Título: Dente Por Dente
Título original: Fire with Fire
Série: Trilogia Olho por Olho
Volume: 2
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-340-4
Ano: 2013
Páginas: 512
Classificação: 5/5 [ótimo]
Sinopse: Depois dos acontecimentos do homecoming, Reeve foi parar no hospital, com uma perna quebrada, e seu futuro como atleta está ameaçado. As meninas se sentem culpadas por toda a situação. Não esperavam que as consequências do plano fossem tão graves. Quase perderam o controle. Já que Reeve está mais arrogante do que nunca, o jeito será aplicar nele uma dose do seu próprio veneno e esperar que aprenda a lição. O acidente no baile deixou marcas profundas na consciência de Lillia, Kat e Mary. Sentimentos como amizade, lealdade e ódio se misturam, questionamentos sobre limites... Alguns segredos são mais difíceis de guardar. Aliás, o que são essas coisas estranhas que estão acontecendo com Mary? À medida que Lillia, Kat e Mary descobrem verdades incômodas sobre os moradores da ilha, percebem também que não se conheciam como pensavam. Cada vez mais elas lidarão com o sentimento de que talvez tenham ido longe demais...
ATENÇÃO: Esta resenha contém spoilers do livro anterior.
Leia também:
Carma is back, bitches – é temporada de caça mais uma vez
Três garotas unidas pelo desejo de vingança. Mary, Kat e Lillia cansaram de esperar pelo carma e resolveram agir pelas próprias mãos. Rennie, Alex e Reeve foram colocados na mira de três garotas magoadas que atiraram sem dó. E agora é hora de contemplar sua obra de arte. Enquanto Lillia percebia que se antecipara, que Alex não era o mau elemento que pensava e que ele não estava ficando com sua irmã Nadia, Mary e Kat tinham cada vez mais confirmações de que Reeve e Rennie mereciam o que estavam planejando para eles. Para arrebatar dois coelhos em uma cajadada só, as garotas escolheram o homecoming, o baile em comemoração a volta às aulas, para derrubar Reeve e Rennie de uma só vez. Mas elas não imaginavam que a queda seria tão grande.
“Reeve está quebrado. Eu o quebrei. Consegui o que queria. Consegui?” Mary – Pág. 33
Algumas semanas depois do desastroso baile, Rennie ainda está furiosa por Lillia ter sido coroada a rainha e Reeve está por um fio de perder seu futuro como atleta por causa da perna quebrada. Entretanto, por mais que estejam felizes por não terem sido pegas, Kat e principalmente Mary e Lillia, se sentem culpadas pelo que fizeram. Mas, elas sabem que devem seguir em frente, como se nada tivesse acontecido. O que não será uma tarefa fácil. Rennie está fazendo da vida de Lillia um inferno e Reeve não deixa ninguém esquecer seu acidente, já que está agindo pior do que nunca.
“Minha lealdade é com minha amiga. Tenho de me vingar pelo que Reeve fez a Mary. Isso é tudo. Olho por olho, dente por dente. Um coração partido por outro coração partido.” Lillia – Pág. 325
As garotas pensaram que a vingança lhes traria paz e que uma vez seria o suficiente. Entretanto, elas estavam erradas. Mary ainda está sofrendo bastante por causa de Reeve e como ele está sendo um babaca com todo mundo, elas resolvem agir mais uma vez. Quando fica claro que o garoto é apaixonado por Lillia, as garotas tem certeza de como podem se vingar da melhor maneira. Reeve partiu o coração de Mary e elas o faram pagar na mesma moeda. Apesar de ser mais complicado do que parecia, o plano corre super bem. Com Reeve e Lillia cada vez mais próximos, a tão desejada paz que as garotas desejam parece estar próxima. Mas, a verdade é que ela fica cada vez mais distante.
O medo de não entrar na faculdade e ficar o resto da vida presa na Ilha Jar só não assusta Kat mais que a recente e estranha aproximação de Alex e Rennie. A garota que a odiara por anos e que transformara a sua vida em um inferno não é mais a mesma de antes. Conforme vai perdendo sua posição de líder de torcida popular e seu amor, Reeve, para Lillia, Rennie se volta para Kat, realmente se esforçando para reacender a amizade destruída. Já Lillia fica cada vez mais confusa sobre seus sentimentos. Ela se afunda cada vez mais no relacionamento com Reeve, percebendo que ele não é o idiota arrogante que todos imaginam. Já Mary, diferente das outras, tem seus sentimentos cada vez mais claros. Seu amor por Reeve agora é definitivamente puro ódio e desejo de vingança. Mas, acontecimentos e sensações cada vez mais estranhas trazem de volta a sensação de que algo está terrivelmente errado com ela. E o comportamento maluco de sua tia apenas reforça essa impressão.
“Depois de tudo o que aconteceu este ano, não sei se algum dia voltarei a me sentir “normal”, nem mesmo sei se quero isso. É como se tivesse havido uma pré-Lillia, e agora houvesse uma pós-Lillia. A pré-Lillia não se preocupava com nada na vida, não sabia nada. A pré-Lillia não conseguira lidar com nada disso – ela nem sequer sabia o que fazer consigo mesma. Agora sou bem mais forte, não mais meiga e pura. Passei por muitas coisas, eu vi coisas. Não sou mais aquela garota da praia.” Lillia – Pág. 10
Se a vingança antes reuniu essas garotas, pode ser que agora as separe. As consequências de seus atos estão se voltando contra essas três garotas conforme tudo em suas vidas vai ficando cada vez mais confuso. Os antigos limites e preceitos não são mais válidos e os novos ainda não estão claros. Os desejos pessoais começam a superar os do grupo. Será que a amizade, ou mesmo a vingança, ainda será o suficiente para mantê-las unidas? Será que Mary, Kat e Lillia conseguiram destruir aquilo que querem antes de destruir a si mesmas? Ou será que elas não mais desejam destruição e vingança? Mesmo que a resposta para essa última pergunta seja não, agora é impossível parar o que elas começaram. Olho por olho, dente por dente. Alguém terá de pagar.
“Ela começa a chorar. E isso me faz sentir horrível, mas não quero saber. Não esta noite, quando meu coração já está destroçado. Na verdade, não, não é apenas meu coração. A minha vida toda está destroçada.” Mary – Pág. 156
Boas continuações são aquelas que superam seu livro anterior, mas “Dente por Dente” fez muito mais que isso. “Olho por Olho” (resenha aqui), primeiro livro da trilogia de mesmo nome, foi uma boa leitura, mas apenas um aquecimento para o que viria a seguir. Enquanto o primeiro livro estava morno, “Dente por Dente” está em chamas. O livro já começa com o ritmo certo, com sua narrativa em primeira pessoa ainda mais ágil que no livro anterior. Cada garota novamente ganha voz, narrando sua visão dos acontecimentos de forma alternada, apesar de que dessa vez tive a impressão de que a Kat teve menos capítulos. A trama dá continuidade a todos os eventos e conflitos de “Olho por Olho”, só que dessa vez de forma ainda mais envolvente e surpreendente. Algumas pontas soltas são fechadas, enquanto novas são apresentadas. O segundo livro deixa claro como a história toda foi bem planejada e amarrada, já que as autoras resgatam no primeiro livro acontecimentos e detalhes que explicam e dão sentindo há certos aspectos da trama como um todo.
Os personagens voltam fiéis as personalidades apresentadas no primeiro livro, entretanto, ao longo de “Dente por Dente”, eles vão apresentando mudanças que, além de surpreender o leitor, tira um pouco do ar clichê que eles tiveram no primeiro livro. Kat novamente foi a minha favorita, apesar de que, como comentei, senti que ela ficou um pouco em segundo plano nesse livro. As autoras deram mais foco para Lillia e Mary, o que de maneira alguma ofuscou Kat, mas passou a impressão de que a personagem não foi tão bem aproveitada e explorada como no primeiro livro. Lilllia novamente foi um pé no saco, tornando-se mais sentimental e tola que Mary no primeiro livro. Ela me irritou profundamente durante toda a história. Mary foi quem realmente brilhou nesse livro. Aprofundamos mais em sua personalidade e história, o que somado a todo o mistério que a cercou nesse livro, deixou-a no mesmo patamar de favoritismo que Kat. Mary perdeu um pouco de sua extrema sensibilidade, parou de ficar chorando e começou a encarar algumas verdades, além de lutar pelo que realmente queria.
Sobre a edição, novamente a diagramação simples estava perfeita e a tradução estava boa, apesar de que encontrei errinhos bobos que poderiam ter sido evitados com uma revisão mais meticulosa. O tipo e tamanho de fonte também estavam bons e as páginas amareladas deixaram a leitura, que é muito rápida, ainda mais ágil. Outro detalhe incrível é o peso do livro, super leve para suas surpreendentes 510 páginas (o primeiro livro é tão fininho que me assustei quando vi o tamanho desse). A capa, mais uma vez, é uma obra de arte, mais bonita até que a de “Olho por Olho”. As mesmas modelos usadas na capa anterior novamente foram perfeitamente caracterizadas, a loirinha representando Mary com seu agasalho e olhar perdido, a asiática representando Lillia com uma roupa mais elegante, mas também perdida em pensamentos, a morena no meio representando Kat com sua maquiagem e roupas escuras, usando o colar de ouro com pingente de chave, mencionado no primeiro livro, e olhando para frente, como se estivesse encarando o leitor.
“Dente por Dente” além de ser uma perfeita continuação, conseguiu superar “Olho por Olho”. A trama e os personagens ganharam novos e surpreendentes caminhos que me conquistaram e deixaram louca pelo desfecho dessa trama. O caráter sobrenatural da história, revelado apenas no final do livro, me deixou sem fala. Jenny Han e Siobhan Vivian conseguiram chamar a minha atenção em “Dente por Dente”, agora estou loucamente curiosa pelo próximo volume, assim como por outros livros seus. Espero que as autoras continuem juntas, criando histórias incríveis como essa, mesmo depois de acabar a trilogia “Olho por Olho”.
“O que aconteceu noite passada foi um acidente, mas da próxima vez não será. (...) Olho por olho, dente por dente, fogo contra fogo. Uma vida por uma vida. Foi assim que tudo começou. E é assim que vai terminar.” Mary – Págs. 509/510
Oi Ana!
ResponderExcluirAinda não li Olho por Olho, mas já tenho ele e preciso ler. Que bom saber que o segundo livro é melhor ainda!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oi Ana!
ResponderExcluirQue bom! Geralmente os 2ºs livros das trilogias, são mais fracos que o 1º que causa impacto pela novidade e o 3º que traz o final. São uma espécie de ponte.
Fiquei bastante curiosa já que vc diz que é melhor que o primeiro!
Uma continuação perfeita, com novos e surpreendentes caminhos e as personalidades dos personagens mais definidas, melhor construídas e que fogem dos clichês.
Vai para a listinha dos desejados ;)
Bjss
Ouvi falar muito bem deste livro. ^_~
ResponderExcluirAna Luiza, indiquei o blog a uma tag.
http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/2013/12/4-tag-desafio-de-ferias.html?m=0
Opa gostei de saber que esse livro esta mais quente hehe, por que a vingança do primeiro foi bem tranquila hehe
ResponderExcluirbjos
Já vi muitas resenhas que apontam esse como um bom livro. Cheio de suspense, mistérios, relacionamentos... mas pra mim não dá cara. Definitivamente não me agrada, tentei ler o primeiro e nem cheguei na metade, é bem questão de gosto mesmo.
ResponderExcluirP.S. Sobre os pequenos erros encontrados no livro é meio que normal né? Dificilmente encontrei um livro que não tivesse um erro besta. kKk
bju
Não li Olho por Olho então nem li a resenha mas sei que estou ansiosa pra ler essa serie todos os comentários que eu li a respeito desses livros foram positivos..então minha próxima meta um dos primeiros livros do ano que irei ler :)
ResponderExcluirhttp://livroaoavesso.blogspot.com.br/
Tenho vontade de ler esse livro. É bom saber que esse livro é melhor que o anterior mesmo tendo 412 páginas, o que poderia tornar a leitura cansativa.
ResponderExcluirAinda não li nada dessa trilogia. Sendo esse o segundo livro, quero ler o anterior primeiro e me inteirar sobre a história. Gostei muito da resenha.
ResponderExcluir