10.5.14

Resenha: O Códex dos Caçadores de Sombras - Cassandra Clare & Joshua Lewis


Título: O Códex dos Caçadores de Sombras
Título original: The Shadowhunter's Codex
Autores: Cassandra Clare & Joshua Lewis
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-0140-395-7
Ano: 2014
Páginas: 288
Classificação: 5/5 [ótimo] - favorito
Sinopse: Anjos, demônios, fadas, vampiros, lobisomens, feiticeiros: todos eles existem e precisam ser administrados e mantidos em paz. O Códex dos Caçadores de Sombras é o guia essencial para aqueles que precisam de todas as ferramentas e conhecimento para se juntar a esse seleto grupo. O Códex abrange de tudo. Desde a história e leis do Submundo a como identificar, interagir e, se for o caso, matar seus diferentes habitantes. Foi-se o tempo em que preciosos momentos de batalha eram perdidos respondendo a questões banais de recrutas iniciantes!

Leia também:

Tudo o que você precisa saber para ser um Caçador de Sombras

“’Caçador de Sombras’ não é o que você faz, e sim quem você é.” Pág. 1
Acredito que são poucas as pessoas que leram “Os Instrumentos Mortais” e “As Peças Infernais” e que não ficaram com vontade de conhecer a fundo o universo dos Caçadores de Sombras e, ainda mais, fazer parte dele. Assim, Cassandra Clare e seu marido, Joshua Lewis, presentearam os fãs da série com um verdadeiro manual para os iniciantes no Mundo das Sombras.


Dividido em oito partes, sem contar com a Introdução e dois Apêndices, “O Códex dos Caçadores de Sombras” expõe de forma detalhada, acessível e ilustrada todo o universo dos Caçadores de Sombras. O livro trata desde demônios, a membros do Submundo, magia, armas e formas de combate (isso sem falar nas muitas lições de história acerca de isso tudo), mas foca principalmente em ajudar o leitor a se tornar um bom Caçador de Sombras.


“O Códex dos Caçadores de Sombras” é um mergulho na mitologia criada por Clare, através desse livro é possível perceber como a autora criou um universo tão detalhadamente ao ponto de ele parecer real. Aqui também temos algumas respostas para perguntas que podem ter surgido na leitura de “Os Instrumentos Mortais” ou “As Peças Infernais”, sobre, por exemplo, como os Caçadores de Sombras e membros do Submundo surgiram, como e por que os demônios invadem a Terra, além de muito mais. 
“Demônios, os grandes invasores do nosso universo, são as razões pelas quais os Nephilim existem. Eles são as sombras que caçamos.” Pág. 57
É impossível não amar “O Códex dos Caçadores de Sombras”. A leitura é leve e cativante, além de muito divertida graças a anotações da Clary, Jace e Simon que estão por todo o livro (tem até mesmo um texto hilariante do Magnus sobre porque as pessoas se tornam Caçadores de Sombras que me fez dar boas gargalhadas e morrer de saudade do personagem) . Todo o livro tem um ar bem despretensioso, às vezes parece que nem a própria Cassandra está levando a sério o que escreveu, e os comentários dos personagens de “Os Instrumentos Mortais” me deram bastante saudade as série. Uma particularidade do “Códex” é que ele não precisa, necessariamente, ser lido de forma linear. Diversas vezes pulei alguns capítulos e fui para as partes que mais me interessavam, como os textos sobre os demônios e sobre os vampiros, assim como o Apêndice que conta mais da história dos Nephilim. 

A letra cursiva, mais redondinha e feminina é a da Clary. A mais escura, com um estilo meio gótico é a do Jace e a outra, obviamente, é a do Simon. 

Outro detalhe maravilhoso do “Códex” é que ele muito gráfico (tanto que não pude resistir a fazer uma resenha recheada com fotos da obra que, sem dúvida, os deixarão babando). Há desenhos espalhados por todo o livro, cada um mais lindo que o outro. A edição é, sem dúvida, um dos pontos mais fortes da obra. Além das ilustrações por todo o “Códex”, temos também ilustrações atrás da capa e do fundo, a primeira representado “Os Instrumentos Mortais” e a segunda “As Peças Infernais” que são lindíssimas. Minha única reclamação é quanto aos rostos do desenho de “As Peças Infernais”, que, para mim, ficaram feios e não fizeram jus a Tessa, Will e Jem. A capa do livro, com o lindo e poderoso Raziel, é simplesmente maravilhosa e representa o anjo exatamente como ele foi descrito.

Olhem os rostos da Tessa, do Will, do Jem e até mesmo do anjo! Não posso ter sido a única a ter achado os rostos horríveis, o que é uma pena porque o resto do desenho é incrível!


“O Códex dos Caçadores de Sombras” é um livro delicioso e perfeito para todos os fãs das histórias do Mundo das Sombras. Estou apaixonada pela obra, que entrou para os favoritos e me deixou ainda mais ansiosa por mais histórias da autora. Mas deixo uma advertência: quem não leu pelo menos até o terceiro livro da série “Os Instrumentos Mortais”, encontrará muitos, muitos spoilers! 


“Raziel ergueu o Cálice, misturou seu sangue angelical com o sangue de Jonathan e falou:
Em seu sonho você viu uma grande verdade: para destruir o que há de obscuro, às vezes é necessário descer para as sombras e se juntar a eles. Você precisa levar homens e mulheres para a escuridão com você, e conquistará as sombras e as caçará. De agora até o fim do mundo, seu nome será Jonathan Caçador de Sombras. Você e seus parentes levarão luz aos lugares escuros. E serão chamados Nephilim” Pág. 236

Mais fotinhas: ;D

 O livro tem umas cinco páginas só de desenhos de marcas que eu, obviamente, amei! Fiquei com vontade de tatuar a da Vidência e a do Poder Angelical. 

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. A arte do livro é maravilhosa mesmo, ganhei num sorteio que houve no encontro de fãs da autora, aqui em PE. Mas ainda vai demorar pra lê-lo porque ainda não li nada da autora, fui pro evento pra conhecer mais a respeito dela e acabei me interessando bastante hehe
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito bom. As imagens são ótimas. Mas ainda quero ler instrumentos mortais, e como você disse que quem ainda não leu vai encontrar vários spoilers nesse livro acho melhor não ler agora e ler primeiro a série, rs.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li a série '' Os instrumentos mortais " mas logo logo vou ler, e com certeza vou querer esse tbm, é vc tem razão me deixou babando pelo livro que é muito lindo.

    ResponderExcluir
  4. É simplesmente ótimo ter a oportunidade de saber maiores detalhes do mundo que um livro ou uma série que gostamos. Ainda não li nenhum livro das séries acima citadas, mas esse livro é fantástico, interage muito com o leitor através das imagens e a diagramação!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu só li Cidade dos ossos, ainda não tive oportunidade de ler o restante da série.
    Mas sobre esse livro... C certeza a resenha deixou babando pelas fotos.
    A arte e diagramação parecem ter ficado perfeitas.
    Agora quero todos... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  6. Sou uma das poucas que não leram Instrumentos mortais, não sei nunca tive vontade.
    Este é um livro que também não me chama atenção. Mas é bom para quem gosta do gênero.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana
    Quero muito ler esse livro. As ilustrações são lindas e adorei as anotações, como se fosse um livro usado pelos personagens de Instrumentos mortais.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    o gênero deste livro não me interessa muito não, mas achei o trabalho da editora incrível, a diagramação dele ficou incrível, linda demaaaais!! *-*

    ResponderExcluir
  9. Parece bom, adoro esse gênero de livro, mas não sei porquê não gostei muito, comecei a ver o filme, nem consegui terminar e o livro eu li o comecinho e não me interesse muito... E todos dizem que é perfeeeito!
    As imagens são legais e parece que a Cassandra escreve muito bem :))

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu ainda não li nenhum, e confesso que a vontade de ler não era tão grande assim, mas depois de ver esse livro que eu achei um luxo de lindo só digo uma coisa: é DIGNO ter os outros pois a edição está perfeita, linda delicada e muito bem trabalhada. Eu nem imaginava que pudesse ser tão rica de detalhes assim. Cassandra me ganhou por esse pode ter certeza, e dele vou aos outros!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, são as primeiras imagens que vejo do livro, estão ótimas! Fiquei com mais vontade ainda de ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Quero muito esse livro, ja li alguns da serie instrumentos mortais, e são otimos

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)