
Título: Olho Por Olho
Título original: Burn for Burn
Série: Trilogia Olho por Olho
Volume: 1
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
ISBN:978-85-8163-278-0
Ano: 2013
Páginas: 320
Classificação: 4/5 [muito bom]
Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!
Esqueça o carma, é hora do acerto de contas
Era uma vez três garotas com apenas uma coisa em comum: o desejo de vingança. A Ilha Jar é o palco de uma trama recheada de ódio e reviravoltas. Lillia é líder de torcida, rica e popular. Ela costumava passar os verões na Ilha, onde mantinha uma grande amizade com duas garotas locais, Rennie e Kat. Quando a família de Lillia finalmente abandonou o continente e fez da Ilha sua morada, a garota viu uma oportunidade de ter suas amigas sempre por perto. Mas, justamente nessa época, uma briga entre Rennie e Kat afastou a última garota, o que não impediu a primeira de continuar perseguindo e humilhando a antiga amiga.
“Nadia dormiu na casa de um rapaz. E não um rapaz qualquer. Lindy. Um cara que eu achava que era meu amigo. Alguém que jamais faria algo assim. Não sei por que fui tão ingênua. Rapazes, eles não merecem confiança. Nenhum deles.” Lillia - Pág. 108
Kat mal pode esperar para ir embora da Ilha. Rebelde, cheia de atitude e amarga, a garota não tem muitos amigos da sua idade. Ela simplesmente segue sua vida ao lado do seu pai, do irmão Pat e seus amigos mais velhos, ansiosa para ir para a faculdade e deixar tudo para trás, inclusive as tristes memórias da morte da mãe. Entretanto, o verão em que ela se envolve com Alex Lind, um garoto popular da turma de Rennie e Lillia, pode mudar algumas coisas.
“Só podemos dizer que as coisas são coincidências certo número de vezes, antes de ter de encarar a verdade. Não foi o vento naquele dia que fechou os armários. Não foi um passo em falso o que quase fez Rennie cair da pirâmide de animadoras. E, esta noite, as luzes estourando, os surto de eletricidade. Fui eu.” Mary – Pág. 311/312
Mary está de volta a Ilha para por fim em uma parte tenebrosa do seu passado que a marcou profundamente. Anos antes, quando morava no lugar, ela era atormentada por um garoto também da Ilha, mas que frequentava juntamente com ela uma escola no continente. Apesar de o garoto ser a causa da sua perda de autoestima e quase da sua vida, Mary nutria uma grande afeição por ele, que talvez ainda não tenha acabado completamente.
“Hoje falei para aquela garota no banheiro (Mary) que Reeve ia ter o que merecia, que o carma não falha. Eu estava falando sério naquela hora, mas agora não tenho tanta certeza. Quando foi que Rennie pagou por tudo de ruim que fez comigo? Nunca. Estou cansada de esperar pelo carma. O carma que se dane.” Kat – Pág. 94
O ano letivo mais uma vez começa e não promete ser bom para nenhuma das garotas. Rennie está mais chata do que nunca, transformando a vida de Kat em um inferno maior do que sempre fora. Lillia começa a suspeitar de que Alex, apesar da grande amizade entre eles, está ficando com sua irmã mais nova, Nadia. Mary percebe que Reeve, o garoto que a atormentava, continua bonito e popular, e que ainda consegue mexer com ela. A vida das três se entrelaça definitivamente quando Kat decide parar de esperar uma ação do carma e sujar as próprias mãos. Sabendo que jamais conseguiria derrubar Rennie sozinha, ela pede ajuda de Lillia, já que sabe o que a garota sente sobre o envolvimento de sua irmã com Alex. Elas combinam de se encontrar e no local escolhido encontram Mary em prantos, o que as leva a incluí-la na coisa toda.
“ – Não quero matá-lo – digo, para deixar bem claro. – Só quero que ele sinta um pouquinho da dor que eu senti. – Nem sei se isso é possível.- Vamos ajudá-la, Mary. Vamos fazê-lo pagar pelo que fez. - Lágrimas estão escorrendo pelo rosto de Lillia, mas há fogo em seus olhos.” Mary – Pág. 240
A princípio, tudo é muito simples. Três garotas, três vinganças. Os alvos: Rennie, Alex e Reeve. Cada garota terá um papel em cada acerto de contas, garantindo que nenhuma delas seja pega. Uma vez iniciado, não se pode voltar atrás. E elas irão até o fim. Mas o fim pode se tornar um lugar distante quando elas percebem que a vingança é complicada e que as verdades são questionáveis. Os limites começam a ficar turvos e o certo e errado não é mais uma opção. Assim como desistir. Agora, é olho por olho, dente por dente. Os caçadores se tornam a caça até que todos sejam derrubados. E não será uma queda bonita.
“- (...) Temos de ser cuidadosas.-Temos de ser mais que cuidadosas – digo. – Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. (...) E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça. A estação de caça vai abrir, e nós teremos muita munição para usar contra você. Se não puder jurar que irá até o fim, então é melhor fingir que esta noite não ocorreu.” Kat – Pág. 122
Comecei “Olho por Olho”, primeiro livro da trilogia de mesmo nome, com boas expectativas, mas não esperava mais do que um romance adolescente bobo sobre garotas a procura de vingança, exatamente como naqueles filminhos da Disney, onde no final dá tudo certo e todos se perdoam e cantam uma música. De certa forma, o livro é um romance adolescente, mas aqui não há inocentes, perdão ou mesmo final feliz. Mary, Kat e Lillia não são menininhas doces e bobinhas, são três garotas determinadas, movidas pela magoa e humilhação.
Kat foi, de longe, a minha favorita. Me identifiquei bastante com a personagem rebelde, que não se encaixa muito nos padrões para uma garota da sua idade e que é louca para sair do seu lugar de origem. Achei um pouco forçado toda a história envolvendo a morte de sua mãe, como se o fato fosse o motivo dela ter se tornado quem é – órfãos rebeldes são a personificação da palavra clichê. Entretanto, a personagem me surpreendeu muitas vezes, mostrando um equilíbrio entre seu lado “fora dos padrões” e o lado sensível e humano como de qualquer outra pessoa – o que a conferiu um ar bem convincente e real. Mary foi a minha segunda favorita. É impossível não simpatizar com sua história, afinal não é fácil para ninguém ser perseguida na infância apenas por causa do seu peso – como uma pessoa sempre gordinha, sei um pouco do que ela passou. A personagem me irritou bastante ao sempre deixar-se afetar por Reeve e seu passado, mas esse seu lado extremamente sensível acabou me conquistando, assim como sua afeição por Kat e Lillia e sua determinação e comprometimento quanto a vingança das três. Assim como Kat, ela queria que sua vingança fosse completada a qualquer custo. Deixei Lillia por último, pois ela foi a minha personagem menos favorita, gostei muito pouco dela. Diferente de Kat e Mary, Lillia foi muito instável, sempre mudando de opinião e ponto de vista e pouco comprometida com a vingança. Das três, ela foi a que mais ficava com um pé atrás. Mas me irritou mesmo foi sua personalidade complacente e indecisa.
Tanto as protagonistas e quanto outros personagens foram convincentes e bem planejados, todos com um lugar na trama e com história e personalidade própria, o que permite ao leitor diferentes sentimentos e reações com a aparição de cada um. A trama também foi bem planejada e gostei dos caminhos seguidos, o final foi simplesmente perfeito. A narrativa muito bem escrita é uniforme, se já não soubesse que a obra é de duas escritoras diferentes, afirmaria de pés juntos que foi uma pessoa só quem a escreveu. Gostei muito de cada capítulo ser narrada por uma garota diferente (Kat, Mary ou Lillia), sempre em primeira pessoa, o que permite ao leitor conhecer melhor cada uma delas, assim como os diferentes lados de uma mesma história. A escrita das autoras é agradável e ágil, além de condizente com a idade e perfil de cada protagonista.
Quanto a edição, também tenho apenas elogios. A tradução e diagramação, apesar de simples, estavam perfeitas, assim como o tamanho e tipo da fonte. As páginas amareladas deixam a leitura ainda mais rápida. Gostei muito que a editora tenha mantido a capa original, que é simplesmente divina e perfeita para a história. As modelos combinam perfeitamente com as protagonistas, sendo a de cabelo, maquiagem e roupas escuras Kat, a loirinha Mary e a asiática Lillia. É interessante como eles se preocuparam com os pequenos detalhes, como o estilo de vestir de cada uma (Kat sempre de roupas escuras, Mary com roupas fofas e Lillila com roupas de aparência cara e mais elegantes) e com detalhes mínimos, como o colar de margaridas de Mary e o colar de ouro de Lillia. Também gostei da tradução e adaptação do título, já que seria difícil uma tradução literal boa de “Burn For Burn”.
“Olho por Olho”, apesar de estar recheado de alguns clichês, personagens e trama pouco inovadores, é um livro surpreendente, atual e cativante, que me deixou louca pelos próximos dois volumes da trilogia. É, sem dúvida, uma obra para o público juvenil, mas com certeza pode agradar todos que procuram por uma história ágil, com um pouco de ação e romance. Além de um retrato bastante fiel do universo adolescente, com seus conhecidos dramas e problemas como bullying, uso de drogas, relacionamentos conturbados, problemas de afetividade, sexualidade e autoestima, tudo somado a muito amor e ódio, a risadas e lágrimas e, claro, muito desejo de vingança.
“- Não foi culpa sua.(...) – Foi sim – diz ela, olhando para mim. - Eu sei que foi.
Pego o isqueiro na bolsa e o acendo. Inalando profundamente, digo:– Fomos nós três. – E dou outra tragada. Deixo a fumaça encher meu corpo. – Só espero que não nos peguem por causa disso.” Kat – Pág. 318
Olá,
ResponderExcluirTodo mundo já me falou que esse livro é sensacional, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Mas, como se trata de uma série, acho que vou deixa para ler quando for lançado todos os livros.
Lucas - Carpe Liber
livrosecontos.blogspot.com
Oi!
ResponderExcluirAcabei de conhecer seu blog e gostei da forma como você escreve, parabéns pela resenha.
Nossa, eu quero ler esse livro desde que lançou, mas ainda não tive oportunidade... pela sua resenha, ele parece ainda melhor do que eu imaginava.
Beijos, se puder visite
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Oi amiga, curti muito o quote que iniciou a resenha.. eu to doida para ler este livro e irei com boas expectativas também..
ResponderExcluirsua resenha está concisa e adorei ler, me deu mais ou menos uma noção do que irei encontrar quando ler..
Parabéns!!
Beijos Mila
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/12/resenha-anjos-mesa.html
oi, eu estou no blog certo????
ResponderExcluirhahahaha
que layout liiiiindo *--------------------*
o livro parece ser ótimo também...
eu li os 3 primeiros capítulos dele, mas dai chegou Desastre Iminente aqui em casa e eu acabei abandonando ele hahahaha
acho que ele será minha próxima leitura :D
kkkkk está no blog certo sim Rayme! E fico feliz que tenha gostado do novo layout! Ainda falta alguns detalhes para ajeitar! Por isso não fiz um post ainda, falando sobre!
ExcluirBjs
Já ouvi maravilhas sobre esse livro...tenho ele e Dente por Dente..logo logo lerei..super curiosa pra ver a vingança dessas garotas ^^
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Oi Ana!
ResponderExcluirDesde o lançamento me interessei pelo livro e fiquei apaixonada por aquele bonequinho do kit <33333 rsrs
mas achei mesmo que fosse um romance mais teen, dp de ler sua resenha fiquei mega ansiosa para ler.
Como é bom qd as nossas expectativas são superadas!
Personagens bem construídos e uma narrativa linear são tudo de bom ;)
Bjss
Achei a estoria interessante um pouco fraca mas gostei de ler, ah eu curto clichês hehe
ResponderExcluirbjos
Já tinha visto esse livro (a frase da capa, o marcador e o boneco chamaram minha atenção), mas não sabia do que se tratava. Vou ler! Apesar dos clichês, parece ser um livro legal.
ResponderExcluirQue legal a resenha! Já tinha ouvido falar e também pensei que era um romance bobo, mas adorei saber que não é nada do que eu imaginava! O enredo é bem interessante, despertou minha curiosidade! :)
ResponderExcluirbeijos ♥
quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br
Já li algumas resenhas e vários comentários sobre esse livro e pareceu-me que gostaram muito. No entanto estou com certa resistência para o ler e ainda não descobri o porque disso. Gostei muito da resenha.
ResponderExcluirJá li várias resenha sobre este livro ele parece ser bem legal, uma leitura bem suave. Gostei de umas citações que vi em um blog e isto me fez procurar mais resenhas sobre esta obra e cada vez mais me encanto por ele.
ResponderExcluirGostei da resenha parabéns! Por tudo o que eu já li vi que a Lillia deve sofre bastante né?! Fiquei até com pena dela, de ter uma amiga tão falsa quanto a Rennie. Eu realmente estou curiosa para saber do futuro da Lillia. Espero futuramente poder ter tempo de lê-lo, porque aqui em casa eu já o tenho.
http://worldbehindmywall.fanzoom.net/