EU FUI NA BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO e vocês já conferiram aqui um pouco sobre como foi o meu primeiro dia evento! Maaas, hoje voltei com ainda mais fotos e detalhes, além de um arremate de como foi a Bienal para mim!
Bom, acordei no dia 30 cansada, mas ainda muito disposta para encarar um dia inteiro de Bienal! Chegamos ao Anhembi pouco antes das dez e já estava lotado!!! Ainda bem que havíamos comprado ingresso no dia anterior, pois a fila estava enorme! Mas entramos e corremos para a Arena Cultural, onde teve uma palestra hiper-mega-legal com o Ken Follett! O Ken é um cara simpático e divertido, além de muito inteligente, e a palestra dele foi incrível! Ele falou sobre seus livros (que fiquei louca para ler) e seu método de pesquisa e escrita.
Como fiquei para a palestra do Ken, acabei perdendo o Encontro de Blogueiros da Modo, mas felizmente deu tempo de ir a Palestra de Escrita de Blogs, que também foi muito legal e me ajudou bastante já que pretendo fazer algumas mudanças e melhoras aqui no MLB nos próximos tempos.
Depois da palestra, almoçamos e passeamos bastante. Em seguida, rumamos para a Novo Conceito, onde ia acontecer um bate-papo com o nosso parceiro Maurício Gomyde (autor de 5 livros, entre eles Ainda não te disse nada - resenhado aqui - e a A Máquina de Contar Histórias, que li na volta para casa da Bienal e adorei). Antes mesmo do bate-papo começar, encontrei o fofo do Maurício, que conversou comigo, autografou meu exemplar de A Máquina e claro, tirou fotinha para o blog! Nessa mesma hora também estava lá a Tammy Luciano, que também foi um amor e tirou foto comigo.
O bate-papo com o Maurício, mediado pela Tammy foi super legal! O autor falou bastante sobre a carreira, seu método de escrita, sobre seu livro mais recente, A Máquina de Contar Histórias, e projetos futuros. A família do Maurício estava lá, inclusive suas duas filhas - a mais nova é essa da foto, que não saiu do lado do pai durante o bate-papo. E para fechar o evento com chave de ouro, o Maurício sorteou algumas canecas de A Máquina de Contar Histórias e um box com todos os seus livros! Uma pena que não fui nenhuma das sorteadas... Mas o bate-papo valeu muito a pena!
Depois do bate-papo, dei uma passadinha no estande da Novo Século, onde acabei encontrando nosso parceiro Luiz Henrique Mazzaron, autor de Máscara - A vida não é um jogo (resenhado aqui) e a Babi A. Sette, autora de Entre o amor e o silêncio, que me presenteou com um kit lindo do livro, que é minha próxima leitura! Também encontrei com a personagem Kelly, de Máscara - A vida não é um jogo!
Ainda no finalzinho do dia 30, só tive fôlego para ir para o Encontro de Blogueiros da editora LeYa, que foi muito legal, apesar da pessoinha aqui ter chegado atrasada - só um pouco - e acabar não encontrando lugar para sentar. No Encontro, o pessoal da editora falou dos lançamentos mais recentes, que obviamente fiquei louca para ler, e ainda deram um jeitinho do escritor Enéias Tavares, que estava na Bienal, aparecer por lá. O Enéias é uma cara muito simpático e falou um pouco do seu livro, A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison (que fiquei desejando loucamente). Ele estava acompanhado de um pessoal fantasiado no estilo steampunk, gênero do livro A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison. O encontro foi muito animado e, claro, no final, ainda teve sorteio e eu e mãe tivemos a sorte de estar entre os sorteados!
Se antes do Encontro de Blogueiros estávamos mortas, depois então, nem se fala. Fomos direito para o hotel descansar e, mesmo assim, acordamos no outro dia ainda exaustas. No dia 31, o último da Bienal, ficamos bem pouco no evento, só aproveitamos para comprar os livros últimos livros e tirar algumas fotos. De lá fomos direto para o Aeroporto, onde enfrentamos algumas filas gigantes e um pouco de espera. De São Paulo, fizemos conexão em BH, onde tivemos mais uma dose de espera - o que pelo menos nos deu bastante tempo para ler -, e só lá pelas 7 da noite que finalmente chegamos em casa! Estávamos sem um pingo de energia, mas muito felizes com a viagem.
Fotinha de despedida da Bienal, com a mala e a mochila hiper-mega-pesadas ao lado.
Bom amores, e isso foi um pouco da minha primeira experiência em uma Bienal do Livro! É impossivél traduzir aqueles três dias por completo, mas espero que eu tenha conseguido mostrar o quanto adorei ir ao evento! Claro que teve um perrengue ou outro: o incômodo pela Bienal estar lotada no sábado e no domingo; as filas para entrar na Bienal, entrar nos estandes e para pagar; o cansaço por andar tanto e por carregar os livros que não são nada leves; o desapontamento por não ter conseguido cumprir toda a programação e a chateação de não encontrar preços muito camaradas, entre outras coisas.
Mas, no final, fiquei muito satisfeita com a viagem que tive! Comprei todos os livros que queria? Não mesmo. Vi todos os autores que queria e fui em todos os eventos que planejei? Novamente não. Mas, o melhor da Bienal do Livro, para mim, foi passar três dias no meio da coisa que mais amo no mundo: literatura! E conhecer pessoas que também estavam sentindo a mesma emoção que eu por estar lá! As palestras e bate-papo que fui foram incríveis, assim como conhecer cara a cara os escritores, que foram todos atenciosos e muito gentis!
No fim, valeu a pena? Muitíssimo! Além de tudo o que já falei, a Bienal despertou em mim novamente o sonho de ser escritora e a certeza de que posso sim chegar lá! As falas de todos os autores que tive a felicidade de ouvir foram, além de inspiradoras, muito instrutivas! Todos deram, de forma direta ou não, dicas preciosas para quem quer se arriscar pelo ramo da literatura e sem sombra de dúvida acabei aprendendo muitas lições!
Espero que tenham gostado do post assim como gostei de fazê-lo! Adorei dividir minha primeira experiência na Bienal do Livro com vocês e espero poder ir a outras Bienais e encontrá-los por lá! Mas ah, os posts sobre a Bienal ainda não acabaram, afinal, ainda não falei quase nada dos livros que trouxe de lá! Em breve volto com post só sobre as aquisições da Bienal! AGUARDEM!
Beijos, beijos, beijos!!!
Beijos, beijos, beijos!!!
Gostei muito do post, que maravilha a Bienal ter despertado novamente seu sonho de ser escritora, boa sorte com essa nova empreitada na sua vida!
ResponderExcluirObrigada! Que bom que gostou do post!
Excluirnunca fui a bienal mais é o meu sonho ir e se deus qiser ano que vemm estarei la ! e inclusive fiquei sabendo e fiquei muito triste que ladroes fizeram furto na bienal e roubaram varios celulares !
ResponderExcluirAinda bem que eu não fui roubada, mas vi algumas pessoas falando que tiveram os celulares roubados e ainda vi comentários, nas redes sociais, de que havia gente roubando livros nos estandes! É muito triste que esse tipo de coisa aconteça em um evento tão legal! Mas vale a pena ir!
ExcluirGostei de saber que você é escritora. Espero que este evento realmente te dê novo ânimo e que se aventure nessa jornada tão linda que é criar história. Beijos.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirSem dúvidas a bienal revigora a vontade de ler e de escrever, então invista nisso, porque pelas suas resenhas dá para ver que você escreve muito bem, Ana.
ResponderExcluirAdorei as fotos.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro
;D Obrigada!
ExcluirPara nós leitores, Bienal é o nosso Oscar, nossa Disney, nossa viagem alucinante!
ResponderExcluirAno que vem, terei esse prazer novamente, já sinto na pele, nas pernas e no coração!
Parabéns pelo delicioso passeio.
Bjos
Ni
Cia do Leitor
P.S.: Conto com sua visita: http://ciadoleitor.blogspot.com.br/2014/09/resenha-tigana-voz-da-vinganca-de-guy.html
É mesmo o Oscar, a Disney e muito mais! rs
ExcluirAs maravilhas de uma Bienal... Espero que a retomada de seu sonho venha forte e se concretize!
ResponderExcluirBjs, Rose
;D Obrigada pela força!
Excluir