15.11.14

Resenha: Aconteceu em Veneza - Molly Hopkins


ATENÇÃO! ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILERS DE ACONTECEU EM PARIS


Evie Dexter é uma das pessoas mais felizes de Londres. Tudo bem que seu noivo, Rob, a traiu. Mas foi uma única vez e ela já o perdoou. Para compensar o sofrimento que causou, Rob leva Evie em uma quente viagem a Barbados, onde ele decide que os dois devem morar juntos. Evie não estava preparada para isso, mas, bem, esse é um passo natural para o relacionamento deles, não é mesmo?

De volta a Londres, Rob começa a pressionar Evie para que coloque o apartamento que ela divide com Lulu à venda e que comece a procurar outro lugar para eles, coisa pela qual a mulher está pouco disposta. Rob também insiste para que Evie abandone sua carreira de guia turística e seu trabalho de garçonete no bar de seu amigo Nikki, mais tarefas que ela não quer cumprir.

Mas nem todas as exigências e implicações de Rob podem tirar Evie do sério. Será mesmo? Rob odeia todos os amigos de Evie, sentimento que eles retribuem, e parece querer a mulher apenas para ele. Rob pode ser extremamente controlador e egoísta, mas Evie está feliz e ansiosa para passar o resto da sua vida ao seu lado. Até que ela descobre algo inimaginável sobre o noivo. Será que Evie poderá perdoá-lo mais uma vez? Ou tudo o que ela precisa é uma viagem a uma das mais românticas cidades do mundo, Veneza, para deixá-lo para trás de vez?


Aconteceu em Veneza é o segundo volume da série Eve Dexter e continuação de Aconteceu em Paris (resenha aqui), que li em um dia e amei. Aconteceu em Paris foi uma excelente leitura e me deixou ansiosa por esse volume. Entretanto, o primeiro livro tinha algumas coisinhas que me irritavam que, infelizmente, vieram em dobro nesse livro.

O que mais me desagrada na série é a personalidade da protagonista e de alguns outros personagens. Evie é imatura, carente e muito passiva, ela faz tudo o que os outros – especialmente homens – mandam, mesmo que tal coisa a desagrade profundamente. Além disso, Evie bebe, mente e reclama demais, ela é uma completamente fútil e irritante. A protagonista quase me levou a loucura nesse livro! Desde o volume anterior espero que ela amadureça, mas terminei esse livro sem vê-la crescer, pelo contrário, senti que a personagem retrocedeu.


Rob também provocou minha ira. Pensei que depois do final de Aconteceu em Paris ele teria aprendido a lição, mas não, ele voltou com tudo quanto a sua obsessão por controle e comportamento de macho alfa. Mas ele não é o único. Os outros homens da série, John, um cinquentão bilionário amigo de Evie, e Nikki, amigo e chefe da garota, também são assim. E o pior: eles mandam e desmandam e Evie obedece! Garota, cadê sua força? Feministas se reviram no túmulo com uma personagem dessas. E eu me revirei de raiva de todos os personagens do livro. Todos, absolutamente todos, são malucos e fúteis, mas me impressionei especialmente com Lulu, que além de uma mentirosa compulsiva, se mostrou uma amiga interesseira ao tentar convencer Evie a ficar com o ricaço John apenas para que ambas pudessem usufruir de sua fortuna. Não sei se eu sou o problema, mas sério, sou a única que não gosta de personagens frívolos, beberrões e mentirosos? Porque não acho legal pessoas assim, muito menos personagens de livros, especialmente quando a autor(a), como aconteceu nesse livro, criam personalidades assim e as tratam como algo absolutamente aceitável e normal.


A escrita em primeira pessoa da autora continua divertida, leve e fluída e gostei dos caminhos que ela deu a trama. Em diversos momentos Hopkins conseguiu me surpreender e provocar risadas. Entretanto, a personalidade dos personagens, como já comentei, me irritou bastante e acabou prejudicando a minha leitura. Algo que adoro nos livros da série é viajar com a protagonista até diversos lugares. Além de Paris, dessa vez vamos a Barbados, Dublin, Marrakesh, Amsterdã e, claro, Veneza. A autora tem um talento incrível para descrever os lugares sem ser monótona e fazer o leitor se sentir nesses lugares. Aconteceu em Paris e Aconteceu em Veneza são excelentes obras para viajar sem sair do lugar.

Aconteceu em Veneza passou longe das minhas expectativas e, apesar de ser uma leitura que entretém, achei a continuação dispensável. Felizmente, acredito que a série Eve Dexter acaba por aqui. Apesar disso, continuo curiosa por mais obras da autora, contato que ela traga personagens mais normaizinhos e, pelo menos, não tão malucos.
 

Quanto a edição, não tenho reclamações. A tradução estava ótima e a diagramação bem legal, adorei os desenhos no início de cada capítulo. Novamente, adorei as “Dicas Úteis de Viagem da Evie” e “Questionário Alternativo de Viagem” no final do livro, além de divertidíssimos, ambos são bastante instrutivos. Surpreendentemente gostei dessa capa. Apesar de preferir a original (abaixo), fiquei feliz que ela não tenha sido escolhida, afinal essa combina a capa que primeiro volume ganhou aqui no Brasil. Acho a nossa capa fofinha e não tão artificial quanto a de Aconteceu em Paris.


Título: Aconteceu em Veneza
Título original: It Happened in Venice
Série: Eve Dexter
Volume: 2
Autora: Molly Hopkins
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635590
Ano: 2014
Páginas: 464
Classificação: 3/5 [bom]
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito

Leia também:

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Oie Ana
    não sabia que esse livro era uma continuação :0
    pulei algumas partes para evitar spoiler, mas pelo visto esse segundo volume supera o primeiro. Quero ler, mesmo que a protagonista seja um tantinho imatura.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana. Acho que também não iria gostar muito desse livro, porque não gosto muito da maioria das características dos personagens. Principalmente o fato da protagonista fazer tudo que os outros mandam.
    Não li o primeiro livro ainda. Mas, mesmo que eu o leia, não leria a continuação.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de livro é tão bom! De vez em quando é bom ler livros normais, com toques cômicos. Tenho visto ótimos comentários sobre o "Aconteceu em Paris", espero que a continuação também se mantenha nesse pique.

    Rodolfo Ramos
    http://atributosdeverao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai Ana, acho que não tem como gostar de uma história com personagens assim, credo! Nem pra protagonista amadurecer de um livro para o outro, acho falho isso.

    ResponderExcluir
  5. Ah! Ana!
    Simplesmente me acabei de rir com esse livro, Adorei do começo ao fim, embora tenha achado a última parte bem corrida, tipo: como assim?, como isso aconteceu?
    Outra coisa que me incomodou um pouco foi Veneza aparecer apenas na página 300. Sei que quiseram seguir a sequência da série, ainda assim, pelo título, deveria ter aparecido antes.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler Aconteceu em Paris então Aconteceu em Veneza e o próximo da minha lista a resenha me deixou cheia de expectativa espero que Veneza seja tao bom como Paris !!!

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar muito desse livro, mais nunca me interessei de verdade nele.
    Odeio quando os personagens são irritantes, controladores e quando mentem.
    Apesar, de não ter gostado do livro sem ao menos ler. Ainda daria uma chance a ele.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)