19.7.14

Resenha: Despertar - Helena Andrade

Título: Despertar
Autora: Helena Andrade
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
ISBN: 978-85-7679-613-8
Ano: 2011
Páginas: 376
Classificação: 4/5 [muito bom]
Sinopse: “Mergulhei, senti a sensação em todo meu corpo. Emergi, olhei na direção onde o deixei. Ele continuava no mesmo lugar, me olhando. Estendi minhas mãos e o convidei a vir comigo.” Lívia não podia imaginar as mudanças que aconteceriam em sua vida. Mudanças que a despertariam para uma nova perspectiva profissional, para uma nova visão de mundo... e para um grande amor. Acompanhe esta trajetória emocionante em Despertar!




Lívia é uma pediatra recém-formada que aceita trabalhar em Humaitá, uma pequena cidade do interior localizada as margens do Rio Madeira e no coração da Floresta Amazônica, com o objetivo de juntar dinheiro para fazer outra especialização no exterior. Ao chegar lá, a jovem médica é recebida com muito carinho, tanto pelos colegas da Unidade de Saúde onde trabalha quanto pela população local. 
"Não sei por que pensei ter total domínio sobre os caminhos que tracei para minha vida. Apesar de poder muitas vezes escolhê-los, nem sempre me levaram onde imaginei." Pág. 9 
Lívia imediatamente se apaixona novamente pelo trabalho de médica, estar em contato com as pessoas e ajudar a melhorar suas vidas e saúdes é muito gratificante. Entretanto, logo nos primeiros dias ela se vê diante um desafio. Um garoto chega para ser atendido, mas o pai do menino não confia na nova médica e acaba a tratando mal. Lívia não se deixa intimidar e prova que é boa no que faz, e assim acaba conquistando o garoto, Lucas, mas não seu pai, Thomas

Apesar de passado o episódio e Lucas ter se curado, Lívia não consegue tirar Thomas da cabeça, o que para ela é muito incomum, já que um homem nunca tinha provocado algo similar nela. Entretanto, Lívia sempre foi determinada quanto a seus projetos e planos para futuro e sabe que começar um relacionamento em Humaitá nunca daria certo, já que ela só trabalhará lá por um ano. O que não impede seu colega Rodrigo, um médico bonito e com gostos parecidos com os dela, de nutrir uma paixão pela moça. Entretanto, apesar de gostar muito de Rodrigo, ele não desperta o coração de Lívia como acontece toda vez que ela pensa ou vê Thomas. 

Quando tudo indica que Thomas tem os mesmos sentimentos que Lívia tem por ele, a médica fica dividida. Será que ela deve se entregar a essa paixão ou continuar focada na sua carreira, como sempre fizera a vida toda? E será que Rodrigo se conformará apenas com a amizade? 
" – (...) Conforme fomos nos conhecendo, me apaixonei cada vez mais. Mesmo que quisesse, agora não poderia excluí-la da minha vida, porque você faz parte dela. Quero ficar com você o quanto puder. Ainda que amanhã você diga adeus, quero viver este amor. Quero amar vocês como ninguém nunca amou ou irá amar." Pág. 148 
Despertar é o tipo de livro que a partir de uma trama simples consegue conquistar e emocionar o leitor. Não tinha muitas expectativas para a obra, por isso acabei me surpreendendo ao encontrar um romance leve e delicioso, que me prendeu da primeira a última página, e gostando bastante da história. 

Os personagens são simples, mas muito bem criados, cada um com personalidade própria e papel na história. Apesar de Thomas ter soado um pouco perfeitinho demais e, logo, clichê, gostei muito do personagem, que é o típico “cara irresistível” dos romances. Já Lívia me agradou muito mais. Ela não é aquela protagonista bestinha, desastrosa e com baixa auto estima que encontramos na maioria dos livros. Lívia é uma mulher decidida e focada, desde sempre preocupada com o futuro, o que me fez identificar bastante com ela. Seu lado fofo e delicado com as crianças não tem nada a ver comigo, mas tornou a personagem um amor e impossível de não se gostar. 

A escrita de Andrade é boa, leve e fluída. A narrativa em primeira pessoa é bastante descritiva, mas não chega a ser cansativa. Na verdade, todos os detalhes que a autora apresenta apenas enriquecem a história, especialmente quando ela fala da paisagem. Andrade descreve os cenários com tanta perfeição que é impossível para o leitor não se sentir dentro do livro e da Floresta Amazônica. A autora fala com muita familiaridade da fauna e flora da região e também do trabalho médico desenvolvido por Lívia e outros personagens, o que deixa a história ainda mais convincente. A única coisa que me incomodou um pouco na trama foi desenvolvimento do romance entre Lívia e Thomas. Tudo aconteceu rápido demais e no início pareceu um pouco forçado, mas felizmente a sensação passou conforme a história avançava. 

Quanto a edição, só tenho uma reclamação. A diagramação, apesar de simples, estava perfeita. O tipo e tamanho da fonte também estavam bons. A capa é linda e combina perfeitamente com a história. Entretanto, as páginas brancas me incomodaram, elas sempre deixam a leitura um pouco cansativa. 

Despertar é um romance delicioso, irresistível e bem brasileiro. A história fofa e descomplicada me lembrou muito aquelas novelas das 6 horas, as únicas que realmente gostava quando assistia televisão. Acredito que uma adaptação do livro, transmitida nesse horário, conquistaria um grande público. Recomendo Despertar para os românticos de plantão, que nunca dispensam uma boa história de amor com a cara do Brasil, mesmo que essa não tenha muitas surpresas. Um livro bom para descansar a cabeça, eu adorei a obra e fiquei curiosa para ler outros livros da autora.


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Oi Ana :) Gostei da sua resenha, ainda não conhecia o livro, mas adoro histórias que se passam no Brasil. Acho que vou gostar de ler!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro,blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi , a resenha é Otima , nao tinha ouvido falar do livro e nem da autora , eu amo romances u.u a historia parece ser bem legal , e eu adoro parece q estou dentro do livro kkk , espero ter oportunidades de ler esse lindo romance !

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Sou apaixonada por romances então nem preciso dizer o quanto adorei o livro.
    Também gostei bastante da Lívia não ser aquela tipica personagem da maioria desses livros,como você mesma disse.Já cansei de largar livros pelo fato da personagem principal ser imatura,medrosa,sem autoestima, as vezes não tenho paciência para esperar a protagonista amadurecer.
    Esse triângulo amoroso deixa a história ainda mais formidável,nós já sabemos quem ela vai escolher mas todos esses dilemas sempre nos prendem até a última página.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Hum...adorei! Não conhecia o livro, mas achei bem interessante. Esse começo forçado e depois agradável tem tudo para conquistar um leitor porque acaba o surpreendendo como você disse que ficou com o livro.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Acho que o livro até que é bom, mas mesmo assim não leria, o enredo não me conquistou "/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, tudo bom?

    Não conhecia o livro e nem a autora. Bom, quando vi a capa e li a sinopse, me interessei pelo livro, mas imaginava ser diferente do que realmente é, pensei que seria um romance clichê, com o enredo chatinho. Eu amo romances, então, sou um pouco crítica quando se trata de romance, mas gostei bastante. Apesar de ter a trama simples, como você disse, realmente parece ser um livro bem leve que dá para se deliciar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. eu fiquei curiosa pra ler esse livro desde que ganhei um marcador de página dele rsrsr
    não sabia bem do que se tratava a história, e fiquei interessada. Espero que não seja uma leitura clichê, mas pelo que vc falou, o romance é leve e a personagem cativa, neh ^^
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/07/literatura-infantil-gotinha-plim-plim.html

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana!
    Também fiquei bem incomodada pelas páginas brancas, mas nada que me fizesse parar de ler...
    A escrita da Helena é realmente deliciosa, flui perfeitamente.
    Infelizmente, achei a obra um pouco superficial. Acontecimentos rápidos demais... Não me envolvi tanto com os personagens e as situações quanto gostaria.
    Mas adorei a resenha :D
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  9. ah, parece ser muito lindo mesmo! *-*
    adoro livros romanticos, e aposto que vou gostar deste! hahaha
    a capa me lembrou um pouco Prova de Fogo, mas pela trama... nada a ver kkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Meu gênero preferido é romances, então estou anciosa para poder ler este livro!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa esse romance parece ser ótimo, fiquei doida pra ler, já foi pra minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  12. Apesar do cenário muito interessante, não consegui ter um pingo de vontade por essa leitura. Muito clichê para o meu o gosto. E falta de originalidade, por mulher que se apaixona perdidamente por um cara que no começo a esnoba, e ela esnobar um cara que demonstra gostar dela, assim havendo o famoso triângulo amoroso super clichê previsível.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)