosa vibrante e a bolsa abarrotada de coisas. Só faltou um ou dois pares de sapatos na capa, porque mais do que bolsas ou homens, Melinha é uma obcecada por sapatos (ela tem duzentos e oitenta e dois pares!).
O Homem Perfeito é excelente chick-lit que consegue surpreender e arrancar boas risadas, uma leitura rápida e fácil para descansar a mente e se divertir. O livro e autora realmente me conquistaram e fiquei curiosa por mais obras da Bosso.
Título: O Homem PerfeitoAutora: Vanessa BossoEditora: Novo ConceitoSelo: Novas PáginasISBN: 9788581635736Ano: 2014Páginas: 224Classificação: 4/5 [muito bom]*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito
Leia também:
- Resenha Aconteceu em Paris – Série Eve Dexter – Vol. 1
- Resenha Aconteceu em Veneza – Série Eve Dexter – Vol. 2
Pelo que vi, a diagramação do livro está maravilhosa. Dá até um gostinho especial de ler livros assim!
ResponderExcluirQuanto ao enredo, achei um pouco clichê, mas leria entre dois livros mais densos. Por ser um autor nacional, a vontade de ler é potencializada, é claro.
Acho que não gostarei muito dos mesmos pontos que você. Também não vejo essas atitudes como normais.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro
A diagramação é mesmo o melhor! O livro é carregado de clichês mesmo, o que é coisa do gênero, mas a leitura divertida e leve acaba compensando grande parte.
ExcluirOi Ana, estou com muuuuuita vontade de ler esse livro, eu adoro um chick-lit e esse parece ser super divertido! e sem contar que quando o livro está bonito e com uma diagramação boa, a vontade de ler só aumenta :D
ResponderExcluirbeeeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Verdade, uma boa diagramação faz a diferença! Leia o livro, acho que irá gostar!
ExcluirAcho a Vanessa um amor e inspiração para os novos autores, já que começou independente e hoje é duma das maiores casas editoriais do Brasil, então é aquele caso da força de vontade e talento nato.
ResponderExcluirBem, Um Homem Perfeito não me chamou atenção pela capa (que achei muito menininha independente do gênero e do público), mas essa história parece além de ser muito engraçada, uma reviravolta de amor e convenhamos, chick-lit nacional é tudo de bom já que o personagem enfrenta praticamente os mesmos dramas que nós enquanto o do estrangeiro já tem aquele estereótipo formado.
Muito boa a sua resenha, e muito bem planejada também! Adorei as fotos e essa diagramação tá muito foda <3
Hey, lembra de mim? O Gabriel do Corações de Neve! XD Venho te convidar a conhecer meu novo cantinho: Bookmore. Faça uma visitinha por lá :D
Bookmore
xoxo
Claro que lembro de você Gabriel! Fez falta por aqui... A Vanessa é mesmo uma vencedora e uma inspiração! A capa é mesmo bem menininha, mas o livro também é assim... Mas acredito que você iria gostar! Fico feliz que tenha gostado da resenha e das fotos!
Excluircomprei este livro porque estava na promoção. só tinha lido a sinopse dele... não tinha visto nenhuma resenha ainda. a sua resenha me deixou mais empolgada do que eu já estava. ainda não comecei a ler ele, mas provavelmente lerei ainda esta semana...
ResponderExcluira personagem parece ser bem doidinha, mas adoro este gênero, e quanto mais doida a personagem é, melhor kkkkkk
espero gostar da escrita da autora! *-*
Leia mesmo, o livro é bem legal, ainda mais se você gosta de personagens malucas! kkkk
ExcluirAna!
ResponderExcluirQuase me acabei de rir ao ler esse livro.
Me identifiquei plenamente com Mel, não pelos sapatos, mas por ser totalmente desastrada e por as vezes pensar fazer a coisa certa e dá tudo errado...
Enfim, gostei demais do livro e como você a única coisa que senti falta na capa foi dos sapatos, ficaria melhor caracterizado.
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Sim, faltou os sapatos na capa!
ExcluirSua fã da vossa sinceridade Lady Ana!
ResponderExcluirConfesso que geralmente me foco mais na protagonista do que na "vilã" já que na maioria das vezes elas merecem o que acontece. Mas pela sua descrição faltou um pouquinho de cuidado para com "pessoa" da personagem, deixando apenas a parte da protagonista aparecer. E também creio que amigos não devem interferir tão acentuadamente em relacionamentos alheios.
Parece o tipo de livro que eu gostaria de ler!
The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
http://booksandcrowns.blogspot.com.br/
PS.: Peço perdão pela ausência, o Castelo já está reaberto e as teias de aranha já foram retiradas. Aguardarei vossa visita!
;D Acredito que irá gostar mesmo do livro, apesar do leve descuido da autora quanto a vilã.
ExcluirEu li esse livro a leitura dele e muito envolvente da vontade de so larga quando vc terminar de ler o livro e leve o tipo de livro que gosto muito de ler!!!!
ResponderExcluirLi o numa tarde de domingo, mais o livro não me surpreendeu.
ResponderExcluirAchei a personagem bastante imatura para sua idade e além disso a Namorada do Bernado para mim não foi bem explorada no enredo.
Gostei bastante dos quotes.
Amo chick-lit e esse parece ser ótimo super divertido, gosto muito de ler livros nacionais, estou doida pra ler!
ResponderExcluir