Título: Fui uma boa menina?
Autora: Carolina Munhóz
Editora: Rocco
ISBN: -
Ano: 2013
Páginas: 16 (e-book)
Classificação: 2/5 [regular]
Sinopse: Nestas páginas de diário, uma adolescente fora do comum escreve sobre seus dramas e conflitos familiares ao mesmo tempo corriqueiros e excepcionais, em uma narrativa envolvente, cheia de suspense e, claro, com o toque de fantasia característico de Carolina Munhóz, que vem conquistando jovens leitores por todo o Brasil. Fui uma boa menina?, conto de estreia da autora na editora Rocco, é um presente de Natal para todos os fãs.
Rosebud é a testemunha, o confidente e o diário de uma garota. Em suas páginas nos deparamos com os relatos, em sua maioria sofridos, dessa adolescente que é, ao mesmo tempo em que não, como qualquer outra. Em nenhum momento conhecemos seu nome, mas através de suas palavras aos poucos vamos desvendado sua história, sua personalidade e principalmente seus segredos. No início, a protagonista aparenta ser apenas uma garotinha mimada e reclamona com a clássica mania da idade de culpar os pais por tudo. Entretanto, conforme aprofundamos mais nas páginas desse diário vemos que talvez as reclamações da garota não sejam tão injustas assim. É véspera de Natal e ela está sozinha. A mãe morreu e o pai, um homem sempre distante e ocupado, está bem longe cuidando da sua vida. Mas será que as coisas continuarão assim? Ela sabe que até o final da noite algo irá mudar, mas será que para melhor ou para pior?
“Fui uma boa menina?” é um conto de dezesseis páginas, para se ler em meia hora mesmo. Ele foi mais um dos meus achados entre os e-books grátis da Amazon, mas já tinha ouvido falar dele anteriormente. A trama, apesar de bem curtinha, é intrigante. Verdade que lá pela metade já tinha ideia de qual era o segredo da protagonista, o que não tirou nem um pouco a surpresa quando tal revelação foi feita. Entretanto, senti que faltou algo no conto, aquele “algo a mais” que o tornasse especial. A ideia central da história em si foi muito boa, mas o desenvolvimento desleixado. A história parece vazia de verdadeira inspiração ou dedicação, como se estivesse sido escrita em um momento de tédio ou às pressas. Ao terminar de ler “Fui uma boa menina?” fiquei com aquela sensação de “E daí? Para que eu li isso mesmo?”. A quase lição de moral no final não tem qualquer efeito, o desfecho é bobo e óbvio. Os personagens não são convincentes, a protagonista não amadureceu ao longo da trama e continua parecendo uma garotinha mimada. A escrita de Munhóz é realmente boa, mas se perde no conto sem sal. “Fui uma boa menina?” é o tipo de conto rápido para se ler na fila do supermercado ou na sala de espera do médico quando não se tem mais nada em mãos.
Concordo com tudo que você disse. Também falei dele nas minhas leituras de fevereiro e foram palavras parecidas, embora até a premissa eu tenho desgostado (a forma como foi escolhida trabalhar, não o tema).
ResponderExcluirliliescreve.blogspot.com
Gostei da ideia do conto, mas acho que faltaram páginas para a história ser desenvolvida....
ResponderExcluirBeijos
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Oi Ana, eu também "comprei" este conto, e ainda não li, adorei ler sua opinião sincera, quando eu ler já vou sem grandes expectativas..
ResponderExcluirBeijos Mila
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/
ah, pena que não te agradou. :(
ResponderExcluirbom, eu passo longe pq nem tenho leitores digitais xD
bjs
http://torporniilista.blogspot.com.br/
A "sensação de “E daí? Para que eu li isso mesmo?”" é horrorosa! Odeio sentir isso!
ResponderExcluirAna P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
http://booksandcrowns.blogspot.com.br/
Que pena né!? E a capa é tão linda!
ResponderExcluirjá tinha ouvido o nesse deste título, mas pensava que era um livro, não um conto :O
ResponderExcluirparece ser muito interessante, vou procurar ele para ver se ainda está grátis *-* hahaha
Olá Ana...Já havia visto outro resenha deste conto, e já não havia me animado...Realmente uma pena não ser tão legal, mas se um dia tiver oportunidade lerei...
ResponderExcluirbeijos!!
Não sou muito fã de contos, então nem adianta ler esse.. só se eu tiver sem nada mesmo pra ler rs
ResponderExcluirE-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
Nome de seguidor: Julia Moraes
Outro livro que eu estou realmente ansiosa para ler. Desde que bati o olho neste livro sabia que precisava lê-lo.
ResponderExcluirEu gosto bastante de contos, principalmente os grátis na Amazon. rs
ResponderExcluirBem, esse eu não li ainda. Pela capa e sinopse, já não me animei muito. Pela sua resenha, certamente não leria. Odeio textos que carecem de sentido.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista
Não me interesso tanto por contos :/
ResponderExcluira capa me lembrou o livro starters só assim de passagem rsrsrs