Título: Esta é uma história de amorTítulo original: This is a Love StoryAutora: Jessica ThompsonEditora: Novo ConceitoISBN: 978-85-8163-412-8Ano: 2014Páginas: 400Classificação: 5/5 [ótimo]Sinopse: Um rapaz conhece uma menina e a menina se apaixona pelo rapaz – até aí, nenhuma novidade. Mas, com Sienna e Nick, as coisas não acontecem do jeito que costumam acontecer nas histórias de amor. Tudo bem que ela o achou superparecido com o Jake Gyllenhaal, seu ator preferido. E ele teve o maior frio na barriga quando viu aqueles lindos olhos azuis-escuros no metrô. Nada disso importa quando a gente está fechado para balanço. Ela é frágil... Tem tantos segredos. E ele não está a fim de nada sério. Engraçada e ao mesmo tempo triste, esta é a história de duas pessoas destinadas a não ficarem juntas... mesmo sendo a coisa que elas mais querem no mundo.
Só se apaixonar não é suficiente
Era apenas outro dia qualquer quando no metrô, a caminho do trabalho, Sienna levanta os olhos de seu jornal e percebe que um dos caras mais lindos que já vira na vida, que por sinal é bem parecido com Jake Gyllenhaal (seu ator favorito), também a estava olhando. Poderia ser o início perfeito de uma história de amor, mas não é. O homem desce na sua estação e Sienna na dela, ambos seguem suas vidas como se aquele momento no metrô nunca tivesse acontecido. Ou pelo menos esse era o plano até que ambos descobrem que – surpresa – são colegas de trabalho!
“Eu ri. Talvez voltar não fosse tão ruim, afinal; e ninguém mais sabia que talvez, só talvez, hoje eu tenha me apaixonado.” Nick - Pág. 35
Não era apenas outro dia qualquer para Nick, já que ele finalmente estava voltando para o trabalho depois de das férias em Ibiza e uma gripe fortíssima que pegara lá. Mas não é a perspectiva de trabalhar em si que o assusta, mas os fantasmas do término de seu relacionamento que para sempre estariam ligados a seu ambiente de trabalho, afinal sua ex-namorada e o cara com quem ela estava tendo um caso também trabalhavam lá. Entretanto, os dois acabaram saindo da empresa e tudo prometia ser bem melhor agora, mas Nick só não imaginara quanto. A caminho do trabalho, no metrô, ele vê uma belíssima moça, na casa dos vinte anos - enquanto ele está quase nos trinta – que parece ser exatamente o seu tipo. Para Nick, aquele poderia ser o começo não de uma história de amor, mas de um caso tórrido e descompromissado com uma linda mulher. Mas acaba não sendo, já que ele descobre que ela é sua colega e ele prometera nunca mais ter relacionamentos amorosos com pessoas do trabalho.
Entretanto, com ou sem promessa, Nick não consegue parar de pensar em Sienna – e ela nele! Mas, a vida dela já é complicada o suficiente e tudo o que a garota não precisa agora é de um relacionamento, ainda mais com um cara obviamente ainda muito ferido por namoros anteriores. Apesar de Nick e Sienna reprimirem seus sentimentos, eles acabam crescendo da mesma maneira, o que os aproxima bastante... mas como amigos. Logo anos vão se passando, e Nick e Sienna desenvolvem uma forte e bela amizade. Sienna observa mulheres entrarem e saírem da vida de Nick na mesma rapidez com que ele troca de roupa. E Nick observa Sienna se entregar a homens que não a dão nem o mínimo de valor que ela merece.
“Pobre Chloe, ela não fizera nada de errado, só se apaixonara por um dos homens mais lindos que Londres já teve o prazer de abrigar. Ele era homem, ela era mulher, e aquela coisa toda, e esta era uma história de amor. Uma história que não me incluía.” Sienna – Pág. 285
Contudo os relacionamentos de ambos acabam sempre não durando muito. Até que um belo dia uma estagiária sexy pode colocar em cheque a determinação de Nick de não namorar pessoas do trabalho e um dono de academia muito fofo desafia Sienna a parar de fugir de relacionamentos. Mas, será que dessa vez os dois se entregarão ou algo dentro deles ainda os impede? Nick e Sienna podem tentar se convencer de que são apenas amigos, mas os corações dos dois pouco se importam com as mentiras que eles contam para si mesmos. Entretanto, isso é vida real e somente estar apaixonados nunca os fará ficar juntos. Será que alguém dará o primeiro passo? Ou essa é uma história de amor apenas de dois amigos?
“Na maioria das histórias de amor, o homem e a mulher gostam um do outro de modo igual e acabam conseguindo superar seu medo/timidez e resolver tudo. Nessa história de amor, eu, Sienna Walker, amo Nick Redland há cinco anos. E o que eu tenho para mostrar? Amor, sim, mas de um tipo muito diferente. Amor que vem com amizade, que vale quase mais, na verdade” Sienna - Pág. 330/331
Peguei Esta é uma história de amor sem muitas expectativas. E talvez por isso o livro tenha sido uma surpresa ainda melhor! Um romance divertido, mas bem realista e surpreendente, fui conquistada logo nas primeiras páginas. O que mais me agradou, mas por outro lado incomodou um pouco, foi o desenrolar do romance dos protagonistas. Odeio histórias em que os amantes se conhecem em um dia e já estão casando no mês seguinte. É irreal! Amor à primeira vista existindo ou não, NINGUÉM em sã consciência se entrega a uma pessoa tão rápido, afinal, aquele cara lindo que você conheceu no metrô ou aquela mulher sexy com que você cruzou na rua podem muito bem ser um assassino em série e, em vez de no altar, você pode acabar em um freezer! Por isso gostei que Nick e Sienna não se entregaram logo no primeiro instante, mas acabei me irritando um pouco com a teimosia dos dois de admitir e ver o que realmente acontecia entre eles. Mas, o sentimento de irritação não durou muito, pois os protagonistas logo desenvolveram uma bela amizade e pessoalmente acredito que relacionamentos amorosos duram muito mais e histórias de amor são muito mais bonitas quando o casal, antes de ser propriamente um casal, são amigos.
A narrativa em primeira pessoa intercalada entre Sienna e Nick foi um aspecto muito bom, já que assim Thompson proporcionou ao leitor uma visão muito ampla da história, sem falar que quebrou aquele clichê do protagonista único que acha que a outra pessoa não gosta dela, quando na verdade, ela gosta, mas não teve coragem para assumir ou qualquer outro impedimento. Como conhecemos a fundo Sienna e Nick, o leitor sabe que é um pouco da culpa dos dois de eles não ficarem juntos, que ambos ignoraram seus sentidos e tomaram atitudes das quais se arrependem. A escrita de Thompson é bem objetiva, flui com impressionante facilidade e é muito bem humorada, como o resto do livro. Os caminhos que a autora deu para a trama me agradaram muito, apesar de termos os esperados desencontros amorosos e falhas na comunicação, Thompson conseguiu me surpreender bastante, o que faz de Esta é uma história de amor um chick lit clássico, mas nem um pouco óbvio.
Os personagens são, talvez, o ponto mais forte do livro. Divertidos e com papel na trama, cada um deles tem uma personalidade marcante, mas especialmente a capacidade de parecer com qualquer um de nós. Todos, desde os protagonistas aos secundários, não são pessoas perfeitinhas e boazinhas como na maioria dos romances. Nick, é um cara fofo e bem humorado, que sempre trata as pessoas bem, mas que não pensa duas vezes antes de cair na farra quando solteiro, se embebedar e levar uma mulher estranha para a cama. Sienna é, talvez, a mais perfeitinha deles. Extremamente altruísta e romântica incorrigível, a garota não deixa de ser bem pé no chão e dedicada em tudo o que faz, seu único traço é irritante é a autoestima um pouco baixa e a incapacidade de perceber o quanto é uma mulher bonita. Os outros personagens também são muito bons! Adorei Elouise, a melhor amiga de Sienna, uma mãe solteira, amiga fiel e super sincera; Tom, o colega brincalhão de Nick e Sienna; Pete, o sem teto com quem Sienna faz amizade, e George, o pai da garota, que, entre os secundários, foi o meu favorito. George é super fofo, inteligente e um vencedor, que mostra ao leitor que é possível enfrentar uma vida difícil com otimismo e felicidade.
Quanto a edição, também só tenho coisas boas a dizer. A tradução e a diagramação, apesar de simples, estavam perfeitas. O tamanho e tipo das letras, juntamente com as páginas amareladas, deixaram a leitura ainda mais fácil. Adoro essa capa, que é fofa e divertida como o livro, além de trazer elementos presentes no livro. Gosto muito mais dela do que a original e das outras capas que o livro ganhou pelo mundo (abaixo). Ah, curiosidade, na verdade, a capa brasileira é só uma adaptação da holandesa (também abaixo).
Uma leitura irresistível, deliciosa, divertida, fofa e surpreendente, Esta é uma história de amor é na verdade, em vez de ser apenas mais do mesmo, um excelente romance recheado de personalidade. Recomendo o livro a todos os românticos de plantão e prometo que essa é uma obra para rir, chorar e, claro, se apaixonar!
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito
Amo um chick lit e esse parece mesmo ser ótimo, estou doida pra ler, já foi pra minha lista de leitura!
ResponderExcluirLeia mesmo, é muito bom!
ExcluirBjs
foi um livro que me chamou a atenção não só pela capa, mas como o títuulo chamativo! estou bem ansiosa para ler, ainda mais depois dos elogios!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
O título é mesmo bem legal, não? Não deixe de ler o livro, acho que vai adorar!
ExcluirBjs
Oi Ana, eu tenho o livro, mas ainda não o li. Achei a capa muito fofa mesmo, ainda mais quando comparamos com as outras.
ResponderExcluirBjs, Rose
A capa é mesmo uma gracinha! Leia logo!
ExcluirOii Ana!! Tô tão apaixonada por esse livro, quero ler pra ontem!
ResponderExcluirBeijos
Nati
www.meninadelivro.com.br
eu não tava dando mto por esse livro, mas depois de ler tua opinião...
ResponderExcluirquem sabe, neh hehehe
adorei o você pode acabar num freezer kkkkkkkkkkkkk
gosto de histórias com capítulos alternados, a leitura fica mais fluída. ^^
bjs
http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/08/promocao-5-anos-do-blog-conversas-de.html
Não deixe de ler Está é uma história de amor! O livro é muito bom!
Excluirkkk Mas essa é uma possibilidade muito real! Ainda mais porque os psicopatas costumam ser muuuuitos sedutores, por isso mal não pode fazer tomar cuidado com aquele cara gato do metrô que pode ser o amor da sua vida!
E realmente, capítulos alternados deixa a leitura mais rápida!
Bjs
Olá Ana.
ResponderExcluirNossa eu escuto sempre falar muito bem desse livro. Espero poder ler ele logo. Adoro quando vemos semelhanças dos personagens com a nossa vida.
Adorei a resenha.
Beijos Fer
http://www.matoporlivros.com.br/
Fiquei encantada com a história. Seus comentários me deixaram bastante curiosa a respeito dos dois. Espero que eles terminem juntos. Parecem tão fofos! Beijos.
ResponderExcluirNão sou fã de chick-lits, mas esse acabou ganhando minha atenção. Não sei se foi pelo título e capa, ou porque a história é simples mas ao mesmo tempo um pouco mais "enrolada" para acontecer algo entre o casal, sem forçar para atração sexual imediata que está tão em alta ultimamente.
ResponderExcluirE gostei do fato deles se verem no metrô pela primeira vez.
Ontem mesmo eu estava no metrõ de sp e me veio a mente: "Toda vez que ando de metrô eu me apaixono" hahahaha pois, moro no litoral, só às vezes vou para a capital, e sempre lá no metrô acabo vendo 1 ou 2 garotas que me atraem muito, mas acabo não conhecendo. Infelizmente, na vida real é muito difícil de acontecer essa coincidência de reencontrar alguém que viu no metrô hahahaha.
Oi , Adoro um chick-lits , a capa é super linda , estou doida por esse livro mais esse esta meio carinho aq na minha cidade !
ResponderExcluirOi Ana, esta é a primeira resenha deste livro que leio, e com certeza já está na listinha dos desejados, adoro um chick-lit, e este parece ser bem divertido de ler, adorei a ideia da autora, é um romance bem diferente dos que estou acostumada a ler, sem aquele clichê de "amor a primeira vista", é uma premissa bacana, e concordo com você que histórias de amor são muito mais bonitas quando o casal, antes de ser propriamente um casal, são amigos.
ResponderExcluirAdorei a resenha, beijos!
A capa já chama atenção, nunca tinha ouvido falar no livro, mas, fiquei com muita vontade de ler.
ResponderExcluirPelo trechinho achei super bacana! Dá vontade de ler com certeza.
ResponderExcluir