8.5.13

Resenha: O Eterno Barnes - Salustiano Luiz de Souza

Título: O Eterno Barnes
Autor: Salustiano Luiz de Souza
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2013
Páginas: 248
Classificação: 4/5 [muito bom]
Sinopse: Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pesquisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida. Deslumbrado com a descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro. Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido de uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina. Conseguirá Barnes o seu intento?

Barnes é um inteligente e renomado neurocirurgião que dedica seus últimos esforços para o projeto de sua vida. Diagnosticado com câncer no estômago, o médico ignora qualquer tipo de tratamento e concentra sua total atenção naquilo que, além de livrá-lo do corpo doente, o tornará imortal. Barnes busca um modo de transferir a mente, as memórias, os sentimentos – tudo o que nos torna nós mesmos – para um computador e, em seguida, para outro ser humano. Se conseguisse seu intento, o médico se tornaria imortal, já que, toda vez que ficasse doente ou velho, poderia se transferir, por assim dizer, para outro corpo.
“Na cabeça Barnes, agora seu projeto estava muito claro. Buscava a eternidade e cada vez mais encontravam os meios de conseguir encontrá-la. Era um alquimista e iria em busca de sua pedra filosofal.” (Pág. 29)
Usando os materiais disponíveis no hospital onde trabalha e sem qualquer tipo de ajuda, Barnes segue, cada vez mais animado, com sua pesquisa. Mas, por mais que esteja colhendo bons resultados, o médico tem um longo caminho pelo frente. Ao conseguir descobrir um método de transferir os dados de um cérebro para um computador, Barnes contrata um jovem professor da área de engenharia, James, para ajudá-lo a descobrir um modo de copiar e até mesmo alterar tais arquivos. 

Quando James começa a entender e conseguir manipular os arquivos que Barnes lhe deu, o médico percebe o quão perigoso é dividir suas descobertas com alguém. Interessado apenas em seu próprio benefício, Barnes resolve seguir caminhos cada vez mais obscuros quando James percebe a importância dos arquivos que tem em mãos. Maravilhado com aqueles códigos que emitem um som divino, James fica intrigado quando Barnes o tira do projeto. Com uma cópia dos arquivos em mãos, o jovem conta a namorada, Tatiana, sobre Barnes , seu misterioso projeto e seu desejo de confrontá-lo em busca da verdade. James quer saber as origens de tais arquivos e o motivo do médico esconder descobertas que podem mudar a humanidade. 

Ao saber da misteriosa pesquisa de Barnes, Tatiana acaba se envolvendo na história, já pensando no que ganharia com isso tudo. A oportunista conta a seu amante, Bruno, sobre o caso. Médico, colega de Barnes e também oportunista, Bruno consegue tomar os arquivos de Tatiana, cada vez mais curioso com o que o colega estaria aprontando. Outra envolvida na história é Lourdes, uma também médica e namorada de longa data do Barnes. A mulher resiste de início, ao saber do ambicioso projeto do amante, mas, por amor, acaba concordando em ajudá-lo. 
"Aquelas minúsculas pontas seriam a porta de entrada do cérebro de Alexandre, seriam o elo entre duas pessoas, uma conexão com o divino, fator que fundiria o criador com sua criatura." (Pág. 101) 
Ao mesmo tempo em que tenta lidar com James e a resistência de Lourdes, Barnes continua suas pesquisas. Cada vez mais ansioso por deixar seu corpo doente, o médico escolhe Alexandre, um jovem paciente do hospital, que está em coma, para ser seu próximo corpo. Como está correndo contra o tempo, Barnes ignora testes importantes e qualquer tipo de moralidade, e decide fazer logo o procedimento que o fara deixar o corpo doente e acordar no corpo de Alexandre. Entretanto, por ser algo jamais feito, o médico não sabe se realmente acordará no corpo do outro ou mesmo se o procedimento funcionará como ele imagina. Mas, Barnes não tem mais nada a perder e segue com seus planos, mesmo que para isso tenha que cometer atrocidades para tirar todos de seu caminho e conseguir o que quer. Mas ele não é o único disposto a tudo.
“Eu sou alfa e ômega, o princípio e o fim, eu apenas sou e estou e a música era por demais divina.” (Pág. 162)
“O Eterno Barnes” traz uma história sobre ambição, onde os personagens ultrapassam os limites éticos e morais para alcançar um dos maiores sonhos da humanidade: a imortalidade. Em meio a reflexões sobre a vida, morte, ética e as tantas outras complexidades que envolvem a sociedade e vida humana, o autor nos envolve logo em sua trama completa e bem amarrada. Desenvolvida na terceira pessoa, a narração é objetiva e simples, mas clara, que transmite com perfeição a complexidade dos personagens, revelando seus sentimentos e pensamentos mais obscuros. 

Cada personagem possui suas características próprias e lugar na trama. Todos foram bem aproveitados e mostraram tudo de si. Barnes é um médico inteligente e talentoso, mas cego por sua ambição e vontade de conseguir seus intentos. James é um rapaz também muito inteligente e talentoso na área de engenharia, mas, mesmo que almeje os lucros de uma grande descoberta, pensa primeiramente nos avanços que ela pode trazer. Lourdes é uma pessoa boa e religiosa, mas que renega seus princípios em nome do amor. Diferentemente de James e Lourdes, Tatiana e Bruno são dois oportunistas, só que ele está disposto a ir muito mais longe do que ela. 

A editora fez um maravilhoso trabalho com o livro. A diagramação estava perfeita e não encontrei nenhum erro. O tamanho da fonte e as páginas cor de creme deixaram a leitura menos cansativa. A capa simples e colorida é divina e combina com a história. Os pequenos desenhos ao fundo, que lembram cadeias de neurônios ou células, assim como o título, estão em relevo. E como a Telma, do Livro com Dieta, bem disse, as duas mãos remetem ao quadro “A Criação de Adão” de Michelangelo. 

“O Eterno Barnes” me lembrou bons filmes de suspense, onde a história se desenrola de forma rápida, cada cena e acontecimento se ligando ao outro de forma natural e nos deixando loucos pelo que vem a seguir. Já todos os aspectos médicos da trama me remeteram as histórias de ficção científica, apesar de alguns serem um pouco complexos, é perfeitamente possível entender a história. Com uma edição maravilhosa e trama bem feita, “O Eterno Barnes” nos entretêm ao mesmo tempo em que nos faz refletir juntamente com os personagens, colocando-nos em seu lugar. Todos nós possuímos o desejo de viver para sempre, ou pelo menos viver muito, mas até onde iriamos para realizar esse desejo? Qual é o limite entre certo e errado quando se está tão perto do que tanto se busca? 

Recomendo o livro para todos, principalmente amantes de uma boa história que também nos faz refletir. Agradeço ao Salustiano pela oportunidade de ler sua obra, o parabenizo pelo maravilho trabalho e desejo sucesso em trabalho futuros. Realmente esperto ter oportunidade de ler mais histórias suas.


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Ainda não conhecia o livro, mas depois de ler sua resenha fiquei bastante interessada. Parece ser um ótimo livro, fiquei com vontade de ler!

    Um beijo.

    Bia - @escrevendomundo
    www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, adoro livros em terceira pessoa, porque aí conhecemos mais a fundo dos personagens..
    Adorei a resenha e adorei ainda mais saber que há suspense e que a capa página queremos mais e mais..
    Parabéns ao autor e se tiver a oportunidade eu gostaria muito de ler este livro, pois estou vendo muitas resenhas positivas..


    Beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O tema é bom ficção almejando alcançar a busca pela imortalidade, mas ultimamente, admito não faz parte das minhas leituras, estou preferindo romances! Até me identifiquei um pouco porque fala da área médica, quem sabe não leio?

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Uai, não entendi o motivo de ainda não ter comentado aqui :/
    Adoro um autor nacional novo (E ele gosta de Saramago \o/)
    Fiquei bem interessada para ler, e ver até onde os personagens sem escrúpulos iriam para ter o segredo do doutor ^^
    Vou colocar na minha lista
    Beijos, Jhey!
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Oi amei a resenha pois ela me serviu para apresentar-me alguns personagens como este Alexandre,que parece ser a vítima da história (ou não rsrsr),esta Lourdes ,que parece ser a responsável pela pitada de romance da história,esta Tatiana,O Bruno,este James. logo quando vi em um blog que sigo este livro procurei logo saber mais sobre ele,ler mais resenhas e eu estou amando.Fico muito feliz de saber que o Brasil tem estes talentos e também desejo sorte ao autor em trabalhos futuros.Mas devo dizer que qaunado vi pela primeira vez esta capa e este título eu não fiquei muito interessada e foi aí que aquele velho e famoso ditado ganho vida:"não julgue o livro pela capa" e então acabei lendo a sinopse e amei, o fato de ser uma ficção científica tambám ajudou muito.Sou maluca por ficção científica rsrsrsrsrsrs.Parabéns au autor pela ideia magnífica e parabéns você pelo blog!beijos!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é mesmo muito bom, né??

    Eu dei 5 estrelas para ele - e nem li tudo ainda. Achei de uma criatividade muito incrível. Estou amando conhecer os talentos brasileiros e eu gostei desse principalmente por ele morar em Joinville - minha cidade querida. :p

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livros com essa pegada que esse tem. Uma história bem narrada, cheia de coisas que nos fazem refletir sobre vários assuntos. Que tem não apenas protagonistas, mas coadjuvantes tão interessantes quanto. Fiquei muito curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. O livro é bem interessante,narrado e você soube descrevê-lo muito bem.E pelo que li há vários personagens intrigantes e estimulantes.Acho que vou adorar ler e me envolver com o livro.Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de livros que acrescentem. Achei a proposta curiosa. Questões bioéticas são sempre instigantes e fiquei logo interessada nesse livro. Quero muito ler!
    Sabendo que o autor é brasileiro, fiquei mais feliz ainda, precisamos conhecer e prestigiar nossos autores! Que seja primeiro grande sucesso de Salustiano, que venham outros!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é bem diferente e me fez lembrar um filme que vi a pouco tempo, tem o enredo bem parecido. Gostei e fiquei interessada em ler ;)
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)