6.3.14

Entrevista: Luiz Henrique Mazzaron

Oi amores! Como estão?

É com muita felicidade que hoje trago para vocês uma entrevista que o nosso parceiro Luiz Henrique Mazzaron gentilmente concedeu para o blog! Para quem não se lembra, o Luiz é autor do livro "Máscara - A vida não é um jogo" (resenhado aqui)! Confiram a entrevista:

1. De onde surgiu a ideia da trama de "Máscara"?
Surgiu do meu fascínio por tudo o que é relacionado ao gênero terror/suspense. Eu lia muitos livros do gênero e recebia muitos elogios da minha professora de redação, e de repente veio essa ideia de ousar e tentar escrever Máscara. Comecei com pouco pretensão de seguir em frente, mas a história foi evoluindo e deu no que deu!

2. A história que você conta em "Máscara" foi a sua primeira ideia de enredo?
Não. Antes de Máscara, eu pretendia escrever um policial à la Agatha Christie com toques sobrenaturais, mas a história não seguiu em frente. Logo depois surgiu Máscara!

3. Qual foi a pior parte no processo de edição/criação do seu livro? E qual a melhor?
A pior parte foi encontrar uma editora, e depois disso, a ansiedade pela espera do livro pronto foi outra vilã. A melhor foi, com certeza, receber um "sim" da Novo Século e ver meu livro pronto, materializado. Foram momentos indescritíveis!

4. O que podemos esperar do segundo volume da série? Alguma previsão para o lançamento desse?
Podem esperar por revelações, surpresas, uma injeção de fantasia na trama e, claro, mais jogos! Infelizmente, não há nenhuma previsão de lançamento para o segundo volume de Máscara.

5. Sei que, além da série "Máscara", você está trabalhando no livro "Casa de Porcelana". Conte um pouco mais sobre o livro. Ele é parecido com "Máscara" ou completamente diferente?
Em Máscara, eu trabalho mais os gêneros terror e ficção. Casa de Porcelana vai ser um thriller psicológico mais focado no suspense e drama. Ainda é algo muito recente e só vou trabalhar nele no futuro, mas já busco inspiração nos livros de Neil Gaiman, na série American Horror Story e filmes como A Última Casa da Rua, Psicose, etc.

6. Está trabalhando em mais alguma coisa, além "Máscara" e "Casa de Porcelana"?
Não, estou focado em terminar o quarto livro de Máscara no momento, mas tenho planos para fazer um livro de fantasia!

7. Você se identifica com algum personagem de seu livro? E de outras obras? 
Sim, é inevitável! Tenho afinidade especial com os personagens de Máscara. Acho que alguns possuem características minhas, como Liam (timidez), Daniel (persistente) e Kelly (bem-humorado).

8. Quais são seus autores favoritos? Algum deles te influenciou em "Máscara"?
Tenho alguns favoritos: Agatha Christie, Suzanne Collins, J. K. Rowling, Justin Cronin... Alguns me inspiraram em Máscara, como Justin Cronin e Agatha Christie. Uma curiosidade: alguns comparam uma pequenina passagem inicial do meu livro com uma cena de Harry Potter. Foi uma forma minha de homenagear J. K. Rowling, já que ela criou uma das sagas que mais me marcou, que foi Harry Potter. Fico feliz cada vez que reconhecem essa semelhança! Quem sabe um dia eu ainda não mostre meu livro e minha homenagem a essa grande escritora, não é? rsrsrs

9. Fale um pouco mais sobre você! O que mais te inspira na hora de escrever? E o que gosta de fazer quando não está escrevendo?
Bem, o que mais me inspira são os livros, filmes, séries e jogos, não somente de terror, mas em geral. Busco beber de várias fontes para diversificar minha escrita. Quando não estou escrevendo, ou estou jogando, ou lendo, ou estudando. No momento estou de férias, mas quando as aulas voltarem, uma grande parcela do meu tempo vai ser toda voltada para os estudos, o que vai atrasar um pouco minha produção de livros. Mas eu quero Medicina e vale a pena o sacrifício rsrs

10. Quando foi a primeira vez que você sentiu vontade e necessidade de escrever histórias? É algo que esteve sempre em você ou que surgiu em determinado momento?
A vontade de escrever veio mesmo após eu ler E Não Sobrou Nenhum, da Agatha Christie. Eu nunca me imaginei escrevendo algo que não fosse uma narração ou uma dissertação e, conforme o tempo foi passando, minha vontade de escrever só foi crescendo. No fim, tentei arriscar escrever uma história policial com toques sobrenaturais, mas não deu certo. Não me dei por satisfeito e tentei escrever algo com que já tenho mais afinidade, que seria o terror. Foi então que surgiu Máscara!

11. Há algo que você goste mais, ou menos, de escrever? 
Tenho paixão por histórias de terror/suspense, e é algo que gosto muito de escrever. Também amo fantasia. O que já não gosto tanto seria escrever romances; tenho pouca experiência nesse campo e só agora estou lendo mais livros desse gênero. Outra coisa que tenho horror são textos dissertativos. Acredite ou não, esses tipos de textos são meu pesadelo.

12. Alguma história divertida de quando estava escrevendo suas obras? 
Tenho uma história, mas não é lá muito divertida, e sim trágica. Quando estava no meio do livro, um vírus do mal apagou todos os meus arquivos. O pior: eu não tinha o livro salvo em nenhum outro lugar. Quase desisti de escrever, mas depois de um tempo decidi retomar o trabalho. Foi até bom, deu para mudar muitas coisas e inserir novas ideias na história.

13. Ser escritor, para você, é um hobby, carreira ou simplesmente parte de ser quem você é? Ou talvez uma mistura de todos?
Acho que é mais um hobby misturado com meu jeito de ser. Não me vejo vivendo da literatura no futuro, mas também não suportaria ficar sem escrever! Viciei!

14. Que conselhos que você daria para aspirantes a escritores?
Os novos escritores precisam ser muuuuito pacientes, insistentes e ousados. É preciso buscar criar coisas diferentes das que existem no mundo literário atual. Atualmente, os autores nacionais novatos são pouco reconhecidos e é muito difícil ganhar destaque, mas, se a escrita é a sua paixão, não desista! Ser escritor é muito difícil, mas é igualmente recompensador ao ver sua obra sendo lida e elogiada por pessoas que você nem conhece. É muito gratificante.

15. Agradeço imensamente pela entrevista e, mais uma vez, pela oportunidade de ler o seu livro. Peço que deixe uma mensagem final para os leitores.
Amei a entrevista! Agradeço imensamente pelo espaço e pela atenção. E leiam Máscara! Grande abraço a todos e não deixem de conhecer Máscara e o mundo sombrio de Domus!


Muito legal a entrevista, não? Eu amei! Novamente, agradeço imensamente ao Luiz pela oportunidade! Você é um fofo! E estou muito ansiosa pelos próximos volumes de "Máscara"!

Agora quero ouvir de vocês! O que acharam da entrevista? Não deixem de comentar! Beijos!

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. ainda não li este livro dele, mas estou muito curiosa, desde que vi a resenha aqui no seu blog! *-*
    ele parece ser tão novinho... quantos anos ele tem??
    adoro este gênero de livros, então pretendo ler logo!! hahaha
    parabéns pela entrevista. adorei! :D

    ResponderExcluir
  2. Que entrevista bacana! O Luiz é muito simpático!
    Máscara parece mesmo ser ótimo e já gostei do que foi falado sobre Casa de Porcelana.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de conhecer mais sobre o autor e sobre como Máscara surgiu, eu não sabia que ele seria uma série, espero que seja lançado logo (apesar de ainda não haver uma previsão), pois eu não gosto de esperar muito (é tanto sofrimento) rsrs
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana!
    Amei a entrevista! Me deu mais vontade de ler o livro dele, rs.
    O autor parece ser muito simpático, e eu adoro saber sobre esses novos autores, como eles conseguiram publicar o livro, e tudo pelo que eles passaram!
    Ótima entrevista!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Minha diva Agatha inspirando mais pessoas por ai!
    Muito legal esse autor! Fiquei com vontade de ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. fiquei feliz em saber que Agatha Christie é uma de suas autoras preferidas. Imagino que esse livro dele deve ser maravilhoso ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse autor , mas pela sinopse que li do livro dele , ele deve escrever super bem *-* Fiquei curiosa quanto ao livro!
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!
    O livro não é meu estilo de leitura, mas o autor parece ser muito simpático, não sei se eu teria a persistência dele depois de perder uma parte do livro por causa do vírus...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Desde que li a resenha desse livro, estou querendo lê-lo. Essa entrevista só aumentou minha vontade.
    Esse livro "Casa de Porcelana" parece que será muito bom também. Adoro livros psicológicos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  10. Realmente é muito bom quando sites e blogs proporcionam ao leitor este tipo de coluna. Eu realmente fico empolgada quando leio uma entrevista de algum autor. É sempre bom saber de onde vem a inspiração, como foi o processo que ele passou para lançar o livro, como isso afetou a vida dele e muitas outras coisas.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da entrevista, eu já estava com vontade de ler o livro dele desde a resenha aqui no blog.
    Vou ler em breve.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que show esta entrevistar.Estou bastante interessada na leitura do livro e amei suas respostas!! mas o que mais me encantou foi seu amor e determinação por suas escrita.
    Parabéns e adorei conhecer um pouco mais sobre ele!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)