Título: A EscolhidaSérie: GuardiõesVolume: 2Autora: Monique LavraEditora: IgmoISBN: 978-85-67934-00-6Ano: 2014Páginas: 230Classificação: 5/5 [ótimo]Sinopse: Depois de descobrir os segredos mais obscuros de sua família e se tornar uma caçadora de vampiros, Alice pensava que nada mais poderia surpreendê-la. Contudo, aquilo parecia ser apenas o começo... Vendo-se perseguida pelas consequências de seus erros e recebendo novas e estranhas habilidades, ela terá que enfrentar seu maior adversário, o primeiro e mais forte dentre todos os vampiros está na cidade de Londres, e Alice é o seu alvo principal. Em meio a sentimentos de culpa, ela toma uma decisão que pode acabar com seu relacionamento com Christiaan e afastá-la de seus amigos... Será que ela conseguirá encarar mais esse desafio?
Leia também:
É tempo de luta e descobrimento
Imagine descobrir que o livro Drácula é baseado em fatos reais e que você descende de algum personagem da história. Para Alice Hacker, vampiros eram seu objeto de estudo, seres fantasiosos de folclores e lendas que ela amava estudar. Mas ao mudar-se para Londres, ela descobre que eles são bem reais e que a história da sua família, que é recheada de segredos obscuros, está bem interligada a essas criaturas. Dois vampiros apaixonaram-se por Alice. Christiaan e Willian, dois belos homens que não poderiam ser mais diferentes. Christiaan é doce e honrado e Willian é tão apaixonado – e apaixonante – como ele, mas está disposto a fazer as mais terríveis coisas para conseguir o que quer. A escolha não pareceu difícil. Willian era o vilão e Alice o matou, iniciando assim sua atual profissão de caça-vampiros.
Com a morte de Willian, Christiaan e os outros amigos vampiros de Alice voltaram a sua forma humana e, ao lado da mulher e de outros personagens da batalha conta Willian, eles se transformaram nos Guardiões, um grupo determinado a livrar Londres dos vampiros. Vivendo ao lado de Christiaan, seu amor, e de seus amigos, Alice não poderia estar mais feliz. Muitos mistérios ainda rodeiam sua vida, principalmente o que trata sobre sua real natureza, afinal, ela não é como uma humana qualquer – será que ela é mesmo humana?
“Só podia torcer para que, se aquilo fosse mesmo um sonho, eu continuasse dormindo para sempre.” Pág. 226
Alice, aos poucos, está desenvolvendo seus talentos e se transformando em uma exímia caçadora. Seu nome começa a ser conhecido pelas ruas de Londres e pelos vampiros que a habitam. Entretanto, logo após matar um vampiro, Alice se depara com a filha do mesmo que não entende porque uma estranha matara o seu pai, sendo que ele não havia feito absolutamente nada a ela. Assim, Alice se depara com uma verdade assustadora: ela matara dezenas de vampiros apenas por eles serem o que são, monstros, mas ela nunca os dera a chance de ser diferentes. Tal pensamento a aterroriza, estaria ela se transformando no monstro?
Enquanto questiona as consequências e a dignidade de suas ações, Alice não consegue parar de pensar em Willian. Ela nunca o dera uma chance de mudar. Será que não cometera um erro ao matá-lo? E será que não há mesmo nada que ela possa fazer para consertá-lo? Paralelemente a tudo isso, Londres fica cada vez mais infestada de vampiros. Eles estão por todos os lugares, como se algo, ou alguém, os estivesse atraindo para a cidade. Nuvens negras se aproximam e em direção aos Guardiões. Alguma coisa grande, e perigosa, está para acontecer. Será que chegou o dia em que os caçadores se tornaram a caça?
“- Como você pôde se curar assim? Que tipo de magia você está usando? – ela gritava com os lábios tremendo.
- Não é magia, (...), é fé; e a fé produz milagres.” Pág. 216
A Escolhida é o segundo livro da série Guardiões, que leva o nome do primeiro livro, que já li e resenhei aqui. Apesar ter lido o primeiro volume dois anos atrás, não tive dificuldade para ler A Escolhida. Como em Guardiões, a Monique começa e termina uma história no mesmo volume e, mesmo deixando um “gancho” para uma continuação, os dois livros podem ser lidos de forma completamente independente e é isso que mais me agradou em ambos os volumes. A Escolhida é bem autoexplicativo e acredito que qualquer pessoa que não tenha lido Guardiões conseguirá entender a história perfeitamente. Eu adorei Guardiões, mas gostei muito mais de A Escolhida. O amadurecimento da autora é perceptível, tanto quanto a narrativa quanto a trama.
A narração em primeira pessoa dividida entre Alice e Christiaan deixou a história mais ampla, além de permitir que o leitor se aprofundasse mais nos dois personagens. Se no primeiro volume achei o romance entre eles precipitado, A Escolhida vem para testar o relacionamento e mostrar para o leitor – e provar para mim – que o envolvimento deles não é passageiro e muito menos precoce. Gostei bastante do desenvolvimento que a Monique deu para os personagens, colocando-os sobre situações que iriam definir de uma vez seus caráteres e mostrando que amadurecer e mudar são processos que tem suas perdas, mas também seus ganhos. Novamente a Monique me encantou com seus personagens cativantes e únicos, até mesmo os secundários parecem ter sido criados com carinho e exercerem funções dentro da trama. Algo que adoro nos livros dela são os personagens adultos e maduros, que diferente da maioria dos protagonistas de histórias de vampiros da atualidade, não perdem tempo fazendo drama adolescente e tempestades em copo d’agua.
A escrita da autora evoluiu, tornou-se ainda mais cativante e fluída, tornando impossível ao leitor parar de ler. Terminei A Escolhida em um dia só e sem ao menos perceber o tempo passar. Apesar de o livro ser bem menos extenso que o primeiro (que tem 376 enquanto esse tem 230), Monique soube criar uma história recheada de ação e emoção e contá-la de modo objetivo, mas que não deixasse lacunas e também não ficasse com momentos de enrolação. A trama de A Escolhida foi muito bem bolada, de modo que surpreende o leitor a todo momento.
A edição está tão perfeita quanto o resto do livro. A diagramação é singela, mas com alguns detalhes legais que combinam com o modo objetivo, mas cativante, da história. As páginas amareladas ajudaram a deixar a leitura ainda mais rápida e o tipo e tamanho da fonte estavam bons, apesar de que, pelo menos para mim, as letras poderiam ser um pouquinho maiores. A capa é simplesmente divina e combina em todos os aspectos com a trama.
A Escolhida foi uma excelente leitura e que me deixou sedenta por mais. Na entrevista que deu recentemente para o blog (aqui), a Monique disse que pensava em terminar o livro nesse volume, mas que já tinha uma nova ideia e que, portanto, há possibilidades de termos mais histórias dos nossos Guardiões. Eu, obviamente, estou torcendo para que sim e ansiosamente imaginando e esperando por mais aventuras ao lado deles.
A Escolhida é um livro que recomendo para todos que gostam de um bom romance sobrenatural com bases mitológicas sólidas, sem drama adolescente e que traz boas doses de ação e emoção. Como disse, tanto A Escolhida como Guardiões podem ser lidos de forma independente, então eles são ainda mais recomendados para quem, como eu, está fugindo de séries intermináveis!
“ – Por que eu? Não mereço ser escolhida para nada! Já fiz tanta coisa errada na minha vida! (...) Como uma pessoa assim pode ser escolhida para portar uma espada forjada por um anjo?
- Alice, todos nós cometemos erros. Somos criatura e não criador, por isso, somos imperfeitos. (...) Como você, eu me julgava indigno, então meu precursor me disse: ‘Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos.’”. Pág. 143
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Igmo
eu adorei esse livro, foi uma grata surpresa :D
ResponderExcluirnão li o primeiro mas não me senti perdida na leitura de A escolhida. Quero ter a chance de ler o primeiro, e tomara que ela lance uma continuação pq a escrita dela é bem fluída, tbm li em pouco tempo ^^
bjs, Ana ^^
http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/07/uma-biblioteca-dentro-de-uma-maca-parte.html
Eii, o livro parece ter uma boa história, mas não é o livro que estou procurando ler no momento, principalmente por não ser apenas um livro. Agora, muito me interessa saber que a narração é feita por dois personagens: de um tempo para cá tenho achado este recurso bem legal.
ResponderExcluirLucas - Carpe Liber
http://livrosecontos.blogspot.com.br/
Eu também li o primeiro volume a cerca de 2 anos atrás...lembro bem de várias passagens importantes da história e lembro também que adorei o livro...queria poder ler este também, com certeza eu iria adorar tanto quanto adorei o primeiro.
ResponderExcluirBeijo, Van - Blog do Balaio
balaiodelivros.blogspot.com.br
Não li ainda o primeiro, na verdade, não conhecia essa série. Mas achei o muito interessante esse segundo volume e seu enredo muito rico e interessante,apesar de não curtir muito o gênero. Mas depois de tantos elogios e classificação 5 estrelinhas, deu até aquela curiosidade!
ResponderExcluirAbraços!
adoro Drácula, e ainda não conhecia esta história ai não. confesso que fiquei muito curiosa agora para ler ele! ;~~
ResponderExcluiradorei a sua resenha, e essas 5 estrelas me deixaram com brilho nos olhos! *.*
Eu nao conhecia essa série , mais confesso que fiquei mt interessada em ler ela , poor mais que eu esteja correndo de séries por agr eu preciso ler essa ! :) e eu amei os quotes que vs escolheu pra nos mostrar !
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão conheço essa série, mas pela sua resenha realmente parece ser muito boa. Eu não curto livros sobrenaturais, mas amo um romance e uma leitura fluída. Achei o enredo bem legal, mas não me interessou a ponto de ter vontade de ler.
Beijos!
Oiee
ResponderExcluirO livro mereceu mesmo 5 estrelas,eu não conhecia essa série e nem a autora.
Confesso que quando li sua resenha me lembrei instantaneamente de The Vampire Diaries,por que amo esse seriado.Histórias sobre vampiros,caçadores não passam despercebidas por mim e é maravilhoso o livro ser autoexplicativo,não precisando ler o primeiro para conseguir entender esse segundo.
Fiquei curiosa!
beijos
Essa capa é muito linda ...
ResponderExcluirQuero muito ler essa série, parece super interessante, e espero ler em breve .
Adoro essa última citação:
ResponderExcluir"Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos"
Muito profundo, me fez parar e refletir sobre algumas coisas.
Curti muito esse livro, apesar de preferir o primeiro.
Mas me apaixonei pela escrita da Monique.
Parabéns pela resenha ^^
Abraços, Mallú
semclichesporfavor.blogspot.com
nossa ameeei essa historiaa parabens por essa resenha bjooos
ResponderExcluir