Título: Incendeia-meTítulo original: Ignite MeSérie: Trilogia Estilhaça-meVolume: 3Autora: Tahereh MafiEditora: Novo ConceitoISBN: 978-85-8163-441-8Ano: 2014Páginas: 384Classificação: 5/5 [ótimo] - favoritoSinopse: UM DIA EU POSSO ROMPER UM DIA EU POSSO R O M P E R E ME LIBERTAR NADA MAIS VAI SER IGUALO destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado. Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá. Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira.
ATENÇÃO! Essa resenha pode conter spoilers dos volumes anteriores.
Leia também:
- Estilhaça-me - Trilogia Estilhaça-me - Vol. 1
- Destrua-me - Trilogia Estilhaça-me - Vol. 1.5
- Liberta-me - Trilogia Estilhaça-me - Vol. 2
- Fragmenta-me - Trilogia Estilhaça-me - Vol. 2.5
Deixe-se incendiar
“E é isso – a sinceridade dele – que por fim me parte ao meio. Porque a verdade é tão insuportável que eu queria que ele me entregasse uma mentira.” Pág. 14
Após ser sequestrada por Anderson, pai de Warner (e Adam e James) e Comandante Supremo do Restabelecimento, de quem levou um tiro no peito, Juliette acorda nos braços e no quarto do filho do homem que quase a matara. Warner salvou a vida da garota e lhe deu a notícia que ela jamais pensaria ter de ouvir: o Ponto Ômega foi destruído, todos os rebeldes, inclusive Adam e seus amigos, foram mortos. A guerra acabou e o Restabelecimento venceu mais uma vez. A esperança surge dento de Juliette juntamente com o desejo de vingança. A garota ainda acredita na possibilidade de haver algum sobrevivente do Ponto Ômega e está decidida a encontrar Anderson, matá-lo e destruir o Restabelecimento.
“Não tenho mais medo do medo, e não vou deixa-lo mandar em mim. O medo vai aprender a me temer.” Pág. 100
Para a surpresa de Juliette, ela encontra em Warner um aliado. A garota descobre que o militar cruel e maluco que se apaixonara por ela era apenas uma máscara do garoto que sempre fora maltratado pelo pai. Há muitas coisas que Juliette não sabe sobre Warner, mas que acabará descobrindo enquanto vive escondida em seu quarto na Base do Setor 45. Estar tão perto de Warner acende ainda mais a determinação da garota. O desejo de vingança queima dentro dela, mas não é o único. A proximidade de Warner está mudando Juliette e os sentimentos que ela tinha por ele.
“- Há três coisas que você deveria saber a meu respeito, amor. (...) A primeira – diz – é que eu odeio meu pai mais do que você um dia poderá ser capaz de entender. (...) A segunda é que eu sou uma pessoa egoísta sem culpa, que, em quase todas as situações, toma decisões com base inteiramente no meu próprio interesse. E a terceira. (...) Eu nunca tive nenhuma intenção de usá-la como arma.” Pág. 23
Entretanto, Juliette não ganha apenas uma nova visão de Warner, mas de si mesma. A garota finalmente percebe que o poder destruidor que têm pode também ser usado para construir um novo futuro para todos. Juliette não mais teme a si mesma e o que pode fazer e está mais forte e determinada do que jamais esteve. Mesmo sabendo dos riscos e surpresas que espreitam no seu caminho de vingança, Juliette irá até o fim, nem que para isso tenha que matar ou morrer. Apesar de que, ultimamente, a garota começou acumular motivos para viver.
“Eles podem tocar em mim se quiserem e talvez eu cause ferimentos, mas minha pele não vai matar mais. Porque eu nunca vou deixar chegar tão longe. Porque agora eu sei como controlar o poder.” Pág. 380
Assim que li “Estilhaça-me” (resenha aqui), primeiro livro da trilogia de mesmo nome, fiquei loucamente apaixonada pela série, pelos personagens e pela trama criada pela autora. Entretanto, acabei me decepcionando bastante com “Liberta-me” (resenha aqui), segundo volume da trilogia, e “Destrua-me” (resenha aqui), conto situado entre os dois volumes. Tanto em “Liberta-me” quanto em “Destrua-me”, senti que a autora acabou por descaracterizar os personagens, dando-lhes novas faces que simplesmente não combinavam com a personalidade que eles já havia mostrado. “Liberta-me” foi uma leitura tão maçante, que acabei ficando um pouco desanimada pelo que viria a seguir.
Mas, quando a editora começou a anunciar o lançamento de “Incendeia-me”, terceiro e (obviamente) último livro da trilogia “Estilhaça-me”, fiquei animada novamente para conhecer o desfecho dessa história. Entretanto, foi “Fragmenta-me” (resenha aqui), mais um conto da série, que me deixou novamente apaixonada pela trilogia. O conto reacendeu minhas esperanças e expectativas, que foram não só cumpridas, mas superadas em “Incendeia-me”.
O livro já começa repleto de emoção e agilidade. “Incendeia-me” nos presenteia nas primeiras páginas com uma nova Juliette: uma garota forte, decidida e com desejo de vingança. Felizmente, como não aconteceu nos outros livros, a mudança que a autora deu as personagens foi condizente com o que já havia sido mostrado deles. Tanto Juliette quanto Warner amadureceram e mudaram, mas não perderam os aspectos de suas personalidades que nos conquistaram nos outros livros. Juliette continua muito sentimental e boazinha, mas agora, apenas nos momentos que ela deve ser assim. Quando o circo começa a pegar fogo, ela se joga nas chamas sem medo de se queimar ou de queimar outro alguém. A nossa protagonista estava I-N-C-R-Í-V-E-L em “Incendeia-me”, com uma força feminina que inspira qualquer leitora a sair para as ruas e lutar pelos seus direitos. O Warner (para a felicidade geral), estava novamente com seu jeito Warner-de-ser. O garoto teve seus momentos sentimentalistas e mostrou seu lado “menos negro da força” sem parecer forçado e sem perder seu lado “negro da força”. Foi indescritível ter o Warner pelo qual me apaixonei de volta: o garoto explosivo, obcecado pela Juliette, mas ainda cruel e sarcástico quando precisa e quer ser.
“ – (...) Mas não suponha que entende minhas ações – ele diz, enfim olhando-me nos olhos. – Porque, se fizer isso, posso garantir que só vai encontrar decepções. E, se insistir em continuar a fazer suposições quanto a meu caráter, dou apenas este conselho: presuma que sempre vai estar errada.” Pág. 45 - Warner e suas palavras (e honestidade) que, como sempre, faz meu coração dar saltinhos ;D
Na narração, Mafi também mostrou amadurecimento sem perder sua essência. A escrita em primeira pessoa da autora continua muito poética e recheada de metáforas, além de ágil e cativante. Entretanto, não temos no primeiro livro aquela enxurrada de palavras repetidas e cortadas, o que em “Incendeia-me” não seria apropriado, já que aquela Juliette meio maluca dos primeiros livros finalmente encontrou seu equilíbrio. Também amei os rumos que Mafi deu para trama, assim como as soluções para os conflitos que criou. O final foi tão divinamente perfeito que confesso que desejei que a série ganhasse mais livros, apenas para que eu não tivesse que me despedir dos personagens que passei a amar novamente.
“’... se você esconder seu coração, ele nunca vai poder tirá-lo de você’”. Pág. 270
Quanto a edição, temos mais um excelente ponto para “Incendeia-me”. Por dentro, o livro teve a mesma diagramação que os outros, mas por fora, para a alegria geral, a editora nos presenteou com a capa original que é maravilhosamente divina. Não tem como não amar essa capa, que além de linda, é tão impactante quanto o livro.
“Incendeia-me” foi uma surpresa maravilhosa, um final perfeito para uma série que está entre as minhas favoritas (assim como esse livro) e que recomendo para todos sem exceção. A obra me provocou diversos sentimentos, uma leitura incrível e uma tristeza pelo fato de esse ser o volume final. A autora mais uma vez me conquistou e estou muito ansiosa por mais histórias dela.
“- Quero que você me incendeie, meu amor.” Pág. 317
é.permitido.dar.ataque.fangirl. AAAAAAAAAAAAAAAA
ResponderExcluirgente, não. sério. to tipo MEGA ANSIOSA PRA LER ESSE LIVRO LOGO <//////////////3
estilhaça-me foi um dos livros que me fizeram voltar ao vício de ler e foi maravilhoso conhecer a escrita da Mafi e seus personagens mas não quero dizer "adeus" ;-;
sua resenha Ana deixou bem claro uma grande amadurecimento da Ju e não vejo a hora de ser testemunha disso, finalmente né?! HUAEHUAEHUAE
Beijos,
~nathália novikovas
www.livroterapias.com
Ainda não li nada sobre a trilogia, mas quero muito ler, e essa capas são maravilhosas! !
ResponderExcluirOi, Ana
ResponderExcluirAinda não li essa série, mas estou louca para ler. Parece ser perfeita. Gostei muito das capas.
nossa, adorei tua resenha. Foi a melhor que li até agora de Incendeia-me. ^^
ResponderExcluirEu tô mto ansiosa pra saber o desfecho da história, me apaixonei por Warner desde o primeiro instante kkkkkkkkkkk
A escrita de Mafi é incrível mesmo, e é bom saber que os pensamentos de Juliette evoluíram...
bjs
http://torporniilista.blogspot.com.br/
Pelas resenhas que li desse e dos livros anteriores a autora parece escrever muito bem.
ResponderExcluirNão li a resenha toda pq fiquei com medo dos spoilers kkkkk
Tô louca pra ler essa série *_*
bjs
Estou super ansiosa pra ler essa série e sua resenha só aumentou minha vontade... rsrs
ResponderExcluirAdoro esses livros que nos prendem e nos despertam vários sentimentos.
Também achei as capas novas lindissimas.
Bjok
Ainda não li a série,estava esperando sair esse livro
ResponderExcluirAgora só me falta o dindin pra poder comprar todos
Oi Ana, não li sua resenha pois na verdade não estou lendo nenhuma deste volume, pois quero surpresa total quando for ler.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Eu ainda não li nenhum dos livros, ou contos, li algumas resenhas sobre eles, o que me motivou a comprar os dois primeiros volumes que espero começar a ler assim que eu terminar a minha leitura atual.
ResponderExcluirGosto de ler suas resenha, nem sempre comento, mas gosto de ler, porquê sempre acho teu modo de falar dos livros bastante claro, sempre criando uma ótima avaliação da obra.
Fiquei um pouco apreensiva para ler os livro por medo de me decepciona no segundo livro, eu sou péssima para retomar leituras quando fico desanimada com elas, mas se há esperança com o terceiro livro, então eu tentarei, não custa nada. ^^
http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/
Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo em destaque.
ResponderExcluirwww.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
Não li nenhum dos livros (falta-me dinheiro para comprar) mas acho que deve ter um final super bacana) vi o hangout depois que passou com ela e achei mega legal saber um pouco mais dessa autora. Amo as capas e namoro esses livros faz um tempinho!
ResponderExcluirPS: aceito doação
Acho que sou a única que não gostou dessa serie..ou melhor do primeiro livro pq só li ele..mas devo admitir que ameeeei essas capas novas..a antiga era feia demais =P
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Amei os dois primeiros livros, estou super ansiosa pra ler o desfecho dessa trilogia!
ResponderExcluirCinco estrelinhas e um coração não é pouco não. ;)
ResponderExcluirNão li os livros ainda,mas pretendo ler assim que possível.
Achei a história interessante!
Como ainda não li a série, fiquei com medo de ler a resenha.
ResponderExcluirQuero muito ler a série, mas, apesar dos bons coments, não é algo imediato... mas vou ler!
Eu só consigo pensar em X-Men qdo leio sobre o poder da personagem principal.
Vou esperar ter dinheiro para comprar a trilogia completa. Gostei bastante da sinopse do primeiro livro, realmente chamou minha atenção. Espero conseguir adquiri-los antes de agosto, ou quem sabe eu não peça de aniversário.
ResponderExcluiramei esse livro,perfeito :3
ResponderExcluir