28.5.14

Abandonei: Revelações - André Vianco

Sempre relutei em abandonar livros. Não me sentia bem abandonando uma história no meio, era como se eu tivesse falhado com o autor e com a obra. Entretanto, com uma vida tão corrida como a minha, com um tempo para leitura tão escasso, me rebelei contra mim mesma e resolvi me dar liberdade para largar uma leitura que não está me agradando. 

O primeiro volume da trilogia “O Turno da Noite”, “Os Filhos de Sétimo” (resenha aqui) conseguiu me agradar apesar da sua leitura lenta e falta de foco na trama e personagens principais. Comecei “Revelações”, segundo volume da trilogia, com baixas expectativas, mas ainda assim acabei me decepcionando e, depois de quase duas semanas tentando dar continuidade a leitura, abandonei o livro.

“Revelações” começa em um ritmo muito, muito lento que se prolonga pelos capítulos seguintes. A história retoma exatamente no ponto em que foi encerrada no livro anterior, com o nosso quarteto do Turno da Noite indo realizar mais um trabalho. As dúvidas geradas por “Os Filhos de Sétimo” ainda estavam frescas na minha cabeça, mas quando, mais uma vez, Vianco trouxe uma enxurrada de tramas secundárias que se estendiam por capítulos e mais capítulos, acabei perdendo a curiosidade pelo que viria a seguir. Sem exageros, nos primeiros capítulos acompanhamos os protagonistas, mas só voltamos a vê-los novamente quase na metade do livro. Durante isso, o autor perde-se nas tramas paralelas, dando mais atenção à elas do que era devido. Vianco criou uma trama complexa, cheia de detalhes e pormenores que não soube cortar as partes inúteis quando necessário. A história ficou cheia de momentos óbvios e maçantes que acabaram ofuscando totalmente os raros acontecimentos surpreendentes do livro. A narrativa, como a trama, também se tornou arrastada, diminuindo ainda mais minha vontade de continuar. Os personagens, que eram um ponto forte do livro, acabaram ficando chatos. Depois de ler mais de 200 páginas (60% do livro) e não encontrar nenhuma das revelações citados no título e perceber que simplesmente não aguentava mais a obra, acabei cedendo e abandonei “Revelações”.

Apesar da série “O Turno da Noite” ter sido uma grande decepção, ainda estou curiosa por outros livros do Vianco, apesar de que agora já sei que devo esperar bem menos do tão bem falado escritor.
Título: Revelações
Autor: André Vianco
Série: O Turno da Noite
Volume: 2
Editora: Novo Século
ISBN: 85-7679-079-3
Ano: 2006
Páginas: 336
Classificação: 1/5 [ruim]
Sinopse: Quando Samuel alerta o Turno da Noite sobre as verdadeiras intenções de seu perigoso mentor, Ignácio, os vampiros descobrem que suas ações vêm sendo manipuladas para que seus poderes de batalha destruam os guardiões da tumba do poderoso Jó, o que o impedirá de despertar. Mas o ancião possui duas servidoras de confiança: Calíope e Isabela. Sedutoras, elas usam suas habilidades para dar suporte aos vampiros do Turno da Noite na Agência Jugular, organização liderada por Ignácio. Mas a quem elas serão fiéis no fim das contas? Leia essa emocionante continuação da saga O Turno da Noite e conheça Calíope, uma bela vampira negra que poderá mudar o rumo da história. “É O MAIOR ESCRITOR BRASILEIRO DE TERROR.” O Globo

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Oi, Ana
    Ainda não li livros desse autor, mas é tão ruim quando abandonamos um livro, é que realmente não gostamos mesmo da história. Não quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Também não gosto de parar um livro pela metade, mas existem ocasiões que simplesmente o livro nos obriga a fazer isso. É uma pena, pois tinha ouvido falar muito bem desse autor, mas sempre é necessário tirar suas próprias conclusões. Apesar da "caída" que a série teve, gostaria de ler esses livros algum dia.
    Horadeflorescer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mademoiselle você já leu "O Vampiro Rei"? Essa foi a única saga do André Vianco que li, achei o primeiro livro muito bom, o segundo deu para ler e o terceiro larguei mão de vez. Também tenho a mesma impressão de você de que ele se perde durante a narrativa e isso atrapalha muito. Mas eu tenho os outros livros dele aqui em casa e pretendo ler quando tiver tempo e paciência.

    Beijos, Caroline
    ameamai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. ah, que pena :(
    eu ainda não li nenhum dos livros do autor, mas estou super curiosa para ler o primeiro livro da série
    já vi tantas resenhas boas do primeiro, mas deste ai não tinha lido nada ainda ;x

    ResponderExcluir
  5. aah que pena! pela sinopse o livro parecia até ser legal! mas a resenha me desanimou totalmente, haha]
    eu tb detestava largar livro pelo meio, mas agr se eu ler uns 6 caps e n em interessar eu deixo logo, n tenho mais paciencia!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada dele, mas se abandonou não deve ser tão bom quanto parece. Também não gosto de abandonar, mas às vezes é necessário, já abandonei um ou dois.

    ResponderExcluir
  7. Acho tão ruim quando não consigo engrenar a leitura de um livro e acabo tendo que abandoná-lo. Pena que você não se prendeu na história. Até hoje só li um livro do Vianco "Os sete" e até que gostei bastante, não li nenhum da série O turno da noite.

    Bjok

    ResponderExcluir
  8. Não posso falar pois ainda não li nada do autor. Eu também reluto em abandonar livros.
    Uma vez abandonei A menina que roubava livros, mas não porque o livro não estava me agradando, mas porque queria ler outro logo. Hoje terminei de ler A menina.., e amei.
    Mas geralmente gosto de ler até o final também. Que pena que teve que abandonar este.

    Gostei da sinopse de Subindo as paredes.
    Ainda não tinha visto o lançamento. Parece ser bom.

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
  9. Acho que as pessoas tem que abandonar um livro que não lhe agrada, porque vai ser só perda de tempo ler um livro sem curti a leitura.
    Até hj só abandonei um livro, ainda bem né .

    ResponderExcluir
  10. Não li nada do Vianco ainda. Lembro que uma vez li dois capítulos de um livro dele na biblioteca, mas acabou não me interessando.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Credo, muita gente fala bem dele, aliás exageram dizendo serem fãs que seguem aonde ele for lançar livro e fiquei chocada quando vi que você abandonou um livro! Não li nada dele, exatamente por achar que é meio exagero de fãs e coisa e tal. Vi uma entrevista com ele e achei ele um tanto "metido", mas talvez o fato de ele ter tanta coisa para escrever (como ele mesmo disse na entrevista) tenha deixado essa leitura com milhares de tramas paralelas que atrapalharam o livro!) Adorei sua sinceridade!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)