7.4.14

Resenha: Poseidon - Anna Banks

Título: Poseidon
Título original: Of Poseidon
Série: O Legado de Syrena
Volume: 1
Autora: Anna Banks
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-315-2
Ano: 2014
Páginas: 288
Classificação: 5/5 [ótimo]
Sinopse: Além da beleza fora do comum, com seu cabelo quase branco e seus olhos cor de violeta, Emma chama a atenção por ser um pouco desajeitada. Ela não se sente muito à vontade em lugar nenhum... e não sabe que sua misteriosa origem é a fonte dessa sensação. Galen, príncipe dos Syrenas, vasculha a terra procurando uma garota especial, capaz de se comunicar com os peixes — e que poderá salvar seu reino. Quando ele se encontra com Emma, a conexão é imediata: embora não saiba, Emma parece ter o dom que Galen procura. Mas, então, por que ela não conseguiu salvar sua melhor amiga do ataque do tubarão? Cabe ao príncipe convencer a teimosa Emma a enfrentar sua real natureza e aceitar o desafi o. E nada pode impedi-lo de alcançar seu objetivo.

Os olhos violetas, a magia e a beleza dos filhos do mar 

As águas azuis dos oceanos escodem muitas belezas e seres incríveis: entre eles, os Syrena, ou como são mais conhecidos entre os humanos, as sereias. Metade peixe, metade humanos, esse povo raro, belo e poderoso é dividido em duas “Casas”, a de Tritão e a de Poseidon, atualmente inimigas. Galen é um príncipe de Tritão, que passa mais tempo do que deveria em terra. Oficialmente, ele é um Embaixador de seu povo que está fora do mar para descobrir mais sobre os humanos e como mantê-los longe dos Syrena. Mas, extraoficialmente, o garoto tem outras coisas em mente. Ele está à procura de uma garota especial, com a capacidade de se comunicar com os peixes – o dom de Poseidon – e de reunir novamente os dois reinos. 

Ao saber por um de seus amigos humanos de uma garota de cabelos quase brancos e olhos violetas, Galen volta para terra, dessa vez acompanhado de sua irmã gêmea Rayna, para dar uma olhada melhor nessa tal menina. Para sua sorte ou azar, ele acaba tendo uma ótima visão dela quando a garota esbarra com ele na praia. Emma, esse é seu nome, é, além de linda, bem desajeitada. Quando os dois adolescentes se esbarram, sentem algo incomum, uma energia que percorre seus corpos e mexem com seus sentidos. Para Galen, isso é um sinal de que Emma é Syrena. Entretanto, quando sua amiga Chloe é atacada e morta por um tubarão, e Emma não faz nada, ele começa a ter suas dúvidas. Galen vê aquela garota ir embora, devastada pela morte da amiga, e simplesmente não consegue esquecê-la. Com a ajuda de Rachel, outra amiga humana que trabalha para ele, Galen descobre tudo sobre Emma e a segue até sua cidade natal. 
"- É como... Lutar contra uma corrente elétrica. E então, quando nos tocamos, é como entrar em um vulcão. Calor por todos os lados. Mas é mais que isso." Pág. 51 
Com o final das férias, Emma tem de voltar a escola para seu último ano no ensino médio mesmo ainda estando despedaçada pela morte da única e melhor amiga. Absolutamente tudo ao seu redor, inclusive os colegas de escola, lembram-na de Chloe e do terrível dia de sua partida. E para piorar a situação, aquele garoto lindo que ela conhecera naquele dia na praia está não só em todas as suas aulas, mas sempre em seu encalço. Apesar de o primeiro contato com Galen ter sido desastroso, Emma acaba deixando com que, aos poucos, o garoto entre na sua vida. Entretanto, ela realmente não entende o porque de ele estar tão interessado nela e luta contra os sentimentos recíprocos que acabam surgindo dentro de si. 

Galen vai aos poucos decifrando o quebra cabeça que é Emma e finalmente percebe que ela é sim uma Syrena e que não faz a menor ideia disso. Quando a verdade finalmente é revelada depois de uma briga violenta com Rayna em uma noite de tempestade, Emma fica não só chocada, mas também decepcionada. Aparentemente, o interesse que Galen tinha nela não era nem um pouco romântico. Ainda tentando engolir a nova visão que tem sobre si, Emma trava uma batalha ainda maior com seus sentimentos, sem saber que o garoto que os provoca faz o mesmo. Galen finalmente tem a confirmação de que Emma tem o dom de Poseidon, o que a destina para se casar com seu irmão mais velho e a deixa fora de seu alcance. Enquanto tentam se adaptar às novas realidades, os dois adolescentes acabam por descobrir mais sobre si mesmos e protelando o sentimento óbvio que cresce entre os dois. Mas chegará a hora de que decisões terão de ser feitas e verdades terão de ser totalmente reveladas. Será que Galen colocará suas vontades e desejos na frente da paz de seu reino? E será que Emma aceitará quem ela realmente é e qual o seu papel para com uma raça que, até algum tempo atrás, nem sabia existir? 
“Meu reino está ameaçado pela guerra, pela extinção ou pelas duas coisas, e a única maneira de resolver isso é abrindo mão da única coisa que quero.” Pág. 159 
Eu amo histórias com seres sobrenaturais, mas, até onde me recordo, nunca tinha lido nenhuma obra onde as sereias, ou como são chamados nesse livro, os syrena, fossem os protagonistas. Entretanto, sempre tive certo encanto com as filhas e os não tão falados filhos do mar. Eles são lindos, sedutores e poderosos na mesma medida em que podem ser cruéis e vingativos. Em “Poseidon”, primeiro volume da série “O Legado de Syrena”, conhecemos os syrena já como um povo dividido, marcado por ressentimentos e intrigas. Ao longo do livro aprofundamos ainda mais no universo desses seres, conhecendo e nos apaixonando por sua cultura ao mesmo tempo tão diferente e tão parecida com a nossa. “Poseidon”, em questão de trama, não traz muitas novidades graças a seu romance clichê entre os protagonistas, mas surpreende e encanta com sua mitologia própria. A autora foi extremamente minuciosa na hora de criar o universo dos syrena, detalhe que foi decisivo para a minha leitura. Fiquei tão apaixonada com o mundo que ela criou que acabei não percebendo os detalhes da história que me desagradavam. A narrativa de Banks é cativante, leve e divertida. A troca de perspectiva da terceira pessoa para a primeira com narração da Emma permite ao leitor uma visão mais ampla da história. Com toques de humor nos momentos certos, a autora acabou ofuscando um pouco o lado clichê da trama e surpreendendo em alguns momentos. A história foi bem planejada e desenvolvida e, apesar de ter previsto algumas partes, o final, como alguns outros momentos do livro, foi realmente inesperado - e me deixou louca pela continuação. 

Os personagens também são um excelente ponto positivo da história. Todos são muito cativantes e divertidos, com personalidade própria e papel na trama. De todos, os protagonistas foram os mais óbvios e os únicos que me irritaram em certos momentos. Emma e Galen são muito teimosos e o romance que se desenvolve entre os dois, apesar de ter sido convincente, foi bem chatinho e seguiu aquela linha básica já vista em muitos outros livros. Entretanto, os dois acabaram realmente me conquistando e torci para que ficassem juntos. Os personagens secundários, na minha opinião, foram bem mais divertidos e surpreendentes que os protagonistas – e especialmente Rayna e Toraf, um casal completamente maluco que merecia uma série só para eles. A mãe de Emma estava bem ofuscada no início, mas o final me fez rever totalmente minha opinião sobre ela, além de me deixar super curiosa para desvendá-la. Que outros segredos será que ela esconde? 

A edição de “Poseidon” é um show a parte. A tradução estava perfeita, assim como a diagramação que é cheia de detalhes fofos (fotos abaixo) e que tem tudo a ver a história. O tamanho e tipo da fonte estavam perfeitos e as páginas amareladas ajudaram a deixar a leitura ainda mais rápida. A capa é lindíssima e sou agradecida por ter sido mantida a original, que combina perfeitamente com a história. 


“Poseidon” não é o tipo de livro que muda a sua vida, mas é uma história deliciosa e viciante. A trama e os personagens, com seus clichês a parte, são muito envolventes e proporcionam uma leitura divertida, leve e despretensiosa. Recomendo o livro para todos os que gostam de um romance fofo com toques de sobrenatural e seres mitológicos. Estou absolutamente louca pelos próximos volumes e por outras obras da autora, que já me conquistou apenas com esse livro.


Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Já li algumas resenhas desse livro e gostei muito da sinceridade e simplicidade de sua resenha, no tocante a ser um livro com alguns cliches (mesmo que não atrapalhe) e a ser um livro que não muda a nossa vida. Muitos blogueiros colocam os livros como algo muito surreal e quando vamos ler estamos com uma ideia muitas vezes alterada da história. Essa resenha me pareceu muito concisa e adorei mesmo. A capa do livro para mim é linda,(você vai perceber que falo muito de capas) sou do tipo de leitora que começa a namorar o livro da capa...

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais da sua resenha Ana! Eu gosto desse tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana
    Eu Amei este livro!
    Adorei os personagens secundarios e concordo com vc, Raynna e Toraf merecem mais destaque. Este livro entrou para os favoritos!
    Beijo Mila
    DAILY of books

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Amei a resenha, eu espero conseguir comprar esse livro logo, parece ser o estilo que eu gosto...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, primeiro queria falar que o seu blog está muito bonito! Fazia tempo que não entrava aqui :/ Mas enfim, vi seu tweet e corri aqui para ler a resenha para conhecer melhor Poseidon e também para saber o que você achou do livro... A resenha ficou muito bacana e realmente eu achei o livro um pouco interessante, deu para entender o que se parra na história, que parece ser bacana, pelo menos após saber sua opinião... Não sei se leria ele por agora, mas fiquei curioso..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro livros que tenham mitologia no meio, e este não foi diferente. Você disse uma verdade, não é um livro para mudar a vida do leitor, mas é uma delícia de se ler. Eu já tinha lido livros que envolvessem sereias, mas eram mais picantes.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana
    Adorei a sua resenha. Confesso que nunca li um livro sobre sereia. Fiquei super curiosa.Com certeza quero muito ler.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, sabe que sua resenha fez uma boa diferença, porque havia lido uma que falava mal do livros, e você colocou a leitura de que o livro não é uma maravilha mas tem um lado bom que modificou a forma como vejo o livro e tenho ele aqui para ler. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    E tem um sorteio rolando pelo blog, se quiser participar: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/326217

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,
    tinha visto muitas resenhas positivas deste livro mas não estava tão empolgada. minha amiga comprou ele e me encheu o saco para ler, mas não consegui ler muito dele não...
    a história não fluiu :S
    acho que é porque não gosto muito de livros sobrenaturais e com mitologia =/

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente amei sua resenha, esse livro parece perfeito, romance e sobrenatural, *-* que combinação perfeita, quero pra mim.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro me conquistou pela capa, assim que vi, procurei saber do que se tratava a história. Sinceramente, o enredo não teve o mesmo efeito que a capa. Li uma resenha e achei a história bem sessão da tarde. No entanto, achei sua resenha tão bem feita que talvez, se tivesse oportunidade de ler, daria uma chance. É uma pena que trata-se de uma série, ando dando preferência para livros únicos.

    ResponderExcluir
  12. Ja tinha Ouvido falar desse Livro , mais nunca tinha lido uma resenha dele , portannto me interessei bastante por esse livro , Sem duvidas vou dar uma chance ao livro !! quero ler , saber mais sobre ele , esse livro me deixou super intrigada , só que nao me dou muito bem com series !! Vou tentar ,
    Beijos Da Quel !

    ResponderExcluir
  13. Tô louquinha pra ler esse livro!
    Ainda não li nada do gênero, mas to sentindo que vou gostar desta história! Entrou pra lista de desejados, e leio tantas resenhas positivas sobre o livro, e isso me anima ainda mais!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  14. Gosto bastante de fantasias, mas esse livro nunca encheu meus olhos. Também parece ter bastante romance, o que, confesso, não me agrado muito. Dessa vez, acho que passo a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  15. Oiie
    Vi que vc gostou msm desse livro..
    Eu só li um livro sobre sereias e não me interessou muito.. apesar d eu adorar livros de fantasias..
    Mas confesso que sua empolgação em relação ao livro me agradou muito.. adoro personagens cativantes e boas tiradas na narrativa... Fiquei realmente interessada!!! :D
    Obrigada pela dica.. alias, qual o primeiro volume????

    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam, esse é o primeiro volume, que aliás, recomendo! Vale mesmo a pena ler!

      Bjs

      Excluir
    2. Menina , eu jurava q tinha um antes!
      Devo ta confundindo as séries! hehe
      Obrigada por esclarecer! :D

      bjinhos

      Excluir
  16. Eu nunca li muitos livros com sereias no meio da história, então fiquei um pouco interessada pela temática do livro. E essa capa? L-I-N-D-A, amei! Quero muito ler.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  17. Oi , amei a capa desse livro e essas pagina que fofas!
    Amo livros de sereias quero muito ler esse também :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu li o livro antes de ler sua resenha e a achei perfeita. É incrível como você diz tudo o que eu pensei sobre o livro e ainda acrescentado coisas que estão me fazendo ter vontade de ler ele novamente!!! ;)

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)