Ser bonzinho é para os fracos
Quem não gosta de contos de fadas?! Das princesas, das fadas madrinhas e do final feliz?! Euzinha amo contos de fadas, adoro as princesas, as fadas madrinhas e o final feliz, mas gosto ainda mais dos vilões. E esse livro é dedicado a eles. O Livro dos Vilões reuniu quatro autores, dois nacionais e dois internacionais, e suas versões de quatro contos de fadas, mas, dessa vez, sobre a perspectiva dos vilões.
O primeiro conto é de Cecily Von Ziegesar, autora da aclamada série Gossip Girl e de personagens que se dariam muito bem com os vilões desse livro. Em “#stepsisters: Sobre sapatos e selfies”, a autora traz elementos clássicos de todas as suas histórias: o glamour e futilidade da alta sociedade nova-iorquina.
Nastia e Dizzy são gêmeas lindas, ricas e famosas na internet. Nada as deixa mais contentes que sapatos, vestidos, marcas famosas, selfies e atormentar e explorar sua meia-irmã Cindy. Cindy já está acostumada a ser maltratada pela madrasta e suas filhas e tudo o que ela quer é, pelo menos por uma noite, ir a uma das festas fabulosas que as irmãs frequentam. Um dia, um fabuloso gerente de vendas de uma loja Louboutin resolve agir como fada madrinha e arranja tudo para que Cindy vá à festa mais badalada da noite: o Baile de Solstício de Verão do Elite Club. É claro que Nastia e Dizzy também estarão nessa festa e não deixarão que a garota arruíne sua noite, que ainda reserva muitas surpresas e confusões.
O que mais gostei em “#stepsisters: Sobre sapatos e selfies” foi a narrativa em terceira pessoa deliciosamente irônica e divertida da autora, que conseguiu reconstruir o velho conto da Cinderela de maneira atual e surpreendente. Apesar do final ter deixado um pouco a desejar, os personagens serem muito superficiais e esse ser o conto mais fraquinho de todo o livro, “#stepsisters: Sobre sapatos e selfies” me conquistou ao mostrar que as aparências enganam muito, que tanto gêmeas abençoadas com riqueza e beleza quanto uma meia-irmã injustiçada podem exercer o papel de vilãs e que sapos podem parecem e se portar como príncipes.
O segundo conto é nacional, escrito por Carina Rissi. “Menina Veneno” traz a história de Malvina, uma modelo muito famosa e rica, que herdou do falecido marido uma enteada desatável: Bianca. Não bastando ser uma chata de galocha, a seguindo para todos os lugares, Bianca resolve ir além e não só roubar o lugar de Malvina na campanha do perfume Menina Veneno, mas também o coração de um astro do rock que a madrasta já contava como seu.
Entretanto, Malvina não chegou aonde chegou para simplesmente deixar com que uma garotinha chata tome de suas mãos tudo o que conquistou. Quando a mulher percebe que seu mundo está começando a desmoronar, ela sabe que só a uma opção viável: Bianca tem que desaparecer. Com ajuda de seus fiéis empregados e amigos Abel e Sarina e com ajudinha de seus talentos com poções (que não são exatamente mágicas), Malvina fará de tudo para conseguir o que quer. E todos os seus esforços podem acabar voltando contra ela, especialmente porque Bianca não é exatamente a garotinha fofinha que todos, exceto Malvina, parecem ver.
“Todo mundo tem um lado bom, e outro não tão bom assim. Você só precisa identificar qual é o predominante e aproveitar o momento certo.” Pág. 148
“Menina Veneno” foi meu segundo conto favorito do livro. A narrativa em primeira pessoa de Rissi, sobre a perspectiva da Malvina, que conversa com o leitor, é muito cativante e flui com rapidez, além de ser muito divertida. A autora não só reconstruiu a história da Branca de Neve, mas foi além e criou uma trama única e surpreendente, mas sem tirar a essência do conto original. Diferente do conto anterior, “Menina Veneno” traz personagens completos, complexos e que surpreendem. Eu absolutamente amei a Malvina, que aqui não é só a madrasta invejosa e sim uma mulher forte, que já superou bastante coisa. O que mais gostei no conto é que, além de mostrar que as aparências enganam, Rissi dialoga sobre como todos nós podemos fazer escolhas erradas, fazer papel de vilão, mas que podemos aprender com nossos erros.
Em “Quanto mais afiado o espinho”, conto da Diana Peterfreund e terceiro do livro, Malena narra o descontentamento com a sua vida e seus esforços para mudá-la. A garota é filha de uma bruxa reclusa, mas não quer seguir o caminho mágico e solitário da mãe e sim ter uma vida normal, com amigos, festas e garotos. Malena decide dar um novo rumo a sua vida, começa a frequentar a escola e faz amizade com três garotas descoladas. Entretanto, há algumas coisas das quais não podemos fugir e pode ser que não haja lugar para Malena na vida que ela quer ter.
“Quanto mais afiado o espinho” começou de excelente maneira, com um ar muito intrigante e místico, mas, infelizmente, me decepcionou no final. Só no fim mesmo que fica claro que esse conto se relaciona com o da Bela Adormecida, cuja essência quase não está presente em “Quanto mais afiado o espinho”. Gostei muito que a autora não tenha ficado presa à trama do conto clássico para construir sua história e adorei sua narrativa em primeira pessoa, mas como não gosto de vilões “humanizados”, não gostei que Malena, nossa protagonista/vilã, não passasse de uma garota que não conseguia se encaixar. Malena não tem uma personalidade muito forte, o que me desagrada em protagonistas, e como, pessoalmente, acharia o máximo se uma bruxa, não consigo me identificar com uma personagem que não queira ter poderes mágicos – porque né, vamos admitir, quem não gostaria de ter poderes?!
O último conto, “A Menina e o Lobo”, de autoria do único homem do grupo de autores, Fábio Yabu, foi de longe o melhor do livro e o meu favorito! Aqui acompanhamos a saga de Lobo, aquele mesmo de Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos. Lobo vive no mundo dos Contos de Fadas, onde as histórias que muito conhecemos se repetem pela eternidade sobre o comando do ser mais poderoso daquele mundo: o Narrador. Mas Lobo está cansado da sua vida medíocre sem final feliz, por isso, quando um anão lhe oferece um meio de escapulir dali, o Lobo não pensa muito antes de aceitar. Assim, esse vilão do faz de conta acaba parando no nosso mundo, onde irá causar muita confusão e comoção ao se envolver com uma jovem garotinha. Mas, Narrador não deixará com que Lobo escape tão facilmente e, até que o mundo dos Contos de Fadas não esteja de volta a sua ordem, esse ser opressor não descansará.
“A Menina e o Lobo” encanta e diverte por ir além das histórias clássicas que os inspiraram. Mesmo sendo um conto, a trama é complexa e muito rica, recheada de detalhes maravilhosos e surpreendentes. Yabu criou uma história irresistível que nos faz refletir sobre o poder que os Contos de Fadas têm na nossa vida. É impossível não se apegar a Lobo, um dos mais temidos e queridos vilões das histórias, que aqui cativa e emociona o leitor, mas sem deixar de ser um personagem forte. Eu absolutamente amei “A Menina e o Lobo”, o conto me deixou sem palavras diante a criatividade do autor e excelente narrativa.
“O hábito viraria tradição. A tradição viraria lenda. No Outro Reino, eu estava em todos os lugares. E, mais importante que isso, no mundo dos Contos de Fadas, Eu estava narrando minha própria história.” Pág. 299
O Livro dos Vilões foi uma excelente leitura, perfeito para quem busca uma obra leve e rápida e contos de fada sobre uma nova perspectiva. Amei a obra e fiquei curiosa por O Livro das Princesas, apesar de que, como prefiro os vilões, creio que ainda vou gostar mais desse livro. Afinal, qualquer pessoa pode bancar a princesa boazinha, mas ser um vilão é só para os fortes mesmo.
Eu adorei a edição do livro. A capa é simplesmente divina: fofa, mas cheia de elementos presentes nos contos. A diagramação estava perfeita, adorei as ilustrações no início de cada conto e gostaria que os desenhos tivessem presentes também no meio deles, seria legal ver as ilustrações de alguns personagens e cenas.
Título: O Livro dos Vilões
Autores: Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund, Carina Rissi, Fabio Yabu
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501042101
Ano: 2014
Páginas: 320
Classificação: 5/5 [ótimos]
* Esse livro foi uma cortesia da Editora Galera Record
suas fotos deram um toque maravilhoso para essa resenha incrível! *-*
ResponderExcluirestou mega curiosa para ler este livro, e estou super curiosa, principalmente, pelo conto da Carina!!! :D
adorei! ;~~
Que bom que gostou da resenha e das fotos! Acho que você vai amar O Livro do Vilões!
ExcluirMuito boa a produção! :) Realmente instiga a ler!
ResponderExcluirLendo a resenha me despertou ainda mais a vontade de ler o livro. (que antes, já permanecia) ! >.<
Olá, Ana. Eu prefiro os vilões aos heróis, mas esse livro não me cativou tanto não, apesar da sua excelente resenha. Sem preconceitos, mas achei a obra mais voltada para o público feminino.
ResponderExcluirEu adoro contos e o único que me interessou mesmo da obra foi o do Fábio. Tenho muita curiosidade para ler o que ele escreve.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro
Realmente, o livro é mesmo voltado para o público feminino, especialmente o jovem. Não sei se sou eu que gosto de vilões bem macabros e malvados, mas os desse livro estavam até bem bonzinhos...
ExcluirTeus comentários tem sido semelhantes aos outros que li do livro e em encantam. A única coisa que talvez eu pense diferente é sobre vilões humanizados. Eu não gosto ou desgosto, acho que depende da situação. Mas concordo que protagonistas devem ser personagens marcantes de algum modo.
ResponderExcluirE gostei das fotos do livro Ana.
Beijos,
liliescreve.blogspot.com
;D Fico feliz que tenha gostado das fotos! Sei lá, mas eu gosto dos vilões mais clássicos, sabe? Sem qualquer escrúpulos ou bondade...
ExcluirEssa capa é linda e eu fiquei muito interessada em ler, principalmente alguns contos em especial! Deve ser muito legal!
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Beijos!
http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/
Que bom que gostou!
ExcluirEu também sempre preferi os vilões, eles são muito mais legais que as princesas, e fazer um livro voltado pra eles é muito legal. O ultimo conto, do Lobo, parece ser bem mais legal que os outros mesmo, até porque depois de Branca de Neve a história que eu mais gosto é a que tem o Lobo. Suas fotos ficaram lindas, você foi muito dedicada com as ilustrações.
ResponderExcluirObrigada! E acho que você gostaria muito do conto do Lobo, é mesmo muito bom!
ExcluirOi Ana, primeiro parabéns pela resenha e pelas fotos, adorei. Eu não li o volume das princesas, quem leu foi minha sobrinha, que aliás gostou muito. Eu gosto de contos de fadas com uma roupagem mais atual, vamos ver se leio este.
ResponderExcluirBjs, Rose
Amei o livro das Princesas, estou doida pra ler esse, curto muito novas versões de contos de fadas, as fotos ficaram lidas, parabéns!
ResponderExcluirObrigada! Acho que vai gostar desse livro então, já que gostou do das Princesas!
ExcluirAna!
ResponderExcluirGosto muito das releituras dos contos de fadas, inclusive estou terminando um que é releitura de Alice no País das Maravilhas.
As fotos ficaram ótimas, essa maçã deu um toque de vilanismo.
Quero ler o livro dos Violões, eles são melhores que os mocinhos...kkk
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Primeiro de tudo tenho que elogiar suas fotos, achei que o post ficou muito mais alegre e bonito visualmente.
ResponderExcluirEu leio bem pouco contos, eu gosto de livros mais grossos, mas este tem um de uma autora que gosto, a Diana Peterfreund eu vi que voce não curtiu tanto o conto dela, mas to curiosa por ele mesmo assim, os outros nõ chama minha atenção,
mas é por ser conto e não um livro,
beijos.
Awmmmmmmmmmmmmmmmmmm que fotos LINDASSSSSSSSSSSSS
ResponderExcluirEstou lendo o das princesas e gostando bastante.... depois lerei este, que deve ser muito divertido.
Ana, minha flor! Li tua resenha toda, mas tenho que te confessar que o que eu mais amei nela foram suas fotos!!! Ficaram divinassss!!! Serio mesmo! Você arrasou montando as fotos desta resenha. Cara, amei muito mesmo!! Xonada aqui pelas tuas fotos!!!! <3 So in love <3
ResponderExcluirEstou para ler o livro dos vilões desde que soube que minha diva Carina iria ter sua participação. Mas muitas outras leituras me impediram de ler o livro. Sou super fã dos contos de fadas e principalmente dos vilões. Eles me ganham, não há como negar. Os vilões são sensacionais.
Tenho que ter esse livro o mais rapido possivel!!!
Bjos, Bee.
www.anebee.com.br
;DD Fico muito feliz que tenha gostado das fotos! E leia logo o livro! Acho que irá gostar!
Excluir