20.10.13

Para ver no Domingo #20: Byzantium


          Eles são imortais e nunca foram tão amados e explorados como nos dias de hoje. Sempre existiram histórias de vampiros, que ao longo dos séculos passaram de monstros assustadores, sanguessugas demoníacos, a belas e sensuais criaturas, além de muito românticas e, em geral, ricas. A saga “Crepúsculo” despertou uma verdadeira febre por presas, além da banalização das histórias de vampiros. De vilões a heróis em carros caros, eles caíram no gosto popular e ganharam uma face muito mais agradável e benéfica para marketing, que criou uma verdadeira “indústria vampiresca” que gerou milhões. 
          Não é segredo para vocês que amo histórias de vampiro. Não vou mentir: gosto dos livros de “Crepúsculo”, assim como de um romance bobinho com o tradicional herói do cavalo branco (seja ele vampiro ou não). Entretanto, a super exploração dos vampiros e banalização das reais características dos mesmos me desanimaram bastante, como sei que acontece com muita gente. Sempre hesito na hora de pegar qualquer livro que contenha vampiros com medo de encontrar criaturas melosas que nem mesmo tomam sangue - sério, me digam como um vampiro pode ser digno da sua raça se ele não toma sangue?! É inconcebível! A essência vampiro é o SANGUE! -. Meu anseio com os livros de vampiros também foram repassados para as séries e filmes com mesmo tema. Entretanto, aos poucos, venho descobrindo outras obras com esses seres que conseguem ser fiéis a suas principais características, construindo assim boas e surpreendentes histórias. Como acontece em “Hemlock Grove”, série (resenha aqui) e livro (resenha aqui), e nesse filme.



          Lançado em 2013, “Byzantium” conta a história de duas vampiras, mãe e filha. Nascidas duzentos anos antes, Clara (Gemma Arterton) e Eleanor (Saoirse Ronan) vivem uma vida quase nômade, sempre fugindo de um lugar miserável a outro. Após matar violentamente um homem misterioso, as duas mais uma vez são obrigadas a se mudar. Entretanto, as coisas são completamente diferentes dessa vez. Usando mais uma vez da prostituição como sustento, Clara conhece Noel (Daniel Mays), um homem que ainda está de luto pela morte da mãe. Apresentando Eleanor como sua irmã, Clara convence o pobre homem a deixa-las morar com ele no decadente hotel que ele herdara, o Byzantium. Eleanor não gosta nem um pouco da situação, ela odeia ter que mentir, esconder sua verdadeira identidade e viver como um animal em fuga. Para piorar a situação, ela sente que já esteve naquela cidade e, aos poucos, vai recuperando as memórias do lugar, que não são tão boas assim.



          Com Clara tão ocupada com seu novo negócio de prostituição no Byzantium, Eleanor acaba cedendo a solidão e se aproximando de Frank (Caleb Landry Jones), um garoto com leucemia. O passado persegue Eleanor, que o escreve incansavelmente, apenas para jogar as páginas fora em seguida. Cansada de se esconder e acreditando que Frank é diferente, ela acaba o revelando para o garoto a verdade, o que pode não ter sido a melhor das ideias. Aos poucos, o passado de Clara e Eleanor vai se desenrolando e, como elas, ele é imortal. Acontecimentos de dois séculos atrás ainda as assombram e perseguem até hoje, assim como os homens que estão determinados a matá-las. Mas, com uma história como a delas e depois de fugir por tanto tempo, elas não caíram sem lutar. E pode acontecer que o amor entre mãe e filha seja a mais poderosa das armas.


          Lendo esse pequeno resumo, pode parecer que “Byzantium” é mais do mesmo. Mas garanto que não é. Dirigido por Neil Jordan, também diretor do imortal “Entrevista com o Vampiro” (um dos meus filmes favoritos), “Byzantium” já tinha tudo para dar certo. Acrescente vampiros sanguinários, e com a dose certa de drama, e uma história surpreendente, ágil e bem feita que você chegará perto de saber como é esse filme. Além da bela filmagem, a trama e personagens do filme te sugam para dentro da tela e impossível parar de assistir enquanto não chegar ao final – que, por sinal, foi simplesmente divino e bem bolado! A história é bem completa, tem ação, drama e romance nas medidas certas, além de uma dose de sangue e melancolia. Algo que vai encantar os amantes de vampiros é o modo como esses se transformam nesse filme. Uma ilha assustadora, muitos morcegos e uma cachoeira de sangue se revelou o modo mais (desculpem a palavra) foda para alcançar a vida vampiresca que já vi. Outra surpresa vai ser a falta de presas, que foram brilhantemente substituídas por outro artifício biológico (mas esse vocês terão que assistir o filme para saber qual é rs).



          Os atores escolhidos também foram um super-mega-ponto-positivo para “Byzantium”. Não é segredo que adoro a atriz Saoirse Ronan e confesso que só descobri esse filme por causa dela. Como sempre, Ronan foi simplesmente divina, conseguindo transmitir as diversas nuances de seu personagem com perfeição. Sua Eleanor inclusive me lembrou Hanna, personagem do filme (resenha aqui) de mesmo nome onde conheci a atriz e que, até hoje, penso que foi seu melhor trabalho. Gemma Arterton como Clara foi uma surpresa. Já tinha visto a atriz em “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo” e “João e Maria: Caçadores de Bruxas” (resenha aqui) e, apesar de saber que é boa atriz, não esperava que ela fosse capaz de uma personagem tão profunda como Clara. Como os outros vampiros do filme, Clara é uma vampira clássica, estilo Lestat, que foge dos clichês e estereótipos. Outra surpresa foi a presença do ator Jonny Lee Miller, que mais uma vez se mostrou uma ator de primeira e muito versátil. Mas entre os homens quem brilhou mesmo foi Caleb Landry Jones como Frank. Não conhecia o ruivo, mas me apaixonei instantaneamente, tanto que já baixei outro filme dele! ;D


          “Byzantium” é um filme de vampiros melancólico e belo, ao mesmo tempo em que é ágil e intrigante. Recomendo-o para todos os amantes de histórias de vampiros, principalmente para aqueles que perderam sua fé nas mesmas. Pode ser que essa história reaviva sua paixão por vampiros e lhe dê esperança nas histórias sobre eles, assim como aconteceu comigo.

          E, para que fiquem mais curiosas ainda, confiram o trailer do filme e mais fotos:






           E aí amores? O que acharam do nosso "Para ver no Domingo" de hoje? Já viram o filme ou ficaram com vontade de ver? Não deixem de comentar!

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Pelas fotos, esse filme parece ser muito bacana e eletrizante. Adorei as imagens usadas e o que você escreveu... Me deu vontade de assistir o filme hoje. Só não assisto porque hoje tenho que cuidar do blog e assistir Hostages e Atlantis.
    Eu prefiro séries de TV aos filmes. :D
    De qualquer forma, ótima dica.
    xoxo
    Gabriel - Corações de Neve
    Passa lá no blog, tá lay novo e muitas novidades ^^

    ResponderExcluir
  2. Pelas fotos, e pela sinopse, dá muita vontade de assistir sim! E é com a atriz que fez A Hospedeira *-*
    Quero muito assistir, espero ter a oportunidade, rs.
    Adoro histórias de vampiros *-*
    Beijos,

    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já ouvi falar desse filme mas nunca parei para ler algo sobre. Eu gosto muito de histórias de vampiras e fiquei muito curiosa para assistir o filme. Vou tentar baixar para assistir ainda hoje, já que a partir de amanhã minha férias acabam :(

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca ouvi falar desse filme :O Estou bem atrasada, né?
    Mas curti tanto a indicação! <3 É exatamente o tipo de filme que me prende.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. ah, também gosto de Crepúsculo, não vou negar... mas depois que li a serie e que ela se tornou o grande sucesso que é hoje, acabou estourando uma fébre tão grande... surgindo tantos livros neste tema que eu acabei ficando meio sufocadda e de saco cheio disso tudo! hoje em dia passo longe kkkkk
    essa menina é a que fez o filme A Hospedeira né?? ôõ
    não conhecia este filme ainda, mas achei interessante! vou ver se acho para ver :D

    ResponderExcluir
  6. Nossa nunca tinha lido nada a respeito desse filme, mas adorei. Deve ser muito legal. As imagens estão incriveis.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana!
    Não conhecia o filme e gostei mto da indicação. Vou procurar saber mais a respeito e quem sabe num dos próximos domingos assitir ;)
    Gosto de Crepúsculo, não tenho nada contra rsrsrs claro que não tem comparação com Anne Rice, mas acho que é exatamente por aí ... não é para comparar ;)
    Gosto bastanteeeee tb de André Vianco boooooom d+!
    Curiosa para saber o que substitui as presas nos vamps ;)
    Bjsss e excelente semana para todos

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido falar e visto algumas fotos por aí mais eu nunca de fato assisti mais agora fiquei interessada
    Emily Jacky

    ResponderExcluir
  9. Olá, Aninha! Ultimamente, tenho lido pouco a respeito de vampiros; não que eu não goste, mas estou numa fase mais romântica e menos eletrizante de leitura. Hahaha. Em relação a filmes, assisti a poucos que tratem do tema. Assim como você, também gosto de Crepúsculo, e vejo muito preconceito de boa parte dos que julgam a história. Cada autor cria seu universo do modo que acha interessante, e não necessariamente por seguir uma tradição de lendas. De todo o modo, gostei muito do seu post. Não conhecia esse filme, e adorei o trailer! Além do mais, as fotos são ótimas, e me deixaram com mais vontade ainda de assistir. Já anotei o nome, e logo irei baixá-lo. Beijocas.

    ResponderExcluir
  10. Adorei esta dica!! Não conhecia o filme, mas tenho uma "queda" por vampiros, então irei procurar na locadora da minha cidade!!

    ResponderExcluir
  11. Hoje em dia o pessoal está acabando mesmo com os seres maravilhosos que são os vampiros.
    Capa um livro ou filme que está os vampiros se transformam mais em humanos, pode não!
    Quero assistir esse filme.

    ResponderExcluir
  12. Assim como você adoro o tema vampiros \o/ Gosto tanto dos tradicionais como dos mais modernos haha já tinha visto o cartaz do filme no filmow, mas nunca tinha parado para ler sobre ele. Me convenceu Ana! Vou colocar na minha lista de futuros filmes para se assistir. Sem falar que gosto bastante do trabalho da atriz Gemma Arterton, então não vai ser nenhum suplício :P

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)