Título: Boneca de Ossos
Título original: Doll Bones
Autora: Holly Black
Editora: #Irado
ISBN: 978-85-8163-391-6
Ano: 2014
Páginas: 224
Classificação: 5/5 [ótimo]
Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...
Como não temer e amar a boneca-rainha-fantasma?
Poppy, Zach e Alice são amigos e companheiros de aventuras. As três crianças usam e abusam de seus bonecos e de sua imaginação para fugir da realidade nem um pouco interessante de suas vidas. Poppy é a mais nova de quatro filhos e, além dos irmãos mais velhos encrenqueiros, ela ainda tem de aturar os pais, que estão sempre trabalhando e cansados. Os pais de Alice morreram e deixaram para trás sua única filha, que agora é criada pela avó paranoica que mal deixa a menina respirar. Zach também é filho único e ainda está tentando entender porque o pai saiu de casa apenas para voltar mais tarde e estragar a paz que já tinha se estabelecido na vida do garoto e sua mãe.
No mundo de faz de conta de Poppy, Zach e Alice não há pais ou irmãos ou problemas que seus personagens – piratas, sereias, ladrões – não consigam resolver. Nesse universo mágico governa Rainha, personagem criada a partir de uma boneca de porcelana antiga e assustadora que a mãe de Poppy guarda com muito zelo. Entretanto, um dia, o mundo perfeito de histórias e brincadeiras desmorona. O pai de Zach acredita que sei filho de doze anos não tem mais idade para brincar de boneca e joga todos os brinquedos do garoto fora. Entretanto, o menino ainda não estava preparado para despedir-se daquela parte da sua infância, e, ainda muito magoado e com raiva do pai, ele acaba mentindo para as garotas e alegado que não quer mais fazer parte da brincadeira. Poppy e Alice não sabem como reagir às novas atitudes de Zach e não estão dispostas a deixar o garoto sair assim de suas vidas tão repentinamente.
“- E a vida real? – perguntou Poppy.(...)- O que você disse? Sério. Isso foi real. Isso foi uma história que vivemos. Talvez a gente possa viver outras histórias.” Pág. 216
Quando Alice o aborda dizendo que algo aconteceu com a Rainha, Zach apenas a ignora, pensando que é apenas mais uma estratégia delas de levá-lo de volta para a brincadeira. Entretanto, quando as garotas aparecem em sua janela no meio da madrugada, Zach percebe que é muito mais que isso. Poppy conta que começou a ter sonhos com a boneca, que foi feita dos ossos de uma menina assassinada cujo fantasma quer desesperadamente encontrar seu descanso final. Zach não acredita muito na história, mas mesmo assim parte com as garotas para uma cidade próxima onde a boneca deve ser enterrada. Como se é de imaginar, os planos das crianças não saem como planejado e a tão esperada aventura pode se transformar em pesadelo. Poppy está disposta a levar tudo até o fim, independente da descrença de Alice, que só quer voltar para casa e não se meter em encrencas, e de Zach, que por mais que não queira terminar como o seu pai – o tipo de pessoa que sempre desiste dos seus sonhos -, acredita que tudo não passa de invenção da amiga. Entretanto, logo fica claro para o garoto que algo realmente está acontecendo. A boneca está mais assustadora que o normal e certos acontecimentos sem explicações não podem ser ignorados. Será que a Rainha realmente carrega um fantasma? Se sim, o que será que o fantasma fará se não conseguir o que quer? Ao lado de uma boneca de ossos e um possível fantasma, o três amigos terão de se unir se quiserem completar e sobreviver a essa aventura.
“Virando-se para onde a boneca estava, fora do círculo dos braços de Poppy, Zach pensou em outras coisas impossíveis. Um fantasma tinha mesmo bagunçado o acampamento deles? Eleanor o estava observando pelos olhos de vidro da boneca? Um frio subiu pela sua coluna. Lá fora, no meio do nada, com um fantasma furioso e sem ideia de como chegar ao túmulo dele. Estavam mesmo encrencados.” Pág. 103/104
“Boneca de Ossos” é um livro pelo qual estava muito ansiosa e que superou as minhas já altas expectativas. Tirando o fato dos personagens serem crianças, a obra não é nem um pouco juvenil, o que foi muito diferente do que eu esperava. “Boneca de Ossos” traz uma história surpreendente, com um suspense tão bem construído que pode fazer até mesmo leitores adultos olharem de baixo da cama antes de dormir. Com uma trama bem construída, Black nos presenteia com uma obra cativante, que é mais do que um conto de aventura e mistério com pitadas de terror. “Boneca de Ossos” fala também sobre amizades, mas principalmente, sobre crescer. Ao darem um descanso final para Rainha, Poppy, Zach e Alice também foram obrigados a se despedir de partes infantis suas que não mais cabiam à idade que tinham. Entretanto, ao mesmo tempo, o livro mostra que crescer não é deixar os amigos, as aventuras e, principalmente, os sonhos e as histórias de lado. Com uma narrativa em terceira pessoa leve e fluída, a autora consegue nos envolver rapidamente nessa história tão rica, divertida e emocionante.
“- (...) Odeio o fato de que vocês vão me deixar para trás. Odeio o fato de todo mundo chamar isto de crescer, mas parece que é morrer. Parece que cada um de vocês foi possuído e eu sou a próxima.” Pág. 179
Os personagens também são um ponto positivo do livro. Até mesmo os secundários, como o maluco (e como os leitores mais velhos podem perceber, possível pedófilo) que as crianças encontram em um ônibus ou a bibliotecária que os entrega para pais são convincentes e possuem papel na trama. Os protagonistas, claro, são os mais completos e cativantes. O que mais me agradou é que, mesmo dando personalidades fortes para Poppy, Zach e Alice, e colocando-os diante situações que determinaram maturidade dos três, a autora ainda assim conseguiu caracterizá-los como crianças, dando-lhes atitudes condizentes a sua idade ou não, dependendo do que tal cena ou acontecimento exigia. De fato, gostei muito que, mesmo com o caráter fantástico da trama, Black conseguiu criar uma história muito real, onde os problemas (como a falta de dinheiro ou dificuldades de locomoção) não foram resolvidos magicamente e sim a partir da criatividade dos protagonistas. Poppy, Zach e Alice ganharam um lugar especial no meu coração com sua coragem, determinação, lealdade e capacidade de aprender com os próprios erros. Também amei Rainha, a boneca de porcelana assustadora, que me causou diversas emoções: desde medinho até pena e carinho (mas principalmente medinho rs).
A edição também é mais um marco de “Boneca de Ossos”. A tradução estava perfeita e a diagramação um show a parte. Amei as ilustrações lindíssimas espalhadas pelo livro (que ajudaram muito na hora de imaginar os personagens) e a fonte usada no início de cada capítulo (fotos abaixo). As páginas amareladas e o tamanho um pouco maior da fonte ajudaram a deixar a leitura ainda mais rápida. Fiquei muito feliz que a capa original tenha sido mantida. Ela é divina e combina perfeitamente com o clima da história.
“Boneca de Ossos” é um livro com tensão viva do início ao fim que recomendo para todos que gostam de histórias de mistério, aventura e terror. Acredito que o livro tem capacidade para agradar tanto adultos quanto crianças, graças a sua trama rica e personagens únicos. Simplesmente amei o livro, que entrou para a minha lista de futuras releituras e me deixou louca por mais obras da autora.
“Ela inclinou-se para colocar a coroa em volta do pescoço da boneca. Pétalas cor-de-rosa caíram no vestido e no cabelo da Rainha.- A Rainha está morta – ela disse. – Vida longa à Rainha.” Pág. 215
Oi, Ana
ResponderExcluirDesde o lançamento quero ler esse livro, mas após ler sua resenha, a minha vontade só aumentou. Acho a capa muito linda, super fofa.
Ahhh sua resenha só me empolgou mais.
ResponderExcluirDesde que vi a capa e li a resenha estou louca pra ler esse livro, não tenho lido esse gênero, acho que isso me empolgou mais, quero sair um pouco dos romances.
♥♥
Bjs
Sua resenha me empolgou muito a realizar essa leitura! Ficou maravilhosa, de vdd! E agora tenho que comentar, a NC está mandando muito bem nas diagramações. Fiquei encantada com esta e o com o trabalho de divulgação ^^
ResponderExcluirBeijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
Flor estou ansiosa para ler, mesmo sendo para um público mais jovem, isso não muda a leitura para mim, achei lindo o foco de dar um rumo ao crescimento dos amigos e a importância de se estreitarem os laços mesmo com o afastamento por amadurecimento! E a cpa, linda, a diagramação perfeita e os desenhos isso tudo já me conquista de cara!
ResponderExcluirOie Ana
ResponderExcluiruau, estou bem empolgada pra ler esse livro, e sua resenha só me animou.
Eu já li um livro da Holly, e não gostei muito (gata branca), mas pelo visto esse é bem diferente.
bjos
www.mybooklit.com
Oi Ana!
ResponderExcluirEu não vejo a hora de ler esse livro, parece ser muito legal!
Gostei das fotos e adorei as ilustrações!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Quero ler esse livro desde que li a sinopse pela primeira vez, simplesmente me apaixonei hahahaha.
ResponderExcluirOi Ana..
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler este livro.
Gosto de livros com ilustrações assim nos ajuda mesma a imaginar melhor os personagens. Mas não pode ter muitas também.
Que bom que gostou tanto do livro..
Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos
A história parece ser bem surpreendente mesmo. De fato, ele só tem de juvenil os personagens, só de ler a resenha deu pra ter uma ideia da tensão que é ler o livro. Gostei do livro!
ResponderExcluirNão fiquei muito interessada no livro não, mas as ilustrações estão lindas. E esse selo #irado, da Novo conceito está com uns livros bem legais para garotada, rs.
ResponderExcluirEstou super ansiosa pra ler Boneca de ossos, eu simplesmente adoro livros que tem suspense...
ResponderExcluirA diagramação ficou linda mesmo, os desenhos ficaram bem legais.
Bjok
Concordo contigo, também acho que o livro pode e deve agradar tanto a adultos quanto a crianças. Eu gostei e já falei para o meu filho ler.
ResponderExcluirBjs, Rose
Amei a sua resenha!
ResponderExcluir