Título: Deixe a Inglaterra Tremer
Autor: Sávio Lopes
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
ISBN: 978-85-428-0102-6
Ano: 2013
Páginas: 216
Classificação: 5/5 [ótimo] - favorito
Sinopse: Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, “Deixe a Inglaterra Tremer” é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos. Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar. O contato com estrangeiros de todas as partes do mundo, o intercâmbio cultural – nem sempre amigável e bem-sucedido –, as amizades nascidas do sentimento em comum de se estar “sozinho no meio da multidão”, as reflexões acerca da própria vida diante de realidades tão diferentes à primeira vista. Tudo isso transforma o livro numa explosão quase tão multifacetada quanto a própria vida na antiga Londres do novo século.
Já estou indo comprar minha passagem para Londres...
“- Não adianta ansiarmos por uma época que já passou ou repudiar as diferentes etnias que aqui existem. Eu vim de fora, assim como vocês, e assim o país muda e se renova. Deixe a Inglaterra tremer, mudar e se tornar cada vez mais um país singular.” Pág. 202
É difícil falar sobre esse livro. Peguei “Deixe a Inglaterra Tremer” com boas expectativas, mas me deparei com algo completamente diferente do que esperava. E, nesse caso, a surpresa foi mais que boa. O livro é narrado em primeira pessoa por um jovem brasileiro que vai para Londres e conta suas experiências na terra da Rainha durante os quatro meses em que lá permanece entre os anos de 2009 e 2010. As informações sobre nosso narrador estão condessadas no texto. Em nenhum momento sabemos seu nome, mas descobrimos que ele é estudante de jornalismo, de 20 anos, que morou na Bélgica na infância, mas que depois voltou para o Brasil. A biografia do narrador é bem parecida com a do autor do livro, que também passou um período em Londres, por isso é difícil dizer o que seria realidade ou ficção, o que torna o livro ainda mais gostoso de ler.
“Foi muito bom saber que podia contar com outros brasileiros. Acabei descobrindo que o fato de sermos da mesma terra nos dá certa sensação de irmandade e pertencimento de um mesmo grupo. Isso me fez rever o conceito do depreciado ‘jeitinho brasileiro’.” Pág. 110
Identifiquei-me bastante com o protagonista tímido e melancólico que conhecemos no início do livro. A falta do nome permite uma identificação ainda mais fácil, mas confesso que demorei um pouquinho para gostar do narrador. Como disse, no início do livro, ele está bem melancólico, já que acabara de chegar em um país desconhecido e passar pelas primeiras dificuldades, como taxistas mal-humorados, dificuldades de se locomover e comunicar em um novo ambiente e um pouco da decepção com a escola de inglês, onde começa a fazer aulas, que não era exatamente o que ele esperava. Entretanto, conforme o narrador vai se engajando, ganhando confiança, fazendo amigos e superando os momentos ruins ao apreciar os momentos bons, ele acabou conquistando e até me fazendo torcer para que tudo desce certo para ele.
“Naquele momento me lembrei de Mrs. Dalloway. Eu, assim como Clarice Dalloway, em Londres, sozinho e entediado. A diferença é que ela era rica e dava festas, ao contrário de mim.” Pág. 47
A narrativa em primeira pessoa foi bem construída, e apesar de detalhista, é leve, objetiva e flui com rapidez. Os capítulos são pequenos e rápidos, o que torna a leitura do livro ágil, apesar do começo meio lento. Algo interessante sobre “Deixe a Inglaterra Tremer” é que o livro tem trilha sonora própria. Cada início de capítulo há um trecho de música de diversas bandas, a maioria de rock alternativo, cujas traduções estão em um índice no final da obra. Também há referências a músicas dentro da narrativa, assim como a livros, obras de arte, personalidades, história, etc.
Fiz a experiência e vale a pena escutar cada uma das músicas citadas em “Deixe a Inglaterra Tremer”, durante a leitura mesmo ou depois, é como se aprofundássemos ainda mais na mente do nosso narrador. Achei as músicas bem legais, cada uma delas combina perfeitamente com o livro e com os momentos que antecedem, apesar de que prefiro um rock mais pesado. As músicas que mais gostei foram London Hates You (The Kills), What The Water Gave Me (Florence and The Machine) e Campaign of Hate (The Libertines).
“Deixe a Inglaterra Tremer” é uma verdadeira viagem para Londres. A sensação é de estar vivenciando todas as experiências do narrador na nossa própria pele. Para quem sonha em conhecer a capital da Inglaterra, esse é o livro para você! Já para quem quer fazer intercâmbio, “Deixe a Inglaterra Tremer” é uma leitura obrigatória! Através do nosso protagonista é possível conhecer alguns problemas e dificuldades da vida em outro país, mas também muitas alegrias e oportunidades únicas que só acontecem nessas situações. O mais interessante é ver o intercâmbio entre as culturas, não só de brasileiros e londrinos, mas também de pessoas de todos os cantos do mundo. Os amantes de música também estarão em casa aqui, com os trechos de letras no início de cada capítulo. As aventuras do narrador de “Deixe a Inglaterra Tremer” me fizeram amar o livro, que virou favorito! Ao rever, pelos olhos do protagonista, lugares de Londres que visitei na viagem que fiz em 2012, mas também lugares que não pude visitar por causa do tempo corrido, fiquei ainda mais louca para voltar a Inglaterra, se tivesse dinheiro compraria minha passagem ainda para hoje! rs
Quanto a edição, não tenha reclamações. A diagramação estava simples e perfeita. As páginas amareladas e o tamanho e tipo da fonte ajudaram a deixar a leitura ainda mais confortável. A capa é simplesmente perfeita e a bandeira do Reino Unido + os fones de ouvido não poderiam combinar com mais nada a não ser “Deixe a Inglaterra Tremer”!
Agradeço imensamente ao autor e a editora por ter oportunidade de conhecer o livro e espero ver outras obras do Sávio em breve, fiquei curiosa por mais aventuras do autor.
“ (...) me dei conta de como era triste deixar Londres, e minha dor de estômago voltou a exteriorizar minha ansiedade. Senti que aqueles meses foram ao mesmo tempo doces e amargos, um período que havia passado muito rápido. Hoje, vejo a situação diferente. No momento ouço Gilberto Gil cantar: Hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar tanto mais vivo de vida mais vivida, dividida pra lá e pra cá.” Pág. 208
sou louca por Londres, e quando vi que você estava lendo este livro, fiquei super ansiosa pela sua resenha.
ResponderExcluirnão imaginava que o livro seria tão bom assim :O
fiquei até me imaginando lendo o livro e viajando por lá também hahaha
preciso comprar este livro logo, meu deus!!!
Gostaria muito de conhecer Londres e acho que vou ler esse livro, só para me deixar ainda mais curiosa sobre a cidade... Adorei sua resenha, ainda não tinha lido nenhuma desse livro!
ResponderExcluirBeijos!
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Me deixou ansiosa para conhecer o livro de perto.
ResponderExcluirQuem nunca quis conhecer Londres?
Eu amo livro que faz a gente viajar, mas estando no mesmo lugar.
Ai Meu DEUS!!!! já quero..tô planejando com uma amiga passar uma temporada em Londres ano que vem (se Deuss quiser vai dar td certo) e comprando esse livro em 3...2....1
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Adorei a resenha, ainda não conhecia o livro, nem o autor mas fiquei com muita vontade de ler. Deve ser muito legal acompanhar as aventuras do narrador enquanto ele se adapta ao novo país, á nova cultura e amadurece também.
ResponderExcluirbeijos ♥
quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br
Oi Ana!! Tudo bem??
ResponderExcluirPrimeiro queria te dar parabéns pela resenha do livro que ficou demais =)
Não conhecia ele, e achei demais contar sobre um olhar de um brasileiro a cidade, seus sentimentos e como aos poucos ele vai superando sua melancolia e descobrindo o pais. Achei demais saber também sobre as músicas!! Fiquei super animada com este livro!!
beijo....
Oi, Aninha... pra inicio, que capa linda... gostei ainda mais que tem musicas *--* *Florence and The Machine*
ResponderExcluirParece uma trama bem encorporada, e tua resenha, teus elogios, me fizeram querer o livro, nunca tinha ouvido falar, mas a literatura brasileira deve ser bem colocada no próprio país né?! Essa história de não saber ao certo se a história é algo verídico completo ou não dá ainda mais curiosidade, a parte de estar em outro país e ter que se adaptar, sendo uma história contada deve ser bem interessante. Bjs mil
Sua resenha está ótima. Amei a história e pretendo ler o livro.
ResponderExcluirMeu deus, que resenha! Parece um ótimo livro, embora confesso que nunca tenho ouvido falar dele! Vou ler, com certeza :D
ResponderExcluirSou louca pra ir a Inglaterra, e qualquer livro que se passe em Londres chama a minha atenção imediatamente.
ResponderExcluirAchei a capa desse livro muito linda, e parece ter muito a ver com a narrativa, pelos trechos de musica citados. Também prefiro rock mais pesado, mas adoraria ler o livro ouvindo as musicas citadas pelo autor.
Se já estava interessada, agora fiquei ainda mais.
Fico extremamente feliz que você tenha gostado do livro, Ana Luiza! Seu blog foi o primeiro que eu propus parceria e, pelo visto, eu acertei em cheio na escolha! =)
ResponderExcluirAbraços!
www.facebook.com/deixeinglaterra
www.instagram.com/deixeinglaterra
adorei a resenha e pensando bem acho q nunca li um livro que se passasse em londres ( devo ter lido, mas nao recordo de nenhum agora ) ... eu li Anna e o beijo frances e me apaixonei por paris :3 se eu ler o livro e gostar, vou me apaixonar por londres tbm :3 mas nao curti a capa :/
ResponderExcluirNão achei nada interessante neste livro ... até que li sua resenha, e fiquei louco pelo livro, inclusive participei da promoção do sorteio do próprio, espero ganhar.
ResponderExcluirAbraços ,
Acho uma leitura bem interessante, principalmente para pessoas, que como eu, desejam conhecer Londres um dia. Bora providenciar passagem. Valeu \0/
ResponderExcluirLondres = sonho ♥
ResponderExcluirAcho que deve ser uma leitura bem legal, até mesmo para os não-fanáticos por Londres. HAHA
Já viajo lendo, imagina viajando pra Londres! haha
Esse livro acabou de entrar na minha lista ♥
O livro parece ser bem interessante, agora fiquei com vontade de ler !
ResponderExcluirAh, me parece um livro daqueles que não sai da cabeceira por nada. Sou suspeito pra falar o quando Londres me fascina. Todos os aspectos relacionados à cidade despertam minha curiosidade... A veia cultural, o clima, a cena musical, as paisagens incríveis. Pela resenha, acho que o livro deve servir como um belo guia de viagens pra quem, como eu, sonha em conhecer essa cidade. Estou ansioso para lê-lo!
ResponderExcluirEste fala de um lugar que mais gostaria de conhecer. E isso me deixou bastante feliz e interessada. Vou tentar ler e assim poderei conhecer Londres através dos olhos do autor e do personagem. Ah, gostei muito dos trechos mencionados do livro. Beijos.
ResponderExcluiro livro parece ser super interessante! estou com muita vontade de ler ele !!
ResponderExcluirparece ser lindooo o livrooo ameii a resenha parabens
ResponderExcluirUm dia eu vou para Londres, tenho fé o/ hahaha
ResponderExcluirAdorei a ideia do livro, do assunto, assim podemos saber as dificuldades e facilidades do lugar, e como sou apaixonada por Londres, já o quero.
Espero lê-lo assim que possível.
Bacana os trechos da história narrados, que estão em destaque na resenha.Parece ser uma leitura prazerosa.
ResponderExcluirJá encomendei minha edição do livro. AMO LONDON!
ResponderExcluirFui em 2010 e minha amiga já foi umas 3 vezes.
Quero ir pra passar um bom tempo da próxima vez.
www.wannabenerd.net
Sou louca pra conhecer Londres. O livro já chama atenção pela capa, quero muito ler, amei a resenha.
ResponderExcluirOi Ana, tudo bom ?? Menina, adorei sua resenha, fiquei encantada em ver que é um livro sobre as experiências de um brasileiro em Londres (cidade que me fascina) e com certeza nos entiremos como e fosse nós lá..é uma ótima dica de leitura e um aprendizado com certeza...bjsssssss e quero ler esse livro.
ResponderExcluir