30.8.13

Trecho de Sexta #20 - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra



Oi amores! Como estão?

          Faz tempo que não posto a coluna, não é mesmo? Mas hoje ela está de volta, com um trecho super legal do livro "A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra", de Robin Sloan! Eu amei o livro e, em breve, postarei a resenha dele para vocês! E vamos ao trecho de hoje:


         "Sempre que caminhava pelas ruas de São Francisco eu procurava anúncios de procura-se atendente nas vitrines, algo que não se costuma fazer, né? Eu deveria ficar mais desconfiado desses anúncios, pois empregadores decentes anunciam no Craigslist.
       Com certeza uma livraria 24 horas não tinha cara de empregador decente.
PRECISA-SE DE ATENDENTE
Turno da noite
Exigências específicas
Bons benefícios
       Agora: eu tinha quase certeza de que “livraria 24 horas” era um eufemismo. Ficava na Broadway, numa parte eufemística da cidade. Meu passeio em busca de emprego me levara para longe de casa. A loja ao lado se chamava Booty’s e tinha um letreiro com pernas de neon que se cruzavam e descruzavam.
         Empurrei a porta de vidro da livraria. Um sino tocou alto, bem acima dela, e entrei devagar. Não me dei conta, na hora, do portal interessante que eu tinha acabado de atravessar.
        Lá dentro: imagina a forma e o volume de uma livraria normal virada de lado. O lugar era absurdamente estreito e vertiginosamente alto, e as estantes iam até o teto, três andares de livros, talvez mais. Estiquei o pescoço para trás (Por que livrarias sempre o obrigam a fazer coisas estranhas com seu pescoço?) e as prateleiras desapareciam suavemente nas sombras, de um modo que sugeria que elas pudessem continuar para sempre.
         As prateleiras estavam atulhadas e parecia que eu estava nos limites de uma floresta, não de uma amistosa floresta californiana, mas de uma antiga floresta da Transilvânia, uma floresta cheia de lobos e bruxas e bandidos com suas adagas, todos esperando logo além do alcance da luz do luar. Havia escadas que se prendiam às prateleiras e deslizavam de um lado para outro. Essas escadas normalmente têm seu charme, mas ali, se estendendo até a escuridão, elas pareciam agourentas. Murmuravam rumores de acidentes no escuro.
          Então, fiquei na entrada da loja, onde a forte luz do meio-dia entrava com força e supostamente mantinha os lobos afastados. As paredes ao redor e acima da porta eram de vidro, painéis grossos montados em armações de ferro negro, e escrito em arco, de ponta a ponta, em letras altas e douradas, lia-se (de trás para frente):

         Abaixo do letreiro, dentro do vão do arco, havia um símbolo, duas mãos perfeitamente abertas se erguendo de um livro aberto.
          Mas quem era esse Mr. Penumbra?" - Páginas 15/16

          E aí? Gostaram de conhecer um pouco mais da livraria do Penumbra? Espero que sim! Não deixem então de conferir a resenha do livro, quando sair! E claro, não deixem de comentar nesse post e também deixar um trechinho de algum livro que tenham lido recentemente!

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Olá!

    Por esse trecho a história parece bem legal e cheia de mistérios. Gostei bastante. Terminei de ler Divergente e vou deixar um dos meus quotes preferidos:

    "O seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene."
    - Divergente

    Bejios

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Confesso que não tenho vontade de ler esse livro, mas o trecho é muito intrigante, rs.
    Beijos,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ah, tanta gente falou mal desse livro (não que ele seja ruim, mas porque as expectativas estavam altas demais, e já sabe, né... isso pode ser excelente ou arruinador :S)
    Então vou esperar sua resenha para ter mais uma noção da história, e então decidir se quero ou não ler :P

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Escolheu um excelente texto, mas confesso que não estou nem um pouco animado com este livro. Pelas resenhas que li acho que a leitura não me agradará.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Ana.
    Me deixou bem curiosa. Não tinha lido nada sobre o livro e adorei esse quote. Coloquei na minha lista. Fiquei curiosa meeeeeesmo.

    Xoxo

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Ainda não li o livro ,
    mas estou bastante curiosa por ele ...
    Acho que vou gostar !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro apesar das criticas negativas..ainda boto fé...hahahahaha...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!
    Estou mtooo, mtoo ansiosa para ler esse livro, a Livraria 24 hs está na minha whislist desde antes do lançamento rsrs, curiosa com o mistério e apaixonada pela capa :) aguardo sua resenha roendo as unhas de ansiedade rsrs

    E já que estamos falando de livros que falam de livros um dos meus quotes favoritos é do Zafón, pág 9, A Sombra do Vento.
    “Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte.”

    bjss e excelente fds para todos.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho mas ainda não li. Essa semana eu li Cidade dos Ossos e gostei bastante!!

    ResponderExcluir
  10. To lendo esse livro agora, to amando. Queria que estivesse uma livraria dessa aqui na minha cidade ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana... Como resistir a esse convite? Adoro livros em que dentro deles há muitos outros. Quero ler esse livro em breve, faz a resenha logo!
    Esse é o trechinho do livo que eu acabei de ler:
    “Ocorreu-lhe que, durante todo o tempo de namoro na adolescência, eles nunca haviam tirado uma foto juntos”
    O Melhor de Mim – Nicholas Sparks (p. 151)
    E confesso, chorei rios... :D

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)