28.7.14

Resenha: Sangue na Neve - Lisa Gardner

Título: Sangue na Neve
Título original: Love You More
Série: Detective D.D. Warren
Volume: 5
Autora: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-199-8
Ano: 2013
Páginas: 416
Classificação: 5/5 [ótimo]
Sinopse: A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples. No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha? D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.

Leia também:

Quem você ama? 

Tessa Leoni é uma jovem mãe e uma policial esforçada. Uma mulher reservada, mas conhecida por seu trabalho duro, e muito bem feito, e dedicação total a família. Ninguém duvidava da boa índole de Tessa, até o dia em que ela mata o seu marido Brian. Todas as evidências, principalmente os machucados profundos na mulher, indicam que o crime foi em legítima defesa, a última reposta desesperada de uma esposa contra seu cônjuge abusivo. Mas, um único fator muda tudo: a filhinha de Tessa está desaparecida e a única pessoa que poderia atestar o seu paradeiro, Brian, está morto. 
“Juliana MacDougall amava o filho. Assim como os pais dela tinham amado o filho. Como Tessa Leoni amava a filha. Ciclos, D.D. pensou. Pedaços de um padrão maior. Só que não conseguia desmontá-lo, nem montá-lo outra vez. Pais amavam os filhos. Alguns pais fariam qualquer coisa para protegê-los. E outros pais... D.D. começou a ter uma sensação ruim. Então o celular tocou.” Pág. 192 
A situação, assim como a cena do crime, vira um caos. De que forma o desaparecimento da menina e a morte de Brian se relacionam? É improvável que dois crimes separados tenham acontecido em uma mesma noite, portanto, os detetives se veem com a difícil missão de entender o que se passou na casa da policial Leoni. E para isso, Bobby Dodge, responsável pelo caso, chama sua amiga de longa data, com quem tivera um rápido caso amoroso, D.D. Warren para se juntar a investigação e a busca pela menina. 

Apesar de ser seu dia de folga, D.D., como sempre, larga tudo, inclusive seus problemas particulares, e mergulha de cabeça nessa história. Mas, dessa vez, nenhum crime será capaz de afastar D.D. das complicações da sua vida pessoal. A policial viciada em trabalho desconfia de que está grávida, algo definitivamente não planejado por ela nem por seu namorado Alex. As dúvidas não saem da cabeça de D.D. - como ela contaria para Alex? Como ele reagiria? Como diabos ela iria criar uma criança sendo inteiramente dedicada ao trabalho? - e os enjoos constantes também não a ajudam em nada. 

Logo no início das investigações fica claro que há muito mais coisas do que os detetives sabem e do que Tessa Leoni está contando. Apesar de ambas serem mulheres policiais, determinadas e duronas, D.D. desconfia de Tessa logo de cara. Ela acredita piamente que a outra está mentindo sobre algo e não parará até chegar ao fundo de tudo. As pistas são contraditórias. Tudo e todos mostram Tessa e Brian como um casal tranquilo, com um relacionamento estável e como pais dedicados. Brian era louco por Tessa e sua filha, um homem gentil, atencioso e ativo que não encaixa no perfil de marido violento. Já Tessa, a policial aplicada e mãe carinhosa, desperta suspeitas. Além de parecer não querer contribuir muito para as investigações e buscas, D.D. e Bobby descobrem que Tessa já esteve envolvida em outro assassinato e, curiosamente, novamente era ela quem apontava a arma. 

Quando a vítima começa a se tornar suspeita, D.D. e Bobby sabem que estão no caminho para a verdade. Entretanto, esse caminho é sinuoso e nunca acaba onde eles esperam. Em uma busca desesperada por uma criança e uma investigação frenética, os detetives correm contra o tempo para solucionar uns dos casos mais complexos de suas carreiras. Entretanto, eles são os únicos brigando com o relógio. Tessa tem seus próprios planos e investigações para fazer e não deixará que ninguém fique no seu caminho. 
“Sangue na neve limpa e branca. Brian morrendo na cozinha impecavelmente limpa. O assassino agora estava tremendo. Olhei para o rosto dele. Deixei que ele visse a morte em meus olhos. Deixei que ele visse a matadora que havia ajudado a formar.” Pág. 376 
Sangue na Neve é o quinto livro da série Detective D.D. Warren, cujos volumes podem ser lidos de forma independente, e o terceiro livro que li da Lisa Gardner. Apesar de ser o último na minha lista de preferência dos livros da série, gostei muito de Sangue na Neve, que tem a mesma qualidade e ritmo dos outros livros e capacidade de prender o leitor do início ao fim. 

Como sempre, a autora nos presenteia com uma trama complexa, mas muito bem amarrada e extremamente surpreendente. As reviravoltas que Gardner arquiteta são de cair o queixo e simplesmente imprevisíveis! Sua escrita objetiva, mas descritiva nas horas necessárias, ajuda a deixar a história mais ágil. Algo que gosto bastante é que, além da narrativa em terceira pessoa que acompanha D.D., a autora sempre coloca, em capítulos alternados, uma narração incrível em primeira pessoa de algum personagem. Essa troca de perspectiva é muito boa, deixa o livro muito mais intrigante, além de dar uma visão mais ampla da história. 

Outra coisa que adoro na Gardner é que em vez de se concentrar nos crimes propriamente ditos, seus livros são sobre pessoas e suas histórias. Além de deixar a história menos maçante e técnica, dessa forma a autora acaba nos presenteando com personagens incríveis e muito reais. Todos os personagens de Sangue na Neve tem personalidade e história próprias, além de papel na trama. Tessa Leoni me conquistou logo no início. Sua personalidade forte e frieza na hora de ir atrás de seus objetivos intimida o leitor, mas sua dedicação extrema em ser uma boa mãe emociona e conquista. Entretanto, o melhor da Tessa é que só perto do final é que descobrimos se ela é realmente a vítima ou a criminosa, isso sem falar que é difícil prever suas ações. Tenho uma relação de amor e ódio com a D.D.. Apesar de ter gostado muito mais dela nesse livro, afinal a mulher estava em uma posição muito mais delicada e sensível, muito da personalidade dela me irrita, principalmente sua teimosia cega – para uma detetive, em alguns momentos D.D. só enxerga o que ela quer ver. Entretanto, no geral gosto da personagem e adoraria saber seu nome verdadeiro, já que é muito estranho chamá-la de D.D. 

Quanto a edição, não tenho muito do que reclamar. A tradução e a diagramação estavam boas. As páginas amareladas ajudaram a deixar a leitura ainda mais rápida. Gosto bastante da capa, que combina perfeitamente com a trama, apesar de achar o “sangue” escorrendo nas letras do título muito brega e preferir algumas das outras capas que o livro ganhou mundo a fora. Eu gostei da adaptação do título, do original “Love You More” para “Sangue na Neve”. Mesmo que “Te amo mais”, uma tradução literal, também teria funcionado, ela não teria o mesmo impacto em português como “Sangue na Neve”, que igualmente combina com a trama. 


Outras capas.

Sangue na Neve foi uma excelente leitura e a recomendo, assim como os outros livros da série, para todos que gostam de um excelente romance policial, com uma trama surpreendente, recheada de ações e reviravoltas. Estou louca por mais livros da Gardner, assim como da série Detective D.D. Warren. Pesquisando, descobri que esse livro também pertence a outra série policial da autora, só que com a Tessa Leoni como protagonista e investigadora, e, obviamente, fiquei louca para ler mais livros com a personagem! 
“D.D. concentrou-se em seguir os passos de Bobby. Fumaça, calor, neve. Um inferno de inverno. Era hora de encontrar Sophie. Estava na hora de terminar esse trabalho.” Pág. 396

*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Sangue na Neve é excelente!!! Eu gostei muito do livro, como gosto de todos da Lisa Gardner. Mas esse foi o mais "fraquinho", Viva Para Contar mexeu muito mais comigo!! Mas a D.D. Warren é vida hahaha

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li um livro da Lisa Gardner mais pretendo , O livro parece ser bom , e me deixou bem curiosa tbm , pretendo ler !

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro da autora, mas quero muito ler ...
    Não sabia que esse livro faz parte de uma série, gostei bastante de saber.

    ResponderExcluir
  4. poxa, se eu já tinha curiosidade de ler algo da autora, depois dessa resenha fiquei ainda mais ansiosa pra ler, e quem sabe começar por Sangue na neve. Ele parece ser o tipo de suspense policial que deixa o leitor sem fôlego até a última página...
    recomendação anotada :D
    bjs, flor.
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/07/ii-roda-de-leitura-paudalho-pe.html

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Tinha visto esse livro nos lançamentos da Novo Conceito e já fiquei de olho mas não sabia que era tão bom.
    Nunca li nada da Lisa Gardner por que até pouco tempo atrás esse gênero nem entrava na minha lista de leitura,mas acabei mudando.Todo esse mistério e investigação parecem ótimos e esse nome está muito melhor mesmo do que a tradução do original.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Essa série é de tirar o fôlego pelo o que eu ouvir, nunca li, mas já tô sabendo que é muito boa! Gostei bastante das resenhas que li dos outros livros da série, esse também, pra falar a verdade esse em especial. Ainda não li nada da Lisa Gardner, mas essa é uma série que pretendo ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    Nunca li nada da Lisa Gardner, mas os livros dela são super bem comentados e parecem ser muito bons!
    Gosto de histórias policiais, então leria Sangue na Neve, com certeza.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Não é dos meus gêneros favoritos. Ainda estou me descobrindo nele lendo Agatha Christie, que ainda não me prendeu muito.
    Esse por outro lado, parece ser do tipo impossível de não se interessar!

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. muito bom o livro a resenha deixou bem claro que e um livro digno de ser lidoo ameiii

    ResponderExcluir
  10. É a primeira vez que leio uma resenha da autora Lisa Gardner, e amei, amei esse livro Sangue na Neve e com certeza irei me apaixonar por outros livros dela, desse mesmo genero!!!
    Mais um pra lista da Bienal e tambem para coleção!!!

    Obrigada pela resenha!!!!

    http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sangue na Neve, pela sinopse o livro te atiça a lê-lo e pela resenha parece um livro bom de ler.Estou decida a ler Sangue na Neve.

    ResponderExcluir
  12. O título em português é muito melhor, e mais chamativo, do que o original!
    Adoro romances policiais, e esse parece ser mesmo excelente.
    Gostei de saber que é em terceira pessoa, mas com alguns capítulos em primeira. Isso é sempre interessante, enriquecedor para a história. E faz a leitura variar um pouco mesmo estando ainda no mesmo livro.
    Um dia leio algo dessa autora.

    ResponderExcluir
  13. Estou começando a me interessar por romances policiais, e esse me pareceu ser uma ótima pedida... só com esses trechos e com a resenha já me deixou curiosa sobre os fatos, com certeza vou ler ele e os outros da serie tbm

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de livros de investigação. Já li muitos da série policial. Mas esse "Sangue Na Neve" é meu preferido que ainda quero ler. Pela resenha, deve ser muito bom mesmo. Espero comprar ele e gostar.
    - Lucas Pettine.

    ResponderExcluir
  15. livro sobre policial investigaçao de crime , sumiços , nunca chamaram mt a minha atençao , é pra mim ler um livro assim a historia tem que ser mt envolvente , pra nao fica toda vida com ele , por isso sao poucos que salvam , (pra mim )

    ResponderExcluir
  16. Nossa esse romance policial parece ser mesmo excelente, curto muito esse gênero, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  17. Gente, tem tudo o que eu gosto num livro. Acabei de ler Série Mortal e
    estava procurando outros no mesmo estilo. Amei.

    ResponderExcluir
  18. Amo os livros de Lisa Gardner, já li Viva para contar, amei muito e por isso estou curiosa para ler Sangue na Neve, e também tenho Esconda-se, e o que eu reparei lendo o livro é a grossura deles e como a autora te envolve no decorrer da leitura. Amo romance policial, suspense, aventura e amo receber indicações...
    :D

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana, tudo bom?? Eu sou uma grande fã da Lisa...essa série é fenomenal...super recomendo...esse livro Sangue na neve é fantático, adorei ler cada página, a Lisa tem o dom de no prender na história totalmente...Só fico triste porque a editora não está lançando o restante da série,além de lançar tudo em fora de ordem...pois ainda faltam os livros 01, 03, 06 & 07. Meus parabéns pela resenha incrível...adoreiii..bjs

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)