Atenção, essa postagem pode conter spoilers do livro “As Vantagens de Ser Invisível”!
Charlie é o protagonista e narrador de “As Vantagens de Ser Invisível” (resenha aqui). Nascido na véspera de Natal, 24 de dezembro, o personagem começa seu livro com quinze anos de idade em plenos 1991. As aulas acabaram de começar e o primeiro ano no Ensino Médio não vai nada bem para Charlie. Seu único e melhor amigo, Michael, cometeu suicídio e o garoto naturalmente introvertido está mais sozinho do que nunca.
“Estou me sentindo um grande impostor porque deixei toda a minha vida para trás e ninguém sabe disso.” Charlie.
Sensível e desajustado, Charlie se sente desconfortável até mesmo dentro de sua própria família. Sem ninguém para conversar, ele começa a escrever cartas para um “amigo” misterioso do qual ele apenas ouvira falar e que não o conhece. A única pessoa a quem Charlie fora realmente próximo foi sua tia Helen, já falecida, de quem sente muita falta e que, como ele descobre mais tarde, teve muita influência sobre quem ele é e os problemas que ele enfrenta atualmente. Mas tudo muda quando ele se aproxima de Sam e Patrick, alunos extrovertidos do último ano que o levam para um mundo completamente novo, recheado de música, drogas, festas, mas, principalmente, amizade e amor.

“Tem alguma coisa errada comigo. E eu não sei o que é.” Charlie
Como qualquer adolescente, Charlie tem seus altos e baixos, que ele combate com ajuda de sua amizade devota com Patrick e Sam, mas também com carinho semelhante por sua família. Como os jovens da sua idade, ele também utiliza da música e dos livros para se distrair. Sua banda favorita é The Smiths, por causa da música “Asleep”, que ele ama. Incentivado por seu professor de inglês Bill, que também se torna seu amigo, Charlie se torna em um leitor voraz, mas também em um escritor melhor, o que reflete claramente em suas cartas.
“- A gente aceita o amor que acha que merece.” Bill, para Charlie.
.jpg)
Como vocês sabem, “As Vantagens de Ser Invisível” já foi adaptado para o cinema e o Charlie belamente interpretado pelo Logan Lerman (ao lado). Não existe um ator, ou pelo menos não consigo imaginar um, que pudesse ser o Charlie além do Lerman. O ator fez um trabalho tão perfeito, que imagino o Charlie exatamente como ele.
“Eu me sinto infinito.” Charlie
E esse foi nosso "Perfil de Personagem" de hoje, sobre o Charlie de “As Vantagens de Ser Invisível” (resenha aqui)! O que acharam do personagem e do post? Não deixem de comentar! Beijos!
Nossa... eu... eu... Como nunca li esse livro? Sério. Leio sempre ótimas críticas, mas nunca dei uma chance a essa leitura. Vi que estou perdendo, e muito. Que personagem cativante, o Charlie! Já o adorei, sem nem ter muito contato com a personalidade do mesmo. Esses trechos do livro fizeram com que meus olhos brilhassem. Acho que, às vezes, todos nos sentimos ao menos um pouco, infinitos. Adorei o post, Ana, e já coloquei o livro na listinha de próximas aquisições. Beijocas.
ResponderExcluirOlá Ana Luiza!!Tudo bem??
ResponderExcluirJá li este livro e realmente me apaixonei por Charlie, queria ter um amigo assim... Ele é demais, com aquele jeitinho tímido dele, sua forma de pensar, seu laço com seus amigos...E quando terminei de ler o livro, senti saudades dele,pois quando lia, sentia que ele escreverá aquelas cartas para mim.
Adorei seu post!! Parabéns...
Mil beijos!
ai que incrível o post! *-*
ResponderExcluirsabe, eu vi o filme e não gostei muito, e agora estou desanimada para ler o livro
gostei do Charlie do filme, mas não da história toda em si :S
acho que vou ler o livro mais para frente... quem sabe eu goste mais do livro do que do filme né :P
Ainda não terminei de ler o livro, mas já vi o filme. O Charlie tem uma inocência tão bonita que é quase impossível não gostar dele. O gosto musical dele também é incrível. Não tenho nem o que falar dele. É um fofo, sensível, apaixonante.
ResponderExcluirBeijos, Rê
Adorei esse post, meu deus!
ResponderExcluirNunca li o livro, apenas assisti o filme, e gostei bastante... Pretendo ler o livro em breve.
Ele é um personagem muito fofo, e carismático. E, pelo menos durante o filme, é perceptível sua mudança.
Adorei!
Beijos,
Ana M.
http://addictiononbooks.blogspot.com.br/
Que legal esse post. Adorei
ResponderExcluirAinda não li o livro (e confesso que nunca me interessei por ele :S), talvez eu veja o filme primeiro, sei lá :X
ResponderExcluirBeijo
Eu adorei o livro, e criei um carinho todo especial pelo Charlie. Achei legal você ter feito esse perfil, mostra um pouco da personalidade e da própria história do personagem.
ResponderExcluirBeijos
Ele é um personagem que tem um dom especial em poder criar uma história toda própria. Me cativou o jeito de ele ser, tímido e forte!
ResponderExcluirAbraços,
Greice Negrini
www.amigasemulheres.com
Oi Ana!
ResponderExcluirQue delícia de post. me encantei pelo Charlie e amei a maneira como descreveu o personagem e como escreveu relacionando-o a outros personagens de outros livros, fazendo um paralelo interessantíssimo que desperta a curiosidade e gostinho de quero mais *O*
bjs
Eu não cheguei a vê o filme nem ler o livro, acho que sou uma das poucas.
ResponderExcluirMais pretendo sim, queria ler o livro antes de vê o filme, mais não sei se irei fazer assim. Só vejo comentários bons sobre a obra o que me deixa com mais vontade ainda de conferir.
Muito bom o post, gostei.
Beijos.
Gostei bastante do Post :D Sem falar que o Charlie foi um personagem que mexeu bastante comigo quando li o livro.
ResponderExcluirQuero ver o filme agora ;)
Beijos,
Jhey
www.passaporteliterario.com
Apesar de ainda não ter lido ou assistido ao filme As Vantagens de Ser Invisível, foi bom conhecer um pouco sobre o Charles, ele parece ser um garoto muito amoroso e inteligente. Adorei o post, vou querer sempre conhecer mais personagens :D
ResponderExcluirMuito bom o post!
ResponderExcluirCharles é daqueles meninos diferente que quem é amigo vira amigo para sempre. Eu queria ter amigo como o Charles.
Você o descreveu muito bem, parabéns!