Título: Quando Tudo VoltaTítulo original: Where Things Come BackAutor: John Corey WhaleyEditora: Novo ConceitoISBN: 978-85-8163-384-8Ano: 2014Páginas: 224Classificação: 1/5 [ruim]Sinopse: Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa? Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador. O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fica em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas. Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.
Pássaros, zumbis e anjos: uma mistura que não deu certo
Cullen Witter é um adolescente apático em uma cidadezinha entediante. Lily é o tipo de lugar sem qualquer atrativo, do qual as pessoas não conseguem fugir. Mesmo aqueles que conseguem ir embora acabam voltando. A vida de Cullen se resume a sair com o amigo Lucas e sua namorada Mena, apesar de que eles não têm muitos lugares para ir. Seu irmão mais novo, Gabriel, é um garoto inteligente e sagaz, cujas sacadas engraçadas ou manias irritantes ajudam a distrair Cullen de sua vidinha sem sal.
É verão e a cidadezinha de Lily é agitada por a possibilidade um pássaro, o pica-pau Lázaro, uma espécie considerada em extinção ter reaparecido. Todos ficam polvorosos com o repentino destaque que a cidade ganha, a esperança da volta do pássaro parece agregar esperança a suas próprias vidas. Cullen não compartilha do entusiasmo do resto da cidade, ele não acredita que o pássaro realmente existe e fica irritado com toda a atenção que o assunto está despertando. Entretanto, o maior acontecimento do verão do garoto será o desaparecimento de seu irmão.
“- Você é que é sério, mentiroso e tem casos secretos por toda a cidade. O que aconteceu com o Cullen Winter inocente?- Quem? – brinquei.- O menino do posto de gasolina que ficava me olhando pela janela.- Ah, acho que ele morreu.” Pág. 129
Em um dia de verão completamente aleatório, o mesmo em que Cullen tem um encontro como uma antiga colega de escola que retornou a cidade, Gabriel desaparece sem deixar quaisquer pistas para trás. Mesmo depois de uma busca minuciosa pela cidade e região, ninguém consegue determinar o paradeiro do garoto e não fica realmente claro se ele fugiu, foi sequestrado ou se apenas tropeçou, bateu a cabeça ao cair e morreu. Todas as possibilidades do que poderia ter acontecido com o irmão enlouquecem Cullen, seus pais e até mesmo seu amigo Lucas. Entretanto, eles parecem ser os únicos preocupados com Gabriel. Para o resto da cidade, apenas a volta do maldito pássaro é que importa.
“Se eu tivesse uma arma, atiraria na cara do pica-pau Lázaro.” Pág. 77
Mas a vida segue e Cullen acaba sendo distraído por outros acontecimentos, como o recente interesse das garotas nele e pensamentos sobre zumbis. Entretanto, o buraco que o desaparecimento do seu irmão deixou em sua alma não pode ser preenchido. Mas se um pica-pau extinto pode voltar a vida, será que Gabriel pode voltar para casa? Será que, em Lily, tudo realmente volta?
“Era o que acontecia em Lily. As pessoas sonhavam. As pessoas partiam. E todas elas voltavam. Era como se fosse uma versão do Arkansas de um buraco negro; nada podia escapar.” Pág. 41/42
Honestamente, não sabia o que esperar de “Quando Tudo Volta” e confesso que o que me fez querer ler a obra foi a sua capa. Fique encantada com o tom incrível de azul da capa e, portanto, acabei adiantando o livro na minha lista de leitura. Infelizmente, apesar de não ter muitas expectativas para “Quando Tudo Volta”, acabei me decepcionando com o livro. A trama me pareceu uma junção completamente aleatória de fatores e personagens que não deu certo. No fim, acabei imaginando que o autor queria juntar pássaros, zumbis e anjos em uma mesma trama e, sem saber o que fazer, foi escrevendo esse livro sem qualquer tipo de ideia do que estava realmente fazendo. A trama é muito bem amarrada; o início, meio e fim estão intimamente ligados, de forma que chega a parecer forçada. Senti que faltou ao livro uma essência verdadeira, algo que desse sentido a leitura.
Quando terminei “Quando Tudo Volta”, completamente frustrada com o final, só sabia me perguntar por que diabos eu tinha parado para ler o livro. Whaley tem uma escrita muito boa, além de divertida. “Quando Tudo Volta” tem alguns diálogos e reflexões legais, mas a trama realmente não me conquistou. O autor sabe escrever, mas não me pareceu saber criar uma história que realmente valesse a pena ser lida e que cativasse o leitor.
.jpg)
A edição de “Quando Tudo Volta” é, talvez, o único ponto positivo do livro. A tradução do livro estava perfeita, assim como a diagramação cheia de detalhes super fofos (fotos no final da resenha). O tipo e tamanho da fonte estavam bons, sempre adoro páginas amareladas e fiquei impressionada com a leveza do livro. A capa, como já disse, foi o que me fez ler o livro. Ainda estou apaixonada com esse tom de azul. O pássaro em preto, contra o azul, também ficou muito legal e prefiro essa versão de capa a outra que o livro tem nos USA (imagem ao lado), apesar de que ela também é linda.
“Quando Tudo Volta” foi uma leitura decepcionante, pouco proveitosa e que me deixou deprimida (e não de uma maneira boa). Não gostei do livro, mas recomendo que leiam para tirar suas próprias conclusões. Apesar disso, gostei da escrita do autor e fiquei com vontade de ler mais obras suas.
Oi Ana!
ResponderExcluirUma pena que a leitura tenha sido decepcionante para você. Quando recebi esse livro só consegui pensar na capa que é realmente muito bonita, mas a sinopse não me atraiu muito. Ainda assim, vou lê-lo, algumas coisas me deixaram curiosa, apesar de tudo.
Beijos,
http://www.epilogosefinais.com/
Oi, Ana
ResponderExcluirJá li várias resenhas desse livro, geralmente negativas.
O que mais chamou a minha atenção foi a capa, que é muito bonita. O título também é bem .
Estou bem curiosa com esse livro. Estou com vontade de ler
é, a capa brasileira ficou bem mais bonita.
ResponderExcluirque pena que você não gostou dele :(
estou curiosa para ler ele ainda, mesmo não estando mais tão empolgada né... espero conseguir gostar mais do que você!!
Nunca tive interesse no livro, apesar de como vc disse, a capa é linda, mas a sua resenha só serviu pra reforçar a minha opinião sobre o livro, simplesmente não quero ler.
ResponderExcluirOi Ana!
ResponderExcluirNão tenho muita vontade de ler esse livro, mas a capa e a diagramação parecem ser mesmo lindas. Quem sabe eu até lesse se não tivesse tantos outros lançamentos mais interessantes...
Beijos
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Esse livro só chama atenção pela capa mesmo. Essa tonalidade de azul é maravilhosa e o preto deixou a capa ainda mais chamativa. No entanto, a sinopse não me interessou em nenhum aspecto e esse sentimento só se concretizou com sua opinião sobre o livro.
ResponderExcluirSua resenha sobre o livro me desanimou um pouco, apesar da capa ser linda. É horrível quando um livro não corresponde as expectativas.
ResponderExcluirQuantos aos personagens, muitos deles sendo excêntricos deixa a trama realmente forçada. Acho que passaria a leitura.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril
Oi Ana!
ResponderExcluirTambém acho a capa desse livro linda, mas que pena que o conteúdo não foi igual... Pelo que você contou na resenha a história me pareceu meio estranha mesmo. Com tantos livros bons esperando para ler, vou deixar esse para trás.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
hahahahah, gente como a gente se engana fácil, quando vi a capa achei a coisa mais linda do mundo (e eu sou dessas que compra um livro só pela capa) daí li essa resenha e estou achando que o livro foi uma mistureba daquelas que o autor começou a fazer e depois e viu com pouco tempo para entregar o livro à editora e saiu isso!!! Agora minha vontade de ler passou!!!
ResponderExcluirA capa do livro foi uma coisa que não me atraiu muito, acho que por isso não me empolguei tanto com a leitura. Felizmente as resenhas estão saindo e posso ver melhor sobre o que se trata. Uma pena que você não tenha gostado.
ResponderExcluirBjs, Rose
Oi Ana..realmente uma pena que a você não tenho gostado do livro, pois li muitas resenhas positivas sobre ele.Mas ainda assim tenho interesse em realizar a leitura, espero gostar!! beijos!!
ResponderExcluirQuando vi que você não gostou do livro, fiquei um pouco surpresa, tenho lido tantas resenhas elogiando esse livro que minhas expectativas estão bem altas. Espero não me decepcionar como você :/
ResponderExcluirE-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
Nome de seguidor: Julia Moraes
Oiie
ResponderExcluirEu não tinha muito interesse pelo livro, agora então.. nem penso em ler!
Não sei pq, mas a capa me lembra a da culpa é das estrelas, pelo azul, preto e branco.. uma pena que não seja tão bom qt..
É um horror quando a gente termina um livro se perguntando o pq d ter lido... parece q perdemos um tempo preciosos q estaríamos lendo outra coisa melhor, né?
Como não pretendo ler, não to criando expectativas... Será q muita gente se sentiu como vc ao ler este livro?
bjinhos
Oi , nao tinha nada o livro que me interessava alem da capa , e que pena que vs nao gostou dele , pois ao tinha muito interesse em ler-o , e agora ! sinceramente , quem se deixa levar pela capa igual eu vou algumas vzes , se decepciona , mais nao leio esse livro nao !
ResponderExcluir