Título: Cinderella is Evil
Tradução livre: Cinderela é Má
Série: The Fairy Tales Retold
Autora: Jamie Campbell
Editora: Amazon Digital Services, Inc
ISBN: -
Ano: 2013
Páginas: 30 (e-book)
Classificação: 3/5 [bom] - favorito
Sinopse: History is told from one person’s perspective. Sometimes they don’t get it right. Ugly Stepsister Anna has wrongly been accused of being mean and evil. Now it is time she got the opportunity to tell her side of the story. With Cinderella so perfect and wonderful, it is no wonder Anna feels ugly in comparison. Dealing with bullies, a grumpy mother and the death of her step-father, Anna is at her wits end. When the Prince’s ball approaches, Anna is told she must find a husband to save the family fortune. Attending with her sisters, the sulky Prince Charming only has eyes for Cinderella. With the burden of being the only one to unite her step-sister with the Prince, will Anna act as cupid? Or will she protect Cinderella from the arrogant Charming? A charming twist to the story of Cinderella, told completely from the point of view of the Ugly Step-Sister.
Passeando pelos e-books grátis da Amazon, encontrei esse conto. O nome me chamou a atenção, afinal porque a Cinderela, uma das heroínas mais queridas dos contos de fadas seria má? Augusto Cury disse que “a beleza está nos olhos de quem vê”. Assim também é com a maldade. No conto da Cinderela, sua madrasta e meias-irmãs não passam de vilãs cínicas e fúteis. Entretanto, em “Cinderella is Evil” percebemos que talvez não seja bem assim.
O conto é narrado por Anna, a meia-irmã feia e gorda da Cinderela. A nossa protagonista sofre constante pressão da mãe para que arranje um marido, perspectiva que pouco a anima. Anna viu a mãe sofrer profundamente depois da morte do segundo marido, o pai de Cinderela, e definitivamente não quer o mesmo para si, assim como um casamento arranjado. Mas independente de suas opiniões, a garrota sabe que não se casará tão cedo, já que todos os homens do reino não nutrem por ela mais do que desprezo.
“Eu queria um homem que fosse forte e aventureiro. Queria um marido que fosse divertido e que não se importasse com o que sua esposa está vestindo ou como ela deve ser elegante em todos os momentos. Eu queria um parceiro no crime, alguém para desfrutar a vida comigo. Não alguém que me disse que eu tenho que ser algo que eu não era.”
Constantemente reprimida pela mãe, Anna inveja sua irmã Zelly, que é magra e bela, mas também Cinderela, que além de ter uma beleza estonteante, não está sobre a pressão da madrasta. Para Anna, Cinderela é apenas uma rainha do drama, que colocou na cabeça que é maltratada e odiada, o que pode ser percebido no mínimo afeto que ela nutre pelas mulheres que deviam ser sua família. Com a chegada de um grande baile real, essas quatro mulheres ficam cara a cara com a oportunidade de grandes mudanças em seu futuro. Todos sabemos o destino de Cinderela, mas será que ela é a única que encontrará seu final feliz?
“Um cavalheiro aceita o pedido uma dama, não importa o quê. Mas, aparentemente, o Príncipe Encantado não era cavalheiro.”
“Cinderella is Evil” é bem curtinho, para ler de uma vez só. A proposta do conto é muito interessante, afinal sempre vemos os contos de fadas por uma mesma perspectiva. A trama foi bem desenvolvida, seguiu bons, mas lógicos caminhos. Como no conto original, esse é recheado de clichês e não traz muitas surpresas. Apesar disso, tantos os personagens, quanto a história, são completos e convincentes o suficientes para um conto. Não tinha expectativa alguma para “Cinderella is Evil”, mas acabei gostando. É algo para ler no final do dia e descansar a mente. O título é um pouco equivocado, é verdade, já que Cinderela não faz nenhuma maldade realmente.
A narrativa da autora em primeira pessoa é fluída e se desenvolve com naturalidade, apesar de que me incomodei com a repetição de certas palavras. Foi a primeira vez que li uma história em inglês e gostei da experiência, que pretendo repetir com obras maiores. A linguagem de “Cinderella is Evil” não é difícil, apesar de que tem um vocabulário bastante extenso. Particularmente, não tive grandes dificuldades, apesar de que o dicionário foi bem útil. Gostei da capa do conto, é bonita e combina com ele.
“Então essa é a minha história, eu sei que Cinderela contaria de forma diferente. Ela sempre foi uma rainha do drama que gosta de ser a heroína em seus próprios contos. Mas tudo o que falei foi verdade, acredite no que você quiser. E o que quer que você faça, espero que tenha um feliz para sempre, eu sei que eu tive.”
tenho muito medo de comprar um livro em inglês e não conseguir ler :(
ResponderExcluirOi Grazi, esse conto, em particular, está de graça na Amazon: http://www.amazon.com.br/Cinderella-Fairy-Tales-Retold-Series-ebook/dp/B00C2L7N4G/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1393343761&sr=8-1&keywords=cinderella+is+evil
ExcluirBjs
Quando vi o titulo,pensei que fosse uma daquelas historias que estão na moda de "O Lado Obscuro de... tal animação", eu gosto dessas historias, e acabei gostando do enredo desse conto.
ResponderExcluirAcho que vou ler mais pra praticar meu inglês também :s
Oi Ana, gostei da dica e vou aguardar chegar no Brasil :( Sei que vai demorar um pouquinho...
ResponderExcluirAdorei a sua resenha e vou adorar ler por outra perspectiva, afinal nunca vi a narrativa ser por uma das irmãs.. Achei original!
Beijos Mila
Resenha Belo Desastre
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/02/resenha-belo-desastre.html
O conto de Cinderela contado por sua meia-irmã! Muito interessante Ana, gostei da dica! Também quero treinar meu inglês.
ResponderExcluirBeijos.
Oi Ana!
ResponderExcluirNão conhecia esse conto, mas como gosto desse tipo de versão fiquei bem curiosa, tenho um pouco de medo de ler em inglês, mas como são poucas páginas vou ver se acho...
Beijos!
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Eu achei o conto super interessante mas ainda tenho medo de ler em inglês :(
ResponderExcluirum pena pois achei tão legal a proposta de ser narrado pela meia-irmã dela, com certeza tem tudo para ser um ótimo conto!
Ainda não estou totalmente preparado para a leitura em inglês, apesar de achar o livro interessante não sei se iria conseguir esta conquista.
ResponderExcluirBjs,
livroseestrelas.blogspot.com.br/
Está aqui guardadinho para eu ler!
ResponderExcluirComo nunca fui muito com a cara da Cinderela, acho que vou gostar bastante do conto!
Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
http://booksandcrowns.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAh, gostei e eu quero ler.. ^^
Bjinhoos
http://melhormomentoo.blogspot.com.br/