7.5.14

Resenha: A garota do outro lado da rua - Lycia Barros

Título: A garota do outro lado da rua
Autora: Lycia Barros
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
ISBN: 978-85-7679-645-9
Ano: 2012
Páginas: 115
Classificação: 3/5 [bom]
Sinopse: Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?



Algumas pessoas e paixões são melhores na nossa cabeça

Duas pessoas não poderiam ser mais diferentes do que Enzo e Rafaela. Ele, um nerd inteligente e aplicado que não tem medo do que os outros pensam, é apaixonado por sua vizinha, uma menina linda que vive apenas de aparências. Rafa não parece sequer notar a existência de Enzo que, apesar do amor platônico não correspondido, é um garoto feliz, ainda mais quando seus olhos e pensamentos estão sobre a garota que ama.

Em uma excursão do colégio que dá errado, os dois adolescentes se veem obrigados a conviver em nome de sua sobrevivência. A aproximação forçada colocará ambos em uma experiência surreal, ao mesmo tempo assustadora e incrível, que poderá mudar para sempre o modo como enxergam um ao outro e também a si mesmos. Rafaela, que se mostra uma garota mimada, impulsiva e irritante, se vê completamente dependente daquele nerd que nunca notara, mas que provara ser um garoto fofo, educado, atencioso e inteligente. 

Enquanto a Rafaela endeusada de Enzo se desmancha diante os seus olhos, o garoto tenta encontrar um meio de sair da mata onde estão perdidos, mas também de aceitar que a verdadeira Rafaela não é a mesma garota do outro lado da rua por quem ele se apaixonou. E Rafa terá de aprender que as aparências enganam e que aquilo que ela sempre repudiou pode ser o que ela mais deseja e precisa. Mas, de fato, os dois adolescentes continuam sendo muito diferentes. Será que a amizade conseguirá mantê-los vivos e unidos, mesmo depois que tudo isso acabar? Depois de uma aventura tão grande como essa, as coisas se manterão as mesmas?
“Eu sempre havia colocado Rafaela num pedestal, mas agora, ele estava em mil cacos no chão.” Pág. 108
“A Garota do Outro Lado da Rua” é um livro juvenil que, mais do que um romance cercado de aventuras, é uma obra que traz uma importante lição. A narrativa em primeira pessoa, intercalada entre Enzo e Rafaela, fácil, mas ao mesmo tempo bem elaborada da autora, se encaixa perfeitamente ao público destinado, além de se desenvolver de forma rápida e natural. Mesmo com uma trama simples, Barros conseguiu construir uma história envolvente e, mais importante, cheia de significados, que levam o leitor a refletir. Ao colocar seus personagens sobre situações extremas e, depois, de volta a normalidade, a autora consegue com que o leitor se coloque no lugar dos protagonistas e se pergunte se teria as mesmas atitudes. Amei o final do livro, que foi realmente surpreendente e condizente com a trama e com a mensagem que a autora quis passar.

Algo que também gostei bastante foi o modo como a autora conseguiu criar personagens tão cativantes quanto reais. Tanto Enzo quanto Rafaela possuem defeitos e qualidades e provocam no leitor diversas emoções. Os dois me irritaram em certos momentos com suas atitudes imaturas, próprias da idade mesmo, apesar de que, diferente de Enzo, Rafaela não conseguiu me conquistar. Enquanto o garoto aprende com seus erros e amadurece, Rafa não evolui durante a história e acaba sempre cedendo as pressões sociais e deixando-se ser uma garota fútil, cuja aparência física é o melhor atributo. 

Não há reclamações também quanto a edição do livro. A diagramação, apesar de simples, estava boa. O tipo e tamanho da fonte também estavam bons. Adorei as páginas amareladas e de material mais grosso e resistente. A capa do livro é bonita e se encaixa perfeitamente a trama e a Rafaela e Enzo descritos.

“A Garota do Outro Lado da Rua” é, essencialmente, uma reflexão sobre as aparências e escolhas. Enzo e Rafaela eram mesmo muito diferentes, mas, mais do que personalidade, o que os torna tão opostos são suas atitudes. Barros exemplifica muito bem, em uma linguagem fácil e trama recheada de referências que dialogam com a realidade do leitor jovem, como são nossas atitudes que definem quem somos e não o modo como nos vestimos ou qualquer outro atributo fútil. Uma obra de muito valor filosófico, é um livro que recomendo principalmente para o público juvenil, mas também para aqueles que buscam um livro fácil, que, além de divertimento, trás uma mensagem própria. 



Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Em uma sociedade que é controlada pelas aparências, realmente e necessário parar para refletir sobre tal assunto e mudar o quadro.
    O livro aparentou ser muito legal, principalmente pelo questionamento feito sobre a temática.

    http://horadeflorescer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. estou curiosa pra ler o livro pois adoro este tipo de trama. sempre me agradam bastante.
    ainda mais pela autora ser brasileira né, e eu nunca ter lido nada dela ;$
    parece ser um livro leve de se ler, e eu que neste momento estou sofrendo de uma ressaca danada, acho que este será ótimo para me curar! :P

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha lido nada sobre esse novo livro da Lycia, mas pela resenha, ela continua sendo uma excelente escritora.
    Já li umas 3 de suas obra e amei.
    Com certeza, em todas, ela tem esse dom de colora uma lição entremeada à história.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Não gostei do enredo do livro, parece muito clichê, a capa é legal, mas não tenho vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. É uma obra bem atual né??? kkkkkkkkkkkkk, passamos a nossa vida escolara assim, separados por títulos: a loira, a gostosa, a burra, a nerd, o esquisito e assim vai, o que muda de narrativa para narrativa é como nos identificamos e nos incomodamos com a história. Gosto de romances juvenis por isso, mas eles tem de ter um que de diferente uns dos outros senão correm o risco de serem copias uns dos outros!

    ResponderExcluir
  6. Esta é uma história que parece até filme.
    Apesar de ser de 2012, ainda não conhecia o livro, mas a história parece ser legal.
    O que desanima são as tres estrelas que voce deu.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o assunto do livro, acho que a gente (falando de mim também) tem que parar de olhar apenas as aparências, afinal elas enganam, né? Ele é bem fininho, e apesar de ter esse tema parece ser bem leve, e talvez divertido, bom pra depois de um dia de muito estudo, malhação e cuidando da casa (é, esse são os meus dias, rs).

    ResponderExcluir
  8. Já li sobre esse livro algumas vezes, mas ele não me atraiu muito. A história parece ser muito legal mas acho que se tiver muuuitas reflexões o livro fica meio chato, meio parado e não gosto muito de livros em 3º, tem que ser muuuito bem narrado pra não ficar meio vago, sei la, gosto da narração de cada personagem, acho que consigo "entrar" na história melhor, hehe
    Mas acho que um dia eu acabo lendo...
    Bjoo

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do enredo do livro, parece aqueles filmes tipo sessão da tarde, leves e bem gostosos de assistir. Com certeza, gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  10. Nossa a estória parece ser fofa, e essa Rafaela já me fez sentir nojinho dela só pela sua resenha.

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não sei, mas acho que eu não vou gostar muito da Rafaela.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana!
    Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para saber o que vai acontecer com os dois, pala sinopse achei que seria meio clichê, mas pela sua resenha pareceu diferente...
    Beijos
    http;//sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)