Título: O Teste
Título original: The Testing
Série: Trilogia O Teste
Volume: 1
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
ISBN: 978-85-6702-823-1
Ano: 2014
Páginas: 320
Classificação: 4/5 [muito bom]
Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?
Você está preparado para ser testado?
Um quarto da população mundial, terras e rios contaminados e nações inteiras destruídas foram tudo o que sobrou depois dos Sete Estágios de Guerra. No antigo Estados Unidos da América surge a Comunidade das Nações Unificadas, um conjunto de pequenas e grandes colônias quase que independentes. Malencia Vale é de Cinco Lagos, uma das menores colônias. Seu pai é um dos líderes locais, que trabalha com a recuperação da terra e desenvolvimento de alimentos mais saudáveis e que consigam nascer no solo maculado. É ele que avisa a Cia que ela deve tomar cuidado com o que deseja. A garota não quer acabar como os irmãos, que após terminar a escola, continuaram em Cinco Lagos, trabalhando ao lado do pai. Cia quer continuar seu estudos, ir para a Universidade. E sua única chance é o Teste.
“- Cuidado com quem você confia, Cia. Faça isso e tudo ficará bem.” Pág. 47
O Teste é um sistema de avaliação criado pela Comunidade que seleciona os alunos mais brilhantes de cada Colônia e os testa para ver quais deles realmente merecem ser os próximos líderes da nação. O pai de Cia fez o teste e passou, e é exatamente por isso que ele não quer que os filhos façam os mesmos. Quando Cia é selecionada para o Teste, sua felicidade é minada pelo pai. Apesar de não se lembrar de nada do Teste, ele conta sobre sonhos terríveis que tem e que, se verdadeiros, indicam que o Teste é mais perigoso do que a garota pensava e que ela pode não voltar viva dele, isso se voltar.
Apesar do alerta do pai, Cia ainda está feliz por ter sido selecionada, já que sua vida inteira dera o seu melhor justamente para ter aquele momento. Entretanto, a garota não deixa de ficar alerta e se conscientizar de que nada – e ninguém - pode ser o que parece. Os testes começam em Tosu City, capital da Comunidade, e pela primeira vez longe dos pais e de sua Colônia, Cia não poderia se sentir mais sozinha e exposta. A pressão dentro das instalações onde é realizado o Teste são muitas e não são poucos os outros candidatos que estão dispostos a fazer tudo o que puderem para trinfarem e verem seus concorrentes cair. Entretanto, os outros selecionados de Cinco Lagos oferecem certo conforto, especialmente Tomas, a única pessoa na escola que conseguia superar Cia.
“ – (...) O ato de matar é simples. Viver com isso... – ele olha além de mim e suspira. – Bem, talvez seja a verdadeira base desse Teste. Líderes são forçados a matar o tempo todo. Então precisam aprender a viver com as decisões que tomaram. Assim como vou ter que aprender a viver com as minhas.” Pág. 287
O Teste fica cada vez mais difícil e exigente, e quando a colega de quarto de Cia suicida-se e outro garoto morre durante uma das provas, a garota percebe que os funcionários do Centro de Provas não se importam com suas vidas. Com a certeza de estar sendo sempre observada, Cia joga o jogo deles e dá o melhor de si em todas as provas, pois aqueles que falham, que são eliminados, nunca voltam e tem um destino desconhecido. Apesar do aviso para não confiar em ninguém, Cia faz o que pode para ajudar outros candidatos e chega a dividir suas suspeitas com Tomas. Entretanto, será que assim a garota não está prejudicando a si mesma? Disposta a ir até o fim, Cia sabe que falhar não é uma opção. O futuro da garota é incerto e o inimigo pode ser tanto a pessoa que ela chama de amigo ou o governo que ela sonhou um dia liderar.
“- (...) O Teste nem sempre é justo, nem sempre é correto.” Pág. 11
“O Teste” é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome. Estava com muita vontade de ler essa distopia, já que esse é um gênero que adoro e que sempre traz histórias emocionantes e com mensagens importante. “O Teste” começou bem morno, apesar das minhas altas expectativas. A trama, ainda que muito bem elaborada, não trouxe nada que eu já não tenha lido em outras distopias e a semelhança dessa história para a de “Jogos Vorazes”, da qual não sou muito fã, eram muito óbvias. Mas o que mais me irritou foi a Cia. Toda a sua insegurança no começo chega a ser um pouco irritante, apesar de que sua determinação quanto ao que queria ajudou-a a me conquistar. Até a metade do livro a minha leitura estava muito lenta, entretanto, a partir daí a história começou a ficar mais ágil e com mais tensão e conseguiu me prender até o final, que me deixou sem fôlego e louca pela continuação.
Quando a história finalmente engatou, comecei a gostar mais dos personagens e principalmente da protagonista. A Cia amadureceu de forma rápida, o que de maneira alguma ficou forçado, e foi bom ver a garota crescer, aprender com seus erros e perder sua inocência, mas sem deixar de ser uma pessoa boa, honesta e justa. Os outros personagens também me agradaram bastante, especialmente pois nem um deles é realmente o que parece ser: cada um tem seus próprios desejos e segredos, o que acabou deixando a história muito surpreendente.
A narrativa em primeira pessoa de Charbonneau é muito boa, bastante madura e condizente a idade da protagonista. Gostei muito da sua escrita ágil e detalhista na medida certa. Uma das coisas que mais me desagrada em certas distopias é como muitos autores ou deixam de explicar ou perdem tempo de mais falando sobre certos aspectos históricos e tecnológicos do universo que criaram. Felizmente, Charbonneau não cometeu esse erro. Ao longo da narrativa a autora vai deixando alguns detalhes sobre o mundo de “O Teste”, mas sem bombardear o leitor com informações e deixando um pouco a desejar de forma que alimenta a imaginação do leitor, mas sem deixá-lo com dúvidas.
Apesar de ter gostado bastante de “O Teste”, tinha expectativas muito altas para o livro, que acabaram não sendo totalmente cumpridas. Apesar de não ser 100% inovadora, a trama tem muitos momentos únicos e os personagens são cativantes. Entretanto, não peguei exatamente a mensagem que a autora queria passar, se é que ela quis passar alguma. O livro mostra como as pessoas se corrompem, enganam e matam para conseguir o que querem, além de que os líderes nem sempre são as melhores pessoas e que os governos nem sempre são bons e honestos. “O Teste” também aborda toda a questão ambiental ao mostrar como a natureza foi devasta e atacada e como isso é crucial para a sobrevivência ou não de nossa vida. Entretanto, como disse, tudo isso já foi abordado em muitas outras distopias e senti falta de um “algo a mais” em “O Teste”.
Mesmo que não tenha sido tudo o que eu esperava, essa foi uma boa leitura, recheada de emoção e tensão. Recomendo “O Teste” para todos os amantes de distopia, mas deixo um aviso para fazerem diferente de mim e não ir com muita sede ao pote. Deixe o livro te surpreender e provar o seu valor em vez de já começar a ler achando que será a melhor obra de sua vida. Estou muitíssimo ansiosa pela continuação, assim como por outras obras da autora, que já conseguiu me conquistar com o trabalho que fez em “O Teste”.
Quanto a edição, não tenho nenhuma reclamação. A tradução e a diagramação estavam perfeitas e não encontrei nenhum erro. O tamanho e tipo da fonte estavam bons, e as páginas amareladas ajudaram a deixar a minha leitura mais rápida. Eu absolutamente amo essa capa, que além de bonita, combina muito perfeitamente com a trama já que o raio sobre a estrela de oito pontas é um símbolo muito presente e importante dentro da história. Um detalhe que amei e que, infelizmente, só dá para ver com o livro em mãos foram os números presentes por toda a capa (foto acima).
“Seja apenas você mesma, penso quando atravesso a porta. (...). Depois de tudo o que vi e fiz, sou forçada a admitir que não sei exatamente quem sou. Entretanto, preciso descobrir depressa” Pág. 292
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Única
E para finalizar a resenha com chave de ouro, que tal um sorteio? Em parceria com a Editora Única, o MLB sorteará um exemplar de "O Teste"! Não percam essa chance de ganhar o livro, que vale muito a pena ser lido! Para participar basta curtir a página no Facebook do blog e da Editora Única! O formulário ainda está recheado de chances extras que aumentam a sua possibilidade de ganhar o livro! Não deixem de participar! O sorteio acabará dia 18/07/14!
Considerações:
- O ganhador(a) deve residir no Brasil ou ter um endereço de entrega no país.
- Caso a pessoa sorteada não cumpra as regras obrigatórias, curtir a página no Facebook do blog e da Editora Única, ela será desclassificada e um novo sorteio será feito.
- Serão aceitas entradas até 23:59 do dia 18/07/14. O sorteio será realizado pelo Rafflecopter.
- O ganhador terá até 07 dias úteis para responder o e-mail que lhe será enviado. Caso isso não ocorra, perderá o direito ao prêmio e um novo sorteio será realizado.
- A editora tem até 45 dias para realizar o envio do prêmio.
- O blog ou a editora não se responsabilizam por extravio do prêmio.
- Perfis exclusivos de promoção, se sorteados, serão desclassificados.
Adoro esse tipo de livro! Quer muito ler!
ResponderExcluirVou ficar torcendo para ganhar!
Adoro distopias, e acho que vai ser parecido Jogos Vorazes em relação ao impacto. Parece ser uma narrativa bem forte, de pingar sangue mesmo!! Já está na minha lista de desejados desde o lançamento. Muitas distopias lançadas estão partindo mais para o romance, este parece mais com uma distopia real (e cruel). Parabéns pela resenha, fiquei ainda com mais vontade de ler!
ResponderExcluirSério que o livro não cumpriu suas expectativas?? das varias resenhas que vi do livro a maioria foram super positivas, eu ja tenho esse livro como desejado e ja quero muito ler, desde o lançamento, gostei da capa, a sinopse me atraiu muito, acho que vou adorar.. *-*
ResponderExcluirNão totalmente. Esperava um pouco mais do livro, mas mesmo assim gostei bastante.
ExcluirBjs
Ana!
ResponderExcluirFicção sempre foi um dos meus estilos favoritos e distopia tem estado muito em evidência.
Pelo visto O Teste passa por muitos segredos, mistérios e o governo anda por trás de tudo.
Cia deve ter amadurecido muito para lutar por um lugar nas provas, gostaria muito de poder acompanhar seu esforço e o desenrolar de toda a história.
Participo e divulguei no blog.
cheirinhos
Rudy
Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
Oi,Ana
ResponderExcluirQuero ler esse livro pois gosto muito de distopias. Achei interessante a ideia de ser realizado testes para selecionar os lideres da nação. Fiquei curiosa para saber como é realizado esse teste.
Gosto de livros de ficção. São mais criativos e elaborados. Por isso prendem mais minha atenção. Seus comentários na resenha me deixaram bastante curiosa e vou experimentar ler. Beijos.
ResponderExcluirQue pena que o lviro não te agradou tanto, mas é assim mesmo quando esperamos muito isso acaba acontecendo.
ResponderExcluirEu gosto de distopias, e esta tem um tema bom, mas geralmente as autoras querem passar alguma coisa..sera que ela deixou isso para o proximo..uma pena, mas pretendo ler com certeza,
beijos.
Eu adoro uma distopia e é uma pena a autora ter deixado de fora um motivo principal, mas quem sabe ela se posicione melhor no segundo, tomara rs.
ResponderExcluirUma pena você não ter curtido tanto o livro, mas quando ficamos esperando muito isso geralmente acontece.
O livro parece ser bom, eu pretendo ler,
beijos.
Nunca li distopias.Tenho vontade de ler algum livro do gênero.
ResponderExcluirAchei toda a história interessante e pretendo conferir.
eu achei essa capa tão feiiinha xD
ResponderExcluirhahahaha
eu curto distopias, mas essa eu não leria, ou ia ler meio desanimada, justamente pela capa kkkkkkkkkk
Além do mais, ele é série, e eu ando correndo de séries enquanto não diminuo as que tem aqui...
esse lance do teste feito com a protagonista deve ser interessante, gosto de tramas com conspiração do governo e tals, mas... enfim... rsrs
http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/06/garotas-de-toquio.html
Mais uma distopia pra me deliciar. Adoro muito!
ResponderExcluirConheci melhor toda a trama através de sua resenha, já que são tantos livro a escolher, achei que sua opinião sincera me deixou mais curiosa e ansiosa por obtê-lo,
Vamos que vamos.
Bjos
Ni
Cia do Leitor
Eu estava louca para ler esse livro (também amo distopias) daí peguei na Saraiva e comecei a ler. Pareceu que estava relendo Divergente, mas sem toda a graça da Tris. Daí fiquei um pouco desanimada. Depois que li sua resenha, resolvi dar uma nova chance ao livro. Mesmo a fórmula sendo clichê ainda vai render um pouco de diversão.
ResponderExcluirEu não gosto quando o mercado literário vai de modinha, na época dos vampiros só tinha histórias de vampiros, depois foram os lobisomens, zumbis e agora distopias. Parece que todo mundo pega a mesma receita de bolo, mas sem se preocupar se os ingredientes são de boa qualidade. Mas fazer o que, né! As editoras querem lucro e os autores precisam pagar contas.
Parabéns pela resenha, gostei muito!
Bjs
www.cladassombras.blogspot.com.br
Ah, esqueci de dizer, também adorei a capa, kkkkkkkkk
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmo distopias, mas - por motivo de: agonia - resolvi dar um tempo e agora só assisto às adaptações feitas para o cinema. É sofrimento demais, tortura psicológica. Com o filme eu sofro somente por pouco mais de 2h e com o livro era por semanas.
ExcluirÉ o primeiro que vejo sobre testes, o que achei uma ideia legal, mas é série e disso já não gostei... quem sabe um dia.
Pena que sua expectativas não foram atingidas, é péssimo quando isso acontece, mas estou muito curiosa pra ler O teste, parece ser uma boa leitura.
ResponderExcluirBjok
Gosto muito de distopia, esse parece ser legal, Em chamas tbm achei que começou super morno, mas gostei, acho que foi meu livro favorito da trilogia Jogos vorazes. Eu amei Jogos vorazes, então é bem provável que venha a gostar desse, apesar que mocinhas como Cia me irritam bastante. Bjs
ResponderExcluirNossa quero muito ler esse livro . Adoro esse estilo!
ResponderExcluirBeijos
O teste me interessou logo quando foi lançado, daí fui lendo resenhas aqui e acolá e percebi que tem um pouco de divergente e de Jogos vorazes nele, daí quero ler para ver onde ele realmente se destaca na vasta gama de distopias que começam a surgir diariamente, e agora com a possibilidade de ganhar né?
ResponderExcluirADRIANA HOLANDA TAVARES
dricaht@gmail.com
Impossível não ter similaridades, né? É um gênero que tem certas características: governo controlador, futuro, herói/heroína que quer mudar o mundo... Não tem como fugir disso. O lance é fazer como vc fez e focar no que tem de novo.
ResponderExcluirPena que não atendeu suas expectativas.
Mas quero ler mesmo assim!
bjos
Luuh Ferreira
Eu quero muito esse livro, amo distopias e essa parece bem legal, e claro que vou participar do sorteio, apesar de não ter muita sorte!
ResponderExcluirEu acho muito Jogos Vorazes e Divergente. Poucos detalhes são diferentes. Mesmo assim quero ler p conhecer.
ResponderExcluirEstou louca por esse livro.Nunca li nenhum desse estilo acredita? To tão viciada em romance que ainda não li kkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirAmei essa capa quero muito ler!
Oi Ana, muito bom, adorei saber mais sobre este livro que tanto me chamou atenção já no seu lançamento.
ResponderExcluirBjs, Rose.
nossa, tenho muita vontade de ler esse livro. Adoro distopias, e essa parece ser exercente mesmo.
ResponderExcluirbeijos
meumundinhoficticio.blogspot.com.br
Ai meu Deus eu precisooooo desse livro, tipo AGORA!!!!
ResponderExcluirFaz tempo que eu quero lê-lo pois amo distopias e estou louca para conferir quais são os desafios que compõe esse tal de "Teste"!!!
E eu também acho essa capa linda. Quero quero!!! =D
Bjs!
Camiilinha.
Não é toda distopia que eu curto não...apesar da leitura meio morna ainda assim quero ler esse livro..sinto que tem potencial...hahahaha...
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/livroaoavesso
Eu adora distopias, comecei a gostar quando li 1984 e desde de então sempre leio. ^^
ResponderExcluirÉ uma pena o livro não ter correspondido a suas expectativa, o que polo que percebi não quer dizer que o livro é ruim. ^^
http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/
Eu adoro distopias e tenho bastante vontade de ler essa, mas é uma pena que ela comece tão devagar.
ResponderExcluirUm problema das distopias é a semelhança que os diversos livros do gênero tem entre si. Mas, acho que isso acontece em praticamente todos os gêneros, então dá para perdoar. (O que não dá é você não gostar de Jogos Vorazes. rs)
Gosto de livros em primeira pessoa e pela narração ser bem madura, tenho certeza que me agradará ainda mais.
Adorei a resenha, Ana, apesar de você não gostar de Jogos Vorazes (ainda não me conformei). Aliás, suas resenhas estão sempre as melhores que leio entre todas nos blogs.
Só antes de ir embora, tem certeza que não quer dar mais uma chance a Jogos Vorazes? rs #parei
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho
rs Você não é a única pessoa que ficou inconformada quando disse que não gosto de Jogos Vorazes! Atualmente não pretendo ler JV, mas nunca digo nunca, então, quem sabe em um futuro próximo eu me renda a série? Nuca se sabe! rs
ExcluirE fico feliz que goste das minhas resenhas!
Bjs
Oi!
ResponderExcluirNão sei o que esperar desse livro, não consigo esperar algo. Às vezes, é bom começar uma leitura sem expectativas, gosto porque a maioria das vezes me surpreendo. Nunca li uma distopia, nenhuma antes tinha me interessado como essa e eu espero que seja boa. A personagem principal me parece forte e decidida, gostei muito disso.
Sou fissurada em distopia e principalmente quando se trata de uma trilogia. Espero ter a sorte de ser a ganhadora, porque vou começar a ler logo logo. Valeu!
ResponderExcluirUm livro que muita gente disse a mesma coisa não é original, mas é bom. Eu adoro distopias e é um livro que esta na minha lista dos quero ler
ResponderExcluirEssa é uma das minhas distopias preferidas.
ResponderExcluirEsse livro me conquistou assim com Cia,a história é envolvente e você fica ansiosa para a continuação :)
amo a escritora Joelle <3
Eu só tinha lido resenhas de pessoas que amaram O Teste. Eu adoro uma distopia. Quero muito poder ler e saber em quem Cia pode confiar, qual amigo que vira inimigo e qual inimigo se pode confiar, pois num teste desse é o que deve acontecer.
ResponderExcluirVou dizer algo óbvio, que os fãs dessa nova distopia devem odiar: parece muito uma mistura de Jogos Vorazes com Divergente!
ResponderExcluirMas, isso não é algo ruim, só me desanima um pouco. Mesmo sabendo que se eu ler gostarei da leitura e ficarei imerso nesse novo mundo.
Se eu ganhar espero que lancem as outras edições logo!!!
Já tinha visto alguns comentários sobre este livro e achei bem interessante, gostei muito da resenha e quero muito ler
ResponderExcluirDISTOPIA, DISTOPIA, DISTOPIA AJXFHWORIÇJFLDÇJGTORUA
ResponderExcluirAmo distopias, sua resenha só me deu mais vontade para le-lô
E essa capa, é maravilhosa. Estou muito ansiosa pra começar ele, e se não tivesse uma lista de livros já pronto leria por PDF ele KKKKK
AMO distopia, então acho que vou gostar bastante de O Teste.
ResponderExcluirVi várias resenhas positivas sobre esse livro e espero gostar também, mas como você alertou, vou tentar baixar as minhas expectativas para ver se eu curto mais a história dessa forma.
A narrativa parece que vai nos ganhando aos poucos, assim como os personagens. A Cia parece uma boa garota, bem esperta e que bom que ela amadurece rapidamente.
Bom, espero poder ler esse livro em breve.
Meu deus que perfeito, adorei principalmente as frases, estou louca para ler, esse está na lista dos que irei comprar esse mês.
ResponderExcluirparece ser muito bom o livro muito bem feita a resenha vou procurar pra mim ler bjoos
ResponderExcluirEu ganhei o livro em um sorteio da editora.Vou amar mesmo se eu ganhae no sorteio a continuação do livro.Parabéns ao blog pelos 3 anos.
ResponderExcluirhttp://www.vicioemlivros.com
Amo distopias, e estava com expectativas bem altas sobre esta (ainda estou um pouco), mas já que você também estava e suas expectativas não foram totalmente cumpridas, vou seguir o seu conselho.
ResponderExcluirQuanto a semelhança com Jogos Vorazes, mesmo gostando de inovações, creio que não vai me incomodar muito (espero) porque amo THG, enfim..
A capa lembra até um pouco a de "Divergente" (não sei se sou a única que acha isso), que por sinal, ambas são lindas demais!
Adorei a resenha, e obg pela sinceridade, haha
Beijos!!
Olá!
ResponderExcluirDistopia é um dos meus estilos preferidos,e esse livro me chamou bastante a atenção pela sinopse e também pela capa,ele esta na minha lista de leitura.
O livro parece ser ótimo, gosto muito de ficção, estou doida pra ler, já foi pra minha lista de leitura.
ResponderExcluirDesde que foi lançado estou louca para lê-lo, no início eu também estava que nem você, com altas expectativas, mas como estou demorando para lê-lo, estou as abaixando haha, mas mesmo acho que vou gostar muito de O Teste e já estou louca também pelo segundo, Estudo Independente, as capas desses livros são lindas pelo amor de Deus :o
ResponderExcluirBjs
Anny
O livro parece ser bem interessante sob a analise da resenha, é ler para poder ter uma opinião verdadeira do livro.
ResponderExcluirInteressante, algumas pessoas já me recomendaram o livro, e como gosto distopias e de Jogos Vorazes, creio que será uma boa leitura. Vou adiciona-lo a minha listinha ^-~
ResponderExcluirIr com altas expectativas, em qualquer livro, acaba não dando certo.
Abraços
Samantha Artes e Books
Adoro esses tipos de livros. Espero ganhar ele algum dia ou comprá-lo. rs
ResponderExcluir- Lucas Pettine.
Desde que eu vi esse livro pela primeira vez eu fiquei interessada, minha experiência com distopias tem sido tão gratificantes. Só acho a capa meio sem graça :P
ResponderExcluirConversas de Alcova
Esse livro causa diferentes emoções em cada leitor. Toda resenha que leio, o autor diz ter se sentido de tal jeito com o livro, muitos repetem sua opinião de não ser tudo o que se esperava, mas mesmo assim recomenda e gosta do livro.
ResponderExcluirEu como fã de distopias, desejo muito ler esse livro, e conhecer melhor O Teste, e Cia é claro.
Sou fã de distopia, achei a capa linda e gostei da sinopse do livro, não vejo a hora de ter o livro! :)
ResponderExcluirDesde que fiquei sabendo o nome do livro "O teste" fiquei super curiosa quanto ao seu conteúdo. Uma amiga leu e disse que adorou, que Cia passa no teste e que pelo que ela entendeu algumas pessoas morrem durante o teste. Quero muito saber o que acontece realmente nesse teste.
ResponderExcluirBeijos.
Parece ser uma distopia muito interessante e diferente.
ResponderExcluirUm dos gêneros que mais gosto é distopia então acho que gostarei muito desse livro.
Mostra ser uma mistura de aventura com mistério, e é u livro que está fazendo bastante sucesso.
Quero muito esse livro... e a continuação já saindo é ainda melhor.
Abraço.
Parece ser uma distopia muito interessante e diferente.
ResponderExcluirUm dos gêneros que mais gosto é distopia então acho que gostarei muito desse livro.
Mostra ser uma mistura de aventura com mistério, e é u livro que está fazendo bastante sucesso.
Quero muito esse livro... e a continuação já saindo é ainda melhor.
Abraço.
gosto de tudo que é ficção , e nunca li esse tipo de livro , acho que seria mas uma otima leitura de si fazer , mas ainda sim prefiro um bom romance .
ResponderExcluirSou doida para ler este livro, e amei sua resenha!
ResponderExcluirEu não sou fã desse gênero, e quase nunca leio livros desse tipo, os que li não gostei por isso hoje em dia evito-os.
ResponderExcluirMas pra quem gosta me parece ser uma boa pedida, vou deixar pra eles mesmo.
Bjokas!
Oi Ana, menina vc arrasa nas resenhas... parabéns....esse livro está dando o que falar e eu já estou louca pra ler... Eu amo qualquer distopia, esse estilo literário tem algo que me conquista completamente. Esse é um tipo de livro que me fará amá-lo e se tornará um dos meus favoritos, poréme spero que não me decepcione um pouco como ocorreu com você...
ResponderExcluirbjs
Gosto muito de distopias, mas esse padrão que vem se repetindo nas últimas lançadas tem se tornado entediante. Curti bastante a sinopse de O teste, apesar disso. Mas se parece muito com Jogos Vorazes nessa questão de a protagonista ter que enfrentar provas fatais e perder amigos no caminho. Vou ler, mas sem esperar muita coisa. Ainda ando em busca da distopia que vai abalar minha vida, kk.
ResponderExcluirAbraços, Mallú Ferreira