29.4.14

Resenha: O Lado Mais Sombrio - A.G.Howard

Título: O Lado Mais Sombrio
Título original: Splintered
Série: Trilogia Splintered
Volume: 1
Autora: A.G.Howard
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-338-1
Ano: 2014
Páginas: 368
Classificação: 5/5 [ótimo] - favorito
Sinopse: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...



Viciante, insano e emocionante, como uma viagem ao País das Maravilhas tem de ser 

As mulheres da família Liddell são amaldiçoadas graças a Alice, aquela mesma, que inspirou as histórias de Lewis Carroll, e suas aventuras no País das Maravilhas que, por sinal, é bem real. Alyssa Gardner está acostumada às piadinhas por causa da origem de sua família, assim como os delírios e a loucura que, aparentemente, atingem todas as mulheres de sua linhagem. Sua avó se matou, sua mãe, Alison, está internada em sanatório e a garota tenta não trilhar o mesmo caminho para a insanidade, apesar de que, como as Liddell antes dela, ela consegue escutar as plantas e insetos. 
“- Você compreende a lógica que está além do ilógico, Alyssa. É sua natureza encontrar tranquilidade em meio à loucura.” Pág. 209 
Alyssa sempre tentou se convencer que as vozes que ouvia eram apenas alucinações, mas em uma das visitas a mãe, onde a mulher quase é morta pelo próprio cabelo (que parecia encantado), a adolescente precisa encarar a verdade. Assim, Alyssa se lança em uma missão desesperada para salvar sua mãe e também a si mesma. Com a ajuda de um aliado misterioso, que povoa seus sonhos desde a infância (mas do qual ela não mais se lembrava), Alyssa atravessa o espelho de seu quarto direto para o lugar onde fica a entrada para a toca do coelho. Entretanto, acidentalmente, ela acaba levando com ela Jeb, seu amigo de infância por quem nutre uma paixão secreta. 
“- Um espelho quebrado corta mais do que a pele. Ele corta sua identidade.” Pág. 45 
Em um caminho sem volta, Alyssa e Jeb entram no País das Maravilhas, dispostos a sair intactos e, no caso de Alyssa e sua família, livres da maldição. Todavia, no País das Maravilhas, os perigos superam as belezas e a jornada dos dois será mais difícil do que eles imaginam. A lagarta das historias Carroll se revela como Morfeu, um encantador e enigmático habitante daquele mundo recheado de duplos sentidos, mistérios e magia, que acontece de ser também o aliado misterioso de Alyssa. Morfeu provoca na garota mais do que ela parece admitir e ele pode ser um problema na sua jornada e no seu relacionamento com Jeb. 

Logo Alyssa e Jeb percebem que há muito mais nessa história do que eles podem ver. Conforme vão vencendo os desafios que cruzam seus caminhos, o casal vai aos poucos desvendando os segredos do universo mágico em que se encontram. No País das Maravilhas, ninguém escapa de ser uma peça em um tabuleiro de xadrez e a grande questão é quem está conduzindo esse jogo perigoso e sombrio, mas também quem irá sobreviver no final dessa partida onde, certamente, cabeças irão rolar. 
“Caio de joelhos aos pés do exército, implorando por minha vida. É inútil. As cartas não têm ouvidos. E eu não tenho mais cabeça.” Pág. 13 
O que mais me cativou em “O Lado Mais Sombrio”, é o primeiro volume da “Trilogia Splintered”, foi que, diferentemente do que eu esperava, a autora não apenas recriou a história de Lewis Carroll nos dias de hoje, mas sim usou-a como base para sua própria trama. A.G.Howard criou uma história única e incrível da qual Carroll se orgulharia. Com personagens e cenários lindos e insanos, a autora transformou o velho “Alice no País das Maravilhas” em um conto sombrio, viciante e emocionante. Com uma trama complexa, mas bem desenvolvida e muito bem amarrada, além de surpreendente, Howard conquista o leitor logo nas primeiras páginas. A narrativa em primeira pessoa sobre a perspectiva da Alyssa é cativante e torna ainda mais fácil mergulhar de cabeça no universo que a autora criou. A escrita da autora é leve e fluída, além de bem detalhada, o que deixa muito fácil ao leitor de imaginar os seres e lugares que ela descreve. 

Todos os personagens são dignos de uma história inspirada em “Alice no País das Maravilhas”. Ambíguos, imprevisíveis e muitas vezes malucos, todos são cativantes e convincentes, cada um com personalidade própria e papel na história. Amei a protagonista, com sua determinação e força, apesar de que sua dependência de Jeb me irritou um pouco. Alyssa é o tipo de heroína que luta suas próprias batalhas e consegue dar conta do recado, além de uma menina doce e esperançosa, que consegue ver o melhor em tudo e em todos, o que, em muitos momentos, acaba fazendo-a não ver o lado sombrio dos outros, assim como o dela mesmo. Um cavalheiro de piercing, Jeb é um artista talentoso e sombrio, mas um garoto carinhoso e corajoso, que faz tudo por aqueles que ama. A única parte óbvia e um pouco forçada do livro foi o romance entre Alyssa e Jeb. Apesar de o casal ter uma química evidente, o relacionamento romântico entre eles não se desenvolveu de forma natural, para mim eles nasceram para ser apenas amigos, afinal são de mundo bem diferentes. Morfeu foi, sem dúvida, meu personagem preferido. O belo, misterioso e insano intraterreno me cativou desde o início graças a sua ambiguidade, ele não é mal, mas também não é bom, e suas intenções nunca são claras. 

A edição de “O Lado Mais Sombrio” está simplesmente maravilhosa. A tradução está perfeita e a diagramação linda, cheia de detalhes (fotos abaixo) que fazem o leitor se sentir ainda mais dentro da história. A capa é divina, combina perfeitamente com a trama e com a Alyssa que imaginei. Também fiquei muito satisfeita com a adaptação do título, já que “Splintered” é intraduzível, e “O Lado Mais Sombrio” se encaixa muito bem ao livro. 


Uma viagem ao País das Maravilhas que te deixa sem palavras, “O Lado Mais Sombrio” encanta aos olhos e faz acelerar o coração. É um livro recheado de romance, provocações, seres e lugares lindos, mas também sombrios, que todos os amantes de fantasia e de Lewis Carroll irão amar. Eu estou encantada com a obra, que entrou para a lista de favoritos, e que me deixou louca pelos próximos volumes da trilogia e pelas próximas aventuras de Alyssa. 
“- O que acontece no País das Maravilhas fica no País das Maravilhas.” Pág. 140

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Oi, Ana
    Gostei muito da sua resenha. Estou louca para ler esse livro. A capa é muito bonito. E achei super interessante uma releitura de Alice no país das maravilhas.

    ResponderExcluir
  2. Para variar, sua resenha ficou perfeita e esclarecedora.
    Eu estava com vontade de ler o livro há algum tempo, agora a vontade multiplicou tremendamente.
    É bom saber que a autora não só moldou o livro original, mas recriou. Um pouco de originalidade não faz mal a ninguém.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  3. aaaah , quero muito ler esse livro , a capa é perfeita , que bom que voçê gostou , me incentiva a querer mais e mais o livro !

    ResponderExcluir
  4. Eu li "Alice no País das Maravilhas", vi o filme e sinceramente, nunca foi uma história que me cativou muito. Mas assim que li a sinopse do livro, achei interessante essa releitura, com certeza leria. Fiquei completamente encantada com a diagramação. A editora caprichou bastante, sem dúvidas!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito, mas muito mesmo ler O Lado mais Sombrio.
    A capa é maravilhosa, é claro, mas sou uma fã de literatura fantástica, que pode abranger muita coisa, mas, principalmente, magia, o inimaginável, o irreal, e acho que esse livro se encaixa bem nesse meio.
    Abraços e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. confesso que estou curiosa para ler esta história por causa da história de Carroll. eu, que gosto de Alice, fiquei super curiosa para ler este livro.
    quando vi a capa pela primeira vez imaginei que se tratava de uma história completamente diferente! hahahaha
    adorei, quero ler logo *-*

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler o livro, é cada resenha que vejo, me dá mais vontade ainda.
    Eu me surpreendi quando descobri que não era uma releitura do clássico de Lewis Carroll, mas sim uma história sobre a neta de Alice, simplesmente amei.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!
    Desde que li sobre o lançamento desse livro fiquei com muita vontade de ler e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Gosto muito de fantasias e O lado mais sombrio parece ser o estilo de livro que eu não conseguiria parar de ler...
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, eu não li ainda, apenas dei uma "espiada" no livro, e concordo contigo, o livro por dentro está muito bonito, assim como a capa. Agora bom mesmo é saber que o enredo vale a pena.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Adorei a história e parece ter uma atmosfera mais sombria do que o clássico de Lewis Carroll. Gostei da personagem e de todos os mistérios e aventuras. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A cada resenha que vejo desse livro, minha vontade de lê-lo só aumenta. Espero conseguir adquiri-lo em
    breve.A história parece ser ótima e a diagramação é linda!Esta no topo da minha lista de desejados =)
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  12. Estou atenta a cada palavra que alguém escreve sobre esse livro, já vi resenhistas que detestaram e eu fiquei sem entender nada , agora você deu um cinco estrelas e eu já quero o livro, no final sei que gosto varia de pessoa para pessoa, mas acho que vou comprar logo, porque amo tudo relacionado ao mundo de Alice...

    ResponderExcluir
  13. Oiie
    Eu já senti vontade de ler o livro só pela capa, q é linda msm!
    Adorei a diagramação tbm.. tantos detalhes lindos!!!!!
    Não sabia q a história era meio "alice", nao curto muito, mas ao ler essa sua resenha, eu senti vontade..
    Parece ser encantador, intrigante e eu to curiosa a respeito!
    ADoro personagens bem construidos!

    bjinhos

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)