6.6.13

Resenha: Amor: O caminho para a felicidade - Vilko Lacerda

Título: Amor
Subtítulo: O caminho para a felicidade
Autor: Vilko Lacerda
Editora: Baraúna
ISBN: 9788579236747
Ano: 2013
Páginas: 88
Classificação: 3/5 [bom]
Sinopse: Ah O Amor, esse sentimento tão puro e especial, capaz de... OPA! UMA PAUSA AQUI! O Amor é isso sim, essa visão encantadora e inspiradora de um sentimento. Mas é muito mais do que isso. Com um olhar mais analítico é possível encontrar uma leitura diferente desse sentimento, menos romântica e sonhadora, porém muito mais profunda e realista. O Amor esta presente em tudo. Na compreensão e domínio desse sentimento está a chave da felicidade. Observando esse sentimento, vendo como ele surge, como se comporta, e, enfim, olhando para si mesmo é possível perceber como o Amor participa de tudo o que você sente, pensa e faz, ou seja, tudo o que você é. Quanto maior o conhecimento sobre como você mesmo funciona, mais fácil e claro se torna conduzir sua vida rumo a seus desejos. E aí está o grande segredo: como transformar esse sentimento em felicidade. Depois de ler o Amor sob a ótica proposta neste livro, você nunca mais verá a vida da mesma forma...

É fato, todos nós buscamos, de forma consciente ou não, a felicidade. Felicidade não é sinônimo de amor, mas amor é sinônimo de felicidade. Por isso, para alcançar a felicidade, muitas vezes também procuramos por amor. Mas, como bem sabemos, essa não é uma busca das mais fáceis. A vida, às vezes as pessoas e até mesmo nos mesmos, coloca muitos desafios nesse caminho, que nem sempre conseguimos superar. Mas é preciso passar por eles. E para isso, precisamos colocar o sentimento um pouco de lado e analisá-lo como um todo, de modo um pouco mais racional.
“O Amor, analisado de forma profunda e prática, é uma chama que sentimos no peito. Chama essa que aumenta ou diminui de acordo com os acontecimentos e sentimentos que nos permitimos desfrutar.” (Pág. 24)
“Amor: o caminho para a felicidade” começa falando sobre amor, para depois falar sobre felicidade e como conseguir ambos. O autor utiliza de citações e exemplos para reforçar as ideias que quer passar, mas, como podemos perceber, também utiliza de suas próprias experiências, o que dá ao livro um toque especial, pessoal e cativante. Um detalhe que me surpreendeu foi o autor mostrar como o amor é visto em diferentes religiões. A partir daí, podemos perceber que, independente da visão, opinião e religião que se tem, o amor é universalmente um caminho para felicidade. 

O que mais me agradou no livro foi o modo como o autor abordou o assunto. Com uma escrita simples, leve e envolvente, Vilko nos leva a refletir junto com ele, sem forçar uma lição ou conclusão. Por ser um livro de autoajuda, ele indica meios, passos e receitas para lidar com conflitos e alcançar objetivos, mas também deixa claro que os resultados dependem de cada um. 

“Na prática, nossos pensamentos se tornam nossos desejos e nossas ações. Sendo assim, desejar as coisas faz com que suas ações e sua atenção se direcionem aos seus desejos e os tornem concretos.” (Pág. 70)
A editora fez um ótimo trabalho com o livro. A diagramação estava ótima e não encontrei nenhum erro. O tamanho e estilo da fonte também estavam ótimos. Apesar de não gostar de livros com páginas brancas, aqui elas não deixam a leitura cansativa, já que “Amor” é um livro bem fininho e de rápida leitura. A capa é simplesmente divina e combina com o gênero do livro. Adorei o tom de azul empregado, ele passa uma sensação de serenidade também presente no livro, e as fontes usadas no título e nome do autor são lindas. 

Apesar de pequeno e de rápida leitura, “Amor: o caminho para a felicidade” é um livro para ser lido sem pressa. Os capítulos são curtos, o que deixa espaço para reflexão antes de seguir para o capítulo seguinte. Gostei do livro e tentarei seguir algumas ideias propostas pelo autor. Agradeço ao Vilko pela oportunidade de ler sua obra e o desejo muito sucesso. A obra me lembrou bastante o livro "A Arte da Imperfeição" da Brené Brown (resenha aqui), um dos poucos livros de autoajuda que também gostei.
“O arbítrio é livre e você é obrigado a utilizá-lo.” (Pág. 59) – Essa foi a minha frase favorita de todo o livro. Curta e simples, ela traz uma verdade universal que me fez refletir por um bom tempo.

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Parece ser bonzinho!!!
    gostei dos quotes!

    Estamos com uma super promoção do Dia dos namorados!
    Participe!
    Beijos
    Rizia -Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, é complicado esse negócio de amor e felicidade, eu já busquei amor querendo ser feliz, mais quebrei muito a cara, a mesma coisa é quando se deposita esperança demais na "pessoa" que está em relacionamento conosco,
    muitas vezes se espera demais da pessoa, pelo menos foi isso que fiz, depois foi só frustração...
    Resenha maravilhosa, gostei de suas palavras ^^
    Adoraria conhecer este livro..

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Não curto auto ajuda, mas esse livro é tão curtinho que eu daria uma chance ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor!
    Gostei da resenha e da proposta do livro. Saber que ele é bem fininho e trata de um tema tão bacana me chamou atenção.
    Beijo,
    Jeni.
    Doce Sabor dos Livros - Visite!

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não curtir o estilo do livro, os quotes me chamaram a atenção :) Acho que irei ler sim.

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  6. parece ser um livro muito lindo, e acheiinteressante este negocio de mostrar como o amor é visto por outras religiões... não conheço essas diferenças...
    também não gosto de livros com páginas brancas... meu problema de visão se multiplica por 10 quando pego um assim :(
    eu gosto de pegar este tipo de livro assim, com capitulos curtos e ótimos para refretir, e ler um capitulo por dia... é ótimo para meditar!

    ResponderExcluir
  7. Já vi várias resenhas deste livro por ai, e estou cada vez me interessando mais..
    Os quotes me deixaram com mais vontade ainda de lê-lo!
    Ótima resenha!
    Beijos
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Há muitas formas de manifestação do amor, muitas interpretações, muitos jeitos de amor. Hoje minha experiencia de vida diz que o amor é um inconstante...

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do livro.Sua resenha me empolgou em ler e querer conhecer mais sobre a história.Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Amor com um olhar analítico??? racional??? Um sentimento tão profundo? Preciso ler pra ver se aprendo um pouco...

    ResponderExcluir
  11. Gostei da proposta do livro e dos quotes que vc escolheu! *-*
    Não tenho nada contra livros de auto-ajuda, parece ser ótimo! =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Também amei a capa. Mesmo sendo de auto-ajuda esse livro me parece ser muito bom. Ler sobre o amor e felicidade nunca é demais. Sempre vale a pena saber um pouco mais.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Fiquei me perguntando por que deu apenas 3 estrelas se gostou tanto do livro e da forma como foi escrita e diagramado?
    Gosto muito dos autores nacionais, felicidade é meu lema de vida e o amor... ah! o amor, é ele que dá sentido há existência, acredito que vá gostar de ler esse livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)