Título: Claro que Te Amo!
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
ISBN: 978-85-8163-308-4
Ano: 2013
Páginas: 320
Classificação: 1/5 [ruim]
Sinopse: Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar. Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado… Mesmo que tudo pareça tão difícil.
“‘Descobri que não amo mais você’? Onde tinha parado o “Claro que te amo!”, que ele tinha mania de falar?” (Pág. 27)
Piera passou seis anos - grande parte da sua adolescência e início da fase adulta -namorando com André. Agora, mais velha e há um ano separada dele, a garota percebe que o relacionamento estava mesmo fadado ao fracasso graças à personalidade desonesta e infantil do rapaz. Para fechar por completo essa fase passada da sua vida, Piera resolve ir às escondidas para a cerimônia de casamento do Ex, o que se mostra uma ideia terrível e revela uma verdade: ela está longe de superar essa parte de seu passado. Completamente arrasada, Piera pede socorro a suas amigas, que vão ao seu encontro e a ajudam como podem. Mas todas, inclusive a própria Piera, sabem que cabe a apenas a ela deixar André para trás e continuar a viver da forma mais feliz possível. Mas, como podem imaginar, essa não é uma tarefa muito fácil.
“Em alguns momentos, você só tem a si mesma. E mesmo assim anda numa péssima companhia.” (Pág. 19)
Após meses de sofrimento, Piera começa a mostrar alguma melhora, ela recupera parte de sua felicidade por viver e de sua confiança, que é novamente abalada em seguida. Piera foi criada pelo pai que, sozinho, conseguiu suprir todas as necessidades da garota e os buracos deixados pela esposa que o abandonara quando a filha dos dois era apenas um bebê. Piera está convencida de sua mãe nada significa para ela, mas, quando a mulher resolve aparecer novamente, agora muito doente, a vida da garota vira completamente de cabeça para baixo.
“Será que não tive coragem de dizer a mim mesma que estava tudo errado? Ou será que eu dizia, mas não dava atenção?” (Pág. 189)
Cecília, a mãe de Piera, tem um longo histórico de luta contra depressão e esquizofrenia e foram as duas doenças que a levaram para uma clínica de repouso no Rio. Os médicos do lugar ficaram sabendo que ela tinha uma filha e, assim, entraram em contato com Piera. A garota fica muito confusa, mas sente que precisa ajudar a mãe, mesmo que ela nunca tenha a ajudado. Mas, por mais que as intenções da garota sejam boas e que Cecília pareça realmente querer se aproximar da filha, os primeiros contatos entre as duas são desastrosos. Cecília parece querer comprar o amor de Piera com uma herança que recebeu de seu falecido marido ao mesmo tempo em que deixa claro que jamais conseguirá amar a filha como deveria. Por mais que já soubesse que a mãe não seria tudo aquilo que ela sempre imaginou, Piera não consegue deixar de se decepcionar com a mulher fria de quem herdou metade do seu DNA. Entretanto, ela insiste em continuar tentando se aproximar da mãe. Piera encontra forças para isso no pai e, principalmente, em Marcelo, um belo estudante de Medicina que administra a clínica onde Cecília está. O rapaz é um fofo e eles rapidamente se envolvem, mas Piera parece ter a mania de fugir da própria felicidade e insistir em erros bobos. Será que a garota conseguirá amar novamente ou ela foi mesmo feita para a infelicidade como tanto acredita?
“As piores feridas são aquelas abertas sem querer, em um ato de desamor que o outro carrega sem culpa. Minha dor tinha forma e tamanho, doía muito, incomodava, e nada, absolutamente nada se resolveria em pouco tempo.” (Pág. 86)
“Claro que te amo!” é o segundo livro que leio da Tammy Luciano. O primeiro, “Garota Replay” (resenha aqui), foi uma boa leitura, mas, no geral, decepcionante. O livro é bem juvenil e alguns personagens forçados; o início da trama muito bom, mas seu final bem bobinho. Entretanto, a autora me conquistou e, obviamente, fiquei muito curiosa quando soube que ela iria lançar mais um livro. “Claro que te amo!”, como “Garota Replay”, também tem uma proposta romântica, com foco nos problemas afetivos de uma garota como qualquer outra. Entretanto, aqui, temos um livro mais voltado para o público jovem adulto, com uma protagonista e trama mais maduras. Apesar de gostar bastante de romances, são poucos que realmente me agradam e, esse, infelizmente, não foi um deles.
Mais uma vez, fiquei encantada com a escrita de Tammy Luciano. Sua narrativa em primeira pessoa é perfeita e a sensação é de que a própria Piera é quem está nos contado sua história. Entretanto, o talento óbvio de Luciano para contar histórias foi ofuscado pela trama, e, principalmente, pelos personagens desse livro. “Claro que te amo!” trouxe uma história “mais do mesmo”, sem nenhuma surpresa, com personagens clichês e irritantes. Piera foi uma protagonista que não me conquistou e que testou minha paciência. Ela é extremamente dramática e mais infantil do que aparenta, mas o que mais me irritou foi sua incoerência. Em um momento ela diz que já esqueceu e superou André, mas em outro está se afogando em lágrimas por causa dele. A garota também diz que ama Marcelo, mas foge de um relacionamento dele assim que tem oportunidade. Piera é aquela típica garota que não sabe o que quer e cuja felicidade e realização de vida se resumem a relacionamentos afetivos – com familiares, amigos e, principalmente, pares românticos. Pessoalmente, odeio esse tipo de garota na vida real e odeio ainda mais personagens assim. Os outros personagens também foram desprovidos de muita personalidade marcante. O pai de Piera é o típico pai solteiro dedicado; a mãe é a típica mãe fria e desequilibrada; as amigas são as típicas “amigas para sempre”; André é o típico namorado mala-sem-alça e o Marcelo o típico príncipe do cavalo branco. Todos ficaram forçados, assim como a trama, que seguiu caminhos óbvios e desanimadores.
Confesso, com tristeza, que foi difícil terminar esse livro. “Claro que te amo!” definitivamente não me conquistou ou mesmo agradou. Forcei-me a chegar ao final, sempre revirando os olhos ou deixando o livro de lado depois de ler apenas alguns para parágrafos. Por mais que tenha me decepcionado com “Claro que te amo!”, continuo gostando da Tammy Luciano e espero ler outras obras dela. Como disse, a autora possui um talento nato para escrita, consigo imaginá-la perfeitamente escrevendo uma história como a de “Garotas de Vidro” (resenha aqui), com menos clichês, conflitos psicológicos mais profundos e bastante tensão.
Já falando da edição, tenho apenas pontos positivos. A diagramação estava, além de perfeita, muito bela. As borboletas e corações em todas as páginas foram um toque simples, mas que deu ar especial ao livro. Algo que adorei também foi que o início de cada capítulo, além de ganhar uma dose a mais de borboletas, tem título e subtítulo, algo que nunca tinha visto antes em qualquer outro livro! A fonte e tamanho das letras estavam perfeitos e as páginas amareladas são sempre uma benção.
“Rumos novas na minha vida. Eu estava feliz por tê-lo encontrado quando menos esperava. Ou será que a felicidade chega quando mais esperamos?” (Pág. 129)
Oi! Passando para conhecer o seu blog.
ResponderExcluirGostei da resenha, foi bem esclarecedora. Estava pensando em comprar, que bom que li aqui antes.
Se quiser conhecer meu blog é:
http://beeresenhaseafins.blogspot.com.br/
É sempre chato quando um livro nos decepciona, não é? Fico bem perdida quando isso acontece comigo.
ResponderExcluirInfelizmente, aconteceu durante esta leitura.
Assim como você, não gostei NADA da Piera (garotinha infantil e manhosa, meu Deus) e dos rumos que a história tomou... :(
Espero ler outro livro da Tammy e não me decepcionar.
Bjs, Yara.
Blog Ilusões Escritas
Aaah eu estava esperando mais do livro, li o outro dela Garota Replay e confesso que não gostei muito nem da história nem da personagem principal em si.
ResponderExcluirEstava com expectativas boas sobre Claro Que Te Amo, mais pelo visto a história meio que repete a mesma decepção do outro livro.
Beijos.
Oi Ana!
ResponderExcluirQue pena que vc não gostou do livro! Eu estava esperando sua resenha para ler e agora vou passar ele para o finalzinho da lista rs
É tão ruim qd não há empatia com a protagonista! E pior ainda se a história é clichê tipo não funciona! Eu realmente imaginei que os personagens fossem bem construídos e a trama mais adulta :/
Pelo menos se salva a diagramação que é mesmo linda!
Obrigada pela resenha ótima e sincera ;)
Bjss e excelente semana para todos
triste saber que a leitura não foi tão boa :(
ResponderExcluirli Garota Replay da Tammy e amei o livro... tinha gostado bastante da escrita dela e tava bem curiosa para ler Claro que te amo
mas ainda pretendo lê-lo... vai que eu tenho uma opinião diferente da sua né hahaha
Olá Ana!
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
E, mesmo com (vários) pontos negativos, estou louca para ler esse livro!
Confesso que me apaixono por histórias clichês, rs.
Uma pena você não ter gostado :/
Preciso ler algo da autora, depois de você tanto elogiá-la, rs.
Beijos!
Ana M.
http://addictiononbooks.blogspot.com.br/
A sua opinião sobre livro confirma bem o que eu pensei quando li a sinopse: uma historinha, mas nada de muito especial. Pretendo ler o livro, mas só quando precisar de um "descanso" sabe? Uma pena que não tenha gostado...
ResponderExcluirNão suporto personagens cheios de mimimi's e que não sabem o que querem :P Acho que não irei curtir muito a protagonista então haha o bom do livro é que ele é nacional (Sou louca por nacionais e espero ler o máximo possível de obras nacionais) porém uma pena você ter detestado tanto assim, vou ler e tirar minhas conclusões então ;)
ResponderExcluirBeijos,
Jhey
www.passaporteliterario.com
Como a sua, li muitas resenhas negativas desse livro, com certeza caberia aquele ditado, não se pode julgar um livro pelacapa, porque que capa linda :)
ResponderExcluirJá que não faz muito meu gênero literário, este nem vai entrar para a lista.
ResponderExcluirAinda bem que nao estava com esperança nesse livro!
ResponderExcluirxx
Gosto da capa do livro mas até hoje não me senti inspirada para ler e não sei bem porque. Como li tantas resenhas e comentários diferentes sobre ele, acabei deixando sempre para depois e parece que vai continuar assim, pois sua resenha me deixou com o pé atrás.
ResponderExcluir