6.6.14

Entrevista: Monique Lavra

Hola mi amores! Como estão?

A nossa autora parceira, Monique Lavra, lançou mês passado o seu segundo livro: "Guardiões: A Escolhida", que é continuação do livro "Guardiões", já resenhado aqui no blog. Eu gostei muito de "Guardiões" e estou bastante ansiosa pela continuação. A Monique gentilmente respondeu algumas perguntas minhas sobre o novo livro entre outras coisas! Confiram:

1 - Em Guardiões, primeiro volume da série, o leitor, assim como os personagens logo, se vê cercado de segredos, revelações, surpresas, e um pouco de romance e suspense também. Podemos esperar o mesmo da continuação? Mas o que podemos esperar também de diferente em "A Escolhida"?

Sim. Em "A Escolhida" teremos os mesmos ingredientes que no primeiro livro. Mas acho que tem mais ação que o primeiro.

2 - Conte um pouco sobre "A Escolhida". O que está acontecendo na vida dos personagens e quais são os pontapés iniciais da trama?

O pontapé inicial da trama é a busca da Alice para descobrir o que ela é. Ela também vai passar por um período de reflexão. Nesse contexto, eles vão descobrir que o primeiro vampiro está em Londres, e que Alice é o seu alvo principal.

3 - "A Escolhida" será o último volume da série ou teremos mais aventuras ao lado de Alice e seus amigos?

Para dizer a verdade, eu pensava em terminar com o segundo, mas já tem uma nova ideia martelando na minha cabeça, então, talvez tenha mais por aí. Assim como no primeiro, eu dou um fechamento para história, mas sempre com um gancho para uma nova aventura.

4 - "Guardiões" foi seu primeiro romance e "A Escolhida" o segundo, entretanto, entre os lançamentos dos dois, você publicou alguns contos. Posso dizer que a Monique de "Guardiões" e a de "A Escolhida" não é a mesma? Você sente que amadureceu como escritora desde o lançamento de seu primeiro livro ou mesmo com a experiência adquirida nada mudou no seu modo de escrever e de desenvolver uma história?

Com certeza. Assim como em tudo na vida, a gente sempre amadurece. Quando escrevi o primeiro livro, eu não tinha nem pretenções de publicar, apenas queria que outras pessoas conhecessem minhas histórias. Procuro estudar, ouvir as críticas e tento aperfeiçoar a escrita.

5 - "Guardiões" dialoga muito com a obra "Drácula", que, na trama, é de grande importância, já que os protagonistas são descendentes de alguns personagens do clássico. Quais foram suas outras inspirações na hora de criar "Guardiões" e "A Escolhida"? De onde surgiu a ideia do livro?

Para escrever "Guardiões" eu li todos os livros de vampiro que pude, inclusive livros de não ficção. Além do Drácula, a maior inspiração veio de uma enciclopédia que li. Pois como minha protagonista é uma pesquisadora do assunto, tive que buscar as raízes dos mitos. Em "A Escolhida" também busquei lendas antigas. Acredito que vão se surpreender quando descobrirem quem é o primeiro vampiro.

6 - Como "Drácula" faz parte da história que criou, imagino que tenha uma relação especial com o livro. Conte sua experiência com esse clássico e como foi colocá-lo em sua própria história.

Eu sempre amei histórias de terror, em especial, de vampiros. Assim que terminei de ler o livro, eu pensei: "Bem que podiam fazer uma história mostrando que tudo isso aconteceu de verdade." Na verdade, eu escrevi a história que eu queria ler.

7 - Você se identifica com algum personagem de "Os Guardiões"? Como é sua relação com eles?

Admiro muito a Alice, pois ela é forte, corajosa e amiga. O que mais me identifico com ela é na língua afiada. rs. Gosto muito do Edwards, acho que ele tem um jeitinho fofo. O Christiaan é um doce, lindo, romântico, protetor. Já o Willian é aquele vilão que todos querem que vire herói. Adicionei novos personagens em "A Escolhida", mas não vou falar sobre eles para não estragar a surpresa.

8 - Conte um pouco mais sobre você. Como entrou no mundo da literatura e da escrita? Quais são os autores e livros que gosta? O que mais gosta de fazer?

Sempre gostei de criar histórias, desde criança. Com doze anos comecei a escrever um conto de fadas, que eu nunca terminei, mas que ainda tenho guardado e espero terminá-lo um dia. Escrevia poesias e verso quando era adolescente, e com quinze anos escrevi minha primeira história completa, que foi uma peça de teatro apresentada pela minha turma. O primeiro livro que comecei a escrever não foi "Guardiões", foi um romance que estou terminando de escrever agora, que ainda não tem título definitivo. Por incrível que pareça, não é uma história de terror, mas de amor, com uma pitada de ficção, já que rola uma viagem no tempo.

9 - Algo que amo saber é como o autor é na hora em que está escrevendo. Conte um pouco sobre seu processo de escrita, suas dificuldades, o que a inspira e a ajuda a fazer a escrita fluir.

Acho que cada um funciona de um jeito. A música me inspira muito, mas não na hora em que estou escrevendo. As vezes ouço uma música e já imagino uma cena para ela. Cenários também me inspiram. Agora, quando estou diante do computador, é como se a história tivesse vida própria, vou escrevendo e pronto. Minha maior dificuldade é a falta de tempo. Acho que um escritor deveria escrever todos os dias, mas eu não consigo. Chego tarde e cansada do trabalho, tem dias que nem consigo ligar o computador.

10 - Nesse momento, você está focada no lançamento de "A Escolhida". Mas o que podemos esperar para o futuro? Você já tem mais um livro em pensamento ou desenvolvimento? Está escrevendo algo atualmente?

Como eu disse, estou terminando de escrever meu "primeiro" livro, e espero publicá-lo até o final do ano. Acabei de escrever um conto sobre amizade para um projeto organizado pela Helena Andrade, e estou concluindo outro, de terror, para um projeto organizado por mim, ambos com previsão de publicação até o final do ano. Bem, e tem a ideia para mais um livro da série martelando na minha cabeça, então, acho que terei dias agitados pela frente.

11 - Que conselhos daria para os aspirantes a escritores?

Estudem bastante. Ser escritor não é apenas contar histórias. Sejam pacientes, pois é um caminho cheio de obstáculos. Mas jamais desistam de seus sonhos, pois saber que as pessoas estão lendo uma história criada por você é gostoso demais!

12 - E para finalizar, deixe um recado para os leitores!

Só tenho a agradecer todo o carinho que sempre recebi desde que publiquei "Guardiões", este segundo livro não existiria se não fosse vocês.


Owww gente, a Monique não é mesmo um amor?!! Agradeço imensamente a ela pela entrevista, eu amei todas as respostas e espero poder ler "A Escolhida" em breve! Também estou curiosa pelas contos e outros livros da autora! Desejo a Monique muitíssimo sucesso com o novo livro e com os próximos! 

Agora quero ouvir de vocês! O que acharam da entrevista? Não deixem de comentar! Besitos!

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Oi, Ana
    Adorei a entrevista. A Monique é muito simpático. Gostei muito dos livros. Com certeza, quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, sou doida para ler o livro Guardiões!! Já vi ótimas resenhas, adorei conhecer um pouco mais sobre a autora ^^

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/06/resenha-filha-do-sangue.html

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a entrevista. Nunca tinha ouvido falar sobre a autora, mas a história parece ser bem legal e ela parece escrever bem.. E é mt simpática...
    Assim como ela, eu também sou fã de Drácula *_*

    ResponderExcluir
  4. Oiii, que lindo *-*
    não conhecia a autora ainda, mas fiquei feliz em conhece-la!! :D
    capas lindas eim, mas acho que as tramas não vão fazer muito o meu estilo =/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, não li nada ada autora ainda, mas é sempre bom poder conhecer um pouco mais de nossos autores.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia nada da autora. Adorei a entrevista e os livros dela tem capas lindas e parecem ser muito interessantes.

    Bjok

    ResponderExcluir
  7. Não li nada dela assim como muitos comentaristas daqui, mas pretendo ler o mais rápido possível. Gostei de saber que ela pesquisou e leu tudo o que podia sobre o tema, para evitar fazer dos vampiros um ser boboca como já vi em outros livros!

    ResponderExcluir
  8. Bem legal essa serie...não conhecia os livros e a autora..bom saber de mais um sucesso nacional :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bom conhecer mais uma autora nacional. Temos que prestigiar com certeza!
    As capas dos livros são lindas e a leitura parece interessante.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li essa série e tbm não conhecia.Amei essas capas *-*
    Monique te desejo sucesso, já quero ler os livros :D

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não conhecia os livros e nem a autora, e a entrevista minimizou meu desconhecimento. Espero que a Monique consiga alavancar-se no cenário literário nacional, que muitas vezes acaba sendo preconceituoso e não dando chance aos nossos autores para que eles cresçam e apareçam.

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Achei as capas lindas e desejo muito sucesso à Monique. Sabemos como o mercado nacional não é fácil... Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia os livros, mas parecem muito bons, e essa capa é muito, muito linda!!

    ResponderExcluir
  14. Eu amo blogs e sites que dão oportunidade a um leitor de conhecer mais sobre um determinado escritor. Amor saber os gostos, inspirações e interesses dele. Essa entrevista está perfeita, eu não conhecia essa escritora.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)